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Navegando por Autor "Gomes, Marcelo Bolshaw"

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    TCC
    A história de Luci Gomes Maia: fragmentos de uma maternidade atípica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-04) Maranhão, Túlio Maia; Gomes, Marcelo Bolshaw; Guimarães, Francisco de Assis Duarte; Nobre, Itamar de Morais
    Este relatório apresenta o documentário “A história de Luci Gomes Maia: Fragmentos de uma maternidade atípica”, o qual fala sobre a maternidade de Maria Luci Gomes Maia, quando deu à luz dois filhos gêmeos que foram posteriormente diagnosticados com autismo e Síndrome de Williams. A narrativa busca evidenciar, por meio do cotidiano dos gêmeos, as particularidades do autismo e da síndrome de Williams, destacando suas manifestações comportamentais, afetivas e sociais, assim como reconstruir pontos de sua trajetória familiar e cotidiana a partir do próprio ponto de vista de Luci, trazendo os desafios e dificuldades que ela passou ao longo de sua vida na criação de seus dois filhos atípicos, até os dias de hoje. O documentário também busca discutir sobre o impacto das redes sociais nos dias de hoje, trazendo o exemplo da influência da entrevistada nesse meio, e como isso pode contribuir para a inclusão das pessoas atípicas na sociedade.
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    Tese
    A vida em jogo na sociedade do desempenho: uma análise crítica à gamificação da cultura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-08) Tavares, Dickson de Oliveira; Gomes, Marcelo Bolshaw; Bezerra, Josenildo Soares; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0003-0363-188X; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073; Araújo, Célia Maria de; Dantas, Juliana Bulhões Alberto; Silva, Maria Érica Oliveira da; Born, Rodrigo Montandon; Pereira, Sebastian Faustino; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos
    Esta tese investiga a gamificação como um mecanismo de controle e exploração na cultura contemporânea, impactando a subjetividade, as relações sociais e a experiência humana. A pesquisa se insere no campo dos Estudos da Mídia e utiliza a Hermenêutica de Profundidade como metodologia para analisar as trocas simbólicas e a produção de significado na cultura gamificada. A metodologia da presente tese está estruturada nas seguintes etapas: abordagem, procedimentos e coleta de dados, subdividindo-se em pesquisa bibliográfica. A partir da crítica de Byung-Chul Han à sociedade do desempenho, o estudo argumenta que a gamificação intensifica a lógica da competição, da autoexploração e do controle, ameaçando a liberdade individual e o bem-estar. A pesquisa mapeia a presença da gamificação em diversos campos sociais, como educação, trabalho e consumo, e alerta para os riscos de manipulação e controle. A pesquisa conclui que a gamificação, embora apresente potencialidades, precisa ser utilizada de forma crítica e consciente, para evitar a instrumentalização do lúdico e a perda da autonomia. A estrutura da tese se divide em sete seções, que contemplam desde a revisão da trajetória da pesquisa e reflexões finais até a apresentação de uma proposição da criação de um “Jogo da Vida” na perspectiva haniana. Os resultados indicam que a gamificação, embora possa potencializar o engajamento e a aprendizagem, reforça dinâmicas de vigilância, controle e colonização cultural, exacerbando a lógica do desempenho.
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    Dissertação
    A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing
    (2018-09-27) Lopes, Josilma Oliveira; Gomes, Marcelo Bolshaw; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; ; ; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; ; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa;
    A presente dissertação é resultado da pesquisa A academia como campo social: o caso da revista Comunicação, Mídia e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e se insere no contexto das publicações da pesquisa científica nos programas de PósGraduação em Comunicação Social. O objetivo principal é analisar a revista no que se refere à classificação e à qualidade enquanto periódico da área da comunicação. A pesquisa, descritiva e exploratória, é um estudo de caso e aponta para uma necessária mudança dos critérios editoriais de publicação científica. A revista em estudo, Comunicação, Mídia e Consumo (ISSN 1983-7070), é editada pelo PPGCOM-ESPM desde 2004, sendo publicada exclusivamente no formato digital desde 2014. Tem periodicidade quadrimestral e é avaliada como Qualis/Capes A2 na área de Comunicação e Informação. Para construir o referencial teórico da pesquisa, estudamos diferentes autores, de forma a melhor compreender o campo da comunicação. Destaca-se Bourdieu, que aborda as definições dos conceitos de campo científico, monopólio da autoridade científica e competência científica.
