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Navegando por Autor "Gonçalo, Keilla da Silva"

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    TCC
    As possibilidades de atuação do pedagogo no espaço escolar: a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança com Síndrome de Down
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Gonçalo, Keilla da Silva; Mattos, Carlos Alberto de; Coquerel, Patrick Ramon Stafin; Mattos, Carlos Alberto de
    Este trabalho tem como objetivo discutir as contribuições que a Psicomotricidade oferece à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil das crianças com Síndrome de Down no espaço escolar. O trabalho do professor junto às competências da psicomotricidade para o desenvolvimento da criança é fundamental para a sua aprendizagem, proporcionando interferências significativas sobre a sua experiência escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica visto que se preocupa com o processo, ao invés de se prender ao produto final, enfatizando a relevância de perceber a perspectiva dos sujeitos pesquisados. E em bases de dados (GOOGLE ACADÊMICO), e autores sobre educação, inclusão e psicomotricidade. Tendo como objetivo refletir sobre o papel do professor no processo de desenvolvimento motor e afetivo de crianças com síndrome de Down, e a importância da psicomotricidade. Utiliza como aporte teórico-metodológico, Veltrone, MENDES (2013). Alves (2011), Saviani (2000), Bezerra e Araújo (2011), Martins (2002), Silva, Desses, (2002). Cunningham (2008), Voivodic, (2008), Vygotsky (1979), Alves (2011), Ferreira (2008), Brasil, 2015, Fonseca, (2008). A metodologia para a avaliação da criança implica numa ação planejada, sistemática, que vai envolver a avaliação da criança e de sua família, a organização de um programa de intervenção adequado às necessidades individuais, com a colaboração efetiva da família, uma avaliação contínua do progresso da criança. Um trabalho voltado para a psicomotricidade dentro do espaço escolar podendo promover atividades que possibilitem a consciência dos seus movimentos de maneira expressiva e integrada com a emoção considerando os estágios de desenvolvimento, bem como as limitações trazidas pela criança em diferentes dimensões.
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