Navegando por Autor "Costa Júnior, João Florêncio da"
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TCC Aplicação da metodologia DMAIC como estratégia para a excelência operacional na gestão da qualidade em contact centers(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Silva, Anderson Luís de Freitas; Cabral, Eric Lucas dos Santos; Souza, Marco Antonio Dantas de; Costa Júnior, João Florêncio daA busca pela melhoria contínua dentro das grandes, médias e até pequenas empresas se tornou um alvo que os gestores são impelidos a buscar. Melhorar produtos, serviços, processos e fluxos resultam na maximização de lucro e redução de custos, além de conferir robustez ao contexto aplicado. O presente trabalho tem como finalidade demonstrar a aplicação da metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve e Control) na área da qualidade em uma empresa de Contact Center de nível global que atua na prestação de serviços de atendimento, suporte técnico, cobrança, soluções digitais, backoffice e conecta as maiores e mais respeitadas marcas do planeta com os seus clientes finais. O trabalho objetiva mostrar, também, os resultados obtidos durante e após a aplicação, utilizando ferramentas importantes que fazem parte do conjunto do ferramental da qualidade. Os métodos dominantes utilizados no desenvolvimento deste trabalho foram quantitativos e qualitativos. No levantamento estatístico dos dados para fornecer hipóteses iniciais, a metodologia quantitativa foi relevante através de ferramentas como o Excel® e Minitab®. Já para validar as hipóteses outrora levantadas, a metodologia qualitativa foi determinante para a concepção das causas vitais, isto é, causas potenciais que foram validadas estatística e qualitativamente, o que permitiu a idealização de planos de ação plenamente efetivos. Por fim, de maneira geral, o estudo obteve resultados relevantes, os quais contribuem para garantir os contratos da organização.TCC Competitividade e análise de recursos internos: um estudo em uma empresa norteriograndense especializada em artigos e instrumentos musicais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-02) Galvão, Igor Leonardo Guerra; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; http://lattes.cnpq.br/6858306787142126; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Costa Júnior, João Florêncio da; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977Atualmente, para sobreviver em um mercado competitivo, todas as organizações precisam criar estratégias que lhes permitam gerar valor sustentado. O modelo de visão, baseado nos recursos, avalia o desempenho de uma organização através da ótica de gestão e utilização dos seus recursos. Com isso, é a partir da análise interna da organização que se procede à ponderação das implicações competitivas de vários parâmetros relativos aos recursos da instituição, identificando as forças e fraquezas internas. Uma das ferramentas que permitem a análise desses recursos é o modelo VRIO, que permite compreender, sob as condições de valor, de raridade, da imitabilidade e da organização, as relações entre os recursos das empresas e a geração de vantagens competitivas sustentáveis. O VRIO vem a ser um modelo de auxílio à tomada de decisão, do ponto de vista da construção do planejamento estratégico para essa empresa. Partindo dessa metodologia, foram analisados individualmente 15 quinze recursos, classificados entre tangíveis e intangíveis, distribuídos entre 4 (quatro grandes categorias (físicos, organizacionais, humanos e financeiros). O resultado foram que 3 (três) desse recursos geram desvantagens competitivas para a empresa, 1 (um ) gera uma paridade competitiva, enquanto outros 11 (onze) são fontes de vantagem competitiva para a organização. Essas vantagens competitivas corroboraram com o alto potencial competitivo observado na empresa (sob a perspectiva do seu proprietário) diante dos seus concorrentes, através do seu e-commerce e da sua proposta de experiência para cada compra realizada na empresa, seja dos artigos de vestuário ou dos seus instrumentos musicais personalizados. O trabalho propõe a apresentação de dados quantitativos em futuros trabalhos que confrontem a perspectiva do proprietário da empresa e tragam escopo a essa metodologia de análise de competitividade para a empresa.TCC Estudo e desenvolvimento de vantagem competitiva: uma análise de estratégias aplicadas no grupo norteriograndense de comércio de