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Navegando por Autor "Messias, Thiago Fonseca"

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    TCC
    Análise de modo e efeitos de falha em equipamentos de hemodiálise em Hospital Universitário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-16) Rezino, Lídia Gabriela Varela; Soares, Heliana Bezerra; 0000-0001-6086-3797; Hékis, Hélio Roberto; Messias, Thiago Fonseca
    Hemodiálise no Brasil tem uma incidência de 144 mil usuários anuais de acordo com sociedade brasileira de nefrologia de sessões que tem duração de 4h indicado por nefrologista até 3 vezes por semana, logo a alta demanda do equipamento de diálise em condições padrão tem uma grande demanda, nos dois casos globais de indicações do procedimento a doença renal crônica (DRC) ou aguda (DRA). No caso de DRA o crescimento foi significativo em conjunto ao COVID-19 em pacientes acometidos em UTI, logo o uso constante e maior fluxo de manuseio do equipamento de hemodiálise vem em conjunto desgaste e falhas no funcionamento deste, assim como equipamento com maior tempo de vida útil no setor de lotação, para tais minimização e melhor gerenciamento da disponibilidade desta tecnologia apta para uso no setor renal, a gestão do risco e detecção de falhas e modos que ocorrem são de extrema importância, devido ao alto grau de periculosidade de execução da terapia, que extrai e retorna ao corpo quantidades de fluído sanguíneo com diversas funções e homeostase. Assim a metodologia utilizada para a análise do modo de efeito de falhas na saúde (HFMEA) foi uma forma de elencar, identifica, classifica, e analisar os riscos envolvidos na execução e funcionamento de diversos processos em que um equipamento realize, fornecendo dados que identifiquem erros suscetíveis de gerar inutilização temporária prolongada ou definitiva do aparelho. Portanto foi implementado esta metodologia em equipamentos de hemodiálise do mesmo setor no Hospital Universitário Onofre Lopes dos anos 2021 a 2023, identificando pelo histórico de eventos adversos, os segmentando em manutenções corretivas - com falhas a ser aplicada a ferramenta HFMEA - e manutenção preventiva existente para garantia das calibrações e funcionamento dentro de padrões para cada atividade da máquina, possibilitando com as informações mitigar como as falhas ocorrem e possíveis tomadas de decisões para prevenir e sanar quadros críticos de indisponibilidade de equipamento para demanda de procedimentos, resultado assim uma ferramenta a orientar na parte assistencial e de educação continuada a equipe clínica em contato diário a tecnologia.
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    TCC
    Avaliação da gestão de equipamentos médicos de alta criticidade no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Silva, Daiane Fagundes Pinheiro da; Soares, Heliana Bezerra; http://lattes.cnpq.br/5057165446370629; Menezes, Cayo Eduardo Leal de; http://lattes.cnpq.br/6625614896568497; Messias, Thiago Fonseca; http://lattes.cnpq.br/9804287541871394
    A gestão eficaz de equipamentos médicos de diagnóstico por imagem possui papel crucial na garantia da qualidade dos serviços de saúde, especialmente em unidades que realizam diagnósticos por imagem, devido à alta criticidade e complexidade desses dispositivos. Esses equipamentos são essenciais para diagnósticos precisos, impactando diretamente os tratamentos e a segurança dos pacientes. Além disso, falhas nesses equipamentos podem gerar atrasos nos atendimentos e aumentar os custos com manutenções. Por isso, uma gestão eficiente, com monitoramento contínuo, manutenções preventivas e corretivas adequadas, garante o funcionamento e a confiabilidade desses aparelhos no ambiente hospitalar. Assim, com base no descrito acima, este trabalho abordou a avaliação da gestão de equipamentos médicos de alta criticidade no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Como resultado da pesquisa, foi observado que apesar de ser um sistema estruturado, há necessidade de aumentar a periodicidade das manutenções preventivas, garantindo uma gestão mais eficaz e eficiente dos equipamentos, devido aos problemas encontrados, como falhas recorrentes em componentes críticos, ocasionando longos períodos de inatividade que impactou diretamente a qualidade dos serviços prestados.
