Navegando por Autor "Mota, Natalia Bezerra"
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Dissertação An interplay between task complexity, individual differences, and speech connectedness in adult bilinguals(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-27) Cunha, Fernanda Dayanne Damasceno; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/7380173053164042; Godoy, Mahayana Cristina; Guimarães, Mara Passos; Mota, Natalia BezerraA presente dissertação está inserida no campo da linguística aplicada, tendo como objetivo investigar os efeitos da manipulação da complexidade da tarefa na conectividade da fala, medida através de atributos do grafo de fala. Além disso, busca-se compreender de maneira mais aprofundada o papel das diferenças individuais dos participantes em relação à Capacidade de Memória de Trabalho e à Teoria da Mente (ToM). Para este estudo, foram recrutados brasileiros bilingues (n=33), que possuem o português como primeira língua (L1) e o inglês como segunda língua (L2), todos eles sendo alunos regulares do curso de inglês Access E2C. Os participantes que concordaram em participar da pesquisa assinaram um termo de consentimento antes da coleta de dados. Os protocolos utilizados neste estudo incluíram: Produção oral L2 a partir de tirinhas, divididas entre mais e menos complexas; um teste de Reading-span auto-aplicável (Oliveira et. al., 2021) para medidas de WMC; e o teste Faux-Pas (Baron-Cohen, O'Riordan, Stone, Jones e Plaisted, 1999) para avaliar os níveis de ToM dos participantes. Os dados coletados durante a execução das tarefas orais de foram tratados usando a ferramenta computacional Speech Graphs (Mota et al., 2012, 2016, 2019) para geração dos grafos de fala. Realizamos análises estatísticas descritivas e inferenciais para responder nossas questões de pesquisa e hipóteses. Através da análise descritiva dos grafos de fala e dos atributos de grafo LSC (largest strongly connected component), LCC (largest connected component) e RE (repeated edges), nós pudemos observar uma tendência, onde individuos apresentaram um discurso mais conectado ao realizar tarefas na condição não complexa. Apesar de encontrar um tamanho de efeito (Cohen's d) entre médio a grande entre os atributos de fala sob as duas condições de complexidade, nossa análise inferencial, feita através de modelos lineares, mostrou que a complexidade de tarefa é um preditor apenas dos atributos de grafo LCC e RE. No que diz respeito às nossas demais perguntas de pesquisa, não encontramos evidência da relação entre memória de trabalho e teoria da mente na conectividade de fala em nenhuma das condições de complexidade. Os resultados obtidos na nossa pesquisa fornecem informações para pesquisas futuras e uma compreensão mais aprofundada da relação entre complexidade de tarefas, conectividade de fala e diferenças individuais. Estudos futuros podem explorar variáveis adicionais, refinar as técnicas de medição das diferenças individuais em memória de trabalho e teoria da mente.Dissertação Biliteracia simultânea na educação bilíngue: efeitos na conectividade da fala e na fluência da leitura de crianças do 5º ano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-19) Costa, Ana Clara dos Santos Oliveira; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/5381975047725377; Naschold, Ângela Maria Chuvas; https://orcid.org/0000-0002-8435-5751; http://lattes.cnpq.br/8840903885852886; Finger, Ingrid; Mota, Natalia BezerraRecentemente temos observado um crescimento significativo no número de crianças matriculadas em escolas que oferecem currículos bilíngues ou programas bilíngues no Brasil. Uma revisão detalhada feita por Williams e Lowrance-Faulhaber (2018) analisou 35 artigos sobre leitura e escrita em crianças bilíngues e mostrou vantagens no caso da biliteracia simultânea. A compreensão de uma língua deu suporte ao da outra língua, ou seja, as crianças utilizavam seus conhecimentos das duas línguas durante o processo; assim, uma língua dando suporte em paralelo à outra. A presente pesquisa investiga os efeitos da Educação Bilíngue e da biliteracia simultânea nos níveis de conectividade da fala e da fluência de leitura em português e inglês em uma amostra de 31 crianças de 10 anos matriculadas no 5º. Ano em uma escola bilíngue em Natal/RN. Nessa pesquisa, aplicamos tarefas individuais de produção oral e leitura