Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Alexandro Teixeira"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 20 de 23
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A abordagem da variação lexical nas aulas de português: uma proposta de ensino a partir do gênero textual meme
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-21) Guimarães, Ionara Régia Silva; Santiago, Marcio Sales; ; http://lattes.cnpq.br/2418222799578952; ; http://lattes.cnpq.br/3825321640048019; Gomes, Alexandro Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Abreu, Sabrina Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/5571127163015875
    Em diversas situações, não é incomum o professor de Língua Portuguesa se deparar com a dificuldade dos alunos em entender a diversidade linguística. Diante disso, aliando o ensino da língua materna ao uso das novas tecnologias, a presente pesquisa tem como objetivo principal investigar a variação lexical nas diferentes interações sociais encontradas no gênero textual meme como estratégia pedagógica inovadora para o ensino da LP. Dessa forma, pretendemos analisar como a variação lexical contribui para a criação de imagens preconceituosas; examinar como a variação lexical corrobora para a constituição do gênero meme e verificar como a variação lexical contribui para o humor nos memes. Para esta pesquisa, tomamos como base os pressupostos teóricos sociolinguísticos de Labov (2008), Bagno (2004, 2008, 2009) e Bortoni-Ricardo (2004); com relação à variação lexical Carvalho (2009), Isquerdo (2001), Basílio (2007); no tocante ao gênero textual meme, as considerações de Dawkins (1976), Moraes, Mendes e Lucarelli (2011), Guerra e Botta (2018), Recuero (2007) e sobre Lexicografia Pedagógica, Krieger (2012), Pontes (2009), Pontes e Santiago (2009), Santiago (2012), dentre outros. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede estadual, no município de Parelhas/RN. Para tanto, adotamos os princípios da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986), uma vez que a problemática surgiu na sala de aula, devendo ser, portanto, investigada por parte das pessoas envolvidas – professora-pesquisadora e alunos – a partir de uma intervenção pedagógica que foi desenvolvida através de uma sequência didática, conforme Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Como resultados, buscamos criar condições para que os alunos pudessem entender a pluralidade sociocultural do português do Brasil, através da elaboração de um minidicionário de variações linguísticas, conscientizando-os quanto à heterogeneidade da Língua Portuguesa e mostrando que a sua diversidade deve ser respeitada de forma a combater o preconceito linguístico. Buscamos também desmistificar os conceitos de acerto e erro, ainda bastante persistentes no ensino de língua.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Anais
    Anais do 19º congresso brasileiro de professores de espanhol: a formação do professor de espanhol na era da tecnologia: resistências, desafios e perspectivas no cenário brasileiro
    (EDUFRN, 2023-07-13) Gomes, Alexandro Teixeira; 0000-0002-4612-0361
    A obra reúne os trabalhos apresentados durante o XIX Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol (CBPE), realizado no formato remoto pela Associação de Professores de Espanhol e Estudantes do Estado do Rio Grande do Norte (APELE-RN) com o apoio da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais (FELCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 11 a 15 de outubro de 2021. O evento foi promovido pelas 27 associações estaduais de professores de espanhol do Brasil (APEs) em parceria com a Secretaria Nacional das Associações de Professores de Espanhol (SENACAPE).
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Análise de desvios fonético-fonológicos em professores de espanhol em formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-09) Silva, Josué Ferreira da; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; https://lattes.cnpq.br/1798779813314974; Oliveira, André Silva; https://orcid.org/0000-0003-3448-0658; http://lattes.cnpq.br/4245295395371982; Mesquita Neto, José Rodrigues de; https://orcid.org/0000-0003-1302-4119; http://lattes.cnpq.br/8407199058227431
    Este trabalho tem como objetivo discutir os desvios fonético-fonológicos de professores de espanhol em formação com foco naqueles advindos pela articulação dos fonemas /r/ vibrante simples, /r/ vibrante múltipla e dos fonemas vocálicos /e/ e [o], utilizando uma abordagem de pesquisa-ação. A semelhança entre o português e o espanhol facilita o aprendizado, mas também gera interferências, resultando em problemas de pronúncia, como o "portunhol". A pesquisa discute as dificuldades na articulação de fonemas, entonação e prosódia, identificando os principais desafios enfrentados pelos professores em formação. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos sobretudo em Selinker (1972), Masip (1998), Quilis (2002), Oliveira e Paiva (2014) e Larsen-Freeman e Cameron (2008). Do ponto de vista metodológico, apresentamos uma proposta de sequência didática para o trabalho com os referidos fonemas de modo a minimizar os problemas que os professores de espanhol como língua estrangeira apresentam em sua formação. Por fim, objetivamos compartilhar estratégias metodológicas para corrigir esses desvios e promover uma prática docente mais eficiente, no sentido de oferecer insights para melhorar o ensino de línguas estrangeiras e contribuir para a formação de professores, focando na fluência e inteligibilidade dos aprendizes.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A coesão sequencial na produção escrita de alunos do ensino fundamental
    (2018-08-17) Medeiros, Thiago Espínola de; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; ; Gomes, Alexandro Teixeira; ; Irineu, Lucineudo Machado;