joias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Santos, Izhak Adiel Nery; Costa Júnior, João Florêncio da; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Silva Filho, Alexandre Magno da; http://lattes.cnpq.br/1319524321665639; Oliveira, Wanderson Fernandes Modesto de; https://orcid.org/0000-0002-8258-6222; http://lattes.cnpq.br/3511939709684605O presente trabalho analisou as estratégias adotadas pelo Grupo Norteriograndense de Comércio de Joias para a criação de vantagem competitiva, utilizando a Cadeia de Valor de Porter como base teórica. A pesquisa qualitativa incluiu entrevistas semiestruturadas, análise documental e observação participante para compreender os processos organizacionais. Os resultados mostraram que a formalização de procedimentos, como a aquisição de mercadorias e a gestão de estoques, contribuiu para a padronização e eficiência das operações. Investimentos em tecnologia, como a adoção de um sistema de CRM, e a capacitação de funcionários também foram fundamentais para melhorar o atendimento ao cliente e vendas. Além disso, a análise revelou desafios relacionados à centralização de atividades e à ausência de estratégias consistentes de marketing e pós-venda. Estratégias como a padronização de processos e o fortalecimento das atividades de suporte resultaram em maior integração e eficiência, consolidando a posição do Grupo no mercado. O estudo concluiu que a aplicação das teorias de Porter, aliada a estratégias direcionadas, permite a criação de um modelo replicável de geração de valor e vantagem competitiva sustentável, mesmo em mercados altamente dinâmicos.TCC Um estudo sobre a implementação de práticas de EcoDesign no Restaurante Portal de Maracajaú: sustentabilidade e redução dos impactos ambientais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Freire, Vívian Guedes; Costa Júnior, João Florêncio da; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; 0009-0009-0183-4342; http://lattes.cnpq.br/8881131922366615; Cabral, Eric Lucas dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1242860256406312; Soares, Adeliane Marques; http://lattes.cnpq.br/8704762812204452O presente trabalho objetiva propor a implementação de práticas de EcoDesign no Restaurante Portal de Maracajaú, visando promover a sustentabilidade e reduzir os impactos ambientais de suas operações, uma vez que está localizado em uma área de proteção ambiental. Inicialmente, realizou-se um levantamento bibliográfico para fundamentar teoricamente a pesquisa. Em seguida, através da metodologia de estudo de caso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada e observação estruturada, que permitiram avaliar as práticas sustentáveis já existentes. Posteriormente, foram identificadas as áreas que necessitavam de melhorias e, com base nas informações coletadas, foi aplicado o ciclo PDCA para estruturar um plano de ação, propondo melhorias específicas e um processo contínuo de monitoramento dessas práticas. Os resultados indicam que, apesar dos desafios financeiros e estruturais enfrentados pelo Restaurante Portal de Maracajaú, a adoção de práticas de EcoDesign é viável e benéfica, mediante medidas como: captação de água da chuva, implementação de práticas de compostagem, estratégias de marketing verde e cultivo de horta orgânica. O estudo aplica o conceito de EcoDesign ao segmento de restaurantes localizados em áreas de proteção ambiental, adaptando seus princípios aos negócios dependentes da preservação da natureza para sustentar suas operações. Além disso, amplia o entendimento de práticas sustentáveis em regiões com limitações estruturais. O trabalho contribui para a valorização local, redução de custos, turismo sustentável e preservação da região a qual o restaurante está inserido. Essas iniciativas oferecem um modelo replicável de planejamento e implementação para empresas que buscam alinhar sustentabilidade, viabilidade econômica e competitividade.Dissertação Um estudo sobre as barreiras no processo de internacionalização das empresas incubadas em Natal/RN(2018-11-27) Costa Júnior, João Florêncio da; Rezende, Julio Francisco Dantas de; ; ; Costa, José Alfredo Ferreira; ; Brandão, Gláucio Bezerra; ; Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva;Devido ao cenário mundial de transformações contínuas e alta competitividade, no qual os modelos de negócios tornam-se cada vez mais dinâmicos e inovadores; existe uma necessidade constante das empresas e empreendedores buscarem adotar uma estratégia