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Navegando por Autor "Pereira Filho, Evádio"

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    Tese
    Formação das expectativas do consumidor sobre serviço: um estudo longitudinal à luz do conceito de zona de tolerância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-04) Pereira Filho, Evádio; Anez, Miguel Eduardo Moreno; ; http://lattes.cnpq.br/8199908295825645; ; http://lattes.cnpq.br/7013250262472326; Mol, Anderson Luiz Rezende; ; http://lattes.cnpq.br/4968429773311336; Nóbrega, Kleber Cavalcanti; ; http://lattes.cnpq.br/7667731949775312; Fernandes, Leandro Trigueiro; ; http://lattes.cnpq.br/3928714176137641; Ferreira, Lissa Valeria Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844
    Heterogeneidade é um atributo do setor de serviços. É comum empresas ofertarem diferentes níveis de serviço para seus clientes, e estes ainda se mostrarem satisfeitos. Isso leva a literatura a explorar a ideia de zona de tolerância, em que consumidores usam dois padrões de expectativas em suas avaliações: expectativas desejadas e adequadas. Esses padrões demarcam uma faixa de desempenhos aceitáveis nas interações de serviço. À luz do conceito de zona de tolerância, esta tese avalia como as expectativas de consumidores evoluem com o tempo. Pressupõe-se que quatro antecedentes explicam possíveis mudanças nas expectativas, sendo eles: experiências negativas, atratividade alternativa, nível de envolvimento e nível de visitação. Um modelo teórico estabelecido a priori é estruturado a partir de sete hipóteses. De início, dois estudos com abordagens longitudinais são articulados para testá-las por meio de amostras independentes de estudantes. As coletas de dados são realizada em três períodos de tempo, e adotam-se os método equações estruturais de modelo de crescimento latente e análise de cluster. Em seguida, outro ensaio é desenvolvido para reexaminar o papel moderador de imagem corporativa e nível de visitação sobre o efeito das experiências negativas nas expectativas. Para tanto, a abordagem role-playing é aplicada. As principais descobertas são apresentadas uma a uma. Os estudos 1 e 2 revelam que os padrões de expectativas mudam de um encontro de serviço para outro, e que essas oscilações sofrem influência positiva do grau de envolvimento do consumidor. Além disso, as variações de expectativas são mais fortes no nível mínimo tolerável. O estudo 2 ainda aponta outras relações. Primeiro, as experiências negativas produzem movimentos contraditórios e simultâneos das expectativas do consumidor. Por um lado, experiências negativas reduzem as expectativas desejadas e, por outro, aumentam as expectativas adequadas. Estes efeitos sofrem alterações de magnitude por causa da imagem corporativa. Isso confirma o papel moderador da imagem corporativa sobre a relação experiências negativas e expectativas. O mesmo não acontece com o nível de visitação, em que a função moderadora não se sustenta. O estudo 3 reassegura estas descobertas relativas aos papéis moderadores examinados. Segundo, à medida que clientes dispõem de empresas alternativas, o nível mínimo de expectativa eleva-se. Atratividade alternativa impacta positivamente só as expectativas adequadas. Terceiro, os resultados não apoiam a relação nível de visitação e expectativas. Isso revela que clientes mais assíduos não possuem, obrigatoriamente, expectativas maiores.
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    Dissertação
    Qualidade dos serviços e preços em restaurantes turísticos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-26) Mafra, Kennedy Kaufummam Costa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8015374156967844; https://orcid.org/0000-0001-9555-7191; http://lattes.cnpq.br/1690961627313321; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; Pereira Filho, Evádio; Araújo Filho, Gabriel Martins de; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
    O crescimento do setor de restaurantes tem sido constante nos últimos anos. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL (2025) indica que o setor encerrou 2024 com criação de 240 mil empregos diretos e indiretos em bares e restaurantes. Diante desse crescimento, a qualidade de serviços e percepções sobre preço tornaram-se indispensáveis para a satisfação de clientes e para a geração de vantagens competitivas em negócios gastronômicos. A presente dissertação tem como objetivo central analisar a relação preço e qualidade de serviços praticados em restaurantes turísticos. A zona sul da cidade de Natal/RN, mais especificamente o bairro de Ponta Negra foi escolhido como lócus da pesquisa. Refere-se assim a uma Área Especial de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITP) definida na Lei Complementar Nº 208 de 07 de março de 2022 do Plano Diretor da cidade de Natal/RN. O design metodológico da pesquisa segue uma abordagem qualitativa, do tipo exploratório-descritiva e amostra não-probabilística por conveniência. Para a coleta de dados, utilizou-se dois instrumentos, sendo o primeiro aplicado com Tomadores de Decisão de restaurantes turísticos e composto por 15 questões baseadas na técnica de vinhetas. Para Renold (2002), vinhetas são cenários que possuem intuito de explorar questões subjetivas dos entrevistados. O segundo instrumento foi um roteiro de entrevista estruturada com perguntas abertas, através da técnica de entrevista em profundidade aplicada com gestores de uma associação de representantes do setor de restaurantes. Além disso, o software Python na versão 3 foi utilizado para transcrever as entrevistas, o Iramuteq foi usado para gerar nuvens de palavras e análise de similitude. Ademais, a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016) foi utilizada para nortear a compreensão do discurso dos participantes da pesquisa. Os principais resultados destacam que na percepção dos entrevistados a qualidade da comida e do atendimento são elementos cruciais para fidelizar os consumidores. No entanto, as estratégias de precificação são praticadas de acordo com custos operacionais e adaptação ao mercado. Como resultado final, verifica-se a necessidade sempre desafiadora de equilibrar preços competitivos e qualidade dos serviços prestados, sobretudo em períodos de baixa temporada.
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