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Navegando por Autor "Mota, Gelly Viana"

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    Dissertação
    Análise de múltipla correspondência para auxiliar no levantamento de demandas formativas para a enfermagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-21) Mota, Gelly Viana; Gomes, Apuena Vieira; Magalhães, Ismênia Blavatsky de; http://lattes.cnpq.br/7041359168937281; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/5253963316888548; Rocha, Cintia Capistrano Teixeira; Dantas, Daniele Vieira; Nunes, Isabel Dillmann
    A Educação Permanente (EP) na área de saúde possui parte do pressuposto da aprendizagem significativa e problematizadora, propondo estratégias que possibilitam a construção coletiva, além de nortear caminhos para uma relação dialógica. Na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), é apresentada uma dinâmica própria e intensa em relação às atividades desempenhadas pelas equipes de enfermagem, o que dificulta a EP na compreensão do todo e na atuação de maneira preventiva a possíveis sequelas. Na linha de desenvolvimento de tecnologias educacionais, este trabalho tem como objetivo principal identificar fatores e fenômenos que auxilie a educação permanente hospitalar no levantamento de demandas formativas para a enfermagem da UTIN, através da Multiple Correspondence Analysis (MCA). Para isso, foram analisados dados de janeiro até dezembro de 2021, do sistema incorporado no setor da UTIN, o Research Electronic Data Capture (REDCap), que contém informações dos prontuários de alta e óbito, resultando em 392 registros. A pesquisa possui uma abordagem quanti-qualitativa e para o processo de desenvolvimento deste trabalho foi adotado o método PDCA (Plan, Do, Check e Action) que visa a entrega de melhoria contínua nos processos em que aprimora. Realizou-se a análise exploratória dos dados usando as ferramentas Colab, Python e R para este objetivo. Cerca de 70,6% das admissões de 2021 foram bebês prematuros e 96% destes apresentaram hipotermia na admissão. A dificuldade em encontrar padrões devido à diversidade dos dados, viabilizou a aplicação do MCA para identificar as possibilidades formativas para a equipe de enfermagem da UTIN, baseadas nos dados. Com base nos dados, que foram definidos conforme suas especificidades no REDCap, utilizou-se do MCA para se proceder um agrupamento com o objetivo de explicar a variabilidade total dos dados. Dentre vários subconjuntos, destaca-se o subconjunto de intercorrências respiratórias que apresentou uma variabilidade explicativa de 38,7% até 48.9%. Isso demonstra o potencial que esses dados têm em explicar um fenômeno que ocorre na UTIN. Este trabalho tem como resultado final a apresentação da análise sobre dados da UTIN com base no MCA, norteando a EP no planejamento de formações, que seja necessário e adequado para o exercício da sua função de forma segura e independente. E por fim, impactar na redução dos custos hospitalares que podem ser evitados mediante uma qualificação que esteja em consonância com a demanda do serviço.
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