Navegando por Autor "Lima, Maria Glaudete Dantas de"
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Dissertação (Re) criando a semana de arte moderna de 1922: proposta pedagógica para o ensino do modernismo brasileiro nas aulas de artes visuais do novo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-20) Lima, Maria Glaudete Dantas de; Thome, Renata Viana de Barros; ; ; Petry, Arlete dos Santos; ; Paiva, Diego Souza de;Este trabalho tem como tema (Re)criando a semana de arte moderna de 1922: proposta pedagógica para o ensino do modernismo brasileiro nas aulas de artes visuais do novo ensino médioeapresenta um material didático desenvolvido em sala de aula através da abordagem de uma proposta pedagógica sobre o referido assunto, ressaltando os acontecimentos na Semana de 1922, a partir da leitura e releitura das obras de artistas de destaque à época do evento. Elegemos como objetivo geral analisar o como se pode ensinar o tema do modernismo nas artes no Brasil, por meio de uma proposta pedagógica focada na Proposta Triangular e na recriação da Semana de Arte Moderna de 1922, com alunos do segundo ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem.Outros objetivos mais específicos também foram considerados, tais como: apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas na escola sobre o Modernismo Brasileiro no hoje da história da arte; mostrar os resultados dos trabalhos dos alunos realizados na escola;elaborar diretrizes para o aperfeiçoamentode novos projetos pedagógicos. Para explorar a temática,tomamos por base uma problemática que interroga, sobretudo, como trabalhar com o tema do modernismo brasileiro em sala de aula, aproximando-o dos alunos do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem, localizada no Bairro de Lagoa Seca, Natal/RN, sendo sujeitos atuantes, os alunos do Novo Ensino Médio matriculados na disciplina de Artes Visuais. A metodologia se caracteriza comouma experiência em sala de aula, unindo a pesquisa bibliográfica ao método de investigação escolhido identificado como pesquisa-ação com abordagem qualitativa, na perspectiva de Thiollent citado porBaldissera (2001); Pope, Mays (2005); Barbier (2004); Bogdan e Biklen (1982), dentre outros. Para os aportes teóricos,recorremos a autores como Paulo Freire (1996); Antoni Zaballa (1998); Hugo B. Bozzano e outros (2013); Kátia Helena Pereira (2007); Mírian Celeste Moreira e outros (2009); Mirian Celeste Martins e outros (1998); Neide Rezende (2006); Dóris Maria Malfatii (2009); Cibele Regina de Carvalho (2007); Israel Pedrosa (2009); Aracy Amaral (1976); Béa Meira e outros (2017); Ana Mae Barbosa (2011) e Marilda Oliveira de Oliveira (2007), numa abordagem a partir da leitura de mundo ao ensino de arte sob a visão de cadaautor. Ressaltamos, por fim,que os resultados deste artigo e proposta pedagógica poderão contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão sobre a arte de ensinar Artes Visuais no Novo Ensino Médio, considerando a práxis pedagógica em função da construção do conhecimento que deve se concretizar no ambiente da sala de aula em qualquer escola, seja ela pública ou particular