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Navegando por Autor "Lima, Ronaldo Ferreira de"

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    TCC
    A flauta doce como recurso de musicalização e inclusão social na Banda de Cruzeta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Silva, Aline Regina da; Lima, Ronaldo Ferreira de; Araújo, Amandy Bandeira de; Araújo, João Paulo de
    O trabalho tem como foco mostrar a utilização da Flauta Doce como recurso de musicalização, educação e socialização na cidade de Cruzeta, além de fazer um panorama histórico da flauta através dos tempos. Levanta alguns fatos sobre as bandas no Brasil, tendo enfoque a história da Banda de Cruzeta e da Banda de Flauta Doce Prof.ª Margaret Keller. Tem como principal função a observação do ensino na Escola de Música de Cruzeta. Esta Escola mostra-se como pioneira no ensino e no uso da flauta como recurso de musicalização. A flauta doce apresenta se como um instrumento que proporciona aos alunos uma vivência musical, uma integração social, um desenvolvimento motor e educacional. A Banda de Cruzeta apresenta-se como pioneira na formação social e humana de crianças e jovens, destacando-se na utilização da flauta doce como instrumento socializador. O trabalho tem como base entrevistas semiestruturadas com pessoas que fazem parte da Escola, além da abordagem bibliográfica, observações e leituras através de fotografias.
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    TCC
    Banda de música Mestre João Roberto Paz e União de Santa Cruz/RN: um estudo sobre educação musical e o papel da banda na sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, José Washington da; Gaulke, Tamar Genz; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira de
    Esta monografia constitui-se em um estudo sobre a Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União da cidade de Santa Cruz/RN – BMMJRPU, tendo como objetivo discutir a relevância do trabalho realizado pela BMMJRPU e relatar as suas práticas musicais, educacionais e sociais. Abordam-se aspectos históricos da cultura de bandas de música no Brasil e no Rio Grande do Norte e a relação da banda para a formação pessoal dos indivíduos. São relatadas algumas considerações sobre a música no processo educacional e a necessidade do reconhecimento da identidade musical a partir do que é realizado na banda: ensaios, apresentações e concertos. Quanto à metodologia, optou-se por desenvolver um estudo de caso através de uma abordagem com enfoque qualitativo. Os dados deste trabalho foram coletados através de questionário com os integrantes da banda, os pais e familiares dos integrantes, e também por meio de entrevistas semiestruturadas com o maestro da Banda e pessoas da comunidade representantes de instituições santa-cruzenses. Por meio deste estudo, foi possível concluir que uma banda de música pode proporcionar a formação musical, profissional e pessoal de seus integrantes, configurando-se, assim, como uma ação social.
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    TCC
    Banda Taiyo Ongakutai do RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Maia, Alexandre Fernandes; Lima, Ronaldo Ferreira de; Oliveira, Danilo César Guanais de; Mendes, Jean Joubert Freitas
    Esta monografia constitui-se em uma pesquisa sobre a Banda de Música Taiyo Ongakutai do Rio Grande do Norte, fundada na cidade de Caicó - RN, grupo pertencente à ONG BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) em que todos os membros são praticantes da filosofia budista de Nitiren Daishonin, tendo como objetivo ressaltar a importância do grupo para a comunidade, demonstrar a importância deste trabalho para o desenvolvimento sócio-cultural e filosófico dos jovens. Os dados deste trabalho foram coletados através de arquivos da banda, entrevistas com ex- integrantes e de um relato da experiência vivida pelo próprio autor.
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    Dissertação
    Bandas de música, escolas de vida
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-03-28) Lima, Ronaldo Ferreira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com
    A dissertação tem como foco a compreensão do percurso da aprendizagem musical de crianças e jovens em duas filarmônicas atuantes na região do sertão do Seridó norte-rio-grandense: a Filarmônica Hermann Gmeiner, do Projeto Aldeias Infantis SOS, de Caicó, e a Filarmônica 24 de outubro, de Cruzeta. Destaca-se a relação singular entre o mestre da banda e seus alunos, com base na interação permanente entre tradição, criatividade e mudança, que decorrem de uma formação partilhada. A idéia que une o trabalho dessas duas comunidades é a aposta na formação do indivíduo como ser complexo, não apenas reduzido ao aprendizado de um instrumento musical, mas inserido num processo educacional capaz de facilitar o desvelamento de si, do outro e da sociedade. A história e o percurso da formação musical dessas duas experiências são tecidos com base em entrevistas semi-estruturadas com os mestres das bandas, aprendizes e pessoas dos dois municípios. Da leitura de fotografias das bandas também se constrói a história. A perspectiva teórico-social se pauta na idéia de complexidade tal como expressa Edgar Morin. Para o autor, complexo é o que é tecido em conjunto; portanto é multidimensional, faz dialogar vários domínios e aspectos que incidem sobre um mesmo fenômeno. O complexo supõe sempre criatividade e a relação entre razão e afetividade dos sujeitos
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    TCC
    Ensino da clarineta na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Santos, Fernanda Cristina dos; Souza, Catarina Shin Lima de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira de
    O trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do ensino da clarineta especificamente vivenciada na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira, localizada no município de Parnamirim-RN. A metodologia utilizada foi desenvolvida em formato de aulas coletivas e apresentam fragmentos de experiências anteriores e posteriores tecidas durante minha atuação como professora de clarineta na Escola em questão entre os anos de 2012 e 2013. Para enriquecer a reflexão trar-se-á comentários de profissionais da área como Joel Barbosa, Rosa Barros e Jacob Furtado fazendo uso de artigos, entrevistas, métodos e monografias. Para obter um panorama que se apresente mais amplo, exponho as falas de alguns alunos para identificar, nas suas visões, a eficácia das aulas coletivas de clarineta. De uma forma mais ampla, também é abordado o ensino como uma ferramenta que proporciona e capacita o individuo fazendo-o dialogar saberes na sua forma mais aberta, ou seja, transdisciplinar. Porém, sem se afastar do seu objetivo central: o ensino da clarineta. Por meio deste registro pretendo colaborar para que outras pesquisas se desenvolvam sobre os assuntos aqui abordados.
