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Navegando por Autor "Momo, Mariangela"

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    TCC
    A criança e as tecnologias da informação e comunicação na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015- 12 -14) Damasio, Thyfany Thaynary de Souza; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Weck, João Tadeu; Momo, Mariangela
    O presente trabalho pretende discorrer acerca da importância da incorporação das TIC na educação formal das crianças. Utilizou-se como aporte teórico os estudos de Arroyo (1994); Campos (2008); Franco (2006); Kenski (2007); Kramer (2011); Tonidandel, Maissiat, Camargo (2006), entre outros. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica. As TIC têm se apresentado na pós-contemporaneidade como ferramentas que possuem múltiplas formas de utilização e por meio das quais os indivíduos têm acesso a grande parte das informações que recebem diariamente. Essas fontes inesgotáveis de informação e entretenimento passaram a fazer parte em definitivo do cotidiano das crianças que já nasceram imersas nesse contexto de expansão tecnológica. Os “nativos digitais”, como são chamadas, fazem usos das TIC sem grandes dificuldades; por estarem familiarizados com essa realidade, eles encontram nas tecnologias meios propícios para o desenvolvimento de novas habilidades. A escola, como instituição intrínseca à sociedade, não deveria deixar de reconhecer e incorporar as TIC nas suas práticas pedagógicas. Trabalhar partindo das realidades desses “nativos digitais” é uma demanda urgente, a escola e os educadores que a integram precisam adaptar-se a este “novo” paradigma para assegurar uma formação integral e que acompanhe as mudanças ocorridas na sociedade. Propor situações de aprendizagens significativas, por meio das tecnologias da informação e comunicação é imprescindível para que o educando possa construir conhecimentos que irão permitir o seu desenvolvimento integral e a sua preparação para o atendimento das exigências do meio social.
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    TCC
    A importância da brincadeira na aprendizagem nas séries iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-09) Silva, Amanda Lima da; Cenci, Adriane; Dantas, Soraneide Soares; Momo, Mariangela
    A pesquisa tem como objetivo investigar a importância da brincadeira na aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental na percepção de professores da área, à luz dos escritos de Vygotsky (1984). Desse modo, organiza-se um diálogo com Vygotsky e outros teóricos que discutem acerca da brincadeira. Posteriormente se analisam dados referentes a mesma temática a partir da conversa com três professoras das séries inicias do ensino fundamental de uma mesma escola privada, na cidade de Natal/RN. Trata-se uma pesquisa exploratória (GIL, 1999) que utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas, anexadas ao trabalho, com questões orientadoras sobre a brincadeira na sala de aula. Os dados foram analisados com a orientação da análise textual discursiva (MORAES, 2003) e organizados em duas categorias estabelecidas a priori: 1) compreensão de brincadeira e 2) brincadeira e alfabetização. Os achados dos dados endossam o que os teóricos já afirmavam acerca da importância da brincadeira para a aprendizagem e desenvolvimento infantil e apontam a necessidade de escola e professores promoverem a brincadeira na sala de aula também no ensino fundamental.
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    TCC
    A presença de educadores do sexo masculino na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Silva, Maria Graciene da; Momo, Mariangela; Momo, Mariangela; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Figueiredo, Milene dos Santos
    O presente artigo tem por finalidade abordar a presença de educadores do sexo Masculino na Educação Infantil. Esse é um universo naturalizado como feminino onde raramente se ver homens lecionando. Assim, nos propomos a pesquisar e refletir sobre atuação de professores/homens na Educação Infantil na rede municipal de Luís Gomes, no estado do Rio Grande do Norte, visando abordar questões relacionadas às discussões de gênero. A pesquisa parte dos seguintes questionamentos: por que nesse espaço educacional há pouca representação masculina? E Porque a concepção de Educação Infantil está ligada as mulheres como profissionais dessa área? Sendo Assim, foi feita uma pesquisa bibliográfica para entender a história da Educação Infantil no Brasil visando compreender como se deu o processo de constituição dessa etapa da Educação como eminentemente feminino. Em seguida foi realizada uma pesquisa na secretaria de Educação do município de Luís Gomes/RN para saber se havia homens atuando na Educação Infantil, bem como uma pesquisa qualitativa e quantitativa de campo, visitando instituições de Educação Infantil e aplicando questionário para profissionais e pais de alunos com intuito de saber o que eles pensam sobre a presença/ausência desses profissionais no universo infantil. Para aprofundamento do tema adotamos como aporte teórico as autoras Seabra e Sousa (2010), Sayão (2005), Monteiro (2014), entre outros. Portanto, pretende-se mostrar que o universo infantil não é exclusivamente de um gênero, podendo assim atuar profissionais qualificados independente de ser homem ou mulher
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    TCC
    Abordagem sensorial de Maria Montessori e seu potencial para o desenvolvimento sensório-motor infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Emerenciano, Ana Carolina Fonte; Brandão, Lucila Carvalho Leite; http://lattes.cnpq.br/8965665566635291; https://lattes.cnpq.br/3743254913280700; Momo, Mariangela; Cardoso, Neyse Siqueira
    A abordagem sensorial de Maria Montessori demonstra ser promissora para o desenvolvimento sensório-motor das crianças, tendo em vista que direciona seu olhar para a educação dos sentidos. Considerando isso, o objetivo central desta pesquisa visa investigar as potencialidades dessa abordagem para o desenvolvimento sensório-motor das crianças, buscando responder a seguinte questão: "Como a ênfase na abordagem sensorial de Maria Montessori favorece o desenvolvimento sensório-motor das crianças?". A partir disso, recorreu-se a fundamentos teóricos que permitam compreender a abordagem sensorial e identificar os mecanismos pelos quais ela promove esse desenvolvimento. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, com revisão da literatura existente. Fundamentaram a pesquisa as concepções de autores como Maria Montessori (1964; 1987), Philip Àries (1981), Arroyo (1994), Santos (2023), Cruz e Cruz (2019) e Lillard (2017). Os dados encontrados evidenciam que a ênfase nos materiais sensoriais, no ambiente preparado, na independência, na liberdade de escolha e no papel do educador como guia facilitador, promove o desenvolvimento sensório-motor das crianças, contribuindo para experiências que estimulam a integração sensorial, a exploração autônoma, a coordenação, a propriocepção e o protagonismo no processo de aprendizagem. Assim, este estudo reforça a relevância da abordagem sensorial montessoriana, como também incentiva sua adoção e exploração mais ampla no contexto educacional brasileiro, visando aprimorar o desenvolvimento integral das crianças.
