Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Fernandes Neto, André Pedro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Análise da gestão de riscos organizacionais em Universidades Federais do Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-30) Brito, Arthur Arcelino de; Costa, José Alfredo Ferreira; https://orcid.org/0000-0002-1290-6454; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; https://orcid.org/0000-0001-9628-2556; http://lattes.cnpq.br/9207457494998292; Carvalho, Ricardo José Matos de; Gomes, Anailson Marcio; Fernandes Neto, André Pedro
    A gestão de riscos corporativos (GRC) tem sido centro de debate em contexto mundial por governos, companhias e instituições que desejam aperfeiçoar sua governabilidade e usufruir dos benefícios dessa prática. No contexto nacional, especialmente em Instituições Federais de Ensino Superior, o tema é ainda recente e foi determinado pela Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016. Esta instrução tem como objetivos o fortalecimento da gestão, aperfeiçoamento de processos e alcance de objetivos organizacionais de órgãos e entidades do poder executivo federal. Levando em consideração esta norma, o presente estudo tem como objetivo estabelecer um panorama da gestão de riscos em Universidades Federais Brasileiras no período entre 2017 e março de 2020. Para isso, a pesquisa utilizou como principal ferramenta a análise documental de relatórios e outros documentos disponibilizados no site eletrônico destas instituições, dentre eles relatórios de auditoria interna, políticas de gestão de riscos, planos de gestão de riscos etc. Desta forma, foi possível identificar as principais tipologias e classificações de riscos utilizadas pelas instituições, bem como as barreiras de implementação, soluções tecnológicas e boas práticas. A pesquisa também visa o fornecimento de informações práticas para gestores de Instituições de ensino superior, com objetivo de dar suporte a adoção e revisão de seus programas de gestão de riscos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise dos indicadores de qualidade versus taxa de abandono utilizando método de regressão múltipla para serviço de banda larga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-06-20) Fernandes Neto, André Pedro; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; ; http://lattes.cnpq.br/6481909544754185; Sousa Neto, Manoel Veras de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789716A1&dataRevisao=null; Ramos, Paulo César Formiga; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4; Alencar, Marcelo Sampaio de; ; http://lattes.cnpq.br/0946722048975388
    A área de telecomunicações é uma das mais estratégicas e dinâmicas do mundo atual. Esse fato se deve a inúmeras inovações tecnológicas que afetaram a forma como as informações trafegam. O conhecimento deixou de ser percebido como um acúmulo linear, lógico e cronológico de informações e passou a ser visto como uma construção em rede, consequentemente a massificação da Internet banda larga em alta velocidade teve grande influência sobre esse fenômeno. Essa dissertação aborda um estudo sobre medição de desempenho e serviços de manutenção em telecomunicações, com o uso de ferramentas de descoberta de conhecimento em base de dados (KDD). Objetiva-se transformar informações, armazenadas nas bases de dados de uma grande empresa de telecomunicações do país, em conhecimento útil. A metodologia de pesquisa utilizada focou no uso de análise de regressão múltipla como ferramenta para estimar a taxa de abandono de clientes em serviços de Internet de banda larga, como variável dependente, e indicadores de qualidade de serviço como variáveis independentes. Modelos foram testados e analisados estatisticamente. O trabalho apresenta resultados que permitem analisar e identificar quais os indicadores de qualidade que exercem maior influência na taxa de abandono dos clientes. São propostas sugestões que possam ser aplicadas para melhoria de qualidade do serviço percebido e consequentemente diminuições das perdas com a taxa de abandono
