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Navegando por Autor "Carvalho, Letícia dos Santos"

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    TCC
    A autonomia de pessoas com necessidades educacionais especiais: estudo de caso de um deficiente visual
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-30) Silva, Ana Maraize da; Carvalho, Leticia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Lima, Bruno de Oliveira; Andrade, Antônia Costa de
    Esse trabalho traz a discussão sobre a integração da pessoa com deficiência no âmbito social e educacional e a busca pela conquista da sua autonomia. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo investigar as ocorrências que influenciam na emancipação e independência das pessoas com necessidades educacionais especiais. A forma metodológica usada nessa pesquisa foi de caráter qualitativo por meio da aplicação de um questionário e o recolhimento do depoimento de um deficiente visual – sujeito deste estudo – para coleta de dados. Após análise dos resultados conclui-se que a falta da estimulação precoce retarda o desenvolvimento físico-motor e consequentemente acentua a dependência do deficiente a outras pessoas; as instituições especializadas e as escolas regulares contribuem primordialmente no processo de formação e aprendizagem do deficiente visual, no que tange a orientação e mobilidade, leitura e escrita braille e as mídias digitais, o que proporciona o aumento na autonomia das pessoas com cegueira.
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    TCC
    A formação no contexto da educação de jovens e adultos: o que dizem os educadores do programa novas turmas de EJA - Resolução 48/2012 em Natal/RN ?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-11) Oliveira, Yuriane Kaline Freitas de; Azevedo, Alessandro Augusto de; Azevedo , Alessandro Augusto de; Sampaio, Marisa Narciso; Carvalho, Letícia dos Santos
    Esta monografia apresenta uma breve descrição sobre a formação dos educadores no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como referência a percepção dos mesmos e seus respectivos relatos de sua atuação no Programa Novas Turmas de EJA (PNT EJA), implementado pela Subcoordenadoria da Educação de Jovens e Adultos SUEJA, da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, com financiamento oriundo da Resolução 48/2012 – FNDE/MEC. Estudos revelam que a formação específica em EJA geralmente não faz parte do Processo de Ensino e aprendizagem quando os educadores estão imersos na graduação e de que consequentemente não há uma formação específica para os docentes desta modalidade. O objeto desta pesquisa é a investigação junto aos educadores, de quais foram os aspectos mais relevantes do programa e sua relação com as aprendizagens adquiridas por esses educadores considerando as especificidades do mesmo. Os sujeitos atuantes nessa experiência foram inseridos no campo de espaço tempo ideal para que fosse construída esses conhecimentos sobre os principais aspectos que envolvem a formação de educadores da Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados não tinham formação anterior específica em EJA antes de atuarem no programa e que a partir dessa imersão sentiram-se motivados a buscarem investir mais em suas formações continuadas na referida modalidade de ensino. Portanto, a proposta de pesquisa qualitativa, visa trazer uma análise descritiva dos fatos ocorridos por meio da aplicação de questionários e realização de entrevistas para melhor se compreender quais foram as principais contribuições desse programa na formação pessoal e profissional desses educadores. Essa explanação tem como principais objetivos: a reflexão dos educadores acerca de sua formação inicial no contexto da EJA; a percepção desses sobre os sujeitos de sua prática; a compreensão dos aspectos vivenciados por esses que no contexto dessa experiência que, em sues respectivos relatos, tiveram algum efeito ou operaram mudanças em suas formações e em suas percepções quanto à EJA. Para nortear a nossa investigação, utilizamos referenciais teóricos como: ARROYO (2006); DI PIERRO (2005); FREIRE (1996); HADDAD; DI PIERRO (2000); MOURA (2009); OLIVEIRA (2001); PINTO (1982) dentre outros. A investigação visa compreender melhor questões relativas aos principais aspectos do PNT EJA e seus laços com a experiência formativa dos educadores que atuaram nesse programa.