na L1 e L2 e, ainda, aferimos a proficiência na L2 dos participantes. Os achados reportados em nosso estudo evidenciam possíveis vantagens da biliteracia simultânea para o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças em biliteracia. Portanto, argumentamos a favor de um desenvolvimento concomitante na fluência e compreensão de leitura das crianças bilíngues, assim como na conectividade de fala da produção oral, sem gerar prejuízos para nenhuma das duas línguas, quando analisadas nesse contexto.Tese Cognitive functions in typically developing children with varied socioeconomic status and the impact of training on executive functions and reading skills(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-20) Fujii, Renata Callipo; Weissheimer, Janaina; ; ; Finger, Ingrid; ; Buchweitz, Augusto; ; Godoy, Mahayana Cristina; ; Mota, Natalia Bezerra;A compreensão de leitura pode ser entendida como uma habilidade cognitiva complexa que demanda uma diversidade de competências e processos linguísticos. Funções Executivas desempenham um importante papel para a cognição e para o processamento da linguagem. Desta feita, pautado em estudos sobre Funções Executivas, Processamento da Leitura e Condições Socioeconômicas, o presente estudo investigou: (i) as relações entre Funções Executivas, Condições Socioeconômicas e medidas de habilidades cognitivas; (ii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre as mesmas funções (transferência direta); (iii) a eficácia de uma intervenção que fez uso de jogos que diretamente e especificamente requerem o uso do sistema de Funções Executivas sobre o processamento da leitura (transferência indireta). Participaram deste estudo 122 alunos de 3o e 4os anos da rede privada e pública das escolas de Natal/RN. Os participantes foram randomicamente divididos em 2 grupos. Um deles treinou com jogos que ativam funções executivas (experimental). O outro grupo (controle ativo) treinou com jogos que não ativam Funções Executivas. Testes escritos também foram administrados com o intuito de mensurar o processamento da leitura bem como a atenção dos alunos. Os resultados indicaram que existem relações íntimas entre Funções Executivas e desempenho escolar. Os dados sugerem que funções executivas e atenção seletiva melhoram consideravelmente após o treino. A habilidade de leitura de pseudopalavras também melhorou depois do treino, especificamente em relação à fluência de decodificação, o que sinaliza para uma importante contribuição da intervenção em trazer benefícios para os processos de aquisição de linguagem e leitura. As principais contribuições do presente estudo são os caminhos que ele pode oferecer para propósitos pedagógicos (ajustando treinos de funções executivas para melhor se encaixar em grupos específicos de alunos), portanto, servindo de ajuda para professores, como também servir de guia para políticas públicas educacionais.Capítulo de livro Computational Tracking of Mental Health in Youth: Latin American Contributions to a Low-Cost and Effective Solution for Early Psychiatric Diagnosis(2016-06) Mota, Natalia Bezerra; Copelli, Mauro; Ribeiro, Sidarta Tollendal GomesThe early onset of mental disorders can lead to serious cognitive damage, and timely interventions are needed in order to prevent them. In patients of low socioeconomic status, as is common in Latin America, it can be hard to identify children at risk. Here, we briefly introduce the problem by reviewing the scarce epidemiological data from Latin America regarding the onset of mental disorders, and discussing the difficulties associated with early diagnosis. Then we present computational psychiatry, a new field to which we and other Latin American researchers have contributed methods particularly relevant for the quantitative investigation of psychopathologies manifested during childhood. We focus on new technologies that help to identify mental disease and provide prodromal evaluation, so as to promote early differential diagnosis and intervention. To conclude, we discuss the application of these methods to clinical and educational practice. A comprehensive and quantitative characterization of verbal behavior in children, from hospitals and laboratories to homes and schools, may lead to more effective pedagogical and medical interventionArtigo Graph analysis of verbal fluency test discriminate between