    A escrita, por ter um papel relevante na sociedade, tem sido, ao longo do tempo, abordada por estudiosos no campo da Educação, da Linguística Aplicada, da Linguística, entre outros, enquanto prática necessária para que os indivíduos possam assumir seus papéis como cidadãos críticos e participativos. Assim sendo, é necessário que a escola, principalmente os professores, realizem um trabalho efetivo com a produção de textos em modalidades diversas com as quais o aluno possa interagir nos mais diferentes lugares e situações. É comum observar-se que, quando solicitado a produzir determinado texto, o aluno o faça, embora essa escrita apresente alguns problemas, entre estes os de ordem da coesão. Tomando por base essas considerações, o presente trabalho tem como foco na coesão textual na produção escrita desses alunos, no que se refere ao uso dos elos de coesão sequencial, com vistas à construção dos sentidos do texto. Assim, esta investigação é norteada pela seguinte questão: como os alunos do 8º ano se utilizam de elementos coesivos sequenciais no texto escrito que produzem? Para tanto, definiu-se como objetivo geral, investigar como os alunos usam os conectores nas produções textuais no gênero carta aberta. Como objetivos específicos, selecionaram-se: identificar as especificidades do gênero carta aberta; identificar os elos coesivos nos textos; especificar as relações semânticas estabelecidas pelos elos coesivos nas produções escritas dos discentes; reconhecer se os elementos de coesão sequencial atendem aos propósitos comunicativos dos textos. As bases teóricas adotadas são oriundas das pesquisas de Koch e Elias (2010), Koch (2002, 2011, 2013), Marcuschi (2008), Antunes (2005, 2007, 2009, 2010), entre outros trabalhos que seguem perspectivas interacionais. Do ponto de vista metodológico, adotou-se a a abordagem qualitativa e a pesquisa-ação, conforme as orientações de Thiolent (2012) e Creswell (2010), a fim de atender ao objetivo da pesquisa. A geração de dados para este trabalho foi realizada por meio da sequência didática, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), por meio da qual os alunos produziram textos em uma versão inicial e uma final. Em relação aos resultados, na versão inicial, os alunos utilizaram 247 conectores para estabelecer as relações semânticas necessárias para o propósito do texto; já na produção final, foram observados 341 conectores, sendo 94 conectores a mais, indicando que na versão reescrita os alunos puderam utilizar adequadamente outros conectivos que ainda não haviam sido materializados textualmente. Isso significou uma expansão no uso dos elementos coesivos, sendo possível o estabelecimento de novas relações semânticas nos textos. No que se refere ao gênero textual carta aberta, verificou-se que, de maneira geral, os alunos conseguiram produzir textos de acordo com as especificidades do gênero. Portanto, os dados apontam para a consecução dos objetivos estabelecidos, uma vez que se observou que os alunos conseguiram ampliar o repertório de conectores, além de também aprenderem a produzir o gênero carta aberta.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Compreensão leitora em língua espanhola no ensino básico: contribuições do texto literário a partir de contos de Gabriel García Márquez
    (Littera Online, 2020) Gomes, Alexandro Teixeira; Celis, Kelvilane Queiroz dos Santos
    O presente trabalho objetiva identificar contribuições do texto literário para o ensino da compreensão leitora em língua espanhola no ensino básico. Para tanto, realizamos uma intervenção com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, utilizando a proposta de Cosson (2006) para o ensino do texto do literário e considerando os contos de Gabriel García Márquez intitulados La marioneta de trapo e La profecia autocumplida. Do ponto de vista teórico, nossa pesquisa se fundamenta, sobretudo, em Fillola (2007), Miguel, Pérez e Pardo (2012) e Solé (1998). Os dados mostram uma significativa melhora na compreensão leitora dos alunos envolvidos nessa investigação, ao comparamos os resultados do pré-teste e do pós-teste, sobretudo, em relação à capacidade de realizar inferências. Frente ao exposto, destacamos a relevância do texto literário nas aulas de língua espanhola, considerando-o como um material autêntico com diversas possibilidades de uso e como ferramenta de acentuada relevância para desenvolver a competência leitora discente
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Decolonizando saberes no ensino e na formação docente: a implementação da Lei 10.639 na prática pedagógica de professores de língua portuguesa de uma escola da rede pública estadual do Ceará
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Moura, Camile Baccin de; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; http://lattes.cnpq.br/4007093759168399; Oliveira, Cintya Kelly Barroso; Teixeira, Wagner Barros
    Em 2023, a Lei 10.639/003 completou vinte anos de vigência na educação brasileira. A referida lei prevê que o ensino da cultura e da história da África se torne parte do componente curricular obrigatório do ensino básico, como política de ação afirmativa de enfrentamento às práticas racistas por meio de uma educação antirracista. Nesse sentido, esta pesquisa aborda o impacto da lei no ensino da Língua Portuguesa numa escola pública estadual de Fortaleza - Ceará. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa-ação de caráter qualitativo, que intenta analisar o impacto da lei na ação docente, além de investigar e refletir sobre a relevância da formação continuada para o letramento racial docente. Partindo da perspectiva decolonial e interseccional (Teoria da Interseccionalidade afro-americana), este trabalho lança luz sobre a importância de uma educação antirracista interdisciplinar para o sujeito professor. No arrimo desse percurso, foram aplicados questionários aos docentes da Área de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias da escola em questão, cuja finalidade foi investigar se há, de fato, a aplicabilidade da lei na instituição e quais os aspectos formativos que foram ofertados para os professores naquele lócus. Outrossim, foram acessados dados escolares para melhor entender o perfil institucional e docente, incluindo as observações das ações pedagógicas implementadas naquele âmbito. Com base nos dados obtidos, nossa investigação sugere como ação interventiva uma oficina formativa, na qual o produto é uma sequência didática elaborada para o público docente de Língua Portuguesa. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Antunes (2009), Akotirene (2018), Almeida (2019), Candau (2013), Ribeiro (2018, 2019), Cosson (2022), Colling (2012), Davis (2016, 2019) Ferrarezi Jr. (2014), Freire (1984, 2006), Jouve (2012), Quijano (2005, 2006), Rojo (2009), Tardif (2002), Pimenta (2008), Saviani (2020), Van Djik (2020, 2022), entre outros. Nesse sentido, diante do processo investigativo, entendemos que os dados obtidos revelam a necessidade clarividente de ações afirmativas educacionais, objetivando a formação docente continuada para o letramento racial naquela comunidade escolar. Acreditamos que nossa investigação contribuirá para que a instituição escolar, orientada pela Secretaria da Educação, promova ciclos formativos cuja temática tenha como foco o letramento racial docente e seus desdobramentos. Assim, embora uma pesquisa deva ter considerações conclusivas, estas, por sua vez, não se esgotam, sendo contínuas e passíveis de transformação e de novas investigações.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Livro
    Do mata-burro ao pórtico: a metáfora de um sonho e a implementação da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó - FELCS
    (EDUFRN, 2021-11-26) Gomes, Alexandro Teixeira; Bon, Gabriela; Taveira, Marcelo da Silva; Santiago, Márcio Sales
    Este livro é um registro histórico da criação e implementação da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e mostra as principais realizações no âmbito acadêmico e administrativo em seu primeiro ano de existência.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Expressões racistas no gênero meme: um estudo intervencionista em aulas de língua portuguesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Lima, Josenilda dos Santos; Santiago, Márcio Sales; https://orcid.org/0000-0001-9348-7273; http://lattes.cnpq.br/2418222799578952; http://lattes.cnpq.br/9924571922070791; Gomes, Alexandro Teixeira; https://orcid.org/0000-0002-4612-0361; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Pontes, Antonio Luciano
    Nesta pesquisa, abordou-se o preconceito através de expressões racistas propagadas no gênero meme. A discussão e análise da referida problemática se faz necessária em sala de aula, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara, pois são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando interpretar os seus significados, considerando o que expressam nas dimensões linguística, social e cultural. Dessa forma, realizou-se esta pesquisa de caráter interventivo, objetivando conhecer e discutir expressões racistas contidas em memes nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, essa intervenção fundamentou-se por meio dos estudos lexicais sobre a Fraseologia (Monteiro-Plantin, 2014), e o gênero meme (Ferreira et al., 2022). Metodologicamente, a proposta partiu de uma pesquisa-ação (Thiollent, 2000) de cunho quanti-qualitativa (Gil, 2000), desenvolvida com base em uma sequência didática aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, buscou-se conscientizar acerca das causas e consequências ocasionadas por expressões de teor racista divulgado a partir da linguagem, na perspectiva de contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar textos produzidos em diversos gêneros, utilizando como exemplo o gênero memes. Como produto gerado a partir da aplicação da sequência didática, foi elaborada, juntamente com os alunos, uma lista de memes com expressões de cunho racista, apresentada como resultado final, possibilitando a explanação do conhecimento estudado e da importância da consciência nas escolhas lexicais a fim de evitar a propagação do racismo.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O fenômeno da responsabilidade enunciativa a partir do gênero de discurso carta do leitor: uma proposta didática para estudantes do ensino fundamental
    (2019-09-13) Oliveira, Raphael Dantas de; Gomes, Alexandro Teixeira; ; ; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; Silva Filho, Urbano Cavalcante da;
    Considerando o nosso entendimento de que, quando falamos ou escrevemos, deixamos marcas que identificam quem é o responsável pelo dizer no texto, esta pesquisa teve como objetivo investigar o fenômeno da (não) assunção da Responsabilidade Enunciativa no gênero de discurso carta do leitor produzido pelos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Para fundamentar teoricamente o nosso trabalho, orientamo-nos pelos trabalhos Adam (1997, 1999, 2011, 2012), Alves Filho (2011), Antunes (2009, 2010), Bakhtin (2011), Bezerra (2010), Gomes (2014, 2015), Fávero e Koch (1998, 2012), Koch (1997, 2002, 2013), Marcushi (2002, 2008, 2010), Passeggi et. al. (2010), Rodrigues et al. (2010), entre outros. Do ponto de vista da metodologia, nos fundamentamos em Thiollent (2011), considerando ser uma pesquisa-ação, ou seja, na sala de aula, na condição de professor titular da turma e pesquisador, juntamente com os alunos atendidos, determos a uma situaçãoproblema no desejo de compreendê-la e definir alternativas de respostas ou soluções. Do ponto de vista da Sequência Didática (SD), seguimos os aportes de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2011), com o propósito de escolarizar o gênero de discurso carta do leitor e solicitar a sua produção após a orientação do conhecimento linguístico pesquisado, objetivando também observar como os alunos se expressam no próprio texto. Nosso corpus é composto por 16 cartas produzidas por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na cidade de Jardim do Seridó-RN. Em relação aos resultados, podemos afirmar que há uma predominância da voz do aluno, apesar de encontrarmos, em pequena recorrência, a voz de outras fontes enunciativas, a exemplo da articulista Rosely Sayão, autora do artigo que motivou a escrita das cartas do leitor analisadas neste trabalho. Em relação às marcas linguísticas identificadas nas cartas do leitor analisadas, temos: índices de pessoas, conectores, asserções, adjetivos, advérbios, verbos na 1ª pessoa do singular, verbos na 1ª pessoa do plural, verbos na 3ª pessoal do singular, modalizadores, entre outros. Todas essas marcas ajudaram na identificação das vozes presentes no texto e se tornaram de grande importância na orientação argumentativa do enunciador. Podemos apontar, ainda, diversos efeitos de sentido construídos pelas vozes presentes no texto, a saber: opinião contrária ao uso excessivo do celular e apropriação da voz do outro para influenciar o Ponto de Vista (PdV) do interlocutor, entre outros. Por fim, além do aporte teórico sistematizado e da análise e discussão dos dados obtidos, sistematizamos a proposta didática por nós criada em sintonia com a experiência vivenciada, com o escopo de divulgar a temática estudada na pretensão dessa servir de orientação e ser aplicada em turmas de aluno dos anos finais do Ensino Fundamental com o gênero de discurso carta do leitor ou outro gênero de interesse do professor. Assim, culminamos um estudo que oportunizou, a partir dos resultados obtidos, percebermos que quando usamos a linguagem, nossa imagem fica no texto, podendo ser reconhecida a partir do que evidencia o fenômeno da Responsabilidade Enunciativa, devendo, portanto, assumirmos o dito no texto, uma vez que esse desconsidera a fuga diante das marcas empregadas na explanação das informações registrados por meio da escrita.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A leitura e a produção textual no ensino fundamental I: uma proposta de como trabalhar com os gêneros textuais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-14) Galvão, Márcia Nadja Oliveira de Medeiros; Medeiros, Maria Assunção Silva; ; http://lattes.cnpq.br/8599075451316548; ; Gomes, Alexandro Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Pereira, Crigina Cibelle; ; http://lattes.cnpq.br/4615222153138544
    A prática com os gêneros textuais, no ensino fundamental, amplia a utilização da leitura e da escrita e melhora a qualidade da aprendizagem. Assim, por ser a escola uma das esferas mais atuantes nas práticas sociais da linguagem, é que justificamos a utilização dos gêneros como facilitadores para o ensino e aprendizagem da língua materna. Dessa forma, esse estudo é relevante porque não observamos na literatura atual, estratégias consistentes que venham melhorar a escrita de alunos do ensino fundamental. A partir disso, temos como objetivo principal discorrer sobre o trabalho com gêneros textuais a partir do desenvolvimento de sequências didáticas. Desse modo, ao analisar as formas estruturais, linguísticas e sócio discursivas dos gêneros estamos refletindo sobre a adequação dos elementos da língua, a situação de produção que determina a funcionalidade de um gênero específico e a sua utilização como prática social da linguagem. Nessa pesquisa discutimos algumas questões relacionadas ao ensino com gêneros textuais diversificados, no contexto escolar de turmas do ensino fundamental I, do 5º ano, especificamente a carta, o bilhete, a música, a poesia, a fábula e o conto. Para tanto, os referidos gêneros foram escolhidos por fazerem parte da grade curricular e estarem presentes no livro didático. Com as informações reunidas e considerando a importância da leitura e da produção textual a partir de gêneros conhecidos, foram organizadas sequências didáticas pautadas na prática escrita desses textos. Como o estudo se refere à uma pesquisa qualitativa, optamos por uma perspectiva sócio discursiva ancorada nas teorias de Bakhtin (2011) e Carolyn Miller (1994), sobre os gêneros na interação social; Bronckart (1999/2004) que evidencia o interacionismo; Marcuschi (2005) e Dolz e Schneuwly (2004) que aprovam uma proposta de ensino-aprendizagem centrada em gêneros textuais, atribuindo à linguagem uma significação na construção do conhecimento. Nesse sentido, conclui-se que é necessário contemplar nas atividades de ensino a diversidade de textos e gêneros e, não apenas em função de sua relevância social, por isso o discente deve ser capaz de utilizar a língua de modo variado e adequar seus textos a diversas situações de interlocução oral e escrita. Para isso, verificamos que houve um avanço significativo quanto à produção textual dos alunos, visto que os resultados foram além do que esperávamos. Isso porque o produto resultante das atividades realizadas se constituiu na publicação de três livros distintos com os textos dos próprios discentes, os quais acompanham essa dissertação.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A (não) assunção da responsabilidade enunciativa em narrativas das sentenças condenatórias de crimes contra a mulher
    (2016-12-06) Ferreira, Isabel Romena Calixta; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; http://lattes.cnpq.br/0808856733649139; Gomes, Alexandro Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Tomazi, Micheline Mattedi; ; http://lattes.cnpq.br/4783716565631781
    Esta dissertação objetiva identificar, descrever, analisar e interpretar a responsabilidade enunciativa (RE) em narrativas de sentenças judiciais condenatórias, gênero discursivo textual que finaliza um processo-crime. Para isso, selecionamos três sentenças condenatórias de sítios eletrônicos da internet, relativas aos processos penais dos homicídios dolosos de mulheres que tiveram repercussão nacional. Nosso aporte teórico está centrado nos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), a qual integra as bases teóricas da Linguística Textual (LT) e da Linguística Enunciativa. Ao seguirmos os postulados de Adam (2011), consideramos o texto em sua relação indissociável com o co(n)texto, com o discurso e com os diversos gêneros discursivos. Para o autor, “o grau de responsabilidade enunciativa de uma proposição é suscetível de ser marcado por um grande número de unidades da língua” (ADAM, 2011, p. 117). Igualmente, o trabalho se