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    Artigo
    Corpo Humano 3D: aplicativo para uso de realidade aumentada no ensino lúdico
    (Revista Tecnologias na Educação, 2018-09) Soares, Heliana Bezerra; Messias, Thiago Fonseca; Rodrigues, Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro; Vieira, Matheus Pimentel; Dantas, Rummenigge Rudson
    A globalização trouxe uma crescente no processo de inovação em várias áreas da sociedade, porém a educação não conseguiu acompanhar as mudanças da sociedade tecnológica. O método antigo de ministrar o conteúdo através apenas de um professor usando uma lousa ainda é amplamente utilizado, falhando, em muitas vezes, em prender a atenção dos alunos. O psicólogo Jean Piaget (1896-1980), referência no estudo do aprendizado infantil, defendia a aplicação de práticas lúdicas no ensino, ou seja, utilizar jogos e brincadeiras como forma de transmitir o conhecimento dentro da sala de aula. Unir a tecnologia ao processo educacional infantil é importante, visto que, diariamente, as crianças são expostas cada vez mais aos smartphones. Em base aos benefícios da educação lúdica e na necessidade de uma atualização das ferramentas utilizadas em salas de aula, foi desenvolvido o aplicativo Corpo Humano 3D. O software criado atua como uma ferramenta lúdica que, utilizando a realidade aumentada, irá propor uma maior dinamicidade ao ensino do corpo humano para crianças de 8 a 10 anos. Um álbum de figurinhas, sobre os sentidos e sistemas do corpo, foi desenvolvido para trabalhar em parceria ao aplicativo, onde cada figurinha foi criada para ser um QR Code lido pelo app. O objetivo central do projeto foi desenvolver uma nova ferramenta lúdica que tivesse êxito em trazer o valor da tecnologia para o ensino infantil, agregando uma nova dinâmica aos estudos
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    TCC
    Planejamento da substituição: o estudo de caso do tomógrafo do Hospital Universitário Onofre Lopes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-16) Soares, Bruno Fassanaro Cortes; Soares, Heliana Bezerra; Contreras, Rafael Cavalcanti; Hekis, Helio Roberto; Messias, Thiago Fonseca
    O projeto de substituição do tomógrafo do Hospital Universitário Onofre Lopes teve início após conhecimento através da empresa contratante que o equipamento entraria no fim de ciclo de vida, chamado de end of life, onde a reposição de peças e manutenções seria algo obsoleto para a máquina. Assim, foi realizado um estudo de caso para o planejamento da aquisição e instalação do novo tomógrafo, aplicando as necessidades específicas e objetivos traçados pela instituição a fim de atualizar o parque tecnológico do hospital, com isso empregar novas tecnologias existentes no mercado como uma forma de beneficiar a equipe operante do equipamento e os pacientes. Foi explorado o gerenciamento de equipamentos médico hospitalares realizado pelo setor de engenharia clínica, analisando as informações cadastradas e pesquisadas que são necessárias para aquisição do dispositivo e as normas e resoluções a serem aplicadas em cada etapa do processo. Obtendo para o hospital escola um histórico das documentações de todas as etapas fundamentais para esta troca de equipamento, podendo ser utilizada para outros aparelhos com a mesma problemática, permitindo assim melhorias e avanço tecnológico, oferecendo benefícios aos pacientes e crescimento ao hospital.
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    TCC
    Revisão das normas e estratégias que regem a destinação adequada dos equipamentos médicos no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Reis, Jeferson do Nascimento; Soares, Heliana Bezerra; 0000-0002-0833-7906; http://lattes.cnpq.br/5057165446370629; https://lattes.cnpq.br/2093537099901948; Menezes , Cayo Eduardo Leal de; Messias, Thiago Fonseca
    A gestão adequada no ambiente hospitalar, dentro dos quadros da engenharia biomédica, requer um olhar abrangente e atento acerca dos diversos setores constituintes desse espaço. Dentre essas abordagens, o de descarte dos equipamentos médicos tem se destacado em meio a uma profusão de problemas e desafios cada dia lançados na gestão. Um estudo sobre esse descarte se justifica, principalmente, para que não se incorra em riscos e danos que podem atingir a sociedade e o meio ambiente. Nesse sentido, pode ser evidenciado, particularmente, o caso do acelerador linear em Goiânia, em 1987, quando, por não cumprimento das normas técnicas de segurança, um equipamento com material radioativo foi desmontado em um ferro velho. O Césio-137, material radioativo contido no acelerador linear desse equipamento contaminou a população, causando graves danos à saúde local. Desse modo o presente trabalho apresenta, uma reflexão sobre os principais órgãos regulamentadores e as normas técnicas mais relevantes no contexto do descarte dessas máquinas. Inserida, portanto, como pesquisa de natureza qualitativa e bibliográfica, o estudo indica excertos de normas técnicas e regulamentações, no contexto brasileiro, enfatizando a necessidade, não apenas de colocá-las em evidência, mas de refletir sobre o que dizem e no que podem melhorar. Procedimentos aplicados ao contexto hospitalar brasileiro servem de apoio e são basilares para se realizarem tais reflexões, corroborando com estudos e pesquisas que se façam capazes de mitigar possíveis impactos negativos à saúde pública e ao meio ambiente.
