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Navegando por Autor "Marques, Eduardo Lopes"

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    Dissertação
    Análise dos fatores que influenciam as mulheres potiguares a empreender
    (2018-02-22) Gonçalves, Leandro de Almeida; Queiroz, Jamerson Viegas; ; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Furukava, Marciano; ; Marques, Eduardo Lopes;
    Esta pesquisa faz parte do projeto “Mulheres Conquistando Autonomia” no qual busca fortalecer a autonomia das mulheres, contribuindo para o aumento da sua inserção e permanência no mundo do trabalho. O empreendedorismo é predominantemente exercido por homens. Todavia, nos últimos anos foi constatado um aumento significativo de mulheres empreendedoras no Brasil e no mundo. Com isso, as mulheres cada vez mais vêm preenchendo esse espaço, em razão das mesmas possuírem características natas do empreendedorismo, o que demonstra uma vantagem de empreender. A participação das potiguares no ramo empresarial vem crescendo significativamente e já são maioria nas principais áreas do microempreendedorismo individual. O objetivo deste trabalho é analisar um modelo estrutural que evidencie o inter-relacionamento dos fatores chaves que influenciam a intenção das mulheres em empreender. A metodologia empregada consistiu em três momentos fundamentais. Inicialmente foi realizada uma pesquisa nas bases de dados a fim de obter um modelo teórico relacionado ao tema do estudo, em seguida foi efetuado uma survey com as mulheres empreendedoras do Rio Grande do Norte para reunir os dados com o propósito de compreender a relevância das variáveis definida pela construção teórica, e no final foi utilizado a modelagem de equações estruturais para detectar os constructos que contribuem com o processo investigado. Como resultados obteve-se que a “atitude pessoal”, as “competências individuais”, e as “características psicológicas” influenciam direta e indiretamente na intenção das mulheres em empreender. Já o construto “dificuldades” no mercado de trabalho não atingiu o nível de significância exigido nesta pesquisa, ou seja, esta variável não influencia as mulheres em empreender. Esse modelo estrutural empregado na pesquisa pode servir de base para um plano de ação a ser expandido pelas empreendedoras, de modo que essas mulheres aprimorem suas habilidades e aperfeiçoem suas capacidades de empreender.
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    Artigo
    Aplicação de modelo de mensuração da satisfação dos usuários de um sistema de informação acadêmico: estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal de Santa Catarina, 2018-12-20) Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Cachina, Ana Clara; Pinheiro, Luana; Silva, Anna Camila Lima e; Marques, Eduardo Lopes; Freitas, Maria do Carmo Duarte Freitas
    O sistema de informação proporciona um meio de comunicação e de troca de informações entre os diferentes públicos, tornando a geração e disseminação de informações um processo ágil e eficaz. As Universidades Federais do Brasil investem na informatização dos processos acadêmicos e administrativos buscando excelência nas atividades de gestão e sobretudo nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este artigo tem como objetivo aplicar o modelo de avaliação da satisfação, desenvolvido por Ainin, Bahri e Ahmad (2012), nos usuários do sistema acadêmico de uma Universidade. A metodologia empregada consistiu no envio de um questionário eletrônico para os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e coleta de 1658 respostas que foram analisadas utilizando-se a modelagem de equações estruturais para identificar os fatores que contribuem com o processo investigado. O estudo observou todos os critérios estatísticos para validação, além de apresentar um bom nível de ajuste, mostrando-se estatisticamente adequado. O fator utilidade percebida teve maior impacto na determinação da satisfação dos usuários, seguido pela Qualidade do Serviço, Qualidade da Informação e Qualidade do Sistema
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    Dissertação
    Aplicação do planejamento de experimentos no processo de desenvolvimento de produtos: pesquisa em uma sorveteria artesanal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-27) Araújo Júnior, Luciano Queiroz de; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; http://lattes.cnpq.br/1433130870831037; Assis, Cristiane Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/0034694007210837; Marques, Eduardo Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/0308933029584833; Furukava, Marciano; ; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694