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Contribuições ao estudo de modelagem de equações estruturais na avaliação da satisfação do cliente de serviços de comunicações móveis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-26) Silva, Gutembergue Soares da; Campos, Antonio Luiz Pereira de Siqueira; ; http://lattes.cnpq.br/1982228057731254; ; http://lattes.cnpq.br/1214925346969928; Fernandes Neto, André Pedro; ; http://lattes.cnpq.br/6481909544754185; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; Martins, Ronaldo de Andrade; ; http://lattes.cnpq.br/0978273656336966; Mattozo, Teófilo Câmara; ; http://lattes.cnpq.br/1859655297732667
    No mercado de telecomunicações as transformações tecnológicas das últimas décadas aliaram-se a um cenário formado por empresas de alta tecnologia que caracterizam o setor de comunicações móveis pessoais em todo mundo. Neste contexto, as empresas deste setor preocupam-se cada vez mais com a competitividade, oferta de serviços, área de atendimento, demanda reprimida e a lealdade do cliente. Estudos de comportamento do consumidor pesquisam a satisfação e lealdade de clientes como fatores básicos para relações bem sucedidas e duradouras com as empresas. A complexidade das relações entre variáveis na avaliação da satisfação do cliente em comunicações móveis pode ser adequadamente pesquisada com a utilização de métodos estatísticos multivariados. Essa tese analisou as relações causais envolvendo os antecedentes e consequentes associados à satisfação do cliente, no segmento de comunicações móveis, bem como desenvolveu e validou um modelo comportamental do cliente no uso deste serviço, buscando explicar as relações entre os construtos envolvidos: satisfação, qualidade dos serviços, valor percebido, imagem da marca, lealdade e reclamação. Foi estabelecida uma ampla base teórica para avaliar a importância estratégica do modelo que relaciona a influência na satisfação do serviço com as percepções dos clientes e avaliada a precisão deste modelo, por meio de uma análise comparativa a utilização de três métodos de estimação dos seus parâmetros, MLE, GLS, e ULS, com o emprego de modelagem de equações estruturais. Foram feitas aplicações em análises de dados, sendo testada e avaliada empiricamente, a influência do gênero na satisfação do cliente deste setor, além de uma segmentação de mercado utilizando mapas auto-organizáveis e a correspondente validação deste processo, com modelagem de equações estruturais.Os resultados do estudo empírico produziram uma boa qualidade de ajustamento para o modelo teórico proposto, com evidências do estabelecimento de uma adequada capacidade explicativa e preditiva, destacando-se a relevância da relação causal entre a satisfação e lealdade, em consonância com diversos estudos realizados para os mercados de comunicações móveis.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Emissão de radiação eletromagnética não ionizante na cidade do Natal: caracterização, avaliação e modelamento com base na intensidade do campo elétrico e na taxa de exposição
    (2015-12-17) Pinheiro, Fred Sizenando Rossiter; Maranhão, Tecia Maria de Oliveira; Campos, Antonio Luiz Pereira de Siqueira; http://lattes.cnpq.br/1982228057731254; Lajus, Tirzah Braz Petta; http://lattes.cnpq.br/9979644969955564; Carvalho, Maria Goretti Freire de; http://lattes.cnpq.br/6481909544754185; Fernandes Neto, André Pedro
    O surgimento da Telefonia Celular, a partir dos anos 1990, e a construção frenética de torres nas cidades assustou a população, levou a comunidade científica mundial e os órgãos de controle ambiental a dar maior atenção às ondas eletromagnéticas não ionizantes. Um estado pobre como o Rio Grande do Norte evoluiu a quantidade de celulares em operação de 340 mil no ano 2002 para 4,6 milhões em 2014. No RN a quantidade de linhas celulares supera a própria população, com uma densidade de 128,98 acessos para cada 100 habitantes. Natal, a capital do RN, com 850 mil habitantes, já possui 882 Estações Rádio Base dos Sistemas celulares em 167,26 km2 de área urbana. O objetivo do presente trabalho é fazer um diagnóstico sobre a exposição à radiação eletromagnética não ionizante em toda área urbana da Cidade. A metodologia usada levou em conta medições de intensidade das radiações feitas em 160 diferentes pontos da cidade. As medições foram feitas na faixa de 88MHz a 2.400 MHz. Os serviços de telecomunicações avaliados na pesquisa foram: TV (Broadcasting), Rádio FM (Broadcasting), Sistemas