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    Dissertação
    Teste de um receptor em UHF para coleta de dados de sensores por satélite
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Messias, Thiago Fonseca; Duarte, José Marcelo Lima; Vidal, Francisco José Targino; http://lattes.cnpq.br/7452687215068186; http://lattes.cnpq.br/8163366759050906; https://orcid.org/0000-0003-4153-7202; http://lattes.cnpq.br/9804287541871394; Brito Filho, Francisco de Assis
    Esta dissertação de mestrado apresenta um plano de teste, o sistema de automatização para realização dos experimentos e os resultados obtidos para um receptor UHF para coleta de dados de sensores por satélite, o Environmental Data Collector. Os parâmetros testados foram: largura de banda, linearidade, espúrios, figura de ruído e desempenho da decodificação dos sinais recebidos. O EDC irá atuar no segmento espacial do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA), um sistema de encaminhamento de mensagem por satélite. Há mais de vinte anos, o SBCDA fornece dados para várias pesquisas e atividades de monitoramento ambiental, entretanto, o SBDCA precisa de uma atualização do seu segmento espacial. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais está desenvolvendo uma constelação de nanossatélites no padrão CubeSat para substituir os satélites atuais do SBCDA. O EDC será a carga útil dos novos nanossatélites do SBCDA. Para validação do EDC foi elaborado um plano de teste que visa avaliar se o protótipo construído está de acordo com as especificações desejadas. Para a realização dos testes, foi construído uma bancada equipada com um computador, com um software de testes, um gerador de sinais, uma fonte de tensão e um Arduíno. Uma análise espectral, a partir do sinal digitalizado foi utilizada para os testes do RF-Front-End, e o Frame Error Rate foi utilizado para a validar a capacidade do EDC de decodificar as mensagens recebidas. O protótipo do EDC foi aprovado com base nos resultados obtidos, entretanto, algumas correções foram sugeridas.
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    TCC
    O uso da realidade aumentada na educação lúdica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11) Messias, Thiago Fonseca; Soares, Heliana Bezerra; Anna Giselle Câmara Dantas Ribeiro Rodrigues; Wanderley, Caroline Dantas Vilar
    Ao longo dos anos percebemos que existe uma estagnação nos métodos educacionais infantis. O uso de aulas teóricas é um jeito monótono de passar o conteúdo a ser lecionado, por muitas vezes não conseguindo prender a atenção das crianças. O psicólogo suíço, Jean Piaget, referência no estudo do cognitivo infantil, defendia o uso de práticas lúdicas em salas de aula, isso é, trazer os jogos e as brincadeiras como forma de aprendizado. A introdução da tecnologia como apoio ao ensino é essencial, visto que cada vez mais as crianças são imersas no mundo de smartphones/tablets [Bilbao, 2017]. Em base ao conceito de lúdico e na necessidade de unir essa filosofia às novas ferramentas tecnológicas, foi desenvolvido o aplicativo Corpo Humano 3D. O software atua como uma ferramenta lúdica que, com o apoio da realidade aumentada, apresentou mais dinamicidade ao ensino do corpo humano para as crianças. O presente projeto trata de mostrar as bases pedagógicas para a escolha da educação lúdica, a opção de optar pelos dispositivos móveis, a metodologia por trás da criação do Corpo Humano 3D e os resultados obtidos do projeto.
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