    As constantes evoluções nos sistemas de produção tem procurado atender, em grande parte, às necessidades dos clientes. O mercado, desde então, vem se tornando cada vez mais competitivo. Neste contexto de busca de um diferencial competitivo para impressionar os clientes e fidelizá-los a posteriori, as empresas tem apostado no desenvolvimento de novos produtos. A falta de uma gestão clara e um método no Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) pode fazer com que as empresas não consigam incorporar novas tecnologias que resultem em melhorias significativas. A maioria das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) não tem uma metodologia de PDP definida, e por muitas vezes acabam ainda se baseando na experiência empírica dentro da empresa. Existem muitas ferramentas estatísticas que auxiliam nesse processo, dentre elas o Planejamento de Experimentos, que é uma técnica utilizada para se planejar experimentos, ou seja, para definir quais dados, em que quantidade e em que condições devem ser coletados durante um determinado experimento, buscando, basicamente, satisfazer dois grandes objetivos: a maior precisão estatística possível na resposta e o menor custo. O objetivo desta dissertação, portanto, é propor uma metodologia de desenvolvimento de novos produtos, utilizando a técnica de planejamento de experimentos, em uma pequena empresa do ramo alimentício. O estudo foi realizado em uma sorveteria artesanal e o produto escolhido para a realização da pesquisa foi um sorvete à base de um suplemento alimentar proteíco, o Whey Protein. A fim de conduzir a pesquisa foi elaborado uma metodologia baseada em 8 passos: (1) Concepção da ideia; (2) Ouvir a voz dos clientes; (3) Ouvir a voz dos especialistas; (4) Identificação dos parâmetros de interesse; (5) Planejamento de Experimentos; (6) Análise; (7) Otimização; (8) Lançamento do Produto. Para a concepção da ideia foram realizadas entrevistas com dois grupos focos: grupo de oito pessoas, incluindo esportistas e atletas e um outro de cinco pessoas, incluindo nutricionistas e educadores físicos. O desenvolvimento do produto se deu em três etapas: na primeira foi realizado um experimento de um único fator para entender a composição da base do sorvete. Na segunda foi realizado um fatorial completo, com foco nos fatores fibras, proteínas e água. Na terceira etapa outro fatorial completo, com foco nos mesmos fatores. Ao longo do desenvolvimento do sorvete, foram conduzidos testes sensoriais e de composição centesimal do produto para fazer a validação do mesmo de acordo com os requisitos dos stakeholders e da legislação vigente, respectivamente. Ao final do produto, pode-se afirmar que a nova metodologia de desenvolvimento de produto obteve um resultado de sucesso, com um produto inovador no mercado e melhorando aspectos da gestão da informação dentro da organização estudada. Destaca-se como positivo a empresa possuir um ótimo ambiente de inovação, que se caracteriza por ser bastante aberto a ideias novas e ousadas. Sugere-se a aplicação desta metodologia em outras MPEs a fim de melhorar a gestão da inovação.
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    Dissertação
    Atuação e desafios das cooperativas de crédito para apoiar os negócios circulares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-02) Oliveira, Ricardo Cordeiro de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; https://orcid.org/0000-0002-1043-0288; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Furukava, Marciano; Marques, Eduardo Lopes
    O cenário atual destaca a transição da economia linear para a economia circular como uma necessidade urgente para garantir a continuidade dos processos de produção e consumo sustentáveis. As pesquisas sobre as cooperativas de crédito neste momento de transição para a economia circular são importantes para reavaliação dos modelos de produção atuais e seus impactos, alinhando assim a gestão organizacional com os indicadores Environmental, Social, and Governance (ESG). A economia circular visa à regeneração e a restauração do capital natural, promovendo a estimulação de fluxos de recursos renováveis e a gestão responsável de recursos finitos, com o objetivo de prolongar a utilidade e o valor econômico das mercadorias e insumos pelo maior tempo possível. Em vez de seguir o padrão linear de “extrair-produzir-descartar”, a economia circular promove a ideia de um ciclo fechado, onde os recursos são utilizados de forma mais eficiente e sustentável. Os Negócios circulares referem-se a um modelo econômico e industrial que busca eliminar o conceito de resíduo, reutilizando, reciclando e reintegrando materiais ao ciclo produtivo. As Cooperativas de Crédito (CC) são instituições financeiras que se destinam a fornecer, por meio da mutualidade, a prestação de serviços financeiros aos seus membros, sendo-lhes assegurado o acesso aos instrumentos do mercado financeiro. Os principais objetivos desta investigação consistem em compreender as percepções, desafios e ações das CC na identificação de oportunidades de negócios circulares, assim como investigar estratégias para que as cooperativas de crédito possam incentivar