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    TCC
    A importância da atividade lúdica na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-27) silva, Patrícia Luciene da; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira; Andrade, Antônia Costa de
    O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema a importância das atividades lúdicas na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que objetiva mostrar a importância das atividades lúdicas (jogos, dos brinquedos e brincadeiras) no processo de socialização e, consequentemente, na consolidação do processo ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil. Justifica-se a escolha da temática por consideramos que a presença da ludicidade nas salas de aula da Educação Infantil é um fator primordial e que precisa ser defendido e efetivado por todos aqueles que compõem o coletivo escolar: professores, comunidade, família e educandos. A brincadeira, compreendida como situação imaginária criada pelo contato da criança com a realidade social, deve ser compreendida como meio pelo qual a criança recria aquilo que sabe de forma espontânea e imaginativa. Nessa perspectiva, afirmamos que as brincadeiras dentro da sala de aula proporcionam às crianças o desenvolvimento motor, da linguagem, da percepção, da representação, da memória, do equilíbrio afetivo, da apropriação de signos sociais e das transformações significativas da consciência infantil. As brincadeiras são estímulos ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança, constituem-se em uma forma de auto expressão. Dessa forma, entende-se que a brincadeira deve ocupar lugar de destaque nas instituições de Educação infantil e, em especial, no fazer pedagógico dos profissionais desta modalidade de ensino. Nesse sentido, percebemos a necessidade do professor de pensar nas atividades lúdicas nos diferentes momentos de seus planejamentos e torna-lo presente em seu cotidiano.
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    TCC
    A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-02-18) Barbosa, Idilene Fernandes; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Andrade, Maria da Conceição de Oliveira
    O presente Artigo Científico refere-se à pesquisa acadêmica intitulada A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. Objetiva compreender a importância dos jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento psicomotor das crianças da Educação Infantil da Instituição educativa Francisca Antônia de Oliveira, zona rural, Apodi/RN. Prima-se a implementação da ludicidade na rotina escolar, compreendendo este método pedagógico, considerando como fundamental na vida e ou rotina das crianças para qualificar e desenvolver as habilidades psicomotoras e sócio afetivas, sendo estas atividades necessárias para a o desenvolvimento cognitivo e obtenção de conhecimentos como sujeitos protagonistas do seu próprio saber. O estudo fundamenta-se numa reflexão sobre as práticas educativas no ensino aprendizagem das crianças e toda a comunidade escolar, visando a importância da aprendizagem por meio do ensino lúdico, percebendo a eficácia de projetos políticos pedagógicos que vinculem os conhecimentos educacionais às vivências culturais na qual estão inseridos, proporcionando uma educação interdisciplinar, priorizando relações entre o cuidar educar, construindo relações entre teoria e prática, fortalecendo competências pedagógicas no contexto educacional, valorizando saberes e autonomia dos envolvidos, como atores protagonistas dos seus saberes, garantindo aquisição de valores no espaço/tempo, compartilhando conhecimentos prévios no ensino aprendizagem, propiciando a compreensão dos saberes educativos nos seus diversos significados a partir das suas vivencias e experiências culturais. Considerar a importância desta temática se faz necessário para discuti-la, tornando-a real em seu fazer docente. Acreditar em uma educação libertadora, praticando-a com significados é o primeiro passo para construir uma sociedade consciente dos seus direitos e deveres civis. Como categoria de analise, foi diagnosticado três dimensões: Visão de métodos lúdicos de ensino aprendizagem e uso de jogos e brincadeiras; Tempo para o lúdico na escola e Convivialidade. Possibilitou-se aos profissionais do ensino infantil através deste estudo, momentos de aprendizagem prazerosa, promovendo satisfação e conhecimento, aprimorando suas habilidades e competências, possibilitando organizar situações de ensino aprendizagem diversificados e prazerosos.
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    TCC
    A organização dos espaços-ambiente das instituições de educação infantil: influências no desenvolvimento e aprendizagem da criança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Romário josé da Silva; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Lima, Bruno de Oliveira; Aquino, Fernanda Mayara Sales de
    A escola é, sobretudo, um espaço de desenvolvimento cognitivo e um alicerce na construção das relações interpessoais da criança. Partindo desse princípio, este estudo consiste em descrever a importância dos Espaços Físicos/Ambiente de Ensino da Educação Infantil, o qual apresenta uma discussão sobre a influência da organização destes elementos no desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos. Para o embasamento teórico buscou-se fundamentação em diversos autores, dos quais destacam-se Horn (2004), Zabalza (1998), Brasil (1998, 2006), Frago (2001), Cavaleire (2009), Ribeiro (2010), Buitoni (2009), Lima (1983), dentre outros. O diálogo a respeito da importância da organização dos espaços-ambientes e sua influência no desenvolvimento da aprendizagem na criança leva em consideração que os mesmos devem ser preparados para realização de atividades lúdicas desenvolvedoras do aprendizado na criança, bem como o convívio e a autonomia que são estabelecidas no lócus. Estudar os espaços/ambientes escolares significa compreendê-los como parceiros do professor no processo de ensino-aprendizagem, outrossim no desenvolvimento físico, motor, cognitivo, psicossocial e que garanta o bem-estar e segurança da criança. A pesquisa foi desenvolvida em três escolas de Educação Infantil, distribuídas em alguns distritos e no bairro Cohab, na cidade de Macau/RN, através da pesquisa qualitativa com o desenho do estudo de caso. Como resultados obtidos no estudo, foram evidenciadas as relações entre o espaço físico, educando e educador na dimensão da afetividade, suas interações entre os pares, incorporação da organização dos espaços nos currículos, o papel do educador nos espaços oferecidos para a criança e a qualidade das edificações de Educação Infantil em Macau/RN. Os resultados configuram-se se em elementos primordiais na formação da criança, ao sinalizarem a necessidade de se existir uma harmonia entre a criança, o espaço físico/ambiente e as atividades pedagógicas desenvolvidas nesse contexto.
