Navegando por Autor "Lima, Ronaldo Ferreira de"
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TCC A flauta doce como recurso de musicalização e inclusão social na Banda de Cruzeta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Silva, Aline Regina da; Lima, Ronaldo Ferreira de; Araújo, Amandy Bandeira de; Araújo, João Paulo deO trabalho tem como foco mostrar a utilização da Flauta Doce como recurso de musicalização, educação e socialização na cidade de Cruzeta, além de fazer um panorama histórico da flauta através dos tempos. Levanta alguns fatos sobre as bandas no Brasil, tendo enfoque a história da Banda de Cruzeta e da Banda de Flauta Doce Prof.ª Margaret Keller. Tem como principal função a observação do ensino na Escola de Música de Cruzeta. Esta Escola mostra-se como pioneira no ensino e no uso da flauta como recurso de musicalização. A flauta doce apresenta se como um instrumento que proporciona aos alunos uma vivência musical, uma integração social, um desenvolvimento motor e educacional. A Banda de Cruzeta apresenta-se como pioneira na formação social e humana de crianças e jovens, destacando-se na utilização da flauta doce como instrumento socializador. O trabalho tem como base entrevistas semiestruturadas com pessoas que fazem parte da Escola, além da abordagem bibliográfica, observações e leituras através de fotografias.TCC Banda de música Mestre João Roberto Paz e União de Santa Cruz/RN: um estudo sobre educação musical e o papel da banda na sociedade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, José Washington da; Gaulke, Tamar Genz; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira deEsta monografia constitui-se em um estudo sobre a Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União da cidade de Santa Cruz/RN – BMMJRPU, tendo como objetivo discutir a relevância do trabalho realizado pela BMMJRPU e relatar as suas práticas musicais, educacionais e sociais. Abordam-se aspectos históricos da cultura de bandas de música no Brasil e no Rio Grande do Norte e a relação da banda para a formação pessoal dos indivíduos. São relatadas algumas considerações sobre a música no processo educacional e a necessidade do reconhecimento da identidade musical a partir do que é realizado na banda: ensaios, apresentações e concertos. Quanto à metodologia, optou-se por desenvolver um estudo de caso através de uma abordagem com enfoque qualitativo. Os dados deste trabalho foram coletados através de questionário com os integrantes da banda, os pais e familiares dos integrantes, e também por meio de entrevistas semiestruturadas com o maestro da Banda e pessoas da comunidade representantes de instituições santa-cruzenses. Por meio deste estudo, foi possível concluir que uma banda de música pode proporcionar a formação musical, profissional e pessoal de seus integrantes, configurando-se, assim, como uma ação social.TCC Banda Taiyo Ongakutai do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Maia, Alexandre Fernandes; Lima, Ronaldo Ferreira de; Oliveira, Danilo César Guanais de; Mendes, Jean Joubert FreitasEsta monografia constitui-se em uma pesquisa sobre a Banda de Música Taiyo Ongakutai do Rio Grande do Norte, fundada na cidade de Caicó - RN, grupo pertencente à ONG BSGI (Brasil Soka Gakkai Internacional) em que todos os membros são praticantes da filosofia budista de Nitiren Daishonin, tendo como objetivo ressaltar a importância do grupo para a comunidade, demonstrar a importância deste trabalho para o desenvolvimento sócio-cultural e filosófico dos jovens. Os dados deste trabalho foram coletados através de arquivos da banda, entrevistas com ex- integrantes e de um relato da experiência vivida pelo próprio autor.Dissertação Bandas de música, escolas de vida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-03-28) Lima, Ronaldo Ferreira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.comA dissertação tem como foco a compreensão do percurso da aprendizagem musical de crianças e jovens em duas filarmônicas atuantes na região do sertão do Seridó norte-rio-grandense: a Filarmônica Hermann Gmeiner, do Projeto Aldeias Infantis SOS, de Caicó, e a Filarmônica 24 de outubro, de Cruzeta. Destaca-se a relação singular entre o mestre da banda e seus alunos, com base na interação permanente entre tradição, criatividade e mudança, que decorrem de uma formação partilhada. A idéia que une o trabalho dessas duas comunidades é a aposta na formação do indivíduo como ser complexo, não apenas reduzido ao aprendizado de um instrumento musical, mas inserido num processo educacional capaz de facilitar o desvelamento de si, do outro e da sociedade. A história e o percurso da formação musical dessas duas experiências são tecidos com base em entrevistas semi-estruturadas com os mestres das bandas, aprendizes e pessoas dos dois municípios. Da leitura de fotografias das bandas também se constrói a história. A perspectiva teórico-social se pauta na idéia de complexidade tal como expressa Edgar Morin. Para o autor, complexo é o que é tecido em conjunto; portanto é multidimensional, faz dialogar vários domínios e aspectos que incidem sobre um mesmo fenômeno. O complexo supõe sempre criatividade e a relação entre razão e afetividade dos sujeitosTCC Ensino da clarineta na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Santos, Fernanda Cristina dos; Souza, Catarina Shin Lima de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira deO trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do ensino da clarineta especificamente vivenciada na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira, localizada no município de Parnamirim-RN. A metodologia utilizada foi desenvolvida em formato de aulas coletivas e apresentam fragmentos de experiências anteriores e posteriores tecidas durante minha atuação como professora de clarineta na Escola em questão entre os anos de 2012 e 2013. Para enriquecer a reflexão trar-se-á comentários de profissionais da área como Joel Barbosa, Rosa Barros e Jacob Furtado fazendo uso de artigos, entrevistas, métodos e monografias. Para obter um panorama que se apresente mais amplo, exponho as falas de alguns alunos para identificar, nas suas visões, a eficácia das aulas coletivas de clarineta. De uma forma mais ampla, também é abordado o ensino como uma ferramenta que proporciona e capacita o individuo fazendo-o dialogar saberes na sua forma mais aberta, ou seja, transdisciplinar. Porém, sem se afastar do seu objetivo central: o ensino da clarineta. Por meio deste registro pretendo colaborar para que outras pesquisas se desenvolvam sobre os assuntos aqui abordados.TCC Ensino de música para crianças na Banda de Cruzeta-RN: um relato de experiência(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Dantas, Gilvânia Flávia de Lima; Gomes, Carolina Chaves; Bezerra, Edibergon Varela; Silva , Gilvando Pereira da; Lima, Ronaldo Ferreira deO trabalho tem por objetivo apresentar um relato deexperiência vivenciado na aula de teoria e flauta doce em um projeto vinculado à Banda de música de Cruzeta-RN. Como metodologia foi utilizada a entrevista semiestruturada com alunos, monitores e professores do projeto. Para enriquecer a reflexão tratar-se-á comentários de profissionais da área como Lima (2005) Fontoura (2011) Galvão (1998). Entre os materiais bibliográficos foram analisados: artigos, reportagem, métodos e trabalhos acadêmicos. Para obter um panorama que se apresente mais amplo, exponho as falas de alguns participantes para identificar suas impressões acerca da importância das aulas e quão foi significativo o aprendizado em suas vidas. De uma forma mais ampla, também é abordado o ensino como uma ferramenta que proporciona e capacita o indivíduo fazendo-o dialogar saberes na sua forma mais aberta, ou seja, transdisciplinar. Porém, sem se afastar do seu objetivo central: o ensino de música através da flauta doce. Como resultado percebeu-se que o ensino de música com crianças serve de base para a iniciação musical no projeto.TCC Monitoria e banda de música: um estudo de caso da monitoria no naipe de clarinete da Banda de Música da cidade de Cruzeta - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Vitória Raquelline da; Souza, Catarina Shin Lima de; Lima, Ronaldo Ferreira de; Farias, Ranilson BezerraO presente trabalho baseia-se na importância da utilização do monitor para a Banda de Música do município de Cruzeta (RN), traçando um breve histórico da legislação brasileira – Lei 5.540/68 que trata da Reforma Universitária. A escolha dessa Banda de Música deve-se ao fato dela ser pioneira em lidar com esse novo modelo de ensino tendo como objetivo principal dar oportunidade aos jovens estudantes através da atuação/formação como monitor. Traz relatos e experiências de músicos por ela formados bem como do próprio regente da Banda de Música, Maestro Humberto Carlos Dantas (Bembém) que percebeu a necessidade do monitor para o desenvolvimento técnico dos instrumentistas da escola de música de Cruzeta/RN. Busca-se compreender o papel do monitor para o desenvolvimento dos músicos da referida Banda de Música e sua importância no processo de ensino-aprendizagem dos próprios alunos monitores. Para a realização desse trabalho, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com componentes da Banda (professores, monitores, ex-monitores e, ainda, a madrinha da Banda professora Margareth Keller), pesquisa bibliográfica, leitura e análise de imagens fotográficas. Traz um recorte de outra banda de música que seguiu o modelo de monitoria adotado pela Banda de Música de Cruzeta para ilustrar a importância do monitor para o desenvolvimento musical dos integrantes.TCC Percepções de ensino-aprendizagem de alunos na Orquestra Potiguar de Clarinetes: uma perspectiva de ensino não formal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Jonathas Marques Pereira de; Morais, Pollyanna Guimarães da Silva de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira deLevando em conta as diversas modalidades de ensino, a educação não formal apresenta conceitos que estão de acordo com o aprendizado ocorrente nos ensaios e apresentações da Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC). Ao evidenciar as práticas ocorridas nas atividades do grupo, nota-se que a intenção está manifesta em uma relação não formal de ensino e, consequentemente, resulta em experiências musicais não-formais. Os conhecimentos desses alunos, além de serem produzidos pela aquisição de conteúdos estabelecidos previamente, são obtidos também através das próprias dificuldades que vão surgindo, das necessidades que vão se mostrando a cada ensaio e principalmente pela troca de informações entre os componentes. Diante disso, o principal objetivo desta pesquisa foi investigar como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem musical não formais nas atividades da OPC. Para tomar conhecimento sobre o que os alunos e professores pensam sobre as práticas da orquestra, foram elaboradas entrevistas para ambas partes. Os questionamentos feitos para os alunos buscavam identificar o posicionamento deles em relação às contribuições que a prática musical da orquestra os oferece, enquanto as perguntas direcionadas aos professores tinham a finalidade de analisar suas perspectivas em relação ao processo de aprendizado do grupo, assim como relatos sobre a experiência docente e a importância da escolha do repertório da orquestra. A pesquisa constatou que as atividades do grupo proporcionam, além do aperfeiçoamento na leitura musical e a prática de conjunto, experiências extramusicais de valores para a vida pessoal, como: respeito, criação de laços de amizade e oportunidades de vivenciar momentos de descontração. Concluindo, por mais que os ensaios do grupo sejam realizados em um espaço de ensino formal, o aprendizado adquirido pelos alunos caracteriza uma relação não formal de ensino, que permite a aquisição de conhecimentos e vivências que estão além dos esperados para um grupo instrumental.