e apoiar a criação e expansão de negócios com foco na circularidade. Esta pesquisa se justifica ao estabelecer essa conexão relevante para o desenvolvimento regional com foco na sustentabilidade. Para alcançar esses objetivos, este estudo adotou uma abordagem de pesquisa mista, que combina métodos qualitativos e quantitativos de natureza exploratória e descritiva. A pesquisa qualitativa teve como finalidade aprofundar, através de uma fundamentação científico-empreendedora, a compreensão do fenômeno em questão: a economia circular, Modelos de Negócios Circulares (MNCs), financiamento da economia circular, cooperativas de crédito e a transição para a economia circular. A pesquisa quantitativa de natureza exploratório-descritiva visou coletar dados a partir de uma sondagem (survey) realizada junto às pessoas que atuam em CC, feita por meio do link do questionário, armazenado na plataforma Survey King. Os resultados foram analisados através da estatística descritiva e gráficos. Os três primeiros gráficos do resultado analisaram o grau de concordância dos respondentes quanto: a concessão de crédito aos empreendimentos circulares; riscos ao apoiar empreendimentos circulares; desafios à adoção da Economia Circular. O quarto gráfico mensurou a importância na promoção de negócios circulares. Os resultados deste trabalho contribuirão para a elaboração de instrumentos que viabilizem a emissão de títulos sustentáveis e a concessão de crédito a empresas com modelos de negócios circulares, promovendo assim um ambiente de negócios mais alinhado com os princípios da sustentabilidade e da economia circular.
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    Artigo
    Determinantes do desempenho das startups brasileiras
    (Revista de Globalización, Competitividad Y Gobernabilidad, 2018-07-13) Carvalho, Fabrícia Gonçalves; Silva, Anna Camila Lima e; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Queiroz, Jamerson Viegas; Marques, Eduardo Lopes
    A presente pesquisa tem como objetivo identificar a relação entre as variáveis que favorecem o desempenho organizacional das startups brasileiras. A pesquisa foi desenvolvida com as startups associadas à Associação Brasileira de Startups (ABStartup). Para análise dos dados coletados, optou-se utilizar a Modelagem de Equações Estruturais. Identificou-se que a orientação para o mercado, apesar de importante para as startups, não influencia no desempenho organizacional, no entanto, influencia positivamente a capacidade inovativa de produto. Além disso, verificou-se que existe relação positiva entre a capacidade inovativa de produto e o desempenho organizacional
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    Dissertação
    Determinantes do desempenho das startups brasileiras
    (2017-05-29) Silva, Anna Camila Lima e; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; ; Queiroz, Jamerson Viegas; ; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; Carvalho, Fabricia Gonçalves de; ; http://lattes.cnpq.br/7665447899793932; Marques, Eduardo Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/0308933029584833
    A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar a relação entre as variáveis que favorecem o desempenho organizacional das startups brasileiras. Isso se torna viável devido à dinâmica no ambiente externo, o surgimento de novas tecnologias ou transformações nas preferências dos consumidores, que exigem das organizações agilidade interna para antever esses cenários e responder a eles em velocidade compatível. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi desenvolvida com as startups associadas à Associação Brasileira de Startups (ABStartup). A coleta de dados foi realizada por meio do instrumento survey, composto por 17 questões, de maneira auto administrável e online, com a participação de 166 startups, de diversas regiões do Brasil. Evidenciou-se que as startups brasileiras estão, em sua grande maioria, localizadas em São Paulo, atuando em Pesquisa e Desenvolvimento e iniciaram suas atividades em 2015. Os resultados dos indicadores apresentaram que as startups possuem alto nível de orientação para o mercado, de inovar em produtos e de desempenho organizacional. Observou-se que os empresários, majoritariamente, concordam moderadamente com as proposições, e aumentaram menos de 10% em relação ao desempenho organizacional. Quanto à análise com a Modelagem de Equações Estruturais, identificou-se que a orientação para o mercado, apesar de importante para as startups, não influencia no desempenho organizacional. Por outro lado, essa orientação tem relevância para a capacidade inovativa de produto. E o desempenho organizacional é influenciado pela capacidade inovativa de produto. Diante disso, o estudo contribuiu no sentido de validar um modelo com as startups brasileiras, o que auxiliará as empresas já existentes e as futuras, para a redução da mortalidade precoce dessas startups.
