Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Samara Freitas"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Emotional self-awareness and self-regulation as essential tools to enhance Second Language Acquisition
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Oliveira, Ian Davi Dutra Leandro de; Weissheimer, Janaina; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/4223992417938366; Melo Junior, Orison Marden Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/1809881374621615; Oliveira, Samara Freitas; http://lattes.cnpq.br/8085115588734067
    O estudo das emoções no campo da Aquisição de Segunda Língua (SLA) é muito recente e especialmente pouca atenção tem sido dedicada à forma como a autoconsciência e a autorregulação emocional podem ter um impacto positivo na aprendizagem de segunda língua (L2). Assim, este trabalho visa reportar um questionário, concebido para ajudar os professores de L2 a desenvolver a autoconsciência emocional dos alunos, e propor um conjunto de práticas educacionais para os professores encorajarem e orientarem os seus alunos sobre como autorregular as suas emoções. Para tanto. em relaçao ao primeiro objetivo. procuramos na literatura questionários semelhantes e os adaptamos de modo a abordar as quatro emoções universais: alegria, tristeza, raiva e medo. Além disso, em relação ao segundo objetivo, pesquisamos estudos que investigassem práticas para melhorar a auto-regulação dos estudantes e selecionamos os que melhor se adequaram à perspectiva emocional adotada em nosso estudo. Por fim, são apresentadas ideias sobre como implementar o questionário e as práticas aqui propostas, juntamente com considerações finais e lacunas a serem preenchidas por estudos futuros.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Guns as puns:aAn analysis of the Brazilian Portuguese localization of blends in the video game Enter the Gungeon
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Dantas, Stephanie Carvalho; Cooper, Jennifer Sarah; 0000-0001-7799-6633; http://lattes.cnpq.br/8018287439038667; Tiburcio, Christielen Dias da Silva; Oliveira, Samara Freitas
    The video game industry represents an extremely important genre of entertainment, and it has grown in the last few decades partly due to localization practices. Such practices may be investigated by researchers to determine how effective the localizer(s) choices are in the context of a game. Thus, this research works with primary data obtained from the video game Enter the Gungeon (2016) with the purpose of evaluate the effectiveness of the localization strategies regarding blends in gun naming. To achieve this general objective, we first determined which of the gun names found had blends, either in American English or in the Brazilian Portuguese localization. Then, we observed the translation strategies being used to localize these names and classified them according to an adaptation of Delabastita’s (2014) categories, considering the blends as instances of puns. Finally, we evaluated how effective the strategies utilized were, based primarily on Rabassa (1989) and his concept of translation as adaptation and choice, as well as Bassnett’s (2002) considerations on loss and gain in translation, among other authors. Our corpus comprises 29 blends identified in Enter the Gungeon. Our analysis showed that the localization was effective in the majority of cases, mostly through the use of the “blend pun to blend pun” and “non-blend pun to blend pun” strategies, based on the criteria established: creative adaptation of source material in order to maintain the audiovisual and linguistic tone of the source text; maintenance of the wordplay contained in the source text; careful attention to meta and cultural references present in Enter the Gungeon. By investigating the strategies and their effectiveness based on our criteria, we hope this research will contribute to the expansion of video game localization analysis within Translation Studies and to video game localization practices from American English into Brazilian Portuguese.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto das tarefas de aprendizagem mediadas pela lousa digital interativa na motivação situacional de aprendizes de inglês
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-13) Oliveira, Samara Freitas; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; ; http://lattes.cnpq.br/8085115588734067; Oliveira, Adelaide Augusta Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/3050371892200813; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947
    Alguns autores já sugeriram que as tarefas de aprendizagem conduzidas em salas de aula de L2 podem motivar os aprendizes de diferentes maneiras. Da mesma forma, as Lousas Digitais Interativas (LDI) já foram relacionadas como propulsoras de engajamento e entusiasmo em aulas de L2, podendo assim impactar variáveis afetivas que influenciam a aprendizagem, como a motivação, por exemplo. Este estudo transversal, de métodos mistos, objetiva compreender de que forma a motivação situacional ocasionada por tarefas de aprendizagem mediadas pela LDI impacta os participantes. Buscamos responder as seguintes perguntas de pesquisa: (1) como a motivação, vista como um traço da personalidade do aprendiz, se relaciona ao seu desempenho de aprendizagem da L2?, (2) de que maneira o tipo de tarefa de aprendizagem impacta na motivação do aprendiz?, (3) de que forma a motivação varia ao longo da tarefa de aprendizagem? e (4) qual a relação entre a motivação proveniente da tarefa de aprendizagem e a percepção do aprendiz sobre a tarefa mediada pela LDI? A coleta de dados durou quatro meses em um instituto privado de idiomas com 29 aprendizes de inglês e foi realizada por meio dos seguintes instrumentos: (a) um questionário inicial (adaptado da Attitudes/Motivation Test Battery de GARDNER, 2004); (b) escalas situacionais on-line para conhecermos a motivação dos aprendizes em três momentos: antes, durante e após a tarefa e analisarmos como a motivação varia ao longo da tarefa; (c) observações de aulas e as resultantes notas de campo dessas observações; (d) as notas globais dos participantes no semestre para entendermos a relação entre o desempenho acadêmico e o perfil motivacional deles e (e) um questionário final com o fim qualitativo de conhecer as percepções dos aprendizes sobre as tarefas mediadas pela LDI. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Aprendizagem Baseada em Tarefas e nos aspectos cognitivos presentes nas tarefas (WILLIS, 1996; SKEHAN, 1996), em algumas teorias de motivação e aprendizagem de L2 (GARDNER, 2001; DÖRNYEI e OTTÓ, 1998; DÖRNYEI, 2000; 2002) e em concepções sobre a aprendizagem de L2 mediada por tecnologias (GIBSON, 2001; OLIVEIRA, 2001; MILLER et al, 2005). Nossos resultados não apontam uma correlação significativa entre as notas globais dos aprendizes e o seu perfil motivacional. Entretanto, indicam que há uma variabilidade da motivação situacional ao longo das tarefas, mesmo dentro de tarefas de aprendizagem do mesmo tipo. Além disso, mostram que os aprendizes relatam diferentes percepções para cada tarefa de aprendizagem e que o impacto da LDI na motivação dos participantes foi de pequena proporção
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Social Media and Second Language Learning: The Impact of TikTok on Listening Comprehension
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-08) Azevedo, Mariana Lemos de; Weissheimer, Janaina; Faria, Marília Varela Bezerra de; Oliveira, Samara Freitas
    Este estudo tem como objetivo investigar o impacto que a mídia social TikTok exerce sobre o desenvolvimento da habilidade de compreensão oral de alunos de inglês como L2 e a possível implicação pedagógica que o aplicativo tem na aprendizagem de línguas. Este pré-experimento reuniu dados qualitativos e quantitativos, gerados por dezoito alunos do sexto ano do ensino fundamental, a fim de comparar seus escores de compreensão oral em um pré e pós-teste. Também foram aplicados questionários para analisar as percepções dos participantes ao longo do curso de três semanas, em que tiveram que utilizar o aplicativo, interagindo com o conteúdo em inglês disponível na plataforma. Os resultados indicam que os alunos se sentiram motivados para usar o aplicativo e que a experiência impactou positivamente na percepção do desenvolvimento de suas habilidades de linguagem. Os resultados também mostram que a compreensão oral dos alunos melhorou do pré-teste para o pós-teste, revelando o potencial pedagógico que o TikTok tem para a aprendizagem de línguas.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM