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Navegando por Autor "Medeiros, Soraya Roberta dos Santos"

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    TCC
    Abordagem sobre mulheres cientistas em materiais didáticos do ensino fundamental I
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-13) Moraes, Sabrina Kirst; Martins, Cibelle Amorim; https://orcid.org/0000-0001-9315-5113; http://lattes.cnpq.br/1795893092260432; Martins, Cibelle Amorim; http://lattes.cnpq.br/9681270352056303; Cabral, Carla Giovana; http://orcid.org/0000-0002-6626-5963; http://lattes.cnpq.br/3120204826432609; Medeiros, Soraya Roberta dos Santos
    A participação das mulheres na ciência vem crescendo de forma ampla e qualitativa, porém elas seguem sendo minoria neste espaço, principalmente quando se observa os cargos de liderança, além da diminuta divulgação dos substanciais feitos destas grandes cientistas ao longo da história, consistindo ponto fundamental o seu reconhecimento e valorização em materiais didáticos do ensino básico. O presente trabalho teve por objetivo principal analisar a presença de mulheres cientistas em materiais didáticos, visando contribuir com a promoção da igualdade de gênero na Educação Básica. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa e descritiva a partir da pesquisa sobre a presença dessas personalidades nos materiais didáticos do 5º ano do Ensino Fundamental, utilizados na rede pública e privada de Natal, especificamente, em duas escolas públicas e duas privadas. Para compreender esse contexto foi recorrido a alguns principais autores que discutem a discriminação de gênero (Cabral, 2006), os possíveis motivos da baixa menção de mulheres cientistas em materiais didáticos e o currículo oculto proposital (Santana e Martins, 2010), a democracia de gênero (Pateman, 1989; Porcaro e Santos, 2020), o feminismo (Beauvoir, Barba, 2014), a participação feminina nas ciências (Ignotofsky, 2017), além dos Prêmios NOBEL PRIZE e a própria BNCC, 2018. Como resultado, a investigação apontou baixa menção de mulheres cientistas nesses aportes pedagógicos, quando existem diversas possibilidades de abordagem nas diferentes unidades temáticas. Há contribuições femininas em todas as áreas, inclusive nas que não foi encontrado nenhum referencial teórico dentro dos materiais analisados, como por exemplo energias renováveis, genoma e saúde, até mesmo assuntos atuais como a COVID-19. Vale ressaltar que, como resultado das ações da ONU e UNESCO com a promoção do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, criado em 2015, foram lembradas quatro cientistas mulheres em um dos materiais didáticos, ainda que não tenha sido motivado por seus feitos dentro da temática proposta pelo tema abordado, já é um princípio que proporciona o conhecimento aos alunos e o incentivo às meninas de que podem ascender às áreas das ciências naturais.
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    TCC
    Avaliação heurística da plataforma Poesia Compilada
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-09) Medeiros Júnior, Hélio Evangelista; Rabelo, Humberto; http://lattes.cnpq.br/3371236560170402; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; Medeiros, Soraya Roberta dos Santos
    Este trabalho discorre sobre a avaliação heurística da plataforma Poesia Compilada para a difusão do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um questionário com base nas Heurística de Nielsen objetivando identificar possíveis falhas ou dificuldades no processo de interação entre o usuário e o sistema da plataforma Poesia Compilada. A interface foi apresentada a três avaliadores e foi aplicado um questionário para entender como as Heurísticas de Nielsen estão sendo aplicadas. Baseado nos resultados obtidos, pôde-se observar a identificação de vários problemas na interface avaliada, reforçando a necessidade da avaliação das interfaces no processo de desenvolvimento. A partir disto, busca-se o aprimoramento da plataforma em versões futuras, uma avaliação por observação através de testes de usabilidade, além de ampliar a aplicação do projeto para outros públicos-alvo.
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    Dissertação
    O pensamento computacional na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Medeiros, Soraya Roberta dos Santos; Martins, Cibelle Amorim; http://lattes.cnpq.br/1795893092260432; http://lattes.cnpq.br/3120204826432609; Oliveira, Márcia Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/4655196434152964; Madeira, Charles Andrye Galvão; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Carvalho, Leticia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319
    O Pensamento Computacional tem sido recomendado para ser aplicado em inúmeras formações de alunos e professores, pois contribui, dentre outras habilidades, para o desenvolvimento de uma aprendizagem crítica. Contudo, ainda são escassos os trabalhos que relatam atividades na Educação de Jovens e Adultos relacionados a este tema. A lacuna amplia quando o foco é a formação de professores que atuam nesse campo educacional. Frente ao exposto, surge a seguinte questão de pesquisa: Como a relação entre o Pensamento Computacional e o método de alfabetização de Paulo Freire pode contribuir na formação de professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos? Nesse sentido, toma-se como objetivo geral investigar a relação entre os pilares do Pensamento Computacional e o método Paulo Freire na formação de professores da Educação de Jovens e Adultos. De maneira específica, busca-se i) analisar a incorporação do pensamento computacional no processo de formação dos professores da EJA; ii) verificar os materiais didáticos utilizados pelos professores da EJA; iii) analisar cursos e materiais sobre Pensamento Computacional e o método de Paulo Freire; iv) definir parâmetros didático-pedagógicos do método Paulo Freire que possam ser associados ao pensamento computacional; v) criar um guia pedagógico destinado à formação de professores da EJA. No âmbito metodológico, esta pesquisa enquadra-se na área de Ciências Humanas, tendo caráter interdisciplinar entre as áreas de Computação e Educação. No que concerne à sua natureza, segue uma abordagem qualitativa. Quanto aos seus objetivos, é classificada como uma pesquisa explicativa. Em relação aos procedimentos técnicos, caracteriza-se como estudo de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi questionário. Quanto a técnica de análise, adotou-se a descrição. Para realizar estas etapas foi desenvolvida uma formação com professores que atuam na EJA na Escola Estadual Antônio de Azevedo, da cidade de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Toda a formação foi realizada por meio das ferramentas de Educação Google. Assim, destaca-se: ao inserir Pensamento Computacional na EJA é necessário desconstruir o seu mito para fortalecer o seu uso junto a EJA; os materiais utilizados pelos professores da EJA são os mesmos adotados por eles no ensino regular; divulgar canais onde é possível obter recursos e fontes para produzir atividades para a EJA é salutar para se trabalhar com o método Paulo Freire integrado ao Pensamento Computacional. Nesse sentido, como resultados, foi elaborado um Guia do Pensamento Computacional pelos professores participantes com vistas a compartilhar o conhecimento durante o curso para outros professores pelo Brasil. O curso foi validado pelos participantes e se mostrou relevante para ser inserido em formações maiores no contexto da EJA.
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    TCC
    Utilização de técnicas de mineração de dados educacionais para predição de desempenho de alunos de EaD em ambientes virtuais de aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 6-06-20) Medeiros, Soraya Roberta dos Santos; Rabelo, Humberto
    Este trabalho relata a aplicação de técnicas de mineração de dados em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) que utiliza o Moodle como plataforma para realização de cursos de graduação à distância. A mineração de dados educacionais produz métodos e técnicas que objetivam a descoberta de padrões que forneçam conhecimentos utilizáveis na predição dos processos de ensino e aprendizagem. O experimento utiliza dados reais de uma base histórica contendo treze turmas de cursos de graduação, sendo parte de um estudo que visa melhorar o processo de ensino à distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
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