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Navegando por Autor "Medeiros, Leandro Arrilton de"

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    Dissertação
    Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
    (2019-06-26) Medeiros, Leandro Arrilton de; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; ; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; Souza, Thatyara Freire de;
    Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.
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