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    TCC
    Ao vivo do PS5: o papel da exclusividade no marketing dos games
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-28) Sousa, Clercio Silva Rodrigues de; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0001-9544-4744; http://lattes.cnpq.br/8901855221232985; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; Tavares, Dickson de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073
    Com cada vez mais recursos tecnológicos e novas formas de jogar disponíveis, as fabricantes de videogame estão sempre em busca dos melhores meios para anunciar e vender seus produtos. Um dos elementos mais explorados por essas empresas é a exclusividade, que gera valor a partir de jogos que só estão disponíveis em dispositivos específicos. Para investigar como os títulos exclusivos podem ser usados estrategicamente em ações de comunicação e marketing, este estudo de caso foi construído em três etapas: 1) descrição das práticas (BOURDIEU, 2008; CERTEAU, 1998; WILLIAMS, 2012) de consumo dos jogadores; 2) revisão de conceitos do marketing (KOTLER, KELLER, 2018; TAKAHASHI, 2006; LORENZI, 2021) no contexto dos games; e 3) análise de três iniciativas da campanha publicitária “Ao vivo do PS5”. O artigo considera que focar no catálogo de jogos exclusivos do PlayStation 5 agregou valor simbólico ao console e que a campanha colaborou para o aumento do volume de unidades vendidas no primeiro trimestre de 2023.
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    Dissertação
    O áudio em uma perspectiva midiática de informação feminista no contexto da pandemia da Covid-19: um estudo do Podcast Feminismo e Marxismo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-15) Soares, Fernanda Lourena Pereira; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0009-0008-1263-9537; http://lattes.cnpq.br/8962879455316090; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Silva, Telma Gurgel da
    Esta dissertação analisou, sob uma perspectiva feminista e classista (Toledo, 2017), o podcast como um novo processo midiático na Internet, utilizando os conceitos de rádio expandido (Kischinhevsky, 2012; 2016; 2017), buscou-se compreender como essa ferramenta tem contribuído para que as mulheres se apropriem dessa mídia, na tentativa de construir outros posicionamentos na sociedade. Nesse sentido, analisou-se o podcast Feminismo e Marxismo produzido por mulheres com o recorte de gênero no contexto da pandemia da covid-19, em de 2021. De forma a observar as possibilidades de resistência dessas sujeitas na busca por emancipação e erradicação das desigualdades de gênero. Desse modo, esta dissertação se propõe a identificar o protagonismo das mulheres no podcast e como essa mídia representa, fortalece e amplia a consciência sobre pautas feministas. Nesse sentido a pesquisa opta por uma abordagem metodológica qualitativa utilizando o estudo de caso (Yin, 2001), tendo como elementos de pesquisa a coleta de dados e análise de produção do podcast citado acima.
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    Dissertação
    Audiovisual para dispositivos móveis: análise sociossemiótica da obra interativa Shield 5
    (2018-03-26) Mendes, Allisson Ronaldo da Silva; Burgos, Taciana de Lima; ; ; Figueiredo, Carolina Dantas de; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Pavan, Maria Angela;
    Os fluxos informacionais atuais são condicionados às novas condições espaço-temporais muito em função dos avanços sociais e das tecnologias digitais. Conceitos como mobilidade, ubiquidade e conectividade se fazem presentes em dispositivos e plataformas de mídia, permitindo novas formas de produzir, distribuir e consumir conteúdo. O presente trabalho tem o intuito de analisar a obra Shield 5 de acordo com os preceitos teórico-metodológicos da sociossemiótica de Landowski. Tendo em vista que se trata de um produto que incorpora o audiovisual aos dispositivos móveis através da plataforma de rede social Instagram, a interatividade se apresenta como uma configuração básica e atuante no processo. Nesse sentido, serão identificados e relacionados os elementos interativos da obra com os regimes de interação e sentido descritos por Landowski no seu sistema semiótico, pautado em quatro grandes comportamentos recorrentes: a programação, o acidente, a manipulação e o ajustamento.
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    Dissertação
    Batman vs Superman - a origem da justiça: as práticas dos fãs em rede
    (2017-03-25) Medeiros, Acácia Pierre dos Santos; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; ; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; ; http://lattes.cnpq.br/6470961996012743; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Magalhães, Henrique Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/9876023654860446
    A expansão tecnológica e comunicacional propiciou o surgimento de novas práticas de visualização e apropriação de informações, de modo a afetar a visibilidade e as práticas das comunidades de fãs, que se constituem a partir de uma participação ativa dos membros que as integram. Este trabalho procura inserir-se no contexto da cultura participativa a fim de melhor compreender o fenômeno de cultura de fãs e contribuir para os estudos que a ele estão relacionados. Para isto, utiliza-se o filme Batman vs Superman – A Origem da Justiça com o objetivo de demonstrar como os fãs se organizam e quais as suas práticas em uma comunidade virtual. O método empregado é o da netnografia apoiada à observação das práticas online e à elaboração de questionários destinados aos membros da comunidade. A base teórica é composta por autores como Henry Jenkins (1992;2006;2009;2015), Matt Hills (2002), Clay Shirky (2011), Paul Booth (2010), Mark Duffett (2013), dentre outros que procuram compreender a participação como o fator fundamental da cultura de fãs.