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    TCC
    A participação familiar no processo de ensino e a aprendizagem das crianças no início da vida escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Costa, Jussiê Nazareno Oliveira; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Silva, Katiane Symone de Brito Pessoa da; Carvalho, Letícia dos Santos
    Este artigo aborda a questão da relação entre a família e a escola, tendo como fio a pesquisa bibliográfica que visa apresentar resultados sobre a importância da participação familiar no processo de ensino e aprendizagem das crianças no início da vida escolar. O tema do trabalho oportuniza uma reflexão sobre a parceria entre essas duas instituições, que são fundamentais na vida humana. As informações apresentadas buscam servir como indicadores para pesquisas, estudos e práticas que versem sobre os processos de intercâmbio entre a atuação escolar e a participação da família. Defende-se a ideia de que é fundamental a participação da família na vida escolar das crianças, em especial no início do processo de escolarização.
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    TCC
    A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: O que dizem as professoras
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Davi, Ana Carolina Marques; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos
    O presente trabalho acadêmico tem como tema “A relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil: o que dizem as professoras”, enfatizando a importância do lúdico na aprendizagem da criança nos anos iniciais de suas vidas. O lúdico é uma ferramenta utilizada pelas professoras dentro de sala de aula. Essa forma de ensinar (através do lúdico) tem como finalidade ensinar as crianças de forma prazerosa visto que através dos jogos e brincadeiras as crianças aprendem sem nem perceber. Desse modo, para a realização desse trabalho utilizou-se uma pesquisa qualitativa, feita através de coletas de dados com base em um questionário com 7 (sete) perguntas destinadas a 2 (duas) professoras que atuam na Educação Infantil (Nivel III) da rede particular de ensino, tendo como objetivo analisar a visão das professoras, qual a relação entre o brincar e o aprender na Educação Infantil, ressaltar a importância do brincar como fator essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, enfatizar a necessidade do estímulo nas atividades lúdicas. Após a etapa de coleta de dados vem a etapa de análise dos resultados obtidos. Diante de todas as informações coletadas nesse estudo, pode-se concluir que a ludicidade na Educação Infantil auxilia no desenvolvimento das atividades que estão incluídas no currículo escolar, que é um fator essencial para o desenvolvimento cognitivo, social, motor e que garantem a interação e construção do conhecimento da realidade vivenciada pelas crianças e de constituição do sujeito criança como sujeito produtor da história.
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    TCC
    Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Oliveira, Jacyene Melo de; Carvalho, Letícia dos Santos
    A finalidade deste artigo é tratar de uma experiência singular na vida das crianças: a adaptação na Educação Infantil, mais precisamente a que trata da inserção dos pequenos a esse universo educacional e que envolve a família, a instituição escolar e os educadores. Objetivando conhecer os fatores que dificultam a adaptação de crianças que são inseridas no ensino infantil, a partir de uma análise feita com alunos que frequentam as turmas Infantil I e II da Creche Ana de Morais Roma, situada no município Juazeirinho, no estado da Paraíba e apontar sugestões que otimizem o processo de adaptação dos pequenos nesse espaço. Para a construção dessa pesquisa, utilizamos como principais referenciais teóricos Rapoport (2005), Bloom-Feshbach e Gauhram (1980), Rosseti-Ferreira (2003), Cury (1999), DCNEI (BRASIL, 2009). A metodologia utilizada na realização deste trabalho é a qualitativa. Onde foi empregada a Pesquisa de Campo, o Estudo de Caso e complementada pela pesquisa bibliográfica. A partir das falas dos responsáveis pelas crianças foi possível identificar que as dificuldades enfrentadas originaram-se de fatores externos e internos, variando de criança para criança
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    TCC
    Afetividade na literatura infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-21) Silva, Francisca Carneiro da; Carvalho, Leticia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Lima, Bruno de Oliveira; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de
    O presente artigo foi desenvolvido com a finalidade de responder a seguinte questão: “como os contos clássicos abordam o tema da afetividade e de que forma ajudam o professor a trabalhar o afeto em sala de aula?”, através dessa questão foi feita a analise de dois contos: O patinho feio e Cinderela. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica da qual utilizamos livros e artigos que abordam o tema estudado. A pesquisa está embasada em autores como Bettelheim (2002), Corso (2007), Abramovich (1995), Coelho (2003, 2005) e Calvino (1993). Concluímos que a afetividade está presente na literatura infantil, e que elas ajudam o educador a trabalhar de variadas maneiras, pois auxilia os alunos no desenvolvimento emocional e cognitivo, além disso, desperta a criatividade, autonomia e a criticidade para a formação de caráter pessoal.