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    Artigo
    Entrepreneurial disposition in brazilian university students
    (International Educative Research Foundation and Publisher, 2020-05-01) Dutra, Lelayne de Araújo; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Marques, Eduardo Lopes; Lima, Nilton Cesar
    Higher education is universally recognized as a key pillar in the construction of new knowledge economies. The Brazilian university, in general, does not explore its potential to inspire and stimulate students' ambition and innovation. Is there any neglect in the willingness of young university entrepreneurs to promote economic development and consolidate knowledge transfer? This study aims to analyze how the entrepreneurial intention of Brazilian university students behaves. The field of investigation is the Junior Companies of the country, whose use of the Modeling of Structural Equations represents the method of investigation. The study met the statistical criteria for its validation, in addition to presenting a moderate adjustment index explaining 64.9% of the entrepreneurial intention with only one rejected hypothesis. The findings of this research suggest gaps in the performance of government and universities in promoting entrepreneurial education and have implications for entrepreneurship scholars, universities, and policy makers
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    Dissertação
    Estudo dos fatores que afetam a lealdade dos consumidores brasileiros de ferramentas on-line de reserva hoteleira
    (2018-02-23) Krüger, Gabriel Nogueira; Queiroz, Jamerson Viegas; ; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Guardia, Mabel Simone de Araújo Bezerra; ; Marques, Eduardo Lopes;
    O objetivo deste trabalho é avaliar os fatores que afetam a lealdade dos consumidores brasileiros de reserva hoteleira on-line. A metodologia utilizada centrou-se na utilização da structural equation modeling (SEM) based on partial least squares (PLS) para analisar um total de 227 respostas coletadas em todas as 5 macrorregiões do Brasil. Os resultados mostram que o modelo testado apresentou uma boa adequação estatística além de evidenciar a propensão dos brasileiros em priorizar a satisfação na decisão de reutilizar uma plataforma de reservas online, sendo que a funcionalidade de navegação se apresentou como o principal catalizador para este sentimento. Assim, evidencia-se a necessidade da preocupação por parte da indústria hoteleira em desenvolver plataformas virtuais que fomentem a satisfação de seus usuários, para, com isto, desenvolver uma relação leal. A originalidade deste estudo centra-se no emprego da SEM-PLS para compreender como catalisar a lealdade nos usuários brasileiros de ferramentas de reserva on-line.
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    Dissertação
    Fatores determinantes da satisfação e lealdade dos estudantes de pós-graduação em Engenharia de Produção no Brasil
    (2018-02-22) Melo, Magaly Aparecida Galvão Dantas de; Queiroz, Jamerson Viegas; ; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Marques, Eduardo Lopes; ; Araújo, Renato Samuel Barbosa de;
    O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre os fatores determinantes para a satisfação dos alunos de mestrado e doutorado em engenharia de produção no Brasil. Foi realizado um levantamento bibliográfico nacional e internacional que possibilitou a construção de uma fundamentação teórica pautada na discussão entre os temas: satisfação, lealdade, barômetros de satisfação, e ensino da pós-graduação. O modelo estrutural selecionado por meio do embasamento teórico, European Customer Satisfaction Index – ECSI contemplou as dimensões de Imagem, Expectativas, Valor Percebido, Qualidade Percebida, Satisfação Geral e Lealdade. Para atingir o objetivo principal de pesquisa foram estabelecidas 11 hipóteses de pesquisa, cada uma representando a relação de um dos fatores da satisfação discente. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de corte transversal com abordagem quantitativa. A coleta de dados teve abrangência nacional realizada através de uma survey baseado no ECSI com 34 questões aplicado em 35 programas de pós-graduação em Engenharia de Produção. Foram obtidas 588 observações válidas tratadas aplicando a análise fatorial exploratória e modelagem de equações estruturais com aplicação dos softwares IBM® SPSS® statistics 21.0 e IBM® SPSS® Amos 18.0. O estudo atendeu a todos os critérios estatísticos para sua validação além de apresentar um índice de ajustamento moderado e satisfatório. Após algumas adaptações, constatou-se que o modelo ECSI apresenta-se adequado para aferir a satisfação dos alunos de pós-graduação mantendo todos os construtos observados no modelo original. O teste de hipóteses confirmou sete das 11 hipóteses propostas, com rejeição para H3, H4, que tratavam da relação entre o conceito de imagem sobre a satisfação e da