Celulares e WLAN (IEEE 802.11bg).Foram considerados para comparação os limites de exposição do ICNIRP (InternationalCommission on Non IonizationProtection), parâmetros: “Intensidade de Campo Elétrico” e “Razão de Exposição” (ER). Resultados: de acordo com as medições realizadas, 48.48 % da exposição eletromagnética outdoor na cidade do Natal decorre da radiação emitida pelos transmissores de TV. Da mesma forma, constatou-se que, em 77,2 % dos pontos pesquisados, a intensidade do campo elétrico gerada pelas TVs supera todos os demais serviços de telecomunicações, inclusive a Telefonia Celular. A Taxa de Exposição (ER) média de Radiação Não Ionizante verificada para a faixa de frequência pesquisada foi de 4,43. 10 -3, enquanto o valor máximo foi de 7,67. 10-2. Foi desenvolvido modelo para estimativa do Campo Elétrico gerado pelos transmissores das TVs em qualquer ponto da cidade. Utilizouse a Técnica Estatística de Regressão Multivariada, a partir das 160 amostras. As equações finais obtidas permitem as estimativas com grau de precisão R2 superior a 0,9, p<0,1. Constatou-se que o expoente de atenuação para propagação de RF na cidade varia entre 2,8 e 3,8. A exposição eletromagnética à RNI em ambientes outdoor em Natal está em níveis abaixo dos limites de segurança definidos pelo ICNIRP e ANATEL. Os serviços que mais contribuem para RNI em Natal são: 1-TV, 2-Sistema Celular e 3-Rádios FMs.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Tese
    Modelagem de equações estruturais na análise de dados de serviços em comunicações móveis
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-13) Fernandes Neto, André Pedro; Costa, José Alfredo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/9745845064013172; ; http://lattes.cnpq.br/6481909544754185; Silva, Jose Patrocinio da; ; http://lattes.cnpq.br/5753289728835624; Ramos, Paulo César Formiga; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788020E4; Pavão, Augusto Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/9481459169536686; Queiroz Junior, Idalmir de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/8047604543096116
    Transformações ocorridas no setor de telecomunicações nas últimas décadas, aliadas à competição motivada pelas políticas de concessões e privatizações, fomentaram, de forma irrefutável, o mercado mundial, causando o surgimento de uma nova realidade. Os reflexos, no Brasil, tornaram-se evidentes devido ao aparecimento de taxas de crescimento acentuadas, chegando em 2012 a apresentar uma receita operacional líquida de 128 bilhões de reais, colocando o país entre os cinco maiores países em relação a comunicações móveis no mundo. Neste contexto econômico, uma questão de crescente importância para a saúde financeira das empresas é a sua capacidade de reter seus clientes e transformá-los em consumidores leais. O aparecimento da infidelidade dos clientes nas operadoras vem gerando valores de taxas de desligamentos mensais em média na ordem de dois a quatro por cento, representando para a gestão empresarial um dos seus maiores desafios, vez que a captação de um novo cliente significa um dispêndio cinco vezes maior que sua retenção. Com este propósito, modelos têm sido desenvolvidos, por meio da modelagem de equações estruturais, para identificar as relações entre os diversos determinantes da lealdade dos clientes no contexto dos serviços. A contribuição original desta tese é o desenvolvimento de um modelo para a lealdade a partir da identificação de relações entre determinantes da satisfação (variáveis latentes) e da inclusão de atributos que determinam as percepções da qualidade de serviço para o setor de comunicações móveis, entre os quais: qualidade, satisfação, valor, confiança, expectativa e lealdade. A pesquisa de caráter quantitativo foi realizada com os clientes das operadoras por meio da técnica de amostragem aleatória simples, por meio de questionários estruturados. Como resultado o modelo proposto e as avaliações estatísticas devem possibilitar as operadoras concluírem que a lealdade dos clientes é diretamente influenciada pela qualidade técnica e operacional dos serviços oferecidos, bem como apresentar um índice de satisfação de comunicações móveis para o segmento
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM