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Navegando por Autor "Medeiros, Ana Carolina Dantas de"

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    Artigo
    Bibliometric analysis of the literature on phonological awareness in bilingual children
    (Revista Cefac, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Cunha, Élison Rixadson Araújo; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Alcântara, Hellen França; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Purpose: to characterize the profile of scientific production in the international literature on phonological awareness in bilingual children between 2011 and 2020. Methods: a bibliometric analysis was made with the search for articles in ERIC, LILACS, MEDLINE, and SciELO databases, using descriptors in English. The articles were selected based on the eligibility criteria, by reading the titles, then reading the abstracts, and lastly, reading the full-text articles. Results: a total of 1,167 articles were analyzed, 1,152 of which were excluded for not meeting the inclusion criteria. Hence, 15 articles were selected for full-text reading and bibliometric analysis. The United States was the country with most publications, followed by Brazil, Singapore, and China. The approach of the studies was predominantly quantitative, followed by qualitative; the most common type of study was crosssectional, with samples of more than 100 participants. Conclusion: there was a greater number of publications in the last 3 years, most of them cross-sectional ones, presenting better phonological awareness performance among bilinguals, with positive results in reading
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    Dissertação
    Desempenho das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues em fase de alfabetização
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-30) Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Azoni, Cintia Alves Salgado; ; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; ; http://lattes.cnpq.br/5925791481811814; Crenitte, Patricia Abreu Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7226855504336736; Mattar, Taís de Lima Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9161826958339640
    Introdução: A aquisição da língua acontece por meio da interação da criançacom seus familiares e a sociedade e o desenvolvimento neurobiológico. Este estudo, é composto por três artigos científicos: o primeiro uma revisão da literatura e os demais, estudos originais, por meio da avaliação das habilidades linguísticas e metalinguísticas em crianças bilíngues. Objetivo: verificar o desempenho no processamento fonológico, vocabulário, consciência sintática e leitura de crianças bilíngues em fase de alfabetização. Método: Para o estudo 1, foi utilizada revisão integrativa da literatura e, para os estudos 2 e 3 trata-se de estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado com estudantes do 1° ao 5° do ensino fundamental. Os participantes do estudo 2 foram 10 crianças para o grupo de bilíngues e 5 de crianças monolíngues do 1º ano do ensino fundamental. No estudo 3 participaram 32 crianças, divididos em: G1: cinco crianças do 1° ano; G2: cinco crianças do 2° ano; G3: oito crianças do 3° ano; G4: cinco crianças do 4° ano; G5: nove crianças do 5° ano. As crianças foram avaliadas na língua portuguesa nas habilidades de consciência fonológica, memória operacional fonológica, nomeação automática rápida, vocabulário, consciência sintática e leitura. Resultados: No estudo 2 foram encontradas diferenças significativas na consciência fonológica (fonêmica e total), nomeação automática rápida (objetos), e leitura de pseudopalavras entre o grupo monolíngue e bilíngue, com melhor desempenho para os bilíngues ingleses. No estudo 3, notou-se que as crianças de maiorescolaridade apresentaram melhor desempenho em todas as habilidades avaliadas.Conclusão: a exposição a uma segunda língua de forma sequencial torna as crianças mais suscetíveis aos sons da língua, apresentando benefícios no desenvolvimento de habilidades preditoras de leitura que repercutem positivamenteno na alfabetização.