fundamenta nos estudos acerca do Ponto de vista (PDV), conforme Rabatel (1997, 2004, 2005, 2008, 2008a, 2009, 2015, 2016), tendo em vista a relevância para os estudos da responsabilidade enunciativa; e nos postulados de Guentchéva (1994, 1996, 2011, 2014) sobre as manifestações da categoria do mediativo (MED), cuja organização se dá em torno de três valores fundamentais: (1) fatos relatados, inclusive segundo o ouvir-dizer; (2) fatos inferidos e (3) fatos de surpresa. Nesse sentido, nosso trabalho é orientado por estudos de autores da Linguística Textual, entre eles, Koch (2004, 2005, 2012), Marcuschi (2005, 2008, 2012), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010, 2012, 2014), bem como se ancora em estudos de Bakhtin ([1992]1997), sobre os gêneros discursivos e em investigações que focalizam o Discurso Jurídico, dentre as quais se situam Rodrigues (2016, 2016a, 2016b), Lourenço (2013), Gomes (2014) e Cabral (2014, 2016). Em nossa análise, trouxemos à tona os recursos linguístico-textuais utilizados pelo autor de cada sentença, objeto do estudo, como forma de manifestação da responsabilidade enunciativa. Os resultados mostraram que os pontos de vista dos L1/E1 e dos e2 os elementos que constituem a responsabilidade enunciativa fazem-se presentes nos discursos dos juízes, cuja enunciação se constrói por fundamentos com o objetivo de respaldar suas decisões acerca dos crimes cometidos pelos réus. A análise do corpus revelou que a construção dos PDV pelos juízes é realizada por mecanismos linguísticos, os quais revelam que a RE, tanto é atribuída pelo L1/E1, assumindo a responsabilidade enunciativa pelo conteúdo proposicional ou tomando para si os PDV alheios, como a RE é imputada a outros enunciadores, entre eles réu, vítima e Tribunal do Júri.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A pesquisa orientada na escola: uma prática de letramento informacional em uma turma de ensino fundamental
    (2017-07-31) Dantas, Jailson Lucena; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Gomes, Alexandro Teixeira; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;
    Na sociedade contemporânea, há uma grande disponibilidade de informações, sobretudo em função do advento e da popularização das tecnologias digitais a partir das últimas décadas. Mas será que a escola tem preparado seus alunos para saberem lidar de maneira segura e autônoma com essa gama de recursos informacionais disponíveis? Embora os PCN (1998) apontem que essa seria uma das responsabilidades da escola, observa-se que ela ainda não tem cumprido plenamente essa função, pois os alunos apresentam muitas dificuldades no que se refere à busca e ao uso da informação. É neste contexto que se desenvolve uma intervenção didática em uma turma de 8º ano de uma escola pública, situada no município de Picuí-PB, com o objetivo de analisar e favorecer, a partir do desenvolvimento de práticas de letramento informacional, a melhoria do desempenho dos alunos em termos de busca, seleção, mapeamento, avaliação e usos da informação e sua contribuição para a produção escrita em eventos de letramento na esfera escolar. Para fundamentar a pesquisa, transita-se pelos conceitos de letramentos e letramento informacional. Desenvolve-se a intervenção tendo como orientação metodológica a pesquisa-ação, por envolver uma questão prática e a sua melhoria, bem como uma reflexão sobre essa prática. Adota-se ainda uma abordagem qualitativa dos dados emanados da pesquisa que se desenvolveu por meio de sequências didáticas nas quais os alunos puderam ampliar habilidades para a realização da pesquisa orientada e para a melhoria no trato com os recursos informacionais de um modo geral. O desafio desta proposta de trabalho foi desenvolver uma prática docente focada no letramento informacional em aulas de Língua Portuguesa. Apesar das dificuldades decorrentes, principalmente, dos poucos recursos informacionais disponíveis na escola, os objetivos foram atingidos conforme foram planejados em função da metodologia adotada, que leva em consideração aspectos cognitivos, afetivos e físicos durante o processo de aprendizagem, e do planejamento do professor-pesquisador.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Práticas de letramento digital: a escrita nossa de cada dia nos domínios da web
    (2017-07-31) Silva, Ismael André dos Santos; Paz, Ana Maria de Oliveira; ; ; Gomes, Alexandro Teixeira; ; Oliveira, Risoleide Rosa Freire de;
    Em pleno século XXI em que se vivencia a era tecnológica e digital, a escola como a mais importante agência de letramento, formadora de agentes para exercer plenamente sua cidadania, precisa implementar novas práticas pedagógicas pautadas em pressupostos teóricos e metodológicos capazes de subsidiar os alunos a adentrar o domínio das novas tecnologias, de modo a construir conhecimentos e, consequentemente, saber agir diante das mais diversas situações de interação para atender às inúmeras demandas da sociedade pós-moderna. Nessa perspectiva, a partir de uma pesquisa-ação (THIOLENT, 1985), desenvolvida por meio de sequência didática objetiva-se possibilitar aos alunos a ambientação, a instrução e a utilização dos artefatos ligados ou não à internet com o intuito de inseri-los no âmbito do letramento digital. Para tanto, lança-se mão do gênero crônica como artefato pertinente aos eventos de letramento previstos para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior do estado do Rio Grande do Norte. Teoricamente, a pesquisa proposta está embasada em fundamentos dos Estudos de Letramento (KLEIMAN, 1998; SOARES, 2000) e nos aportes que versam sobre o letramento digital (XAVIER, 2002; VALENTINI; SOARES, 2011, LEVY,1999; COSCARELLI; RIBEIRO, 2005). No que diz respeito à sequência didática, apoia-se em aportes apresentados por Zabala (1998), Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), dentre outros. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação, com abordagem de dados de natureza qualitativa (LUDKE; ANDRÉ, 1986; DENZIN; LINCOLN, 2006). O processo de intervenção possibilita observar que há na informática ou, mais precisamente, nos domínios da internet, um potencial significativo de práticas de letramento que, se utilizado pelo professor, pode dinamizar as aulas e contribuir não apenas para a melhoria do desempenho do aluno, mas também inovar as atividades propostas pelo professor durante o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, faz-se necessário introduzir novas tecnologias com cunho educativo para promover no alunado o contato com o computador conectado à internet, cujo acesso orientado pode se constituir em um artefato de grande valia para o aprendizado da leitura e da escrita com implicações positivas na atuação do discente nas demais disciplinas do currículo do Ensino Fundamental.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    A produção do gênero resumo escolar: um estudo sobre os articuladores de tempo e de espaço em textos de alunos do 9º ano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Oliveira, Alice Costa de; Gomes, Alexandro Teixeira; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; http://lattes.cnpq.br/0369892841667500; Santiago, Marcio Sales; https://orcid.org/0000-0001-9348-7273; http://lattes.cnpq.br/2418222799578952; Pereira, Rodrigo Acosta
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a contribuição dos articuladores textuais de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, ancoramo-nos em Koch (1988; 2001; 2018), Antunes (2017), Bakhtin (2000) para discutir as questões que envolvem a Linguística Textual e o trabalho com os gêneros discursivos em sala de aula. Ademais, apoiamonos em Machado (2004), Leite (2006), entre outros autores, para abordar as características do gênero resumo escolar/acadêmico. No âmbito metodológico, por se tratar de um trabalho com viés prático e com vistas à resolução de um problema, adotamos os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986) e as considerações de Pradanov e Freitas (2013) sobre a pesquisa qualitativa. Assim, além das discussões teóricas, temos como resultado desta pesquisa uma proposta de atividade voltada aos estudantes do 9º ano, detalhada em 8 (oito) etapas, as quais podem contribuir significativamente para a análise dos articuladores de tempo e de espaço na produção do gênero resumo escolar/acadêmico e servem como suporte para futuras aplicações em sala de aula.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Proposta didática para o ensino da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso artigo de opinião
    (2019-05-10) Medeiros, Laiane Ramos de; Gomes, Alexandro Teixeira; ; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Jales, Adriana Morais;
    Este trabalho está inserido no âmbito dos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta pelo linguista Jean-Michel Adam, que estuda a produção co(n)textual de sentido por meio de textos concretos, a partir de determinados níveis ou planos de análise linguística. A pesquisa tem como objetivo geral identificar, descrever e analisar o fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa em artigos de opinião produzidos por alunos do 9° ano do ensino fundamental e, em seguida, apresentar uma proposta de trabalho do fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa, a partir do gênero de discurso em tela. Para o embasamento teórico, ancoramo-nos sobretudo, nos estudos de Adam (2011) e Gomes (2014). Em termos metodológicos, analisamos um corpus composto por cinco produções do gênero artigo de opinião, elaboradas por alunos do 9° ano do ensino fundamental, a partir das categorias de análise propostas por Gomes (2014). Nossa investigação apresenta dois momentos: o primeiro, referente à análise do fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero de discurso em questão; o segundo, a elaboração de uma proposta didática, considerando os pressupostos básicos da responsabilidade enunciativa na construção do propósito argumentativo do produtor do gênero artigo de opinião. Em relação ao primeiro momento, pode-se perceber os PDV materializados por meio de 67 ocorrências de marcas linguísticas de (não) assunção da responsabilidade enunciativa. Os dados nos mostram que há uma predominância do PDV do aluno, apesar de encontrarmos PDV de outras instâncias enunciativas. Entendemos que essa prevalência do PDV do aluno nas produções justifica-se por ser um gênero de discurso que permite que o autor do texto expresse sua opinião sobre uma determinada temática. Quanto à recorrência do PDV de outras instâncias enunciativas nos artigos de opiniões analisados, entendemos que o aluno faz uso das palavras de outrem para expressar seu ponto de vista, na busca de validar e/ou fortalecer seu argumento. Em relação ao segundo momento, em que se elabora uma proposta didática a partir do fenômeno da responsabilidade enunciativa, buscamos fazer com que ela contribua para o ensino da Língua Portuguesa, minimizando os problemas detectados na análise do corpus desta pesquisa, como, por exemplo, a dificuldade de uso dos argumentos de autoridade para sustentar o PDV do produtor do texto. Diante do exposto, esperamos, mediante este trabalho, contribuir com os estudos sobre a temática em pauta, bem como oferecer elementos para que o professor de língua portuguesa possa trabalhar com mais eficácia a questão das vozes presentes nos mais diversos textos veiculados em nossa sociedade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Proposta didática para o ensino da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo crônica
    (2016-12-22) Medeiros, Jane; Gomes, Alexandro Teixeira; ; ; Aquino, Lucelio Dantas de; ; Sousa, Gilton Sampaio de;