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    Dissertação
    Acervos e práticas de/com a literatura na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-23) Menezes, Úrsula Gabriela Dantas de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; http://lattes.cnpq.br/9232305216946976; Dantas, Elaine Luciana Sobral; http://lattes.cnpq.br/5165822357988876; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; Carvalho, Maria de Fátima; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917
    A presente Dissertação de Mestrado teve como objetivo analisar a constituição de acervos literários e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições de Educação Infantil, com vistas a promover interações de crianças com a literatura, segundo professoras que as realizam. Nesse sentido, durante o processo de investigação, orientamo-nos pelas premissas: a) a literatura é prática cultural presente em todos os tempos e sociedades e obra de arte/linguagem que possibilita vivências fundamentais para a nossa formação como sujeitos humano-sociais; b) acervos literários constituem objetos de interação, (res)significação, apropriação e produção cultural, que precisam considerar, além da diversidade, a qualidade literária das obras, visando à ampliação das experiências das crianças; e c) as práticas pedagógicas são possibilidades de mediação de encontros e relações entre os sujeitos e os objetos de conhecimento. Desse modo, entendemos que a relação entre a criança e a literatura tem relevância para seu desenvolvimento, pelo que esta propicia de oportunidades de vivência de fantasia, ludicidade, linguagem, pensamento, cognição, afetividade, liberdade e de ser garantida em todo o processo de escolarização, especialmente no contexto da Educação Infantil. Assim, o estudo buscou responder à questão: como se constituem os acervos literários (em termos de quantidade e qualidade) e as práticas pedagógicas que propiciam interações de crianças com obras de literatura no contexto da Educação Infantil? Dada a natureza do nosso objeto de análise, adotamos a abordagem qualitativa de investigação e os aportes metodológicos sócio-históricos, a partir das contribuições de Vigotski (2007) e Bakhtin (2011) a respeito da pesquisa sobre processos humanos/nas Ciências Humanas, compreendendo que os processos que envolvem as relações humanas são históricos, contextualizados e dinâmicos e que o pesquisador assume o papel de participante do/no contexto investigado, necessitando manter-se atento aos sentidos que os outros sujeitos coparticipantes atribuem ao objeto em estudo que é, por sua vez, produção desses mesmos sujeitos em suas relações cotidianas. Definimos como campo empírico um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) localizado em Natal/RN e, como sujeitos da pesquisa, professoras de diferentes grupos de crianças, a mediadora de leitura e a diretora. Nossos dados foram construídos por meio da observação e levantamento do acervo existente na instituição, entrevistas de tipo semiestruturado e um questionário de caracterização da escola. Consideramos que as práticas descritas pelas professoras apontam para uma forte mobilização do CMEI pesquisado, no sentido de proporcionar a interação entre as crianças (e a comunidade escolar) e a literatura, por meio de diferentes estratégias, prática que vem se consolidando ao longo da história da instituição. A escola dispõe de um amplo e diversificado acervo literário e procura organizar diferentes tempos, espaços e situações que convidam as crianças, seus familiares/responsáveis e ainda outros profissionais da instituição a interagir e explorar os livros, em atividades permanentes e eventuais, e em que a literatura é foco principal ou secundário da atividade. Há um espalhamento de obras em diversos ambientes, criando uma “estação de leitura”. Ressaltamos a importância de políticas públicas voltadas para a avaliação, aquisição e distribuição de livros de literatura, bem como a formação continuada de professores para a invenção e organização de tempos, espaços e relações de encontro com a leitura literária em centros de educação da infância.
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    Dissertação
    Análise do discurso sobre o "bom" professor de História no Brasil contemporâneo: uma questão de cidadania...
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-29) Rabêlo, Wagner de Araújo; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; ; http://lattes.cnpq.br/3918859110146778; Veiga-Neto, Alfredo José da; ; http://lattes.cnpq.br/8520385995088505; Albuquerque Júnior, Durval Muniz de; ; http://lattes.cnpq.br/7585947992338412; Costa, Gilcilene Dias da; ; http://lattes.cnpq.br/2934771644021042; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917
    Tendo a perspectiva pós-estruturalista como orientação teórico-metodológica, mais especialmente a partir do uso de ferramentas das-leorizações foucaultianas, esta Dissertação tem como objetivo investigar as condições de possibilidade para a emergência e a consolidação do discurso sobre ? "bom" professor de História no Brasil atual. Para tanto, lança-se um olhar de inspiração arqueogenealógica sobre esse discurso, analisando seu atravessamento em eventos que envolvem os processos de elaboração da Constituição Brasileira de 1988, a Lei -de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/96, os Parâmetros Curriculares Nacionais para a disciplina de História no Ensino Fundamental, bem como a circulação de matérias sobre a disciplina escolar de História publicadas na Revista Nova Escola no período de 1992 a 2002. Como um dos principais resultados da análise, tem-se que a prática de significação da cidadania liberal no Brasil contemporâneo preparou um campo de possibilidades tanto para a emergência quanto para a consolidação do referido discurso, que se situa no entremeio de diversos focos dispersos e descontínuos de poder que atravessavam as discussões sobre o que seria um cidadão brasileiro na Nova República. Com base nisso, tem-se, como outros resultados da pesquisa, que o conceito de cidadania e a ideia de formação cidadã são os fios condutores de três eixos do discurso sobre o "bom" professor de História, instituindo-se que um "bom" professor dessa disciplina escolar no Ensino Fundamental deve formar: ? cidadão crítico-moral; o cidadão competente; e o cidadão patriota. Conclui-se que a recorrência de enunciados desse discurso vai tecendo uma rede de significados e práticas que atuam na construção de um modelo de ser professor de História inventado em meio às novas demandas da sociedade brasileira pós-ditadura civil-militar, sem necessariamente considerar o seu processo de construção, permeado em si mesmo por uma variedade de atravessamentos de poder.
