Navegando por Autor "Fernandes, Morgana de Medeiros"
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TCC Contribuições da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da relação professor-aluno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-12) Fernandes, Morgana de Medeiros; Santos Sobrinho, Djanní Martinho dos; Garcia, Tânia Cristina Meira; Cavalcante, Christianne MedeirosA presença da afetividade na relação professor-aluno, denota-se como um fator de fundamental importância para melhorar o desempenho escolar dos alunos. Pois, um relacionamento adequado entre professor e aluno é imprescindível para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça adequadamente. Dessa forma, a afetividade tem relevantes contribuições para o desenvolvimento integral do ser humano, sendo considerada por alguns autores como Cunha (2010) e Padua (2010), como um dos fatores que facilitam o processo de ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa monográfica tem como objetivo analisar as contribuições da afetividade para o processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal, localizada na cidade de São João do Sabugi – RN. No decorrer da pesquisa, utilizou-se como metodologia de investigação a observação in lócus de cinco turmas de 1º ao 5º ano, aplicação de questionário as professoras das referidas turmas, entrevista, pesquisa documental e pesquisa bibliográfica, com aporte teórico em autores como Cunha (2010), Luckesi (2011), Piaget (1993), dentre outros. Partindo do que foi pesquisado, pode-se perceber a presença da afetividade nas relações estabelecidas entre as professoras e os alunos nas cinco turmas observadas, evidenciando-se a influência disto para a melhoria do desenvolvimento destes alunos.TCC Não consigo parar de pensar em comida: adaptação transcultural do Inventário de Evitação de Pensamentos sobre Comida(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Fernandes, Morgana de Medeiros; Sureira, Thaiz Mattos; Silva, Fábio Henrique Vieira de Cristo e; http://lattes.cnpq.br/5538481123174916; http://lattes.cnpq.br/2148739634320316; http://lattes.cnpq.br/1193867446664472; Alves, Marcus Vinicius Costa; http://lattes.cnpq.br/1441158405773422; Costa, Kahula Camara da; http://lattes.cnpq.br/2805746537587140A supressão de pensamentos sobre comida é uma forma de tentar evitar pensar em alimentos específicos. Porém, estudos sugerem que as estratégias de supressão geralmente surtem o efeito oposto, aumentando a prevalência de tais pensamentos. O Food Thought Suppression Inventory (FTSI) é um instrumento criado para mensurar essa supressão de pensamentos sobre comida. E, considerando-se a ausência de uma versão deste instrumento para o Brasil e a escassez de estudos acerca da temática, esta pesquisa tem como objetivo traduzi-lo e adaptá-lo para o português brasileiro. É um estudo do tipo metodológico e transversal que envolveu a participação de tradutores e um Comitê de especialistas. Para a análise dos dados foi utilizado o Coeficiente de Validade de Conteúdo (CVC). Como resultados da etapa de tradução, houve igualdade nos itens 3 e 13, com poucas divergências nos demais itens. Na avaliação do Comitê de especialistas, realizada duas vezes, a maioria dos itens obtiveram grau de concordância aceitável (CVCc > 0,80). Foram realizados ajustes no nome do instrumento e nos itens 4, 8, 10 e 14. Assim, a partir de análise teórica e semântica dos itens, obteve-se uma versão preliminar do Inventário de Evitação de Pensamentos sobre Comida (IEPC) adaptada para o Brasil com equivalência adequada. Estudos futuros são necessários para ampliar as evidências de validade sobre essa versão traduzida. Dessa maneira, será possível contribuir para mensuração e consequente tratamento nutricional da obesidade e de distúrbios alimentares relacionados com a supressão de pensamentos por comida, além de fomentar pesquisas sobre a temática.