imagem sobre a lealdade ambos não significantes. Igualmente, os resultados apontaram a não confirmação das hipóteses (H7) influência da qualidade percebida sobre o valor percebido e (H9) influencia da qualidade percebida sobre a lealdade. Outrossim, quando as variáveis de qualidade do conceito CAPES foram integradas ao modelo o mesmo demonstrou estabilidade estatística, entretanto as correlações negativas indicam uma dissociação entre a avaliação da CAPES e a satisfação dos discentes. Finalmente os resultados sugerem uma forte relação entre as expectativas dos estudantes e a satisfação. Este projeto foi estruturado em quatro partes: introdução, revisão da literatura, procedimentos metodológicos e por fim, apresentam-se as analises e discussão dos resultados, considerações finais e referências.
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    Dissertação
    FM3 self: ferramenta para e-business de automóveis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-11-04) Macêdo, Francelma Maria de Moura; Queiroz, Jamerson Viegas; Furukava, Marciano; 87110296849; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; http://lattes.cnpq.br/5553333657074974; Medeiros, Henrique Rocha de; http://lattes.cnpq.br/7905026833909254; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281; Marques, Eduardo Lopes; http://lattes.cnpq.br/0308933029584833
    A globalização da informação e multiplicação de inovações tecnológicas transformam o cotidiano das relações entre consumidores e vendedores em diversos setores, especialmente o de automóveis. Movido por mudanças no comportamento de compra dos consumidores e dos modelos de negócios das concessionárias de automóveis novos, no Brasil, este mercado tem sido fortemente impulsionado pela tecnologia. Diante disso este trabalho objetiva explorar a criação, desenvolvimento, testes e avaliações da plataforma web FM3Self, um e-business. O E-business é rede de sistemas interligados de negócios efetuados por meios eletrônicos. A plataforma busca oferecer ao consumidor uma solução ágil, precisa e completa para a consultoria digital da compra de automóveis, sob a perspectiva do desenvolvimento socioeconômico, tendo como base a seguinte problemática: como a tecnologia poderia inovar, melhorar e contribuir para melhores tomada de decisão na consultoria de compra automotiva? Para tanto, foi disponibilizado aos usuários um questionário de identificação de perfil de compra. Os resultados são armazenados e analisados juntamente com a base de informações estatísticas do fm3self.com. Entre outras informações, observou-se que há acessos globais. Adicionado com indicadores financeiros aceitáveis, a pesquisa se mostrou viável e inovadora.
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    Dissertação
    Indicadores como base para gestão estratégica de supermercados varejistas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-28) Costa, Wecsley Soares de Souza; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; https://orcid.org/0000-0002-1043-0288; http://lattes.cnpq.br/4742833301655917; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; http://lattes.cnpq.br/8494534254545907; Marques, Eduardo Lopes; Furukava, Marciano; Cabral, Marco Antônio Leandro
    A presente dissertação trata a gestão de loja como diferencial competitivo dentro das organizações de varejo, em especial a de supermercados. Diversos gargalos, sejam na gestão e/ou na operação dentro de uma loja, podem impactar fortemente seus resultados de vendas, perdas, rupturas e, principalmente, a experiência de compra do cliente. Este trabalho tem como objetivo apresentar um modelo replicável de processos gerenciais dentro de uma loja de supermercados varejistas. Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à gestão, mensuração de indicadores, planejamento e rotina de processos voltada ao desenvolvimento de estratégias que mitiguem situações-problema, tratando o conjunto de métodos e padrões de trabalho das atividades gerenciais e desenvolvendo um modelo a ser efetivamente implantado, com a padronização e documentação de processos de cada setor. O estudo se realizará através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e a segunda, de cunho conclusivo, a qual se concretizou mediante a realização do levantamento de indicadores como vendas e perdas da loja e de suas categorias. A metodologia adotada segue como base estudos bibliográficos, estudos de situações e soluções de problemas de campo, com coleta de dados numéricos através do sistema Consinco (software de gestão de indicadores), que podem, após analisados, direcionar ações de modo a gerar pontos de melhorias na gestão, além do estudo de caso com aprofundamento nos processos definidos como prioridades. Por fim, espera-se ao final desta pesquisa uma melhora na gestão do gerente de loja e dos gerenciadores de cada setor, trazendo retorno para a empresa, nas melhorias de processos, satisfação dos clientes e resultados financeiros.