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    Dissertação
    Aprendizagem e desenvolvimento da linguagem oral no contexto da educação infantil
    (2014-07-31) Costa, Wanessa Rafaela do Nascimento da; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; ; Amorim, Ana Luisa Nogueira de; ; Momo, Mariangela; ; Capistrano, Naire Jane;
    No curso do desenvolvimento de cada indivíduo a linguagem tem segundo a perspectiva da abordagem histórico-cultural de L. S. Vygotsky, o papel primordial de mediação na constituição do psiquismo, cujas formas de funcionamento originam-se na vida social, nas interações com a cultura e se desenvolvem mediante processo de internalização de modos intermentais de ação que se convertem em modos intramentais. Nessa perspectiva, a linguagem, enquanto função especificamente humana, desenvolve-se em cada criança mediante sua inserção no meio sociocultural, desde os primeiros meses de vida, evoluindo de modo significativo nos dois primeiros anos, não naturalmente, mas em situações de interação e mediação dos outros com quem convive. Nosso estudo partiu dessas premissas, juntamente ao reconhecimento do papel social da Educação Infantil de propiciar o desenvolvimento integral da criança, o que inclui a aprendizagem de práticas simbólicas ou múltiplas linguagens, dentre elas, a linguagem oral. Perguntamos-nos sobre: em que contextos/situações se evidenciam indícios de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem oral em bebês e crianças bem pequenas na Educação Infantil, e qual o papel do(s) outro(s) – professores e crianças – nesses processos? O presente trabalho objetiva analisar contextos/situações de apropriação da linguagem oral em bebês e crianças na Educação Infantil e o papel do(s) outro(s) – professores e outras crianças – nesse processo. O estudo assumiu, teórica e metodologicamente, os princípios da abordagem histórico-cultural de L.S.Vygotsky, e do dialogismo de M. Bakhtin no que se refere ao desenvolvimento dos processos humanos e sua análise. Este estudo foi desenvolvido em um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal/RN e envolveu a construção de dados empíricos por meio de observações participativas da dinâmica diária com registro em vídeo e diário de campo. Os sujeitos foram seis professoras que atuam junto ao grupo de quinze crianças em uma turma de berçário II. A análise dos dados nos possibilitou aglutinar em dois grupos situações vivenciadas do berçário em que se evidenciam indícios de emergência da linguagem oral – papel das crianças e das professoras: 1) Situações desencadeadas pelas próprias crianças: eventos entre as próprias crianças e eventos entre as crianças e as professoras; 2) Situações propiciadas pelas Professoras: eventos integrantes da rotina (momento da roda e momento de ver TV-DVD) e eventos fora dos momentos da rotina. Apesar de reconhecermos a importância da interação entre as crianças e de sua inegável capacidade de participar e produzir eventos como possibilidades de aprendizagem, ressaltamos o papel das professoras nesses momentos, pois são elas os adultos responsáveis que podem ver, ouvir, e dar sentido a todas as ações das crianças, como também organizar-propiciar, em suas práticas, situações em que elas possam vivenciar experiências de/com a linguagem mais ricas e potencializadoras de seu desenvolvimento. Finalmente, destacamos a necessidade da linguagem oral – sua natureza e sua aprendizagem – passar a ter um lugar mais proeminente na organização de propostas e práticas pedagógicas de educação das crianças na Educação Infantil e, por conseguinte, na formação de professores que trabalham nessa etapa.
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    TCC
    Avaliação na educação infantil: relatórios avaliativos na perspectiva de professoras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) silva, Jéssica Luana da; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Lima, Juliana de Melo; http://lattes.cnpq.br/6338434855229996; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917
    Este estudo tem como objetivo compreender a avaliação na educação infantil e a perspectiva de professoras sobre os relatórios avaliativos. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com 4 (quatro) professoras da rede municipal de educação do município de Natal/RN, que atuam no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Dessa forma, foi enviado um questionário online. O artigo em questão traz reflexões sobre as especificidades do processo avaliativo, destacando a perspectiva das docentes, os desafios encontrados, bem como a relevância de se ter um olhar sensível, atento e reflexivo sobre a sua prática. Através dos resultados da pesquisa, constatou-se que há uma necessidade de se discutir a avaliação na Educação Infantil na perspectiva das professoras, as quais lidam com esse processo diariamente, pois trata-se de algo complexo que requer aprofundamento e entendimento sobre a criança e suas especificidades. Para a elaboração do trabalho, recorremos a autores como Hoffmann (2012), Micarello (2010), Pinazza e Fochi (2018), Kramer (2015), entre outros. Através das reflexões, concluímos que ao pesquisar os relatórios como instrumento avaliativo, na perspectiva das professoras compreendemos o quão é importante a avaliação na educação infantil e como as profissionais utilizam esse e os múltiplos registros no cotidiano. No entanto, o uso de relatórios como instrumento avaliativo é valioso, mas não suficiente por si só. Ele deve ser integrado a estratégias que contemplem a individualidade das crianças e também do professor que avalia.
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    Tese
    O complexo bilíngue de referência para surdos da zona oeste de Natal: fundamentos e práticas nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2016-07-29) Silva, José Edmilson Felipe da; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; ; http://lattes.cnpq.br/6659991013563878; Melo, Ana Dorziat Barbosa de; ; http://lattes.cnpq.br/3204338503691476; Vieira, Francileide Batista de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/0771033292637600; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Ribeiro, Marcia Maria Gurgel; ; http://lattes.cnpq.br/3426259793325875; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Limeira, Nídia Regina; ; http://lattes.cnpq.br/8473111089898117
    Esta pesquisa de abordagem qualitativa tem por objeto de estudo as práticas e narrativas no currículo de uma escola municipal decorrente da implementação de políticas públicas de inclusão no campo educacional natalense por meio dos CBRS – Complexos Bilingues de Referências para Surdos. Com fundamento na abordagem sócio-histórica (FREITAS, 2003); e aporte em Bakhtin (1995), Vygotsky (1998) e nos Estudos Culturais (JOHNSON, 1999; MATTELART, NEVEU, 2004) com ênfase nos Estudos Surdos (DORZIAT, 2009; 2011; SKLIAR, 2011; SÁ, 2011; 201?; LODI, MELO; FERNANDES, 2012). Como aportes teóricos também foram importantes as contribuições sobre o Currículo Escolar (SILVA, 1995), Educação de Surdos (LOPES, 2007; 2013) e Comunidade e Cultura Surda (SÁNCHEZ, 1990; LANE, 1997; SACKS, 2010). A pesquisa foi realizada entre o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2015, em um dos CBRS da rede municipal de ensino de Natal/RN, tendo como objetivo geral a análise do currículo da E. M. Luiz Maranhão por meio das ações e enunciados de parte de seus profissionais envolvidos com a educação de alunos surdos e como objetivos específicos identificar a concepção de sujeito surdo na proposta dos Complexos e a finalidade da educação desses sujeitos nesses espaços. Como instrumentos, foram utilizados o roteiro de entrevista e os questionários e como procedimentos de pesquisas a observação participante, as entrevistas coletivas e a análise documental. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo (RAMPAZZO, 2002; FRANCO, 2005; BARDIN, 2011). A análise dos dados fez emergir as contradições e os descompassos nas narrativas e nas práticas curriculares. Diante dos dados analisados, concluímos que, nos anos iniciais no CBRS de Cidade Nova, Zona Oeste de Natal/RN, os fundamentos e as práticas manifestas vão de encontro à proposta de educação bilíngue do Movimento Surdo. A maioria dos colaboradores, como se pode constatar, concebe o sujeito surdo como deficiente e a educação bilíngue como mais um desdobramento da educação de pessoas com necessidades especiais.