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    TCC
    Ensino de música para crianças na Banda de Cruzeta-RN: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Dantas, Gilvânia Flávia de Lima; Gomes, Carolina Chaves; Bezerra, Edibergon Varela; Silva , Gilvando Pereira da; Lima, Ronaldo Ferreira de
    O trabalho tem por objetivo apresentar um relato deexperiência vivenciado na aula de teoria e flauta doce em um projeto vinculado à Banda de música de Cruzeta-RN. Como metodologia foi utilizada a entrevista semiestruturada com alunos, monitores e professores do projeto. Para enriquecer a reflexão tratar-se-á comentários de profissionais da área como Lima (2005) Fontoura (2011) Galvão (1998). Entre os materiais bibliográficos foram analisados: artigos, reportagem, métodos e trabalhos acadêmicos. Para obter um panorama que se apresente mais amplo, exponho as falas de alguns participantes para identificar suas impressões acerca da importância das aulas e quão foi significativo o aprendizado em suas vidas. De uma forma mais ampla, também é abordado o ensino como uma ferramenta que proporciona e capacita o indivíduo fazendo-o dialogar saberes na sua forma mais aberta, ou seja, transdisciplinar. Porém, sem se afastar do seu objetivo central: o ensino de música através da flauta doce. Como resultado percebeu-se que o ensino de música com crianças serve de base para a iniciação musical no projeto.
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    TCC
    Monitoria e banda de música: um estudo de caso da monitoria no naipe de clarinete da Banda de Música da cidade de Cruzeta - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Vitória Raquelline da; Souza, Catarina Shin Lima de; Lima, Ronaldo Ferreira de; Farias, Ranilson Bezerra
    O presente trabalho baseia-se na importância da utilização do monitor para a Banda de Música do município de Cruzeta (RN), traçando um breve histórico da legislação brasileira – Lei 5.540/68 que trata da Reforma Universitária. A escolha dessa Banda de Música deve-se ao fato dela ser pioneira em lidar com esse novo modelo de ensino tendo como objetivo principal dar oportunidade aos jovens estudantes através da atuação/formação como monitor. Traz relatos e experiências de músicos por ela formados bem como do próprio regente da Banda de Música, Maestro Humberto Carlos Dantas (Bembém) que percebeu a necessidade do monitor para o desenvolvimento técnico dos instrumentistas da escola de música de Cruzeta/RN. Busca-se compreender o papel do monitor para o desenvolvimento dos músicos da referida Banda de Música e sua importância no processo de ensino-aprendizagem dos próprios alunos monitores. Para a realização desse trabalho, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com componentes da Banda (professores, monitores, ex-monitores e, ainda, a madrinha da Banda professora Margareth Keller), pesquisa bibliográfica, leitura e análise de imagens fotográficas. Traz um recorte de outra banda de música que seguiu o modelo de monitoria adotado pela Banda de Música de Cruzeta para ilustrar a importância do monitor para o desenvolvimento musical dos integrantes.
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    TCC
    Percepções de ensino-aprendizagem de alunos na Orquestra Potiguar de Clarinetes: uma perspectiva de ensino não formal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Jonathas Marques Pereira de; Morais, Pollyanna Guimarães da Silva de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira de
    Levando em conta as diversas modalidades de ensino, a educação não formal apresenta conceitos que estão de acordo com o aprendizado ocorrente nos ensaios e apresentações da Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC). Ao evidenciar as práticas ocorridas nas atividades do grupo, nota-se que a intenção está manifesta em uma relação não formal de ensino e, consequentemente, resulta em experiências musicais não-formais. Os conhecimentos desses alunos, além de serem produzidos pela aquisição de conteúdos estabelecidos previamente, são obtidos também através das próprias dificuldades que vão surgindo, das necessidades que vão se mostrando a cada ensaio e principalmente pela troca de informações entre os componentes. Diante disso, o principal objetivo desta pesquisa foi investigar como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem musical não formais nas atividades da OPC. Para tomar conhecimento sobre o que os alunos e professores pensam sobre as práticas da orquestra, foram elaboradas entrevistas para ambas partes. Os questionamentos feitos para os alunos buscavam identificar o posicionamento deles em relação às contribuições que a prática musical da orquestra os oferece, enquanto as perguntas direcionadas aos professores tinham a finalidade de analisar suas perspectivas em relação ao processo de aprendizado do grupo, assim como relatos sobre a experiência docente e a importância da escolha do repertório da orquestra. A pesquisa constatou que as atividades do grupo proporcionam, além do aperfeiçoamento na leitura musical e a prática de conjunto, experiências extramusicais de valores para a vida pessoal, como: respeito, criação de laços de amizade e oportunidades de vivenciar momentos de descontração. Concluindo, por mais que os ensaios do grupo sejam realizados em um espaço de ensino formal, o aprendizado adquirido pelos alunos caracteriza uma relação não formal de ensino, que permite a aquisição de conhecimentos e vivências que estão além dos esperados para um grupo instrumental.
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