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    Dissertação
    Batman: uma luz sobre o cavaleiro das trevas - mediações, midiatizações, transmidiatizações
    (2017-03-20) Tavares, Dickson de Oliveira; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; ; http://lattes.cnpq.br/2844507590220073; Pavan, Maria Angela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Magalhães, Henrique Paiva de; ; http://lattes.cnpq.br/9876023654860446
    Nos estudos da mídia, as trocas simbólicas entre a produção e a recepção permitem compreender como funcionam as engrenagens da indústria cultural. Em relação ao personagem Batman, nascido nas histórias em quadrinhos nos anos 1930, este estudo busca seguir o fluxo temporal em conexão com o universo midiático, mergulhado no repertório imagético e simbólico da cultura de massa com base da singularidade de sua trajetória. Ao problematizar a trajetória midiática do personagem Batman, analisa sua condição de mediação com adaptações para o meio televisivo e cinematográfico identificando os discursos narrativos em contextos histórico-culturais distintos, com destaque para o percurso de midiatização e de transmidiatização, relativizando a relação entre autor-obra-leitor, sob a luz dos estudos culturais de John B. Thompson, das mediações de Jesús Martín-Barbero, da narratividade de Umberto Eco, do conceito da Jornada do Herói de Joseph Campbell e Christopher Vogler e os estudos sobre as narrativas transmídia de Henry Jenkins e Carlos A. Solari.
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    Tese
    Big Data e o consumidor dataficado: perspectiva para uma adaptação do modus operandi publicitário no Nordeste e no Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-27) Cavalcante, Giovanna Oliveira Lima de Abreu; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; http://lattes.cnpq.br/9714211131459547; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; Gomes, Marcelo Bolshaw; Paiva, Cláudio Cardoso de; Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello
    Os avanços tecnológicos apontam para caminhos de disrupção, incerteza e inexorabilidade. De forma acelerada, vemos os mais diversos setores do mercado reconfigurados. As tecnologias desenvolvidas a partir dos sistemas e ferramentas de Big Data estão no epicentro dessas transformações. Recusando pressupostos que entendem a linguagem algorítmica como um universo paralelo ou distante da realidade atual, esta pesquisa visa investigar as habilidades que os profissionais brasileiros da área de Publicidade precisam adquirir para atuar em um mercado global que vem fazendo do consumidor dataficado o seu protagonista. Ensejamos, então, como objetivo geral, apontar perspectivas para uma adaptação do modus operandi publicitário no Brasil e, mais especificamente, na região Nordeste, no estado do Rio Grande do Norte. Como estratégia para desenhar o percurso que a Publicidade precisa fazer medrar, pretendemos embasar nossas discussões em torno de metodologias como pesquisa empírica com observação direta de campo e participação no processo de construção das práticas docentes. A pesquisa empírica ocorreu no curso de Publicidade e Propaganda da faculdade particular Estácio/RN. Devido à pandemia de SARS CoV-2, adaptamos o método de coleta de dados. Fizemos uma ampla varredura na internet, buscando por pesquisas, mapas e informações, inclusive, a respeito do impacto da própria pandemia sobre o objeto de estudo. O trabalho combina também diferentes estudos de caso que procuram analisar as particularidades de cada proposta sobre diferentes mecanismos. Além disso, produzimos uma cartografia da dataficação dentro do campo da publicidade para entendermos como as pesquisas científicas da área abordam o tema. Para compreender os vínculos entre as mediações, a rede e os integrantes desse sistema interconectado, adotamos a Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012; LEMOS, 2013, 2016). No intuito de problematizar a realidade brasileira, especificamente, no campo da Publicidade, lançamos mão dos estudos de BRUNO; CARDOSO; MELGAÇO; GUILHON e KANASHIRO (2019). Considerando as mudanças tecnológicas pelas quais o mundo vem passando, essas observações sobre a metodologia agregam saberes para um entendimento da pesquisa científica que visa sugerir categorias analítico-metodológicas para uma compreensão mais acurada das práticas comunicacionais, sociais e educacionais nos cursos de Publicidade. Sobre as disputas que, contemporaneamente, se dão nos territórios informacionais, entendemos que as conquistas da ciência representam uma oportunidade, mas apenas se houver um novo pacto social entre os governos, o setor privado, a academia e a comunidade dicente, a fim de mudar os sistemas educativos e a forma como os países enfrentam os problemas tecnológicos. A proposta da pesquisa, portanto, é deslindar os processos de compreensão da comunicação e da Publicidade para que o modus operandi desse mercado não se distancie da realidade social, econômica, política e mercadológica, mas antecipe-se ou, no mínimo, acompanhe as mudanças tecnológicas que já se delineiam.
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    Dissertação
    Cabem múltiplas imagens na vastidão sertaneja: a repetição e a inovação na teledramaturgia sobre o sertão nordestino da supersérie Onde Nascem os Fortes (2018)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-29) Martins, João Pedro Ramalho; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0002-5953-7166; http://lattes.cnpq.br/9089138779895166; Lima, Maria Erica de Oliveira; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466
    O sertão nordestino consolidou-se como um espaço recorrente nas produções audiovisuais brasileiras, sendo frequentemente associado a elementos como a seca, a violência e a persistência da tradição (Albuquerque Júnior, 2011). E a televisão nacional, cujo principal produto ficcional é a telenovela, também seguiu essa tendência, especialmente por sua preocupação em tematizar o Brasil e criar uma narrativa da nação (Hamburger, 2005; Lopes, 2003). Esta pesquisa, assim, partiu da compreensão das matrizes que constituem a criação ficcional televisiva nacional (Balogh, 2002; Martín-Barbero, 1997; Pallottini, 2012), bem como das imagens de sertão construídas na cultura e no audiovisual brasileiros (Cristóvão, 1994; Menezes, 2018; Moreira, 2018), para investigar de que forma as práticas produtivas televisivas abordam esse espaço sob a dialética entre a repetição e a inovação (Calabrese, 1987; Rossetti, 2013). O objeto empírico escolhido foi a obra de ficção seriada Onde Nascem os Fortes (TV Globo, 2018), que ambientou sua história em um espaço apresentado como sertanejo. Objetivou-se identificar de que forma o sertão nordestino elaborado na produção reflete possíveis articulações entre as imagens tradicionais desse espaço e construções associadas à novidade, com o foco nos indicadores culturais de lugar, personagens e temas. Além disso, investigaram-se os reflexos, na construção desse mundo, das decisões produtivas relacionadas à conformação da obra enquanto uma supersérie, formato ficcional situado no cruzamento entre as telenovelas, séries e minisséries (Lopes; Orozco Gómez, 2016). O percurso investigativo adotado integrou as proposições de Calabrese (1987) e Jost (2007), preocupadas com os aspectos de produção e exibição da obra, à Análise da Materialidade do Audiovisual (Coutinho, 2016), a qual ofereceu procedimentos para o exame detalhado de seis dentre seus 53 capítulos. Ao final, foi possível reconhecer, na produção da TV Globo, a conformação de um sertão polissêmico, que abarca lugares, personagens e temáticas de características variadas, muitas delas antagônicas entre si. Esse universo foi construído a partir da repetição de elementos tradicionalmente associados a ele, herdados do arcabouço semântico compartilhado na cultura nacional, mas que foram atualizados em suas qualidades e reorganizados entre si, produzindo novos sentidos e denotando uma prática de inovação qualitativa. Vale ressaltar, por fim, que a busca por produzir Onde Nascem os Fortes como uma supersérie permitiu a elaboração de um sertão coeso, imersivo, de cenários com função dramática amplificada, personagens complexas e narrativa densa.
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    TCC
    Cenário do pagode: crescimento e diversidade na programação potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Mendonça, Nathália Ingrid Silva de; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; Gomes, Marcelo Bolshaw; Fonseca, Luciana Mendes
    O presente trabalho tem como objetivo analisar o crescimento e a consolidação do pagode nas programações de bares e eventos da capital potiguar. A pesquisa busca compreender como o gênero musical se insere e se desenvolve no cenário cultural local, identificando sua ascensão. Para isso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, entrevistas, observação direta e a coleta de dados qualitativos sobre o comportamento do público. Baseado em Nilson Lage, são abordados critérios de noticiabilidade e a construção de narrativas jornalísticas, e em Cremilda Medina, que contribui com reflexões sobre o jornalismo como prática social e cultural, destacando sua função de interpretar fenômenos sociais e dar voz às múltiplas identidades culturais. Os resultados esperados confirmam a hipótese proposta de que o pagode está em crescimento e em processo de consolidação como uma alternativa cultural e econômica na cidade. Conclui-se que a cidade de Natal/RN se apresenta como um campo promissor para o avanço do segmento, com potencial de ampliação no mercado local de entretenimento.
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    Tese
    Comunicação e poder no Facebook: da autonomia à automação na era do capitalismo informacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Silva, Mayara Karla Dantas da; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; 59670886449; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; http://lattes.cnpq.br/0204902753152866; Dutra, Manuel José Sena; http://lattes.cnpq.br/2597192749872675; Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida; http://lattes.cnpq.br/5523350812734008; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; Gomes, Marcelo Bolshaw; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619
    Esta pesquisa tem como tema a convergência entre dois eixos: a comunicação e o poder. Inserida no campo dos estudos da mídia, a tese aborda como as relações de poder, que são construídas por processos de comunicação, estão emergindo em meio ao “capitalismo informacional” (CASTELLS, 1999) e à “economia da atenção” (GOLDHABER, 1997; BENTES, 2018). Mais exatamente, a tese questiona como o Facebook, uns dos produtos dessa nova lógica comercial, vem reestruturando a interface entre comunicação e poder. Diante disso, a pesquisa busca reiterar o argumento de que as relações de poder são construídas na mente, a partir de processos de comunicação, e que, portanto, estratégias psíquicas são mais efetivas e potentes do que o uso da força, da disciplina e do controle. Argumentamos que para além do poder duro (FOUCAULT, 1979; 1987) e do poder suave (FOUCAULT, 1979; 1987; DELEUZE, 1992), que atuam mediante aparelhos repressivos e ideológicos e que usam da violência, de normas e da vigilância para dominar, respectivamente, estamos diante de novos agenciamentos de dominação, marcado pelo “poder inteligente” (HAN, 2018a), uma instância do poder que opera mediante estratégias psíquicas, a partir do uso das tecnologias digitais da comunicação e da informação, para seduzir, atrair, persuadir e influenciar o pensamento e o comportamento dos sujeitos. Nesse sentido, buscamos compreender, a partir do Facebook, como a plataforma atua não só como agente midiático e mercadológico, mas também como agente político e de que modo sua ação, sustentada pelo capitalismo informacional e pela economia da atenção, está reestruturando a relação entre a comunicação e o poder, na contemporaneidade. Para tanto, tomamos a cartografia como metodologia, por reconhecer o aspecto rizomático do objeto (DELEUZE & GUATTARI, 1997; SANTOS, 1988; ROLNIK, 2007; KASTRUP, 2007; KIRST et al., 2003). Concluímos que o hiperfluxo informacional, promovido pela topologia distribuída de rede, ainda que reflita no aumento da emissão, vem contribuindo com a redução do processo de comunicação, portanto, favorecendo as novas relações de poder e que o Facebook, mediante o uso de estratégias mercadológicas opacas, com sérias implicações sociais e políticas, representa um agente importante dessa mudança, pois, seu modo de agir promove tanto o aumento da emissão e decisões automáticas, quanto a redução da ocorrência efetiva da comunicação e da autonomia dos agentes sociais.
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    Dissertação
    A comunidade de fala e os eventos comunicacionais dos seguidores da página da assembleia de Deus/Paraíba no facebook
    (2016-07-01) Silva, Odlinari Ramon Nascimento da; Lacerda, Juciano de Sousa; ; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Bronsztein, Karla Regina Macena Pereira Patriota;
    A página da igreja evangélica Assembleia de Deus no Facebook foi criada para divulgar eventos e notícias relacionadas à própria igreja, porém a apropriação dos que seguem a página, a partir de comentários feitos em determinadas postagens, fez com que entrasse em cena elementos de uma comunidade de fala autônoma. A formação dessa comunidade dá-se no contexto de que há bastante tempo não existe assembleia deliberativa entre a liderança e os membros da igreja, a fim de ouvir os membros e atender as suas demandas. Esta pesquisa pretende analisar, através da metodologia de Etnografia da fala, as características de configuração de novos lugares de fala reconhecidos entre membros da igreja, ainda de modo tácito, mas que começam a ganhar visibilidade diante da classe que sempre tomou as decisões da instituição centenária.
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    Dissertação
    Conversações políticas no youtube: junho de 2013 e circulação de sentidos nos comentários do vídeo “globo e os protestos”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-09) Maia, Lidia Raquel Herculano; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/8288579916239009; ; http://lattes.cnpq.br/4501188561493720; Klein, Eloisa Joseane da Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/4478473359082044; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa; ; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195
    Esta pesquisa analisa as dinâmicas de conversações sobre política estabelecidas no espaço simbólico do YouTube. Interessa - nos examinar o modo pelo qual os comentaristas do vídeo “ Globo e os Protestos ” articularam, no campo destinado aos comentários, um esp aço público voltado à disseminação e circulação de sentidos sobre questões políticas. O vídeo estudado foi publicado por PC Siqueira e Diego Quinteiro, durante os protestos de junho de 2013 no Brasil, para direcionar a compreensão política acerca do movime nto vivido naquele período. Segundo eles, os protestos possuíam posição política de esquerda e, por isso, os manifestantes deviam rejeitar a cobertura realizada pela Rede Globo (um veículo com ideais de direita) e permitir a participação de partidos ligado s ao espectro ideológico da esquerda. Essa narrativa gerou empatia e controvérsias por parte dos comentaristas, o que produziu no âmbito dos comentários, um intenso processo argumentativo acerca dessas teses (direita e esquerda). Para entender o fenômeno, realizamos uma pesquisa explorató ria com abordagem qualitativa, t endo como principal procedimento metodológico a análise etn ometodológica do discurso. B uscamos a observação dos modos pelos quais os sujeitos estabeleciam conversações sobre política no espaç o dos comentários, para , a partir de então, organizar categorias de análise com base nas recorrências discursivas identificadas. As reflexões empíricas são sustentadas a partir de discussões sobre o potencial do YouTube, enquanto mídia digital que comporta estratégias massivas e enquanto espaço articulador no engajamento dos sujeitos em questões políticas; problematizamos também os aspectos que envolvem as práticas de conversação que decorrem em dinâmicas de sociabilidades e, principalmente , de conflito, na s redes sociotécnicas; e por fim, suscitamos uma reflexão sobre o acionamento de circuitos nos quais os sujeitos se apropriam e realizam novas leituras acerca dos produtos recebidos. Concluindo que a utilização de mídias digitais, como o YouTube, tem provo cado importantes mudanças nas formas de produção e recepção de produtos simbólicos e nos modos como as pessoas participam das questões políticas concernentes à vida em sociedade.
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    Tese
    Coronelismo em versão retrofit na TV: um estudo de caso do discurso assistencialista de Luciano Huck
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-20) Moraes, Renato Ferreira de; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0000-0003-1940-0701; http://lattes.cnpq.br/8177336369330289; Cruz, Adriano Charles da Silva; https://orcid.org/0000-0003-2085-302X; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; Musse, Christina Ferraz; Lima, Maria Erica de Oliveira
    Carências pessoais (materiais e afetivas) são expostas diuturnamente na televisão brasileira em espetáculos interesseiros política e empresarialmente, uma violência simbólica com traços de abuso de poder travestidos de ação social. É nesse ambiente midiático que se enquadra esta pesquisa, que tem como objeto o assistencialismo praticado pelo apresentador Luciano Huck e, como ponto de partida, o seguinte problema: de que forma essa estratégia televisiva estabelece relações materiais e afetivas com o público. O objetivo é identificar e analisar as características do discurso do apresentador, que entre outras categorias propomos denominar assistencialismo neokitsch, como um retrofit do coronelismo. Entendemos que o estudo pode contribuir para o campo das pesquisas em comunicação ao propor, além de uma categorização estética do assistencialismo, a discussão de conceitos como o cabresto eletrônico: um elo afetivo com conexões políticas estabelecido com o público a partir da resolução de problemas de ordem emocional e material, tal como fazia o coronel, personagem histórico de um período que Vilaça e Albuquerque (1978) chamam de “feudalismo matuto”. Além disso, consideramos a importância de analisar essa estratégia dentro do espectro dos estudos sobre discursos da mídia. Adotamos ferramental metodológico adaptado, que inclui análises televisual, de discurso (escola francesa) e análise crítica de discurso. Sobre o coronelismo, o referencial teórico tem base em Leal (2012), Vilaça e Albuquerque (1978) e Vilela (2008). Sobre assistencialismo, adotamos como referência Alayón (1995), Mota (2010) e Sitcovsky (2009). Tomamos como referência, ainda, o conceito de dominação carismática de Weber (2004), além de reflexões sobre programas populares na TV, de França (2006) e Araújo (2006). Sobre o viés político, referência em Gomes (2004) e Aldé (2004). No exercício de ações assistencialistas, Luciano Huck tem dificuldades no diálogo com pessoas mais pobres e com isso reverbera preconceitos próprios de um discurso conservador (com ares de modernismo) e elitista. Com base nesse panorama, sustentamos que esse discurso do coronelismo em versão retrofit se apresenta como um projeto de cabresto eletrônico com base na solidariedade. Paradoxalmente, separa os dois lados da questão, pois pouco ou nada contribui para a resolução dos problemas do assistido, do ponto de vista estrutural.
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    Tese
    Crise brasileira e conflitos discursivos: sociabilidades e emoções nas conversações das páginas das revistas Veja e Carta Capital no Facebook (2015-2016)
    (2019-06-06) Oliveira, Geilson Fernandes de; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; ; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; Braga, Adriana Andrade; ; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa;
    Esta tese analisa as conversações estabelecidas no espaço dos comentários das páginas das revistas Veja e Carta Capital no site de rede social Facebook durante os anos de 2015 e 2016, considerando o cenário de crise política e econômica brasileira e atentando para as sociabilidades forjadas neste contexto e as emoções que são reverberadas pelas trocas simbólicas efetivadas na rede. Para tanto, são utilizados os pressupostos da Etnometodologia e sua abordagem sobre a Análise da Conversa, a fim de se compreender os métodos culturais utilizados pelos comentadores para dar sustentação à prática da conversa e sentido aos seus posicionamentos. Os resultados indicam a predominância da sociabilidade do conflito nas conversações engendradas, os quais se dão em torno principalmente dos fatores que compõem a crise política e econômica brasileira, sendo premente a presença de emoções controversas na tessitura e produção de seus sentidos, com destaque para a raiva, o ódio e o ressentimento, elementos que apontam incongruências com significados representativos da sociedade brasileira como sendo alegre, cordial e acolhedora. Identifica-se, com efeito, a emergência de uma gramática sociocultural particular para lidar com os acontecimentos em curso e seus reflexos para as relações sociais – acirramento do conflito e irrupção de sensos e horizontes de moralidade e justiça – aspectos que indicam transformações em torno das formas de convívio no Brasil contemporâneo.
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    Tese
    Das raízes de Poço Limpo a Ielmo Marinho: representações identitárias do ielmomarinhense a partir dos discursos midiáticos presentes no YouTube
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-02) Fernandes, Gustavo dos Santos; Sousa, Jorge Pedro de; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0000-0002-5727-7065; http://lattes.cnpq.br/2948058968555839; Nobre, Itamar de Morais; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Lima, Maria Erica de Oliveira
    Ao refletir sobre as mídias contemporâneas e sua facilidade em produzir e consumir conteúdo dentro do ciberespaço, observa-se que existe a possibilidade desse fluxo estar influenciando a representação identitária local, em especial a identidade do município de Ielmo Marinho no Rio Grande do Norte. Assim, existe nesse intercurso uma importante lacuna para investigação, no que diz respeito a identificação e construção da identidade do ielmomarinhense. Nesse sentido, ao constatar a acessibilidade e a expansão do YouTube, como uma mídia alternativa, bem como as escassas informações e pesquisas pertinentes ao município de Ielmo Marinho, verificou-se a relevância de investigar a possível relação entre os discursos midiáticos no YouTube e as representações identitárias desse município. Dessa forma, o presente estudo de doutoramento teve como objetivo geral perceber e descrever as representações identitárias do ielmomarinhense, conforme estão plasmadas nos discursos midiáticos por meio do YouTube (envolvidos no ciberespaço), que estamparam o espaço social do município entre os anos de 2009 a 2018. Com o intuito de auxiliar no alcance desse objetivo central, autores como Hall (2011); Silva (2014); Woodward (2014); Chartier (1990; 1991); Canclini (1998; 2008); Castells (1999a) e Pollak (1992) foram os balizadores teóricos desse estudo, para as discussões em termos de identidade, diferença e representação, enquanto que para os apontamentos acerca das investigações midiáticas no YouTube e as noções conceituais do ciberespaço, tomou-se como base Gibson (1984), Lévy (1996; 2000), Lemos (2002; 2009; 2015), Castells (1999b; 2003), Burgess e Green (2009). Como estratégia para desenhar o percurso metodológico, este estudo, diante dos seus objetivos propostos se classifica como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, pautada na abordagem qualitativa, sob o suporte do viés quantitativo. Para organização e posterior análise dos materiais, o estudo norteou-se a partir de dois procedimentos técnicos distintos, inicialmente utilizouse o método histórico e etnográfico, para a reconstrução da história de Ielmo Marinho, em que foram realizados estudos a partir dos documentos que retratam a história do município a luz de Santos (2015) e Fernandes (2013; 2018). Em um segundo momento, como auxílio a identificação do objeto de estudo, que foram os discursos midiáticos presentes no YouTube, utilizou-se a etnografia virtual (on-line) em congruência com estudos estatísticos. Com isso, a pesquisa obteve como corpus de análise uma amostra de 163 vídeos publicados no YouTube entre 2009 e 2018. Os materiais apreendidos foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Nesse sentido, com relação aos resultados encontrados, observou-se que no município de Ielmo Marinho habitam tantas representações identitárias no que se convencionou de identidade ielmomarinhense que por vários motivos ela não é construída a partir de um discurso homogêneo, caracterizando-a como uma identidade híbrida. A mesma é caracterizada por elementos que se associam as características rurais do município, suas festividades religiosas, a economia local voltada ao abacaxi e o envolvimento de agentes públicos em casos de corrupção. Sendo assim, este estudo identificou que os discursos midiáticos presentes no YouTube podem sim participar da configuração do espaço social, atribuindo valores e criando sentido para a representação identitária do ielmomarinhense.
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    TCC
    Desafios nos processos de criação de histórias em quadrinhos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-30) Barbosa Filho, Felix Adolfo; Born, Rodrigo Montandon; Santos, Estrela Pereira dos; Gomes, Marcelo Bolshaw
    Este trabalho acadêmico se propõe a analisar minuciosamente o processo de criação da Webtoon “Imortal”, abrangendo todas as fases, desde a sua concepção inicial até a produção final. Essa webtoon é fruto de uma colaboração com o programa de extensão CUCA ICCM (Coletivo Universitário de Criação e Análise da Imagem Contemporânea e da Cultura de Massa da UFRN) e envolveu três colaboradores. Eu, como autor principal, me dediquei à elaboração do roteiro e à criação das ilustrações finais. Enquanto isso, Vitória Alves e Samirah Soares desempenharam um papel fundamental na elaboração das Concept Arts. Este estudo destaca o processo criativo e colaborativo que resultou na produção da webtoon, demonstrando a contribuição única de cada membro da equipe e as etapas essenciais envolvidas na sua realização.
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    Dissertação
    Desenho animado com uso do celular: praticando arte com tecnologia na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-13) Borges, Luiz Antonio Dias; Born, Rodrigo Montandon; ; ; Ribeiro, Marcos Buccini Pio; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Campos, Marineide Furtado;
    A presente dissertação analisa o uso da tecnologia e da arte dentro da sala de aula através do desenho animado criado por celular e tablets, desenvolvido a partir de técnicas atreladas aos dispositivos que os alunos utilizam em seu dia a dia. O uso dos aparelhos tecnológicos muitas vezes é visto de forma negativa pelo corpo docente das instituições, no entanto, dependendo do direcionamento, pode ajudar na descoberta de novos conhecimentos com conexões imediatas com a comunidade escolar e até fora dela. O texto apresenta também softwares usados nos celulares para se fazer animação e como foram usufruídos na sala de aula. O trabalho é desenvolvido a partir de experiência no laboratório de informática da Escola Estadual Ana Júlia de Carvalho Mousinho que foi a principal fonte de pesquisa. O objetivo é analisar a produção de desenhos animados criados por uma turma de 30 alunos das 1ªs séries do Ensino Médio, em uma oficina de animação desenvolvida por celulares e tablets, evidenciando maneiras de estender o aproveitamento dessas ferramentas para aulas de Arte. Para o conjunto de teóricos utilizados na pesquisa, tem destaque Sérgio Silveira (2004) e José Moran (2000), quanto ao uso da tecnologia em sala de aula de forma livre e as conexões possíveis quanto ao uso desta na contemporaneidade; Paulo Freire (2002) e Edgard Morin (2005) pensando na aquisição de conhecimento tanto na sala de aula e na busca da autonomia dos nossos alunos em termos educacionais; assim como, Ana Mae Barbosa (2010) pelo teor artístico na educação; Jorge Bondia (2002) e Maria Cláudia Gomes (2017) nas busca da experiência em aulas de animação; entre outros autores que, de alguma forma, elucidam o ensino das artes e da tecnologia.
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    Livro
    Devaneios da imaginação simbólica
    (Editora da UFRN, 2017-12-07) Gomes, Marcelo Bolshaw
    Devaneios da Imaginação Simbólica é uma investigação sobre o simbolismo dos quatro elementos, feita a partir das ideias de Gaston Bachelard. Além de revisar a bibliografia a respeito do tema, o trabalho também investiga narrativas míticas e o pensamento de outros pensadores – como Lévi-Strauss e Mircea Eliade.
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