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    TCC
    As estratégias de leitura utilizadas com alunos do 1° ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-02) Medeiros, Maria José da Silva Souza; Carvalho, Leticia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Andrade, Antônia Costa; Lima, Bruno Oliveira
    O presente artigo trata-se de uma pesquisa sobre leitura e tem como propósito apresentar a importância da leitura nos anos iniciais, bem como tratar sobre as estratégias de leitura utilizadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A temática é relevante, considerando-se que a interpretação de textos constitui-se uma das principais competências ainda a ser alcançadas no contexto escolar. Cagliari (1999), Freire (1998), Solé (1998) embasam as argumentações a respeito da importância da leitura como atividade primordial na comunicação, bem como as estratégias utilizadas para compreensão de leitura para a formação de um leitor ativo. Os resultados ora apresentados foram obtidos a partir de uma observação, em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, acerca das estratégias de leitura utilizadas pela professora e como estas contribuem para o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos. Os resultados da investigação evidenciam que a utilização de uma diversidade de estratégias leitoras com leitores iniciantes/ futuros leitores proporciona aos alunos uma aquisição de conhecimento mais clara, no que concerne o ensino-aprendizagem dos mesmos.
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    TCC
    As potencialidades da formação inicial do pedagogo para o ensino de ciências nos anos iniciais.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12-16) Silva, Manuela Izidio da; Martins, André Ferrer Pinto; Severo, Thiago Emmanuel Araújo; Carvalho, Letícia dos Santos
    Situado na interseção entre o Ensino de Ciências e a Formação inicial de professores o trabalho tem como objetivo investigar como se dá a formação do pedagogo sobre o ensino de ciências e se essas necessidades formativas têm sido contempladas na formação inicial. Para tanto, buscamos responder à seguinte questão: Quais as potencialidades do curso de Pedagogia da UFRN para a formação do futuro professor que lecionará Ciências nos anos iniciais? Para isso realizamos um estudo de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso com os discentes do 5° e 7° período através do componente curricular ensino de ciências naturais I no período letivo de 2015.2 no curso de Pedagogia da UFRN. Para tanto, utilizamos como instrumentos e estratégias a aplicação de questionário, a observação e dois grupos focais. Dos dados coletados, emergiram diversos aspectos que foram agrupados por categoriais, tendo como principais temas: a relevância do ensino de ciências na ótica desses futuros docentes; de que maneira as necessidades formativas desses futuros pedagogos, em relação ao ensino de ciências, são contempladas para essa formação; e as contribuições do ensino de ciências por investigação na formação inicial. Nesse sentido, é evidenciado uma formação que possibilita a renovação do ensino de ciências e práticas inovadoras dos futuros professores por meio de reflexões sobre a prática desse futuro professor, fundamentação teórica, metodológica e (re)construção dos conhecimentos através do ensino por investigação.