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    Artigo
    Innovation and public incentives: a research about the maturity degree in brazilian companies
    (Global Research Society, 2015-02) Nunes, Benilton Medeiros; Queiroz, Jamerson Viegas; Marques, Eduardo Lopes; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Silva, Christian Luiz da; Diógenes, Jamil Ramsi Farkat; Lima, Nilton César; Strauhs, Faimara do Rocio; Furukava, Marciano
    The present article aims to identify the influence of public incentives in innovation in the maturity degree of Brazilian companies. Thus, the study starts at the understanding of the innovation conceptive dimension over the Brazilian innovation system and interaction between university, company and government. Accordingly, it was performed a multi-method study with 43 companies attended by the project Pró-Inova/Nagi (2013), which promotes the innovation development in companies established in Federative Brazilian States. The obtained results provide reflections about the influence of public investments in innovation, by predictive qualitative variables associated to quantitative empiric test, explains which variables are significant in the maturity variation degree in companies’ innovation
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    Dissertação
    Modelo de produção de alimentos em supermercado baseado na economia circular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-31) Medeiros, Diego Derick Oliveira de; Queiroz, Jamerson Viegas; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; http://lattes.cnpq.br/0037657888703116; http://lattes.cnpq.br/2948378488481914; Furukava, Marciano; http://lattes.cnpq.br/7046131809246694; Carvalho, Zulmara Virginia de; Marques, Eduardo Lopes
    A presente dissertação aborda a cadeia e gestão produtiva dentro de redes de supermercados varejistas, a partir da observação de oportunidades de desenvolvimento de um novo método de produção baseado na otimização de utilização dos recursos disponíveis em suas instalações. Tendo como objetivo desenvolver um modelo de negócios, baseado na economia circular para a gestão de produtos de fabricação própria e perecíveis em supermercados. Dessa forma, são tomados como referência os temas relacionados à gestão de produção, planejamento, reutilização e sustentabilidade, desenvolvendo um modelo a ser efetivamente implantado, com padronização e qualidade. O estudo se realizará através do desenvolvimento de duas etapas: a primeira, exploratória, que tratou da revisão do referencial teórico e construção do modelo de análise; e, a segunda, de cunho analítico, a qual se concretizou mediante a realização do levantamento de dados como vendas, perdas, produções e índices de utilização dentro dos processos de produção presentes em duas grandes redes de supermercado. A metodologia adotada segue como base estudos bibliográficos e estudo de situações e soluções de problemas de campo, de coleta de dados numéricos através do sistema Consinco e SAP, que após análises, servem de base para fundamentação e tomadas de decisões através dos indicadores estabelecidos. Por fim, espera-se ao final, a apresentação de um modelo de negócios inovador, sustentável e rentável, baseado em alicerces seguros através de informações fidedignas, processos claros no aspecto de produções próprias de alimentos.