    A Responsabilidade Enunciativa tem sido entendida como um fenômeno que busca marcar a assunção (ou não) pelo dizer por parte do locutor do texto, conforme destacam Adam (2011) e Gomes (2014). O texto, então, passa a ser explorado, a partir de sua materialidade discursiva, considerando-se o estudo de determinados níveis ou planos de análise propostos por Adam (2011). Nesta pesquisa, detemo-nos no nível sete da enunciação de Adam (2011), o qual se propõe a estudar o fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo crônica. Assim, foi nosso objetivo verificar como se manifesta o referido fenômeno no gênero discursivo crônica, tomando como objeto de análise quatro crônicas escolhidas da coleção “Para gostar de Ler”, do ano de 2003. Do ponto de vista teórico, amparamo-nos em autores como Adam (2011), Gomes (2014), Lourenço (2015), Marcuschi (2008), Koch (2014), Fávero e Koch (2012), Koch e Travaglia (2015), Mussalim e Bentes (2010), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010), entre outros. No enfoque metodológico, nossa investigação apresenta dois momentos: o primeiro, refere-se à análise do fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo escolhido; o segundo, à elaboração de uma sequência didática, considerando os pressupostos básicos da responsabilidade enunciativa na construção do propósito argumentativo do produtor do gênero crônica. Em relação ao primeiro momento, percebemos que o produtor do texto assume (ou não) a responsabilidade enunciativa pelo dizer com vistas à realização de seu propósito argumentativo. Nesse sentido, considerando que há uma grande heterogeneidade de PDV no gênero discursivo em estudo, encontramos nas 4 crônicas analisadas, 93 ocorrências de marcas de (não) responsabilidade enunciativa. Assim, em “Carta ao Prefeito”, de Rubem Braga, primeira crônica analisada, o PDV do locutor pode ser percebido nas marcas de asserção, referidas à primeira pessoa, índice de pessoas, bem como, através do uso de modalizadores. Em “O telefone”, segunda crônica em estudo, também de Rubem Braga, percebemos não só o PDV do locutor, mas também, outras fontes enunciativas que podem ser notadas através de marcadores de discurso reportado e elementos gráficos e ortográficos. Nas terceira e quarta crônicas, “Glória”, de Carlos Drummond de Andrade, e “Em código”, de Fernando Sabino, respectivamente, temos, além do PDV do locutor, outras fontes enunciativas por meio do uso de verbos de atribuição de fala, de diferentes tipos de representação da fala (discurso direto, indireto), de marcas de asserção referidas à terceira pessoa e de índices de pessoas. Em relação ao segundo momento, esperamos que a sequência apresentada contribua para o ensino da Língua Portuguesa, proporcionando ao aluno um avanço no desenvolvimento de suas habilidades específicas, melhorando sua criticidade e seu posicionamento frente ao texto.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    A responsabilidade enunciativa em textos de alunos do Ensino Fundamental
    (Revista Con(Textos) Linguísticos, 2020) Gomes, Alexandro Teixeira; Oliveira, Raphael Dantas de
    Este artigo tem por escopo investigar o fenômeno da responsabilidade enunciativa em textos de alunos do ensino fundamental. Do ponto de vista teórico, orientamo-nos pelos trabalhos de Adam (2008, 2011), Passeggi et al. (2010), Rodrigues et al. (2010), Gomes (2016), Gomes, Passeggi e Rodrigues (2018), entre outros. Do ponto de vista metodológico, analisamos dez textos do gênero discursivo Carta do Leitor produzidos por alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. A análise nos mostra que há uma predominância da voz dos alunos, embora encontremos, em pequena recorrência, a voz de outras instâncias enunciativas, a exemplo da voz da autora do artigo motivador da escrita das cartas do leitor que formam o corpus deste trabalho. Em relação às marcas linguísticas identificadas que materializam a assunção da responsabilidade enunciativa nos textos analisados, destacamos os conectores, os adjetivos, os advérbios, os verbos em 1a pessoa do singular e do plural e os modalizadores como as de maior recorrência. A análise nos mostra, outrossim, que quando se realiza um trabalho com os elementos linguísticos sob uma ótica discursiva, os alunos conseguem aprender melhor e conseguem usar adequadamente os recursos linguísticos nos textos produzidos
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    A responsabilidade enunciativa na sentença judicial condenatória
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-15) Gomes, Alexandro Teixeira; Soares, Maria das Gracas Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/1239053356970371; ; http://lattes.cnpq.br/0484766599685049; Passeggi, Luis Alvaro Sgadari; ; http://lattes.cnpq.br/4021473858264190; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280; Sampaio, Gilton de Sousa; ; http://lattes.cnpq.br/3773731288635522; Soares, Maria Elias; ; http://lattes.cnpq.br/5941161934316711; Marquesi, Sueli Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6803520489692073
    A Análise Textual dos Discursos tem sua origem no âmbito da Linguística Textual e se propõe a estudar a produção co(n)textual de sentido fundamentada na análise de textos concretos, oferecendo elementos para o entendimento do texto como uma prática discursiva analisado à luz de determinados planos ou níveis de análise linguística. Nesse sentido, é nosso propósito, nesta investigação, estudar o fenômeno da responsabilidade enunciativa na sentença judicial condenatória. Para tanto, seguimos os aportes teóricos da Análise Textual dos Discursos (ADAM, 2011) e da Linguística Enunciativa, a partir de vários autores, entre eles, Rabatel (2003, 2004, 2005, 2008, 2009, 2010), Nølke (2001, 2005, 2009, 2013), Nølke, Fløttum e Norén (2004), Guentchéva (1994, 1996, 2011) e Guentchéva et al. (1994). Nessa direção, investigamos a responsabilidade enunciativa, através de uma escala que compreende o fenômeno a partir de quatro gradações, cada uma com um tipo de ponto de vista (PdV) e com elos que podem marcar a assunção ou o distanciamento do ponto de vista. No que concerne à abordagem jurídica da tese, nossa ancoragem teórica segue vários autores, entre eles, Petri (1994), Soto (2001), Álvarez (2002), Alves (2003), Cornu (2005), Albi (2007), Bittar (2010), Asensio e Polanco (2011), López Samaniego (2006), Montolío e López Samaniego (2008), Montolío (2002, 2010, 2011, 2012, 2013), Colares (2010), Prieto (2013), Lourenço