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    TCC
    Desempenho de crianças e adolescentes com TDAH e dislexia no discurso narrativo oral e escrito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Danielle Brigues; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; https://orcid.org/0000-0002-1905-6165; http://lattes.cnpq.br/1072559515772925; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; http://lattes.cnpq.br/4014612540800234; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; http://lattes.cnpq.br/5925791481811814; Gonçalves, Maria de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348
    INTRODUÇÃO: O discurso narrativo é uma habilidade de linguagem complexa que engloba a interação de uma variedade de funções cognitivas, conhecimentos linguísticos, experiências pessoais e conhecimento de mundo. Tal habilidade se desenvolve desde o princípio da infância e é amadurecida ao longo dos anos, de modo a ganhar maior complexidade. Entretanto, crianças e adolescentes com TDAH e Dislexia podem apresentar alterações de linguagem e disfunções executivas, que ocasionam prejuízos na habilidade narrativa. Desta forma, este estudo busca investigar se há alterações nas habilidades de discurso narrativo oral e escrito em crianças e adolescentes com o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e com Dislexia e comparar se há diferenças no desempenho dos dois grupos nesta habilidade. MÉTODOS: Estudo transversal quantitativo, com fins descritivos e comparativos no qual foram analisados os desempenhos de 14 participantes de 8 a 17 anos de idade, sendo seis deles diagnosticados com TDAH e oito com Transtorno Específico de Aprendizagem com prejuízo na leitura (dislexia), em tarefas de discurso narrativo oral e escrito, por meio dos testes DNOI e DNEI. RESULTADOS: Os dois grupos apresentaram desempenho geral abaixo do esperado para a média de idade e tipo de escola frequentada no discurso narrativo oral e escrito. Entretanto, aqueles com Dislexia demonstraram melhor desempenho, comparados àqueles com TDAH. CONCLUSÃO: O estudo permitiu verificar que as crianças e adolescentes de ambos os grupos investigados apresentaram alterações na habilidade de narrativa. Entretanto, os indivíduos com Dislexia tiveram desempenho superior nos testes analisados em comparação com aqueles com TDAH. Assim, ter a ciência de que quadros de transtornos do neurodesenvolvimento, como os estudados, apresentam a possibilidade de manifestar alterações na habilidade narrativa, revela-se importante, pois permite uma intervenção direcionada e com maior eficácia para o paciente.
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    Artigo
    Desempenho em vocabulário receptivo e variáveis sociodemográficas em escolares com queixa de dificuldades de aprendizagem
    (Audiology Communication Research, 2021) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Alcantara, Hellen França; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Objetivo: Descrever e relacionar o desempenho do vocabulário receptivo em escolares com dificuldades de aprendizagem de diferentes gêneros, escolaridades e níveis socioeconômicos. Métodos: Estudo documental, entre 2017 e 2019, considerando os dados demográficos gênero, escolaridade e nível socioeconômico da família. Os prontuários incluídos foram aqueles com avaliação fonoaudiológica completa. Para verificar o nível socioeconômico da família, foi utilizado o questionário da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP e, para a habilidade do vocabulário receptivo, o Teste de Vocabulário por Figuras USP - TVfusp 139o. Nesse teste, o desempenho em vocabulário é classificado como “muito rebaixado”, “rebaixado”, “médio”, “elevado” e “muito elevado”. Para o critério de classificação apresentar-se na média, o escore de acertos por escolaridade é de 105,8 para o 2º ano, 112,8 para o 3º ano e 117,4 para o 4º ano. Resultados: Dos 46 participantes da amostra, 31 (67,4%) eram do gênero masculino e 15 (32,6%) do feminino, com predomínio de estudantes no 4º ano (34,80%) e classe socioeconômica entre os níveis B2 e D-E. Na avaliação do vocabulário, 28 (60%) participantes obtiveram classificação média. Houve correlação entre a escolaridade e o desempenho em vocabulário receptivo (p=0,008) e entre a idade e o desempenho em vocabulário receptivo (p=0,007). Conclusão: O desempenho em vocabulário receptivo avançou com a idade e a escolaridade, porém, não houve influência do nível socioeconômico.
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    TCC
    Existe diferença entre o desempenho de processamento fonológico de meninos e meninas com dislexia?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Silva, Maria Eduarda Rocha; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Bezerra, Roberta Louise Mariano; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=0D1DDEC086A0D77CB493A98888C3C9B7#; Anjos, Ana Beatriz Leite dos; Medeiros, Ana Carolina Dantas de
    Introdução: O processamento fonológico diz respeito ao uso da informação fonológica na linguagem oral e na escrita. A dislexia é caracterizada pela dificuldade de aprendizagem no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, e por isso as crianças acometidas apresentam dificuldades e desempenho abaixo do esperado para a idade no processamento fonológico. Há maior frequência de casos de dislexia em meninos do que em meninas e, por esta razão, este estudo propôs verificar se há diferença no desempenho de Processamento Fonológico de meninos e meninas com dislexia. Objetivo: descrever e comparar os dados das habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso ao léxico mental de crianças do sexo masculino e feminino diagnosticados com dislexia; Método: estudo do tipo transversal, descritivo e comparativo. Foram selecionados 24 prontuários de meninos e meninas com dislexia com dados das habilidades de Processamento Fonológico para análise descritiva por meio das médias e desvio-padrão, e análise inferencial utilizando o teste de Mann-Whitney; Resultados: Os grupos estudados apresentaram desempenho inferior ao esperado nas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso ao léxico mental; Conclusão: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos estudados em nenhuma das habilidades.
