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Navegando por Autor "Nunes, Waleska de Brito"

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    Tese
    O componente saúde e cidadania nos currículos: um estudo de caso na formação em saúde à luz do pensamento complexo e das diretrizes curriculares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-04) Nunes, Waleska de Brito; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; Noro, Luiz Roberto Augusto; https://orcid.org/0000-0002-6142-948X; http://lattes.cnpq.br/4036539286429296; http://lattes.cnpq.br/2986806262930186; Costa, Marcelo Viana da; Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos; Oliveira., Fabiana Maria Rodrigues Lopes de; Melo, Márcia Maria Dantas Cabral de
    A temática relacionada à formação profissional na área da saúde vem sendo evidenciada com diferentes abordagens na literatura. Apesar de aspectos gerais serem apresentados, é importante que experiências práticas das vivências em âmbitos institucionais sejam apresentadas já que são os retratos reais do que acontece na prática do processo de ensino aprendizagem dos educandos e repercute no âmbito macro do modelo de perfil profissional dos egressos e na qualidade dos serviços assistenciais prestados. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte apresenta em sua proposta curricular para os cursos da saúde, um componente integrado entre os diferentes cursos da área, com vivência no território se dando em diferentes serviços e equipes multiprofissionais junto à comunidade. O componente é denominado Saúde e Cidadania (SACI). Nesse sentido, esta tese objetiva apresentar as contribuições do SACI na consolidação dos princípios gerais a serem incorporados diante das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de graduação da área da saúde conforme especifica a Resolução 569 do Conselho Nacional de Saúde (CNS)de 2017, dialogando com a teoria do Pensamento Complexo e a Educação Problematizadora. Dessa maneira, utiliza-se de uma pesquisa do tipo estudo de caso com abordagem qualitativa, a qual se desdobra mediante dois desenhos metodológicos: análise documental de portfólios construídos por estudantes que cursaram o componente curricular além da aplicação de questionários e entrevistas online aplicados a docentes dos diferentes cursos da saúde da UFRN. Os resultados evidenciaram que componentes curriculares com as características didático pedagógicas semelhantes às do SACI, embasadas em referencial teórico e metodológico como o pensamento complexo e a aprendizagem problematizadora, têm potencial na promoção de uma formação crítica e reflexiva capaz de atender às demandas inúmeras e variadas do Sistema Único de Saúde. Além do mais, o SACI se revelou enquanto modelo de componente curricular que se desdobra de maneira coerente com as recomendações das DCN. Apesar desses achados positivos, existem dificuldades a serem superadas para que a implementação do componente alcance com maior potencial seus objetivos formadores. Percebe-se uma contribuição no que se refere à promoção de reflexões acerca de possibilidades em remodelagens nas estruturas curriculares com a inserção de componentes que melhor aproxima os estudantes da realidade do SUS. Ainda, verifica-se uma necessidade de busca por melhorias que possibilitem tanto as instituições de ensino quanto os serviços de saúde a se integrarem de modo que colaborem intersetorialmente na formação de profissionais mais aproximados com o que preconiza o sistema de saúde vigente.
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    Dissertação
    Vivência integrada na comunidade: implicações de um internato longitudinal na formação médica
    (2019-06-05) Nunes, Waleska de Brito; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; ; ; Spadacio, Cristiane; ; Melo, Lucas Pereira de;
    Introdução: O modelo de ensino superior ofertado na área saúde, em especial a do profissional médico, vem apontando a formação como insuficiente ou incapaz de alcançar uma assistência à saúde que seja resolutiva e em consonância com Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido, políticas públicas nos campos da saúde e educação vêm estimulando mudanças fundamentais pelas quais as instituições de ensino superior caminham reestruturando seus Projetos Pedagógicos Curriculares, suas propostas metodológicas e na inserção precoce dos estudantes em cenários de prática no SUS. A Escola Multicampi Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN), alicerça o processo ensino aprendizagem em metodologias ativas e com a inserção longitudinal dos estudantes de medicina na rede de saúde pública de municípios do interior do RN – Caicó, Currais Novos e Santa Cruz através dos módulos Vivência Integrada na Comunidade (VIC). Objetivo: Compreender a percepção dos estudantes do 1 o ao 8 o período do curso de medicina da EMCM acerca do papel formativo das VIC e como tal estratégia pode impactar sua futura prática profissional. Método: Trata-se de estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com 25 estudantes do curso de medicina matriculados em um dos sete módulos VIC e que realizassem suas atividades no município de Santa Cruz. Para análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin, da qual emergiram cinco categorias, a saber: i) A formação Baseada na Comunidade inseridas nas Redes de Atenção à Saúde como mudança de paradigmas; ii) A diferença em aprender pela teoria e pela prática na realidade; iii) O trabalho interprofissional na formação médica; iv) a preceptoria médica nos serviços de saúde e v)busca pela especialidade como sequelas de uma cultura biomédica Resultados: Foi elencado que os estudantes reconhecem as VIC enquanto experiências práticas que proporcionam o contato com os serviços de saúde, valorizando a Atenção Primária à Saúde. Nesta imersão, os(as) estudantes experimentam o trabalho interprofissional e passam a compreender o sentido de Rede de Atenção à Saúde. Apesar dos benefícios educacionais, foi apontado fragilidades do SUS no município e entraves na articulação entre serviços, preceptores, gestão e a instituição de ensino. Conclusões: Fica explicito que a inserção precoce dos estudantes nos cenários de prática do SUS é percebida como fundamental na formação, para que a prática médica futura seja condizente com as necessidades de saúde local. Persistem problemáticas herdadas do modelo biologicista de atenção à saúde que se relacionam tanto com a idealização da prática profissional dos estudantes quanto com a postura de preceptores médicos que atuam de acordo com o modelo biomédico culminando em dificuldades de atuação que lide com o conceito ampliado de saúde. A EMCM tem um potencial transformador e estudos sobre a implementação de sua proposta de ensino devem ser realizados afim de avaliar o processo evolutivo de suas metas.
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