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    Dissertação
    Proposição de um framework para aplicação de Lean Seis Sigma na Justiça Federal do Brasil
    (2019-02-27) Santos, Hugo Ferreira dos; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; ; Marques, Eduardo Lopes; ; Queiroz, Jamerson Viegas; ; Clementino, Marco Bruno Miranda;
    Esta dissertação possui como tema a aplicação conjunta do Pensamento Lean e do Seis Sigma: o Lean Seis Sigma. Muitos serviços têm valores altos, porque são lentos, consomem muitos recursos e, muitas vezes, necessitam de retrabalho para serem realizados com a qualidade desejada. A pesquisa objetiva a proposição de um framework para aplicação de Lean Seis Sigma em serviços terceirizados com mão de obra residente no Judiciário Federal Brasileiro. Para isso, buscou-se identificar as ferramentas mais adequadas a cada etapa do ciclo DMAIC, aplicadas ao tipo de serviço em questão. Esta pesquisa-ação é de cunho exploratório e caracterizada por uma abordagem quanti e qualitativa, a partir de uma aplicação exploratória no Núcleo de Administração da Justiça Federal no Rio Grande do Norte. Para tal finalidade, contou-se com roteiro topificado, entrevistas informais, ferramentas Lean Seis Sigma e, a fim de conseguir o propósito um Framework para aplicação de Lean Seis Sigma em serviços terceirizados com mão de obra residente para a Justiça Federal do Brasil, apoiadores qualificados no sistema belt foram incorporados. Como resultado, esta dissertação trouxe uma redução de 19.200 L de água por ano, 12,02 minutos na média da operação do principal processo do contrato de limpeza (32,71%), 2,29 minutos (34,80%) na variabilidade do principal processo de limpeza, além de eliminar o uso de 2.112.000 de folhas de papel-toalha (R$ 17.280,00/ano), e de indicar um potencial de economia financeira de R$ 26,5 milhões de reais com a aplicação do Lean Six Sigma no Judiciário Federal Brasileiro, bem como os benefícios da metodologia para o Núcleo de Administração da Justiça Federal no Rio Grande do Norte.
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    Dissertação
    Proposta de indicadores de sustentabilidade para avaliar a gestão e o desempenho ambiental da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-04-27) Lopes, Eliana de Jesus; Colombo, Ciliana Regina; ; ; http://lattes.cnpq.br/2229632313372153; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Marques, Eduardo Lopes; ; Silva, Valdenildo Pedro da;
    A universidade desempenha um papel fundamental na sociedade, seu envolvimento no desenvolvimento sustentável será decisivo na mudança de práticas atuais, além da formação de profissionais capazes de pensar e agir de forma sustentável em vários âmbitos da sociedade. Nos últimos anos, com o fortalecimento do movimento de ambientalização nessas instituições, com vistas a estimular a inserção de elementos e estratégias de sustentabilidade em todas as dimensões de um sistema universitário, a avaliação de sustentabilidade e a adoção de ferramentas para divulgação de seus esforços têm sido campo de pesquisa cada vez mais frequente, mostrando ser possível a melhoria do desempenho ambiental e da performance organizacional. Dessa forma, a universidade se vê desafiada a mostrar-se como exemplo ao adotar iniciativas de gestão ambiental, que contribuem para o desenvolvimento da sustentabilidade. No entanto, diante da realidade brasileira, percebe-se que pesquisas nesse tema ainda são incipientes. Exemplo disso pode ser percebido em relação a Universidade Federal do Rio Grande do Norte que, apesar dos seus mais de 60 anos a serviço da sociedade norte-rio-grandense, não dispõe de um sistema de avaliação de sustentabilidade, tampouco de veiculação de um relatório que exponha as suas atitudes sustentáveis. Face ao exposto, esta pesquisa tem como objetivo propor indicadores de sustentabilidade, adequados à realidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que possam compor um sistema de avaliação da gestão e do desempenho ambiental da instituição. Este estudo se caracterizou como exploratóriodescritivo, com abordagem qualitativa sendo um estudo de caso que se utiliza de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas para obtenção dos dados. Através da análise de 9 relatórios de sustentabilidade em universidades, foram definidos 200 indicadores, categorizados em 11 áreas de gestão de sustentabilidade (planejamento e administração; materiais; resíduos; energia; água e efluentes; emissões; biodiversidade; construção; transporte; alimentação e compras), os quais foram avaliados por gestores/especialistas/ pesquisadores de cada área, mediante entrevista, com o intuito de verificar quais indicadores eram utilizados pela instituição, quais seriam viáveis e quais não se adequa à sua realidade. Como resultado, a pesquisa propõe um conjunto de 171 indicadores de gestão de sustentabilidade, para a universidade em questão, para que o mesmo possa servir de base para a avaliação de sustentabilidade da instituição e seus resultados possam ser divulgados em um relatório voltado para este fim. Conclui-se, portanto, que há desafios a serem superados e que apesar desse relevante conjunto de indicadores de sustentabilidade, há perspectiva de novos campos de pesquisas envolvendo o tema de ordem mundial e, principalmente, no Brasil, onde há carência de estudos sobre avaliação de sustentabilidade em universidades.