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    Artigo
    Processamento fonológico e leitura em crianças com dificuldade de aprendizagem em escolas bilíngues português-inglês: relatos de casos
    (Distúrbios da Comunicação, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Messias, Bárbara Louise Costa; Azevedo, Anna Irenne de Lima; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Introdução: Há influência positiva no desenvolvimento da linguagem, quando ocorre a exposição a um novo idioma. No entanto, quando se considera esse contexto em crianças com dificuldade de aprendizagem, o deficit apresentado na primeira língua pode ser transferido para o aprendizado da segunda. Objetivo: O objetivo do presente estudo é caracterizar o desempenho em processamento fonológico e leitura em três crianças com dificuldade de aprendizagem em escolas bilíngues português-inglês. Método: Os dados gerais sobre o desenvolvimento e desempenho nas habilidades de consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental e leitura em três crianças de 8 a 9 anos de idade, cursando 2º e 3º ano do ensino fundamental foram descritos; todos com, ao menos, dois anos de exposição à escola bilíngue, especialmente na alfabetização. Na avaliação, foram aplicados os protocolos CONFIAS, Memória de Trabalho Fonológica, TENA, RAN e Protocolo de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Resultado: as crianças apresentaram desempenho aquém do esperado nas habilidades do processamento fonológico, na fluência da leitura oral, bem como na compreensão leitora. Conclusão: esses resultados podem contribuir tanto para a compreensão de aspectos da linguagem escrita na atuação do fonoaudiólogo com crianças bilíngues, quanto para as implicações clínicas e educacionais, haja vista a escassez de estudos nessa área, no Brasil.
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    TCC
    Remediação fonológica com uso da robótica educacional em uma criança com TEA: relato de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Santos, Luiza Eduarda Bezerra dos; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; Salgado-Azoni, Cíntia Alves; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://lattes.cnpq.br/0896653624774360; Giacchini, Vanessa; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; http://lattes.cnpq.br/5925791481811814; Azoni, Cíntia Alves Salgado; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577
    Introdução: O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é caracterizado por dificuldades ao longo da vida nas habilidades comunicativas, interação social e comportamentos não verbais. Além disso, apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. O uso da Robótica Educacional como ferramenta de intervenção emerge como uma estratégia eficaz em programas de educação especial para crianças com transtornos do neurodesenvolvimento que têm mostrado evidências de aplicabilidade. Essa abordagem, quando combinada com a assistência humana, proporciona benefícios notáveis na avaliação de resultados cognitivos e afetivos. Além disso, observa-se uma melhora significativa em habilidades como leitura, decodificação e escrita. Objetivo: descrever os benefícios da Robótica Educacional como uma ferramenta em um programa de remediação fonológica com uma criança com TEA. Metodologia: foi analisado longitudinalmente o caso de uma criança com transtorno do espectro autista, o qual antes de submeter-se a remediação fonológica com o uso da Robótica Educacional apresentava alterações relacionadas à consciência fonológica, leitura e escrita. Resultados: a terapia de linguagem trouxe apropriação da consciência fonológica, já que no decorrer do tratamento houve melhora e superação das queixas referentes a consciência fonológica, leitura e escrita. Conclusão: por meio da atividade conjunta de construção da leitura e escrita, na clínica de linguagem, entre o sujeito dessa pesquisa e o fonoaudiólogo, o primeiro pode ser percebido como alguém capaz desenvolver a consciência fonológica com o auxílio da robótica educacional e posteriormente fazer uso significativo da leitura e escrita.
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