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    Dissertação
    Concepões e práticas pedagógicas de professoras da educação infantil na inclusão de alunos com deficiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-23) Dantas, Priscila Ferreira Ramos; Silva, Luzia Guacira dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1032425601643160; ; Drago, Rogério; ; http://lattes.cnpq.br/8595961404664412; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917
    Esta investigação enfoca a educação inclusiva na educação infantil. O seu objetivo foi investigar e analisar as concepções e expectativas de professoras da Educação Infantil, de um Centro de Educação Infantil do Munícipio de Natal/ RN, sobre a inclusão escolar de alunos com deficiência, bem como as práticas pedagógicas desenvolvidas e suas implicações para aprendizagem dos alunos. Tendo como base teórica a perspectiva histórico-cultural, a pesquisa pautou-se pela análise qualitativa dos dados a partir do método de Estudo de Caso. Utilizamos como procedimentos metodológicos: análise documental, observação participante, diário de campo e entrevista semiestruturada. Participaram da pesquisa três professoras da referida escola que tinham alunos com deficiência em suas salas de aula. Essas educadoras foram denominadas de: Rapunzel, Branca de Neve e Bela. A identificação das professoras foi baseada em nomes de personagens da literatura infantil tendo em vista, este estudo envolver professoras dessa modalidade de educação. Os dados obtidos a partir das observações indicaram que a escola regular de educação infantil possibilita práticas pedagógicas que favorecem a participação e o desenvolvimento dos alunos com deficiência; como também, situações que podem criar barreiras para a aprendizagem e para o desenvolvimento dessas crianças. A análise dos dados da entrevista feita a partir da análise de conteúdo de Bardin (1994) baseou-se nos estudos de Cunha (2011), Bruno (2006,2008), Mantoan (2006,2008), Paniagua, Palácios (2007), entre outros. Os dados revelaram concordância e divergências de concepções e expectativas sobre as questões que envolvem a inclusão na educação infantil. Os resultados evidenciaram ainda que, estratégias de ensino, vínculos afetivos, sensibilidade e a própria rotina da educação infantil são fatores que podem favorecer a proposta inclusiva, mas também é necessário um maior atendimento às diferenças individuais de cada criança no sentido de potencializar o seu desenvolvimento. O estudo, também, revelou falta de apoio pedagógico às professoras, o desconhecimento delas quanto as orientações e estratégias que contemplem a diversidade dos alunos; a importância de ter concepções positivas a respeito da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno com deficiência e a necessidade de uma formação pedagógica e de um trabalho coletivo na escola que conte com a colaboração de todos: pais, direção, coordenação na busca de uma escola inclusiva. Acreditamos que este estudo apontou questões relevantes a serem foco de novas pesquisas, uma vez que, o tema ainda é carente de estudo , sendo assim, ressaltamos, a importância da realização de pesquisas que deem continuidade a este trabalho
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    Dissertação
    O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade
    (2016-02-25) Silva, Clara Beatriz Santos Pereira da; Momo, Mariangela; ; ; Coutinho, Karyne Dias; ; Cunha, Marlecio Maknamara da Silva; ; Dias, Adelaide Alves; ; Cavalcante, Ilane Ferreira;
    Esta dissertação teve como objeto de estudo a constituição de uma determinada identidade infantil – identidade infantil erotizada – a partir do consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos e suas manifestações em uma escola de educação infantil do Natal-RN. Fundamentando-se nos Estudos Culturais em Educação, em uma vertente pós-estruturalista, o presente estudo objetivou evidenciar e problematizar como o consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos contribui na constituição de uma identidade infantil erotizada. Entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças relacionadas aos contextos nos quais as crianças estão envolvidas. Dito isso, destaca-se que na contemporaneidade estabelecem-se condições culturais peculiares que produzem novas formas de ser criança e de viver a infância. A partir desse pressuposto, considerou-se que os discursos das músicas pop com conteúdos eróticos, e determinadas práticas a elas relacionadas, têm efeitos nos modos de ser criança na contemporaneidade e operam sobre a constituição de uma identidade infantil erotizada. Assim, buscou-se a inspiração na análise do discurso foucaultiana aportes para compreender os discursos que atravessam as músicas e as falas das crianças. Também como estratégias metodológicas, realizou-se um olhar de inspiração etnográfica sobre as crianças pesquisadas em uma escola pública de Educação Infantil do município de Natal no Rio Grande do Norte/Brasil, por meio de registros em um diário de campo sobre as práticas do cotidiano escolar das crianças que tinham relação com as questões da pesquisa. A análise incidiu sobre os fragmentos das letras extraídas das músicas pop com conteúdos eróticos; os discursos das crianças e práticas observadas e registrados no contexto escolar que tinham relação com as músicas pop com conteúdos eróticos e alguns materiais do âmbito cultural que fazem referência às músicas pop com conteúdos eróticos em circulação na atualidade. Diante das análises realizadas foi possível evidenciar, entre outros achados, que as crianças da contemporaneidade, em meio aos efeitos das músicas pop com conteúdos eróticos, investem em práticas corporais que contribuem na construção de um corpo sensual e erotizado. Evidencia-se, ainda, que as músicas em questão operam na produção de modos “adultizados” de ser criança, marcados pelo borramento de fronteiras de gerações. Tais aspectos contribuem em potencial para a formação de identidades infantis erotizadas.
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    Tese
    Contar no caminho: escritas de si, percursos de formação e inserção institucional de professores da infância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Araújo, Maria de Fátima; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; ; http://lattes.cnpq.br/8483730716076321; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5; Furlaneto, Ecleide Cunico; ; Souza, Elizeu Clementino de; ; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Silva, Rosália de Fátima e; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8
    A tese tem como objeto de estudo a percepção de professores da infância sobre seus percursos de formação e projetos de inserção institucional, e como objetivo analisar como os participantes da pesquisa articulam, narrativamente, seus percursos de formação e projetos de atuação profissional com vistas à inserção institucional em um Colégio de Aplicação. Adota princípios epistemológicos e métodos da pesquisa (auto)biográfica: Ferrarotti (2010); Delory-Momberger (2008, 2011, 2012); Josso (2010); Nóvoa (2007); Nóvoa e Finger (2010); Dosse (2009); Passeggi (2011, 2012, 2013); Souza (2004, 2010, 2013). O corpus está constituído por dez memoriais acadêmicos, dez projetos de atuação profissional; a transcrição de entrevistas realizadas em um grupo de discussão e o diário de campo da pesquisadora. As análises fundamentaram-se nas contribuições de Jovchelovitch e Bauer (2010), Schütze (2010) e Weller (2006). Os resultados da pesquisa permitiram depreender que o processo de biografização no memorial e no projeto de atuação profissional instaura uma dupla função: constituir-se como instrumento de avaliação e como dispositivo de formação, possibilitando aos professores a reflexão sobre particularidades do processo de biografização, no contexto de injunção institucional e a tomada de consciência de potencialidades de seus percursos de formação. Permitiram, ainda, a definição de três eixos organizadores de uma cartografia da formação, tomando o que Nóvoa (2007) sugere sobre os processos de Adesão, Ação e Autoconsciência na constituição da identidade docente. Ao narrar seus percursos de formação, os professores reconstituem adesões a princípios, valores e projetos em diferentes contextos de formação, revisitam ações desenvolvidas no exercício da profissão e elaboram reflexões que resultam na autoconsciência de potencialidades e limitações de suas ações na instituição. O trabalho contribui para pensar a produção de memoriais acadêmicos e projetos de atuação profissional como espaços fundantes de reflexão sobre a formação de professores da infância
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    Dissertação
    Corpo e educação: refletindo sobre as práticas pedagógicas na Educação Infantil
    (2018-02-27) Costa, Diorge Santos da; Momo, Mariangela; ; ; Dias, Adelaide Alves; ; Monteiro, Ana Márcia Luna; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Capistrano, Naire Jane;
    A partir da hipótese de que somos sujeitos-corpos e entendendo que os profissionais que atuam na escola se tornam referência e exercem influência para com as crianças, o objetivo desta dissertação foi compreender e analisar os entendimentos e as práticas pedagógicas de três profissionais da Educação Infantil, relativas ao corpo e ao movimento das crianças. Para isso, aspectos relativos às concepções de corpo, corporeidade e movimento foram abordados, pautadas nos estudos de Michel Foucault, Merleau-Ponty, nos documentos que regem a Educação Infantil no Brasil e em algumas aproximações com os Estudos Culturais em Educação. Buscou-se fazer um breve apanhado acerca da infância, da criança na Educação Infantil e do corpo da criança na escola tendo como fio condutor aspectos relacionados ao corpo, no intuito de problematizar e refletir sobre a importância dessa etapa de ensino, devido às suas especificidades/particularidades. De modo a dar visibilidade a análise desta pesquisa, foram usadas, como ferramentas metodológicas, dez sessões de observação e uma entrevista semiestruturada com três profissionais, num Centro Municipal de Educação Infantil, situado na cidade do Recife – PE, sob os fundamentos da metodologia de abordagem qualitativa. Foram elaborados blocos temáticos a partir dos objetivos delineados centrados em três pontos. A saber: Práticas pedagógicas: sobre o desenvolvimento integral das crianças nas relações estabelecidas na escola; Concepções de corpo / corporeidade / movimento – sobre ser/estar no mundo e na escola; O corpo da criança na Educação Infantil x O corpo do profissional atuante na Educação Infantil. A análise dos dados aponta para o fato de que a Educação Infantil ainda não conseguiu se constituir como espaço privilegiado para o desenvolvimento integral da criança, contudo, indica a relevância da reflexão sobre as práticas pedagógicas, e, diante dessa compreensão, os profissionais percebem seu papel de referência para com as crianças, entendendo seus modos de ser e estar dentro e fora da escola. Observou-se também que o movimento corporal é desvalorizado na prática pedagógica, é tido, em alguns casos, como indisciplina, na qual se fazem presentes posturas de rigidez e controle dos corpos, dando ênfase à questão cognitiva. Concluiu-se que alguns condicionantes de natureza técnica e/ou material limitam a ação pedagógica e, de certa forma, impedem que os profissionais considerem a formação da criança de uma maneira mais ampla, ao pensar o lugar do corpo na Educação Infantil, requerendo, assim, uma atenção no que diz respeito à formação dos sujeitos que atuam diretamente nesta etapa de ensino.
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    Tese
    A criança pela lente da fotografia: representações e culturas no jardim de infância modelo de Natal (1953-1965)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-24) Mendes, Sarah de Lima; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; Paiva, Marlucia Menezes de; ; ; ; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; ; Nascimento, Jose Mateus do; ; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; ; Stamatto, Maria Ines Sucupira; ; Momo, Mariangela;
    Durante muito tempo a história da criança e a infância foi considerada a história dos sujeitos excluídos socialmente, ocasionando um processo de ocultação, definida por Sarmento (2007) de “invisibilidade” social da infância. A modernidade faz emergir a necessidade de se conhecer a criança e suas necessidades, assegurando o seu lugar social. O presente estudo tem por objetivo analisar as representações de crianças e infâncias nas imagens fotográficas produzidas no e pelo Jardim de infância Modelo de Natal, em meados de 1953 a 1965. A fotografia escolar constitui-se em instrumento de visibilidade social e no texto discute-se a sua presença na produção da identidade cultural do Jardim de Infância Modelo de Natal. Assim, a análise centra-se nas representações de crianças e infâncias em contexto escolar, partindo de uma perspectiva cultural. Defende-se a fotografia como um documento, rico em informações e que releva múltiplos significados sociais e culturais; e ao mesmo tempo, um monumento, que projeta socialmente imagens representativas de uma concepção de criança construída num cenário educativo e da constituição de uma cultura infantil escolar. Para aprofundamento teórico acerca da Infância, utiliza-se: Farias, Kuhlmann, Freitas, Sarmento, Gouvea, Corsaro. Quanto à leitura fotográfica, destacamos: Kossoy, Dubois, Leite, Ciavatta e Mauad. No contexto da realidade educativa privilegiamos: Kramer, Kishimoto, Souza, Benconstta, Saviani. O corpus documental é composto de fotografias arquivadas no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy de Natal e acervo pessoal. Já as Mensagens Governamentais, a Legislação (Leis e Decretos), Jornais e entrevistas, auxiliam na contextualização da época. Por fim, percebe-se que há a produção de uma cultura para a infância, alicerçada em diferentes discursos e práticas que motivam os modos de ser e viver a infância.