patients with Alzheimer’s disease, Mild Cognitive Impairment and normal elderly controls(2014-06-17) Bertola, Laiss; Mota, Natalia Bezerra; Copelli, Mauro; Rivero, Thiago; Diniz, Breno Satler de Oliveira; Romano-Silva, Marco Aurelio; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes; Malloy-Diniz, Leandro FernandesTese Memória de trabalho, planejamento pré-tarefa e produção oral em inglês como L2: um estudo exploratório usando análise de grafos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Leandro, Diêgo Cesar; Weissheimer, Janaina; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; ; http://lattes.cnpq.br/8791581843167941; Finger, Ingrid; ; http://lattes.cnpq.br/4698750497441929; Godoy, Mahayana Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/3506387688763831; Mota, Natalia Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/0218733015647416; D'ely, Raquel Carolina Souza Ferraz; ; http://lattes.cnpq.br/6108582415836151O presente estudo transversal e de métodos mistos (Dörnyei, 2007) teve como objetivo investigar a relação entre o capacidade de memória de trabalho, planejamento pré-tarefa e produção oral em L2. Além disso, teve como objetivo explorar o poder preditivo da análise de grafos em relação à produção em L2 entre níveis de proficiência. Cinquenta e seis falantes de inglês como L2, em um nível de proficiência pré-intermediário (n = 46) e avançado (n = 10), integraram o estudo. Os aprendizes pré-intermediários foram expostos a três tarefas semelhantes às de laboratório: (a) uma tarefa de descrição de imagem, que visa eliciar a fala em L2; (b) um protocolo verbal tardio (Zaccaron, 2018), que visa avaliar o processo de planejamento dos participantes; e (c) o speaking span test em L1 (Daneman & Carpenter, 1980; Weissheimer, 2007; Prebianca, 2009), que visa medir a capacidade de memória de trabalho verbal. A tarefa (a) exigia que os participantes usassem a L2 para descrever três imagens, por um minuto cada. As descrições foram feitas sob as seguintes condições de planejamento prétarefa: condição de não planejamento (Yuan & Ellis, 2003; Guará-Tavares, 2008), em que o participante descreveu imediatamente a figura, sem tempo para planejar seu discurso; uma condição de planejamento oral, na qual ensaiavam oralmente sua fala por um minuto; e uma condição de planejamento por escrito, na qual planejavam sua produção fazendo anotações por um minuto. O grupo avançado somente executou a tarefa (a) e somente sob as condições de planejamento oral e escrito. As amostras de fala foram analisas quanto à complexidade (número de t-unidades), acurácia (erros a cada 100 palavras), densidade lexical ponderada (proporção de palavras novas) e fluência (velocidade da fala). Além disso, as amostras de fala dos participantes (ambos os grupos) foram representadas como grafos de fala em que os nós representavam palavras e as arestas direcionadas indicavam a trajetória das palavras produzidas (Mota et al., 2016, 2019; Luz, 2018). De acordo com nossas hipóteses, o discurso produzido sob as condições de planejamento oral e escrito superaria a condição de não planejamento, e a condição de planejamento oral, compartilhando mais características com a tarefa de descrição de imagem, superaria a condição de planejamento escrito. Além disso, como a capacidade de memória de trabalho pode influenciar as habilidades de planejamento, ajudando os alunos a traduzir o planejamento em desempenho de tarefas (Guará-Tavares, 2008), nossa hipótese era que o planejamento pré-tarefa afetaria a produção oral de participantes com alta e baixa capacidade de memória de trabalho de diferentes maneiras. Por último, formulamos a hipótese de que os atributos de grafos de fala se correlacionariam com as medidas de produção oral e que a análise de grafos poderia prever com sucesso a fluência no continuum entre um nível préintermediário e um nível avançado de proficiência em L2, oferecendo uma avalição alternativa. Os resultados mostram que o planejamento pré-tarefa afetou positivamente a produção oral dos participantes, independentemente da modalidade, e que ganhos em produção oral foram devidos exclusivamente ao planejamento. Resultados qualitativos mostram que os participantes tiveram impressões positivas acerca do planejamento pré-tarefa e que a sua performance foi de acordo com a hipótese do output proposta por Swain (1985, 1993).