de internacionalização como pré-requisito não apenas para expansão, mas para a própria sobrevivência das empresas. Essa necessidade diz respeito não apenas às grandes corporações, mas também às micro, pequenas e médias empresas, que não podendo mais contar apenas com o mercado local para garantir sua existência e sem possuir as vantagens competitivas das empresas de grande porte, enfrentam diversas barreiras durante todo o processo de internacionalização. As incubadoras de empresas, nesse contexto, possuem um papel seminal no processo de internacionalização de empresas incubadas, oferecendo aos empreendedores as ferramentas, expertise e infraestrutura para o desenvolvimento internacional de seus empreendimentos. Partindo destes pressupostos, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar, a partir da perspectiva dos empreendedores locais, as barreiras ao processo de internacionalização das empresas incubadas em Natal/RN. Também se buscou avaliar a perspectiva dos gestores das incubadoras acerca do suporte dado à internacionalização das empresas incubadas assim como identificar as empresas com estratégias de internacionalização já em andamento e, por fim, propor estratégias viáveis para facilitar a internacionalização das empresas e maximizar a eficiência das incubadoras. A pesquisa realizada foi exploratória e descritiva, pois buscou analisar as barreiras existentes para a internacionalização de empresas incubadas a partir da perspectiva dos empreendedores locais, dado que estudos semelhantes ainda não haviam sido levados a termo, descrevendo assim, fatos e fenômenos da realidade relativos a essas organizações e suas perspectivas frente ao mercado internacional, analisando variáveis qualitativas e quantitativas. Através da pesquisa bibliográfica e documental, foi realizada uma análise das barreiras existentes para a internacionalização de empresas em diversas partes do mundo e, a partir daí, desenvolveu-se um instrumento de pesquisa utilizando uma escala tipo Likert de cinco pontos, de modo a quantificar e mensurar as opiniões e expectativas dos empreendedores e gestores das incubadoras ante estas barreiras. Ao todo foram analisadas 25 empresas distribuídas em três incubadoras: Instituto Metrópole Digital-Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Incubadora Tecnológica Natal Central-Instituto Federal do Rio Grande do Norte e EMPREENDE-Universidade Potiguar. Como resultado, foi possível definir as barreiras mais prementes enfrentadas pelos empreendedores locais no processo de internacionalização em dois grupos distintos: (1) Barreiras externas exacerbadas pelas limitações técnicas dos empreendedores e incubadoras e (2) Barreiras de gestão estratégica associadas ao network deficiente e à falta de planejamento voltado para expansão internacional. Constatou-se também que a influência das incubadoras no suporte dado à internacionalização das empresas incubadas, ainda que existente, é assistemática e insuficiente. Por fim, à luz do conhecimento adquirido, diversas linhas de estratégias foram propostas de modo a maximizar o network, aprimorar a gestão da inovação e do conhecimento, e superar as limitações técnicas encontradas.Tese Estudos sobre ecossistemas de internacionalização: agenda de pesquisa, estrutura conceitual e dinâmicas Institucionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-20) Costa Júnior, João Florêncio da; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Fernandes, Leandro Trigueiro; https://orcid.org/0000-0001-8012-0966; http://lattes.cnpq.br/3928714176137641; Paixão, Márcia Cristina Silva; http://lattes.cnpq.br/3038238196196014No cenário contemporâneo de crescente interconectividade global, a análise dos processos de internacionalização surge como uma busca essencial, carregando implicações profundas para empresas, formuladores de políticas e estudiosos. Esta série de estudos embarca em uma exploração matizada dos ecossistemas de internacionalização, desvendando as dinâmicas intricadas que sustentam a expansão global das empresas. Dentro desse cenário complexo, o papel institucional de entidades como a ApexBrasil torna-se um ponto focal, exercendo influência substancial sobre o fenômeno da internacionalização. A pesquisa desenrola-se por meio de três artigos distintos, mas mutuamente complementares, cada um contribuindo com perspectivas únicas para os domínios conceituais e práticos dos ecossistemas de internacionalização, formando um arcabouço