e Rodrigues (2013) e Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2014). Nosso corpus se constitui de 13 sentenças condenatórias provenientes de processos criminais oriundos da comarca de Currais Novos-RN, concluídos no ano de 2012. Os resultados revelam como o juiz, a partir de várias instâncias enunciativas, constrói a sentença judicial, o que nos permitiu compreender a configuração da (não) assunção da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo / textual sentença judicial condenatória. Como conclusões, percebemos que as unidades discursivas são perspectivadas ora, a partir da assunção, ora, a partir da não assunção dos PdV pelas instâncias enunciativas, o que orienta a organização argumentativa do produtor do texto e seus propósitos comunicativos. Com isso, o juiz cria e/ou modifica valores e crenças, induz e/ou orienta seu interlocutor podendo demonstrar objetividade e/ou preservar sua face através de construções mediatizadas ou podendo engajar-se pelo dito através da assunção da responsabilidade enunciativa do conteúdo proposicional do enunciado. Pelo exposto, reafirmamos nosso entendimento de que a (não) assunção da responsabilidade enunciativa se configura como mecanismo argumentativo fortemente marcado pelo produtor do texto com vistas a seus propósitos comunicativos. A sentença, portanto, constrói-se nesse jogo de assunção e/ou não assunção dos enunciados de acordo com a orientação argumentativa e com os objetivos do produtor do texto.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    A responsabilidade enunciativa no texto jurídico: uma análise dos conectores no gênero discursivo sentença judicial condenatória
    (Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 2017) Gomes, Alexandro Teixeira; Aquino, Lucélio Dantas de
    Este trabalho tem por escopo estudar a função dos conectores, enquanto elemento de (não) assunção da responsabilidade enunciativa, na construção do projeto argumentativo do produtor do texto e de seus propósitos argumentativos. Do ponto de vista teórico, amparamo-nos em Adam, Gomes, Guentchéva, entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, analisamos um corpus constituído por treze sentenças condenatórias oriundas da comarca de Currais Novos-RN e prolatadas no ano de 2012. Os dados evidenciam como os conectores podem indicar se um determinado conteúdo proposicional é assumido ou não pelo locutor, bem como os efeitos de sentido advindos dessa (não) assunção. Assim, esse trabalho se configura como protagonista nos estudos que discutem o fenômeno em questão, abordado na interface Linguagem – Direito
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Sala de aula invertida para a aprendizagem de língua espanhola: o uso do site Interactivo ELE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-01) Silva, Maria Clara Medeiros; Aquino, Lucelio Dantas de; https://orcid.org/0000-0001-6203-8379; http://lattes.cnpq.br/9585462037655988; http://lattes.cnpq.br/1804296464708940; Gomes, Alexandro Teixeira; Falcão, Carla Aguiar; Martins, Selma Alas; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947
    A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta didático-metodológica para o uso da metodologia de sala de aula invertida, a partir do website Interactivo ELE como recurso mediador do conhecimento no ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Em função disso, tomou-se como aporte teórico os estudos sobre o ensino de Língua Estrangeira (LE) na perspectiva da abordagem comunicativa, com base em Martinez (2009), Almeida Filho (2015), Paiva (2014), entre outros; discussões sobre a importância e o uso das tecnologias e das metodologias ativas, em especial, a sala de aula invertida, a partir de Moran, Masetto e Behrens (2013), Bacich e Moran (2018), Camargo e Daros (2018), entre outros estudos. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, aplicada em forma de intervenção em uma turma do 4º ano do curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Nova Cruz. Para alcançar o objetivo deste trabalho, utilizaram-se variados instrumentos de pesquisa: pré-teste e pós-teste aplicados no início e final das sequências didáticas; uma rubrica avaliativa com a finalidade de verificar se houve um desenvolvimento da competência oral dos participantes ao longo do processo de ensino e aprendizagem; e o questionário eletrônico, aplicado ao final da intervenção, com o intuito de avaliar as impressões dos participantes da pesquisa em relação a nossa intervenção didática e os fatores individuais quanto à interação, motivação e autonomia do estudante. Apesar dos desafios impostos pelo contexto educativo em tempos de pandemia da Covid-19, os resultados mostram que a metodologia de sala de aula invertida e o uso do website Interactivo ELE proporcionaram um avanço no desenvolvimento da competência oral dos participantes, a promoção de um espaço aberto para o diálogo dos temas transversais que contribuiu para a prática oral do idioma durante as aulas, além da possibilidade de uma aprendizagem mais interativa. No entanto, acreditamos que a implementação da metodologia de sala de aula invertida precisa ser feita com cautela, pois muitas são as limitações e as adversidades encontradas ao longo das aulas, como o não estudo prévio do material. Portanto, o uso da metodologia de sala de aula invertida, a partir do website Interactivo ELE como recurso mediador do conhecimento no ensino e aprendizagem, constitui-se como uma possibilidade viável para o ensino do ELE, principalmente no que concerne ao trabalho com foco na abordagem comunicativa. Ressaltamos, por fim, que derivados de nossa pesquisa resultaram os seguintes produtos: o website Interactivo ELE; as sequências didáticas desenvolvidas para a aplicação da pesquisa; e um guia instrucional, voltado para professores, que reúne informações sobre o uso da metodologia da sala de aula invertida nas aulas de línguas, e apresentação e uso do website Interactivo ELE.
  • «
  • 1 (current)
  • 2
  • »
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM