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Navegando por Autor "Fontes, Laysa Mabel de Oliveira"

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    Artigo
    Modelagem de um sistema multiagente de apoio à PBL utilizando a metodologia MAS-CommonKADS
    (Holos, 2014) Fontes, Laysa Mabel de Oliveira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Mendes Neto, Francisco Milton
    A aprendizagem baseada em problema (Problem-Based Learning - PBL) é um método no qual os estudantes aprendem através da resolução de um problema que, em geral, não possui uma solução trivial e uma única solução correta. A PBL destaca o trabalho em equipe como um dos principais requisitos para o sucesso do processo de aprendizagem, ou seja, a colaboração é essencial. No entanto, a implantação de um método de ensino com base na PBL não é uma tarefa trivial. Em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), a complexidade de implantação deste método é ainda maior, pois o facilitador nem sempre pode detectar possíveis problemas na colaboração, nem possui todas as informações necessárias para aplicar as técnicas de aprendizagem deste método. Desta forma, este artigo apresenta o processo de modelagem de um Sistema Multiagente (SMA) de apoio à PBL. O SMA proposto foi modelado utilizando a metodologia MAS-CommonKADS+, que consiste em uma extensão da metodologia MAS-CommonKADS
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    Tese
    MONITUM: um sistema proativo para monitoramento e avaliação das atividades de tutoria a distância em AVAs
    (2017-03-10) Fontes, Laysa Mabel de Oliveira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3181772060208133; ; http://lattes.cnpq.br/6481383927045181; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Coutinho, Karilany Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/8409211766785367; Dias, Aline de Pinho; ; http://lattes.cnpq.br/0450163506944948; Santos, João Paulo Queiroz dos; ; http://lattes.cnpq.br/2413250851590746; Mendes Neto, Francisco Milton; ; http://lattes.cnpq.br/5725021666916341; Gonçalves, Luciana Schleder; ; http://lattes.cnpq.br/5950935849374221
    O uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Educação a Distância (EaD) tem gerado um crescente volume de dados provenientes de interações entre os atores desse processo. O tutor a distância é o ator responsável por mediar o processo de aprendizagem dos alunos e por promover a interação nos AVAs. O volume de dados gerado a partir dessas interações, se devidamente explorado, pode fornecer o entendimento sobre a relação de influência entre o desempenho dos tutores a distância e a participação efetiva de alunos em AVAs. Diante deste contexto, delimitou-se o objetivo de pesquisa desta tese como sendo o desenvolvimento de um sistema proativo para monitoramento e avaliação das atividades de tutoria a distância, por meio de indicadores comportamentais em AVAs. O método utilizado nesta pesquisa foi baseado na metodologia de Learning Analytics de seis dimensões, onde foram definidos os interessados, os objetivos, os dados, os instrumentos, as restrições externas e as limitações internas. As análises foram realizadas por meio de dados históricos advindos de um curso tecnólogo e de dez cursos de graduação ofertados pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ao todo, foram utilizadas três amostras. A primeira amostra foi composta por informações de 38 tutores a distância e a segunda amostra foi composta por informações de 2.227 alunos, sendo os dados das duas amostras pertencentes à 62 turmas. Já a terceira amostra foi composta por informações de 353 tutores a distância, pertencentes à 1.281 turmas. Como principais resultados desta tese, tem-se: (i) construção de um modelo de conhecimento (ontologia) capaz de mapear as relações existentes entre os atributos comportamentais dos tutores a distância e a participação efetiva dos alunos, por meio do Coeficiente de Correlação de Pearson; (ii) construção de um Web Service capaz de processar as informações relacionadas aos atributos dos tutores a distância, classificar os seus desempenhos por meio das técnicas k-Means e Farthest First e fazer recomendações com base no modelo de conhecimento; e (iii) criação de um plugin para o Moode que permite a visualização dos dados processados pelo Web Service e que serve como subsídio para os gestores dos referidos cursos.
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    Artigo
    Uma ontologia de apoio à participação efetiva de alunos em AVAs
    (Informática na educação, 2017) Fontes, Laysa Mabel de Oliveira; Valentim, Ricardo Alexsandro de Medeiros; Mendes Neto, Francisco Milton; Souza, Rafael Castro de; Chagas, José Ferdinandy Silva
    O uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) na Educação a Distância tem gerado um crescente volume de dados provenientes de interações entre os atores desse processo. O tutor a distância é o ator responsável por mediar o processo de aprendizagem dos alunos e por promover a interação nos AVAs. O volume de dados gerado a partir dessas interações, se devidamente explorado, pode fornecer o entendimento sobre a relação de influência entre o desempenho dos tutores a distância e a participação efetiva de alunos em AVAs. Diante deste contexto, este trabalho apresenta uma ontologia para recomendação de ações que buscam promover a participação efetiva de alunos em AVAs
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