teórico coeso. O Artigo 1 concentra-se em formular uma agenda de pesquisa para compreender a influência da ApexBrasil na pesquisa acadêmica em exportação, internacionalização e comércio exterior. O Artigo 2 introduz o conceito inovador de ecossistema de internacionalização, incorporando um arcabouço teórico para integrar teorias modernas de Negócios Internacionais em uma perspectiva ecossistêmica. O Artigo 3 realiza um estudo de caso exploratório qualitativo para analisar o papel institucional da ApexBrasil, identificar padrões emergentes e oferecer uma compreensão fundamentada de sua posição no cenário de internacionalização de negócios no Brasil. A pesquisa emprega uma abordagem exploratória e descritiva, utilizando métodos qualitativos e quantitativos. O Artigo 1 conduz um estudo de caso com revisão sistemática da literatura, análise documental e entrevistas com painel de especialistas. O Artigo 2 apresenta um trabalho acadêmico conceitual baseado em uma revisão sistemática da literatura por meio de análise de conteúdo e temática. O Artigo 3 utiliza um estudo de caso exploratório qualitativo com entrevistas semiestruturadas, empregando análise de conteúdo e temática, bem como teoria fundamentada, utilizando os softwares Iramuteq e ChatGPT para aprofundar a análise temática. A pesquisa proporciona insights teóricos sem precedentes e implicações práticas para pesquisas sobre negócios internacionais. O Artigo 1 destaca o conhecimento disperso sobre a influência da ApexBrasil na pesquisa científica e propõe uma agenda de pesquisa para preencher lacunas entre a ApexBrasil, a academia e os stakeholders. O Artigo 2 revela o ecossistema de internacionalização como um tópico incipiente e propõe um arcabouço multidisciplinar integrando ecossistemas de negócios, empreendedorismo, inovação e plataformas. O Artigo 3 enfatiza o papel crucial da ApexBrasil em fomentar alianças estratégicas e transferência de conhecimento, desafiando teorias existentes sobre ecossistemas de negócios e dinâmicas de hélices. Os artigos contribuem tanto conceitual quanto praticamente, sendo o Artigo 1 o primeiro a investigar o impacto da ApexBrasil na academia brasileira. O Artigo 2 propondo um novo arcabouço teórico para a Teoria dos Negócios Internacionais, e o Artigo 3 fornecendo perspectivas teóricas fundamentadas sobre o papel da ApexBrasil através da reinterpretação do modelo da Hélice Tripla e Quádrupla, contribuindo significativamente para o avanço da Teoria de negócios Internacionais.TCC Fragrância em ascensão: estratégias de expansão para uma microempresa de aromas para ambientes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-07) Maia, Gabriela Bastos Emerenciano; Costa Júnior, João Florêncio da; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Carício, Marcelo Rique; https://orcid.org/0000-0002-8086-4356; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512O comércio eletrônico no Brasil está crescendo, com projeção de atingir R$186 bilhões em 2023, de acordo com a ABComm. Dessa forma, o planejamento e estrutura são essenciais para o crescimento, exigindo entendimento das oportunidades de mercado, processos da empresa e estratégias competitivas. Logo, recursos eficientes de tomada de decisão são necessários para os gerentes. Um plano de negócios analisa aspectos de mercado, operacionais e financeiros para otimizar etapas para os resultados desejados. Este estudo tem como objetivo desenvolver um plano de negócios para expansão de uma microempresa de varejo online, com foco na venda de velas perfumadas. O plano estabelecerá a organização necessária para a competitividade, considerando a tendência internacional de crescimento do setor. O plano de negócios identificará áreas de atuação, oportunidades de crescimento, segmentos de mercado e avaliará a viabilidade econômico-financeira.TCC Gestão de relacionamento com o cliente no setor contábil: vantagens, desafios e tendências(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-13) Silva, Rafael Meireles da; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Ramos, Anatália Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Costa Júnior, João Florêncio da; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977O presente trabalho tem por objetivo geral analisar as vantagens, desafios e tendências da gestão do relacionamento com o cliente (CRM) nas empresas de contabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, buscando uma compreensão profunda das práticas de CRM em 04 empresas de contabilidade, localizadas no norte e nordeste brasileiro, por meio de entrevistas com profissionais-chave dessas organizações. Para a coleta de dados, foi desenvolvido um roteiro de entrevista semi estruturado, que abordava uma ampla gama de tópicos relacionados ao CRM, incluindo definições, estratégias, ferramentas utilizadas, desafios enfrentados e tendências observadas na gestão do relacionamento com o cliente. Com a aplicação da pesquisa, descobriu-se que as empresas apresentaram uma variedade de abordagens na gestão do relacionamento com o cliente. Enquanto algumas, como Empresa C, optam por ferramentas específicas de CRM, outras, como Empresa B e Empresa D, ainda dependem de métodos mais tradicionais, como planilhas e comunicação direta. Essa diversidade de estratégias ressalta a importância da adaptação às necessidades e características individuais de cada organização. A relevância deste estudo reside na importância do CRM para aumentar a fidelidade do cliente. Utilizando o CRM, é possível entender melhor as necessidades e preferências de cada cliente, permitindo a personalização das ofertas. Como resultado, a satisfação do cliente aumenta, assim como a probabilidade de sua retenção e lealdade.TCC Gestão por processos: um estudo de caso em uma empresa pública para institucionalização de boas práticas e melhoria contínua(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Costa, Letícia Rodrigues; Costa Júnior, João Florêncio da; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; Soares, Adeliane Marques; http://lattes.cnpq.br/8704762812204452; Cabral, Eric Lucas dos Santos; https://orcid.org/0000-0003-2855-7049; http://lattes.cnpq.br/1242860256406312; Costa, João; https://docente.ufrn.br/201900020450/perfilDiante da realidade da administração pública no Brasil, verifica-se a necessidade de metodologias que promovam a melhoria contínua na prestação de serviços oferecidos por essas instituições. O presente trabalho teve como objetivo analisar os resultados obtidos com a aplicação da metodologia do Business Process Management Common Body of Knowledge (BPM CBOK) no âmbito da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Para isso, foi elaborado e implementado um manual prático, baseado nos princípios do CBOK, visando institucionalizar boas práticas de gestão de processos. O estudo de caso envolveu uma pesquisa com servidores da Caern, buscando avaliar o grau de satisfação com a aplicação da metodologia, a percepção sobre sua relevância para a melhoria organizacional, os desafios enfrentados e as possíveis expansões para outros setores. Os resultados indicaram que a aplicação estruturada desta metodologia contribuiu para o aumento da eficiência organizacional, padronização de processos e qualidade dos serviços prestados à sociedade.TCC Inteligência operacional na logística siderúrgica: otimização por algoritmo genético aplicada ao contexto potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-11) Trindade, Maria Tayna de Souza; Cabral, Eric Lucas dos Santos; Costa Júnior, João Florêncio da; Rezende, Julio Francisco Dantas deA distribuição de produtos siderúrgicos no Nordeste do Brasil enfrenta desafios logísticos relevantes, especialmente no controle de custos e no atendimento da demanda regional. Segundo dados do setor, os custos logísticos representam, em média, 12,3% do faturamento das empresas brasileiras, com impacto ainda maior nas regiões menos industrializadas. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo computacional capaz de otimizar as operações logísticas de uma distribuidora siderúrgica, com base em dados extraídos do sistema ERP da empresa — incluindo demanda, frota, área de distribuição e custos. A metodologia adotada foi um estudo de caso com abordagem quantitativa, utilizando algoritmos genéticos implementados em Python® para resolver problemas clássicos de roteamento, como o VRP e o TSP. Os resultados obtidos indicaram uma cobertura de 98,3% da demanda semanal e uma redução de 18,7% nos custos logísticos, passando de R$ 128.500,00 para R$ 104.470,00. A conclusão do estudo destaca o potencial da modelagem computacional como ferramenta estratégica para aprimorar a distribuição logística, mesmo diante da limitação de dados operacionais em tempo real. Recomenda-se, para pesquisas futuras, a ampliação do modelo para múltiplos objetivos, integração com sistemas GIS e validação em outras empresas do setor.TCC Os Impactos das práticas da Logística Reversa para o varejo: uma revisão da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Andrade, Natália Vasconcelos de; Rezende, Júlio Francisco Dantas de; Almeida, Mariana Rodrigues de; Costa Júnior, João Florêncio daO presente estudo tem como objetivo analisar os impactos das práticas de logística reversa no setor varejista, destacando suas contribuições econômicas, operacionais e ambientais. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa baseada em uma revisão bibliográfica exploratória, com a coleta de dados secundários provenientes de artigos científicos, livros e relatórios técnicos publicados entre 2000 e 2024. Os principais tópicos abordados incluem os desafios operacionais enfrentados pelas empresas varejistas, como os custos de transporte e triagem, e as oportunidades de geração de receita, como a revenda de produtos recondicionados e a comercialização de materiais recicláveis. Os resultados evidenciam que a logística reversa pode reduzir custos operacionais por meio do reaproveitamento de recursos, otimização de processos e conformidade regulatória, além de criar fluxos de valor que aumentam a competitividade das empresas. Adicionalmente, as práticas de logística reversa contribuem para a melhoria da imagem corporativa ao atender às demandas por sustentabilidade de consumidores e investidores. Conclui-se que a logística reversa é uma ferramenta estratégica indispensável para o varejo, pois alinha eficiência econômica e responsabilidade ambiental, sendo essencial para a consolidação de modelos de negócios mais sustentáveis e inovadores.TCC Pesquisa de mercado e avaliação de uma solução para mudanças residenciais: o kit mudanças(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Vieira, Winne Silva; Costa Júnior, João Florêncio da; Carício, Marcelo Rique; http://lattes.cnpq.br/5891852027768512; Silva Filho, Alexandre Magno da; http://lattes.cnpq.br/1319524321665639O presente estudo centra-se na criação do "Kit Mudança", uma proposta inovadora que visa tornar mais simples o processo de mudança de residência, que muitas vezes traz dificuldades tanto práticas quanto financeiras para os consumidores, especialmente aqueles das classes C e D. Esta ideia emerge como uma alternativa acessível e funcional, oferecendo produtos fundamentais que auxiliam na gestão de emergências e demandas específicas desse momento, como sacos de lixo resistentes, etiquetas adesivas para organização, tesouras multifuncionais, fitas adesivas e diversas ferramentas, incluindo furadeiras manuais. Apesar de existirem poucas opções que combinam praticidade e conveniência no mercado, o "Kit Mudança" pretende suprir essa necessidade, favorecendo uma experiência mais ordenada, rápida e econômica. Por meio de uma abordagem exploratória de natureza qualitativa, foram realizados questionários e entrevistas com 27 consumidores e 8 stakeholders, como fornecedores e especialistas do setor. O intuito foi identificar as principais necessidades e preferências dos clientes, assim como avaliar a viabilidade do kit no mercado. Os achados indicaram que os consumidores prezam por soluções que economizem tempo e minimizem o estresse durante as mudanças, enquanto os stakeholders ressaltaram a relevância de estratégias de marketing e distribuição efetivas para assegurar o sucesso do produto. Eles também mencionaram a importância de ajustar o kit aos novos padrões de habitação e garantir que o preço fique entre R$100 e R$200, visando atender as expectativas do público-alvo. Além de atender às demandas práticas dos consumidores, o "Kit Mudança" também busca aumentar o valor que o cliente percebe, oferecendo uma experiência positiva durante o processo de mudança. Ele não só facilita tarefas como embalar, rotular e montar objetos, mas também ajuda a diminuir o estresse relacionado ao ato de mudar. Com uma abordagem estratégica bem elaborada, o kit pode ser distribuído em locais- chave, como supermercados, lojas de materiais de construção e sites de e- commerce. Este estudo evidencia a viabilidade e a pertinência do "Kit Mudança" como uma solução inovadora que melhora a organização e a eficiência durante as mudanças residenciais, alinhando-se com as tendências demográficas e as exigências do mercado contemporâneo. Para assegurar seu sucesso, recomenda-se a realização de testes iniciais em áreas específicas, a coleta constante de feedback dos consumidores e ajustes no produto quando necessário. Com uma implementação cuidadosamente organizada, o "Kit Mudança" pode se tornar uma solução essencial, promovendo praticidade, conveniência e uma experiência mais serena para os consumidores em um período tão desafiador.TCC Pesquisa-ação em melhoria de processos de atendimento ao cliente em uma empresa do setor energético(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Luana Caroline dos Santos; Rezende, Júlio Francisco Dantas de; Almeida, Mariana Rodrigues de; Costa Júnior, João Florêncio daO objetivo central deste trabalho é analisar o processo de atendimento digital em uma empresa do setor energético, a fim de identificar oportunidades de melhoria que contribuam para a redução dos tempos de espera e de atendimento. A evolução do atendimento ao cliente, especialmente com a digitalização, reflete o avanço das formas de interação e a busca por mais agilidade e personalização. No setor energético, isso reforça a importância da qualidade do serviço para garantir a satisfação e o equilíbrio entre eficiência operacional e excelência no atendimento. O problema da pesquisa reside na implementação abrupta do atendimento via Whatsapp no contexto da pandemia do COVID-19, sem estruturação prévia do processo de atendimento digital. Esta lacuna representa um desafio importante que este estudo procura abordar. A pesquisa é conduzida como uma pesquisa-ação, quantitativa-qualitativa, envolvendo a coleta de dados, mapeamento do processo com a metodologia BPMN, levantamento das causas do desenquadramento dos indicadores através do Diagrama de Ishikawa, proposição e implementação de novos indicadores. Detalhes adicionais sobre como os métodos foram aplicados e quais os principais aspectos quantitativos-qualitativos da pesquisa podem ser fornecidos no trabalho completo. Este estudo tem como expectativa a redução do tempo de espera e de atendimento através da implementação de um modelo estruturado de atendimento digital. O trabalho pretende contribuir para a tomada de decisões estratégicas relacionadas ao atendimento ao cliente e eficiência operacional da distribuidora de energia.TCC TDAH e teletrabalho: A perspectiva do colaborador com TDAH no trabalho remoto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-04) Medeiros, Stephannie Louyse Dantas de; Costa Júnior, João Florêncio da; https://orcid.org/0000-0002-3962-1010; http://lattes.cnpq.br/2637559629674977; https://lattes.cnpq.br/1591345795893050; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; Bezerra, Diogo de Menezes Cortês; http://lattes.cnpq.br/3304027227127642A presente pesquisa trata-se de uma análise sobre as implicações do Trabalho Remoto na experiência de trabalho do colaborador com Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade - TDAH. A pesquisa confrontou os desafios do teletrabalho com os desafios enfrentados por uma colaboradora com TDAH. De acordo com o estudo bibliográfico desenvolvido, é possível observar alguns pontos de atenção para o desempenho da modalidade remota por colaboradores com TDAH, dentre eles a indisciplina, a dificuldade de autocontrole e concentração. Para o embasamento teórico foi examinado a literatura existente sobre os principais aspectos que envolvem o Trabalho Remoto e o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), visando explorar os conceitos-chave de ambos. Diversas fontes foram analisadas, como artigos científicos, revistas, livros, teses e dissertações, com o objetivo de obter um embasamento teórico abrangente. Os métodos utilizados na pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e documental e a análise autoetnográfica. Por fim, a pesquisa constatou que embora o trabalho remoto ofereça certas vantagens em termos de flexibilidade e redução de custos com espaço físico, também apresenta desafios, incluindo dificuldades em manter o foco e organização, gerenciamento de tempo e estabelecimento de limites entre trabalho e vida pessoal. Ao levar em consideração o cenário de um indivíduo predisposto à distração e indisciplina, por sua vez, pode-se inferir a grande probabilidade de o trabalho remoto resultar em tensões e dificuldades para o teletrabalhador, desafiando, assim, a concepção de que o teletrabalho seja uma opção inteiramente autônoma e flexível. Por conseguinte, é perceptível o quanto é essencial considerar a complexidade das implicações desse arranjo de trabalho, a fim de promover condições equilibradas e satisfatórias tanto para os trabalhadores quanto para as organizações.