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    Dissertação
    A criatividade das crianças a partir da Cultura da Mídia no contexto de uma instituição de Educação Infantil de Natal/RN
    (2019-07-04) Batalha, Esthephania Oliveira Maia; Momo, Mariangela; ; ; Bissoli, Michelle de Freitas; ; Coelho, Cristina Massot Madeira; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Paiva, Maria Cristina Leandro de;
    O ponto de partida desta dissertação é o pressuposto de que novos entendimentos sobre a infância estão se configurando, considerando-se que as experiências das crianças têm sido fortemente marcadas pela presença das mídias em suas vidas, conforme nos apontam Buckingham (2007; 2010), Steinberg e Kincheloe (2001), Linn (2006), Giroux (1995); Fantin (2006; 2008), Fischer (2002), e Momo (2007; 2010). Considerando que a mídia tem ofertado, por meio, principalmente, dos seus produtos culturais, elementos materiais e simbólicos para elaboração de vivências, expressão de sentimentos, produção de subjetividades e dos processos criativos das crianças, esta pesquisa teve como objetivo evidenciar a criatividade das crianças a partir da cultura da mídia no contexto de uma instituição de Educação Infantil de Natal/RN. A investigação ocorreu durante os anos de 2017 e 2018 em uma turma composta por vinte e duas crianças na faixa-etária entre 4 e 5 anos de idade do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Norte – NEI-CAp/UFRN. Como estratégias metodológicas, me inspirei em elementos da pesquisa etnográfica (VELHO e KUSCHNIR, 2003; VELHO 2014), que envolveu o desafio de estranhar o familiar e perceber as sutilezas que marcaram as relações no contexto escolar, já que eu era, ao mesmo tempo, professora e pesquisadora desse grupo de crianças. Por meio de registros imagéticos e escritos em diário de campo, captei e registrei momentos do cotidiano escolar que tinham relação com a mídia e os processos criativos das crianças. Considerei também, para o suporte teórico-metodológico, estudos mais recentes do aporte teórico dos Estudos Culturais em Educação, tais como Hall (1997; 2006), Kellner (2011), Buckingham (2010; 2012), buscando entender as correções entre as crianças e as mídias, e da Sociologia da Infância como os de Sarmento (2003, 2004, 2005) e Corsaro (2009; 2011), de modo a compreender as crianças como protagonistas ativas no processo de apropriação e ressignificação da cultura midiática. Já visando entender os processos criativos das crianças a partir da perspectiva histórico-cultural, considerei os estudos de Martinéz (1997), (2001), (2004), (2009a), (2010) e Vigotski (1998), (2003), (2004). A análise incidiu sobre as imagens, discursos e ações das crianças que tinham relação com elementos da cultura midiática, como artefatos e determinados significados a eles vinculados, e a utilização dessa cultura para a elaboração de processos criativos. A partir das análises foi possível elencar situações criativas envolvendo as crianças e organizálas em dois eixos. No primeiro deles, intitulado Entre super-heróis e princesas: criando a partir dos elementos fornecidos pela cultura midiática, evidenciei momentos criativos em que as crianças combinaram e reconstruíram elementos da cultura da mídia para criar novas palavras, jogos e brincadeiras a partir de significados vinculados ao universo dos super-heróis e das princesas. No segundo deles, intitulado Criatividade para si: criando para satisfazer necessidades, trago situações que - em conexão com o individualismo do mundo líquido-moderno - evidenciam que as crianças buscaram, por meio de estratégias criativas, a satisfação de necessidades individuais. Desse modo, foi possível perceber que a criatividade das crianças se expressou em pequenas ações e estratégias a partir dos recursos materiais, emocionais e simbólicos que lhes eram disponíveis naquele momento. Pode-se, ainda, dizer que, embora as crianças tenham utilizado estratégias criativas para atuar, constituir relações, expressar sentimentos e partilhar significados nos espaços e tempos da escola, tais elaborações criativas, em muitos momentos, mantêm determinados estereótipos, identidades e valores disseminados pela cultura midiática. Por fim, mesmo entendendo que as crianças são atores sociais e protagonistas dos seus processos de socialização, é importante problematizar acerca da infinidade de produtos culturais e materiais simbólicos que a mídia coloca à disposição na atualidade e que se constituem como elementos que inspiram e mediam relações. Desse modo, ressalto a necessidade da mediação da família e da escola, fornecendo outros referenciais simbólicos, emocionais e materiais para as crianças elaborarem seus processos criativos, talvez com outras finalidades mais afinadas a uma sociedade solidária e menos individualista.
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    Dissertação
    O currículo do corpo em forma educando às mulheres para um modelo de corpo "belo" nas páginas do Facebook
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-30) Pinto, Raquel Pipolo; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; Momo, Mariangela; ; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; ; http://lattes.cnpq.br/4979337939221374; Azevedo, Alessandro Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/3521226970305887; Lira, André Augusto Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/8891017471432810; Pinheiro, Rosa Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/6292207464385037; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872
    A presente pesquisa inscreve-se nos campos de estudos de gênero e de currículo, numa perspectiva pós-crítica, a qual se aproxima das teorizações pós-estruturalistas, sobretudo, das de Michel Foucault e dos Estudos Culturais em Educação. A partir desse referencial, tomei como objeto desta investigação o currículo de páginas disponibilizados no Facebook que normatizam um determinado tipo de corpo à mulher como sinônimo de saúde. Trata-se das páginas Corpo & Saúde, Corpo em Foco e Corpo Esbelto, acompanhadas diariamente com coleta de textos e imagens no período de setembro de 2018 a março de 2019. Como objetivo geral busquei analisar no currículo das páginas investigadas os discursos disponibilizados, os processos de subjetivação e a normatização do corpo da mulher. Como suporte teóricometodológico, utilizei a etnografia virtual (HINE, 2004) articulada com a análise de discurso de inspiração foucaultiana. Os conceitos utilizados como ferramentas analíticas são: discurso, modos de subjetivação, poder, norma, regimes de verdade, governo, cuidado de si, posições de sujeito, tecnologia, currículo pós-crítico, mídia, corpo, gênero, normatização, normalização, diferença e pedagogia cultural. Durante a pesquisa ocupei-me com a seguinte questão: como os discursos que dizem sobre o corpo da mulher, disponibilizados no currículo das páginas investigadas, colocam em funcionamento processos de subjetivação e normas que demandam determinados tipos de corpos considerados como belos e saudáveis? Para melhor responder a tal questionamento, busquei analisar, de modo mais específico, a produção de verdades sobre o corpo, a beleza, os exercícios, a alimentação e a saúde; as posições de sujeito demandadas às mulheres no currículo em análise; como também, os mecanismos de poder, as estratégias e táticas acionadas que buscam a normatização do corpo da mulher. Como principais resultados da pesquisa, foi possível empreender que os conteúdos analisados buscam normalizar um tipo específico de corpo - o magro - por meio de uma tecnologia nomeada por mim como tecnologia do corpo padronizado, a qual é operacionalizada por táticas e estratégias engendradas no currículo do corpo em forma nas páginas do Facebook. O conjunto de táticas e estratégias colocam em funcionamento uma disciplinarização do corpo enformado que diz respeito a um modelo de corpo que apresenta um padrão considerado desejável para glúteos, braços, abdômen, seios e coxas endereçados às mulheres e que deve ser alcançado por meio de uma disciplina rígida de exercícios físicos e alimentação, ao passo que aos homens os conteúdos educam que eles podem apresentar um corpo disforme. Também foi possível evidenciar que o currículo analisado disponibiliza posições de sujeito às mulheres identificadas como mulher mãe sarada e mulher mãe cuidadora que buscam regular mulheres, sobretudo, as pósgrávidas ou que possuem filhos e marido, para atingir um corpo ideal. A regulação de gênero também pode ser expressa por meio de lições que ensinam sobre o lar como um local que traz felicidade e por isso tarefas como cuidar do marido e dos filhos e ainda cuidar de si seriam mais adequadas às mulheres. Isto posto, é possível afirmar que o currículo investigado atua como um artefato midiático que corporifica e regula gêneros, pois as lições educativas destinadas às mulheres estão postas diferentemente das dirigidas aos homens.
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    Tese
    Currículo e escrita: cartografia das pesquisas nacionais e suas tendências teórico-metodológicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Gomes, Dâmares Saldanha Toscano de Souza; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; http://lattes.cnpq.br/6982452047842223; http://lattes.cnpq.br/1419166209313967; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Borowsky, Halana Garcez; Noronha, Claudianny Amorim; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; Nascimento, Francinaide de Lima Silva; Martins, Mário Gleisse das Chagas
    Este trabalho é continuidade da nossa pesquisa de mestrado (Grupo de Pesquisa CONTAR - CNPq | PPGED – UFRN, 2018) em que focalizamos as políticas escolares para a produção textual nas diferentes áreas, a partir da análise dos Projetos Político-Pedagógicos da Rede Municipal de Educação de Parnamirim/RN, cidade da região metropolitana de Natal/RN. Nossos estudos no âmbito da relação currículo - ensino da escrita, o levantamento teórico e os resultados construídos contribuíram para aprofundar a temática a nível de doutorado, possibilitando que ampliássemos a pesquisa para uma dimensão nacional. Nesse sentido, voltamo-nos para a análise desses elementos nas dissertações de mestrado e teses de doutorado desenvolvidas em todas as regiões do Brasil, pelos Programas de Pós-Graduação em Educação e Estudos da Linguagem, em um período de nove anos. Nosso corpus se constitui de vinte teses e dissertações, coletadas em portais oficiais, tais como: o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e o Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nosso trabalho configura-se como pesquisa qualitativa e documental de tipo metapesquisa, cuja análise dos dados ocorreu através da sistematização das informações em categorias, a partir das leituras do corpus. Adotamos a seguinte questão de pesquisa: qual a abordagem teórico-metodológica, resultados e perspectivas de pesquisas que tratam da relação currículo e ensino da escrita para a área de Língua Portuguesa nos nove anos do Ensino Fundamental? Nosso objetivo geral consiste em investigar tendências teórico-metodológicas e perspectivas das pesquisas no campo de estudos que trata da relação currículo - ensino da escrita. Nossos objetivos específicos buscam: I - Investigar tendências teóricas relacionadas ao ensino da escrita; II - Investigar quais tendências teóricas sobre currículo e; III – Investigar resultados e perspectivas dos estudos da temática. Para tanto, tomamos como referenciais teórico-metodológicos: Almeida (2007), Antunes (2003), Bakhtin (2011), Faraco (2009), Kieslich (2004), Koch (2006), Leite e Barbosa (2014), Marcuschi (2011), Meurer e MottaRott (2002) (concepções bakhtinianas, linguagem, ensino da escrita); Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Lima (2014), Sacristán (2000), Silva (2015), Varela (2013) (Currículo); Lüdke e André (1986), Flick (2009), Mainardes (2018), Mainardes e Tello (2016) (metodologia da pesquisa), dentre outros. Os resultados apontam que as pesquisas: são qualitativas; utilizam predominantemente a análise documental; convergem para uma mesma área e fundamentam-se na concepção interacionista da linguagem; definem o currículo como documento que norteia o ensino da escrita e que é espaço político e, trazem contribuições para a melhoria do ensino da escrita e para a área de pesquisa. Por fim, a realização desta pesquisa permitiu originar resultados para o ensino e para a escola na busca por um currículo que considere o ensino da escrita por meio dos gêneros discursivos.
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    TCC
    O desenho na prática pedagógica: reflexões sobre o desenvolvimento de crianças na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Bezerra, Graciely Barbosa; Momo, Mariangela; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Santos, Daniel Medeiros dos
    Pensar a prática pedagógica na Educação Infantil requer planejar meios e formas de mediação para proporcionar o desenvolvimento das crianças com a utilização de recursos didáticos diversos e lúdicos, respeitando as especificidades das crianças. É inegável que o desenho tem um papel fundamental nesse processo, pois favorece o desenvolvimento de diferentes aspectos das crianças, como o psíquico, o motor, o social e o cognitivo, entre outros. Desta forma, o objetivo principal deste artigo é refletir sobre o papel do desenho na prática pedagógica enquanto ferramenta relevante no processo do desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Para atingir este objetivo, este texto abordará contribuições teóricas de Vygotsky (1998;2003;2009), Lowenfeld (1947;1976;1977), Luquet (1927) entre outros autores, que discutem a relação do desenho com o desenvolvimento infantil. Além disso, no texto lanço mão de autores como Gobbi (2022), Nicolodi (2020), Souza (2021), Santos (2019) para apresentar benefícios do trabalho pedagógico com o desenho já comprovados cientificamente, mencionando seus efeitos para o desenvolvimento cognitivo e social, aspectos estes que preparam as crianças para os grandes desafios da vida em sociedade. Além disso, foi realizada coleta de dados em campo em uma turma do nível III da Educação Infantil em uma escola da rede pública da cidade de Natal no Estado do Rio Grande do Norte, durante os meses de março, abril e maio do ano de 2024. Para a coleta de dados foi realizada entrevista com a professora e também foram observadas práticas pedagógicas desenvolvidas com desenhos de crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. As informações apontam os resultados das análises dos desenhos e da entrevista. Por fim, enfatiza-se o uso do desenho de forma intencional na prática pedagógica e não como um “passatempo” nas instituições de Educação Infantil.
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    Dissertação
    Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero
    (2017-07-27) Silva, Maria José Campos Faustino da; Coutinho, Karyne Dias; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Dias, Adelaide Alves; https://orcid.org/0000-0002-3989-9338; http://lattes.cnpq.br/8807229073239419; Dantas, Elaine Luciana Sobral; https://orcid.org/0000-0003-0331-8180; http://lattes.cnpq.br/5165822357988876; Momo, Mariangela; http://lattes.cnpq.br/6061996250283917; Ribeiro, Vandiner; https://orcid.org/0000-0002-1462-002X; http://lattes.cnpq.br/5257845839536488
    As crianças contemporâneas nascem em um contexto caracterizado por configurações econômicas, sociais, políticas e culturais que favorecem a sua imersão em uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre os quais destacamos o desenho animado, por seu extenso alcance às crianças em diversos lugares e momentos. O desenho animado enquanto produto da mídia também é considerado uma pedagogia cultural, por ser capaz de educar as crianças através de uma rede de poder em que se veiculam modos de ser, pensar e agir. Atravessadas por esse artefato, as crianças reverberam falas, ações e conflitos que trazem a tona questões relativas à composição identitária de gênero a partir do modo como compreendem os papéis sociais de meninos e meninas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações dos personagens do desenho animado na constituição das identidades infantis de gênero junto a crianças de cinco e seis anos de idade em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Natal/RN. O campo dos Estudos Culturais em Educação de vertente pós-estruturalista possibilitou à essa investigação focalizar, nos desenhos animados, as tramas e emaranhados que circundam culturalmente os sujeitos infantis e suas identidades. Metodologicamente, este estudo se ancora nas teorizações pós-críticas de pesquisa e, por meio de uma bricolagem, faz um recorte e colagem de alguns procedimentos para melhor se aproximar do cenário e dos sujeitos da pesquisa, utilizando-se de observação, diário de campo, entrevista e grupo focal. Trata-se de um estudo com crianças de uma turma de nível 4 da Educação Infantil, no qual foram ouvidas e analisadas suas falas a respeito do entendimento que tinham sobre ser menina e menino, tendo como mote os personagens dos desenhos animados a que assistiam diariamente. As análises evidenciaram duas categorias que emergiram nesse estudo, a partir das quais se pode afirmar que as imagens dos personagens dos desenhos animados engendram modos de ser e demarcam papéis sociais diferentes em função do gênero, especialmente por meio: 1) da morfologia do corpo; e 2) da indumentária (vestimentas e acessórios). As meninas e meninos sujeitos desta pesquisa se espelham nos modelos de beleza, amabilidade, força e inteligência dos personagens. Além disso, destaca-se também a ideia de consumo que esses personagens reafirmam, através dos produtos veiculados à sua imagem, fomentando nas crianças o desejo pela aquisição de brinquedos e objetos relacionados às princesas e aos super heróis. Diante das constatações empreendidas, esta pesquisa aponta para a urgência das discussões de gênero no cenário escolar desde a Educação Infantil, sinalizando também para a importância de os/as professores/as ampliarem seus olhares frente às problematizações atuais sobre relações de gênero, no sentido de contribuir para a desconstrução de preconceitos e estereótipos históricos, social e culturalmente construídos, com vistas a modos de convivência social menos opressores e mais igualitários entre as pessoas.
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    Dissertação
    Os desenhos na educação infantil: documentos para conhecer as crianças, suas infâncias e pensar sua educação
    (2019-02-25) Santos, Daniel Medeiros dos; Momo, Mariangela; ; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; Dantas, Elaine Luciana Sobral; ; Amorim, Giovana Carla Cardoso;
    Os desenhos são produzidos por grande parte das crianças em vários contextos e não somente nos espaços educativos destinados a elas na etapa da Educação Infantil. Por meio de seus desenhos as crianças vão deixando suas marcas no mundo, marcas que comunicam, por exemplo, sobre sua cultura, sua infância e determinadas práticas que a elas são direcionadas. Dessa forma, elegi como objetivo desta pesquisa analisar os desenhos, associados às falas das crianças, como documentos que contribuem para conhecermos as crianças, suas infâncias e pensar sua educação. Movido por este objetivo, decidi adentrar uma instituição de Educação Infantil, localizada na cidade de São João do Sabugí no estado do Rio Grande do Norte/Brasil, em uma turma de nível 5, composta por 19 crianças. Ancorado pelas perspectivas teóricas dos Estudos Culturais em Educação e da Sociologia da Infância, construí esta dissertação a partir da compreensão das crianças como atores sociais, sujeitos de direitos e produtores de cultura, sendo capazes de modificar sua realidade, como também de produzir cultura a partir de suas interpretações e significações estabelecidas nas relações com os adultos. Com base nessas perspectivas teóricas, escolhi a modalidade de pesquisa qualitativa por considerar o processo da pesquisa e as implicações do pesquisador em capo. Além disso, me decidi por um percurso teórico-metodológico inspirado na etnografia utilizando-me de observações em visitas regulares na escola investigada, de fotografias, do diário de campo, e de conversas com as crianças e com as professoras para a construção das informações que se constituíram como materiais de análise. Os dados construídos me permitiram organizar os resultados em dois eixos de análises. Um eixo que se organiza em torno de desenhos e falas que evidenciam aspectos de vida das crianças, como vivências relacionadas à família, à religião e a local de moradia, comprovando que o desenho de fato é um documento repleto de possibilidades para conhecer as crianças e suas infâncias. Outro eixo que visa pensar a educação das crianças considerando as práticas escolares relacionadas aos desenhos discute as práticas da professora, uma vez que os desenhos mostram aspectos dessas práticas que precisam ser problematizados e revistos já que, no contexto investigado, às crianças não têm tido um encontro promissor com essa linguagem no percurso de seu desenvolvimento. Cada desenho está ligado ao lugar da criança, fala sobre as práticas culturais as quais elas participam e aspectos das suas relações familiares, mostrando assim, a riqueza de suas vivências que são compartilhadas por meio do desenho. Além disso, percebemos o quanto o desenho nos ajuda a refletir sobre a prática docente, sobretudo, na compreensão que o profissional possui no momento de solicitar e acompanhar essa produção. Fazendo parte destes dois eixos está a constatação de que o desenho materializa as experiências significativas das crianças, e pode permitir ao adulto, conhecer aspectos de suas experiências da infância já que são canais ricos de materialização da comunicação, da construção e da expressão da linguagem infantil. São efetivos documentos que apresentam diversas possibilidades de conhecer as crianças, suas infâncias e refletir acerca de sua educação na relação consigo e com os outros.
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