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    Dissertação
    A relação das variáveis que influenciam na formação da intenção empreendedora dos discentes das IES brasileiras
    (2019-02-27) Dutra, Lelayne de Araújo; Queiroz, Jamerson Viegas; ; ; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; ; Furukava, Marciano; ; Marques, Eduardo Lopes;
    O ensino superior é universalmente reconhecido como um pilar chave para o desenvolvimento econômico e social nos dias atuais. No entanto, a universidade brasileira, de forma geral, não explora o seu potencial de inspirar e estimular a ambição e inovação nos empreendedores universitários. À luz dessa perspectiva, tem-se que 56% dos alunos empreendedores acreditam que iniciativas de empreendedorismo são essenciais para prepará-los, mas somente 38,78% das universidades, em média, oferecem essas oportunidades, e desses, o maior percentual, 33,1%, corresponde a presença de algum tipo de organização estudantil voltada para pequenos negócios, em que se encaixa a Empresa Júnior (EJ). Buscando, assim, contribuir para o desenvolvimento e expansão dessa atividade, a presente pesquisa tem como objetivo analisar como se comporta a intenção empreendedora dos universitários brasileiros ligados à empresa júnior, por meio da Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Quanto a metodologia empregada, a pesquisa se caracteriza como aplicada com abordagem quantitativa e o método baseia-se na MEE. A coleta de dados teve abrangência nacional e foi realizada online através de uma survey, alcançando uma amostra de 445 alunos. Para análise estatística foi utilizado o software Smart PLS, versão 3.2.8, com as técnicas da MEE a fim de testar as hipóteses do modelo com as variáveis que afetam a intenção empreendedora. Os resultados mostraram que os construtos apresentam relações positivas e significantes explicando 12,4% da Atitude Pessoal (AP), 13,9% do Controle do Comportamento Planejado e 64,9% da Intenção Empreendedora (IE), com exceção das Normas Subjetivas que não demostraram relação com a IE, o que levou a rejeição da hipótese H3. A relação da AP com a IE apresentou maior efeito dentre as demais observadas, confirmando os achados de outros trabalhos na literatura. Concluise que o modelo da Teoria do Comportamento Planejado é adequado para avaliar a intenção empreendedora dos alunos de EJ, e que há lacunas na atuação do governo e das universidades na promoção da educação empreendedora. Os achados dessa pesquisa trazem implicações para estudiosos da educação empreendedora, avaliadores de programas, universidades e formuladores de políticas.
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    Artigo
    Strategies in Brazil’s Higher Education and its Reflections
    (International Journal of Advanced Engineering Research and Science, 2020-03) Queiroz, Jamerson Viegas; Silva, Christian Luiz da; Almeida, Dory E. S. da S.; Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira; Lima, Nilton Cesar; Sousa, Gustavo Henrique Silva de; Furukava, Marciano; Marques, Eduardo Lopes
    This article aims to identify the strategies used federal the institutions of higher education (IFES) located in the north-northeast of Brazil and its effect on the General index of courses (IGC) developed by the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). The methodology used consisted of a Survey among all the IFES 22 located in Northern and northeastern Brazil, evaluated by the IGC in the period between 2007 and 2011. The results show that the strategies that influenced the positioning of IFES evaluated in the IGC are scaling, monitoring of processes by means of indicators and information systems; the systematic assessment of faculty; systematic awareness of students with regard to the importance of National Examination performance of students (ENADE); the policy of support for the residence of students through scholarships; as well as the creation and excellent functioning of coordination of the MEETING (program support the restructuring plans and expansion of Federal Universities); as well as the Commission Own assessment - CPA; logo should be considered in the planning of IFES
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