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    TCC
    Avaliação na Educação Infantil: as possibilidades de avaliação formativa na Educação Infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Oliveira, Diana Arlíria de; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Queiros, Emanuela Carla Medeiros de; Andrade, Antonia Costa de
    O presente artigo tem por objetivo abordar a temática Avaliação na Educação Infantil com foco na avaliação formativa a qual não se atribui apenas conceitos ou notas, sendo a avaliação realizada de forma contínua, através de diversos instrumentos, como registros diários individuais (relatórios) do processo de aprendizagem sob um olhar subjetivo e reflexivo. A pesquisa tem como principais referências teóricas Libâneo (2013); Luckesi (2008); Kramer (2014); As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e Hoffmann (2012, 2013), e como referência metodológica a abordagem qualitativa de pesquisa mediante estudo de caso como caracterização do estudo. Os instrumentos utilizados na recolha dos dados foram o questionário e a observação. Dialogando com os teóricos, foi possível conhecer os pressupostos da avaliação formativa e como se avalia na Educação Infantil, refletindo sobre as práticas avaliativas que ainda prevalece na atualidade classificando as crianças em aprovado ou reprovado mediante conceitos. A investigação aqui proposta desenvolve uma discussão reflexiva sobre o processo avaliativo na Educação Infantil, apresentando formas de avaliar na perspectiva formativa, que supere a prática da avaliação somativa, que ainda prevalece no ambiente escolar.
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    TCC
    Brincadeiras na Educação Infantil: Qual a contribuição das atividades lúdicas para o desenvolvimento da criatividade?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Soares, Poliana das Neves; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Leticia dos Santos; Lima, Bruno de Oliveira; Andrade, Antônia Costa de
    Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança. Considera-se, ainda, que é o professor medeia essa relação considerando as potencialidades infantis. Para tanto realizou-se a revisão da literatura em artigos científicos e dissertações. O estudo evidencia que o brincar possibilita o desenvolvimento, não sendo somente um instrumento didático facilitador para o aprendizado, já que os jogos, brincadeiras e brinquedos influenciam em áreas do desenvolvimento infantil como: motricidade de inteligência, sociabilidade, afetividade e criatividade. Dessa forma, o brinquedo torna-se um instrumento rico para a criança como também para o professor por despertar esses tipos de potenciais nos mesmos, tanto no desenvolvimento cognitivo como na criatividade.
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    TCC
    Brincar e aprender: A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Linhares, Ivanúsia Gurgel de Oliveira; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos
    Este trabalho monográfico tem por finalidade analisar as contribuições da brincadeira para o desenvolvimento das crianças e como o mesmo é visto pelos educadores da educação infantil. Dessa maneira, discutimos sobre os pontos significativos para as contribuições da brincadeira no processo do desenvolvimento infantil e na alfabetização. Sendo assim, alguns autores foram essenciais para embasar nossa discussão: Oliveira, Kami, o Referencial Curricular para Educação Infantil, Vygotsky, Carvalho entre outros autores aqui estudados e citados. Para desenvolver esse estudo a metodologia usada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa e um estudo de campo, onde pela entrevista foi possível dialogar com as professoras e os estudos teóricos aqui realizados percebendo a importância atribuída à brincadeira pelos educadores no desenvolvimento e na aprendizagem infantil.
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    TCC
    Como trabalhar conceitos matemáticos com brincadeiras na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Oliveira, Leila Cristina da Silva; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Reis, Mônica Karina Santos; Gomes, Luanna Priscilla da Silva
    O eixo principal desse trabalho é ressaltar a importância das atividades matemáticas nas brincadeiras com crianças na Educação Infantil, mostrando sua importância e descobrir como as utilizamos no dia a dia, como também compreender que, através das brincadeiras lúdicas, podem ser feitas atividades direcionadas para a aprendizagem da Matemática, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento das competências cognitivas. Através de pesquisas realizadas, foi observado que a criança é capaz de comunicar-se matematicamente e, de acordo com a evolução de cada etapa, consegue solucionar problemas e fazer reflexões cada vez mais complexas, ressalta-se também o papel do professor como mediador que pode influenciar seus alunos com atividades elaboradas que os favoreçam a alcançarem o objetivo esperado. Na metodologia abordada foi realizada uma revisão de resultados obtidos em pesquisas que demonstram que a criança, principal agente desse processo de aprendizagem, se desenvolve através de atividades e brincadeiras que estimulam o seu pensamento lógico-matemático.
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    TCC
    Como utilizar a música como estratégia para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças na creche?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Santos, Risoneide Tavares dos; Carvalho, Letícia dos Santos; Carvalho, Letícia dos Santos; Lima, Bruno de Oliveira; Gomes, Luanna Priscilla da Silva
    RESUMO: O presente artigo tem como objetivo investigar a utilização da música no desenvolvimento da linguagem oral e sua utilização no fazer pedagógico. Desse modo, será apresentada a importância das fases da linguagem e a função da música em sala de aula à luz dos escritos de alguns dos principais teóricos da área. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (BRASIL, 1998), a música é um meio do conhecimento ao qual as crianças e os bebês têm livre acesso para se expressarem. A metodologia utilizada foi a revisão da literatura, na qual procuramos embasar o nosso diálogo entre teóricos que discutem linguagem oral e música. Conclui-se que esta contribui de forma significativa para o desenvolvimento oral, pois, através dela, a criança se expressa corporalmente, gesticula, imita os movimentos feitos pelo professor e, com o tempo, passa a cantar sozinha e a representar as cantigas no seu dia a dia.
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    Tese
    Desenvolvimento profissional de futuros professores: travessias que se entrecruzam em contextos formativos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-24) Carvalho, Letícia dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2557880242678680; ; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Silveira, Helder Eterno da; ; http://lattes.cnpq.br/9626994578221224; Farias, Isabel Maria Sabino de; ; http://lattes.cnpq.br/4537311001790225; Coutinho, Karyne Dias; ; http://lattes.cnpq.br/6013805360280552; Baptista, Mónica Luísa Mendes; ; Silva, Rosalia de Fátima e; ; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869
    O presente estudo teve como objetivo compreender como o contexto formativo contribui para o desenvolvimento profissional de futuros professores em iniciação à prática docente. Para tanto, buscamos caracterizar quais as aprendizagens e as dificuldades vivenciadas nos contextos formativos pelos futuros professores, bem como os elementos intrínsecos a tais contextos e que viabilizam o desenvolvimento profissional. Os contextos investigados foram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), especificamente os subprojetos de Química e Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Mestrado em Ensino de Física e Química da Universidade de Lisboa (MEFQ). Em ambos os contextos, os futuros professores estão em contato com a escola de forma sistemática. A metodologia empregada em nosso estudo tem raízes na investigação qualitativa com orientação interpretativa e com o design do estudo de casos múltiplos com finalidade instrumental. Participaram desse estudo como sujeitos principais 40 futuros professores do PIBID de Física, 24 futuros professores do PIBID de Química e 5 futuros professores do Mestrado em Ensino de Química e Física. Como sujeitos coadjuvantes participaram 3 Coordenadores de Área do PIBID, a professora de Iniciação à Prática Profissional do MEQF, e 8 professores que lecionam Química e/ou Física em escolas públicas. Foram utilizados vários instrumentos de recolha de dados: observação naturalista, questionário descritivo, entrevista individual, grupo focal, leitura de registros escritos e documentos oficiais. Na análise dos dados foi utilizado o método do questionamento e da comparação constante. Os resultados evidenciam que as principais aprendizagens dos futuros professores estão relacionadas à estratégia empregada, à mudança na compreensão do papel do professor e do aluno em sala de aula, à construção do perfil profissional e ao desenvolvimento de práticas colaborativas. As principais dificuldades evidenciadas referem-se à elaboração de atividades, à gestão de tempo e de grupo, à dinâmica da sala de aula e às condições materiais de trabalho. As características inerentes aos contextos formativos investigados contributivas para o desenvolvimento profissional são: a investigação da própria prática, a colaboração, a reflexão centrada na prática e o foco na aprendizagem dos alunos e na melhoria das escolas públicas. A partir dos resultados obtidos, evidencia-se que os contextos formativos centrados na escola têm a potencialidade de redimensionar a prática a partir da análise das ações, em um trabalho colaborativo, bem como oportunizar a tomada de consciência das concepções, da atuação e da maneira de entender a profissão. Destaca-se a necessidade de uma mediação efetiva dos formadores para que os futuros professores possam empreender a investigação da própria prática e, por conseguinte, construir estratégias de ensino que promovam a aprendizagem, o que, além de elevar a qualidade da educação, oportuniza o desenvolvimento profissional ao longo da vida.
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    TCC
    Detente sombra de mi bien esquivo: por uma leitura queer de Sor Juana Inés de La Cruz
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-20) Rocha, João Pedro Gomes da; Queiroz, Amarino Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/3329747188657888; Oliveira, Márcia Rejane; http://lattes.cnpq.br/6404454234091077; Carvalho, Letícia dos Santos; https://orcid.org/0000-0002-6129-0326; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Carvalho, Letícia dos Santos
    Sor Juana Inés de la Cruz é um dos maiores nomes do Século de Ouro espanhol. Nascida na região que hoje é o México, Sor Juana desafiou padrões e quando, desde muito cedo, questionava o lugar reservado às mulheres em sua sociedade, pensando em vestir-se de homem para poder estudar. Também travou debates teológicos com grandes figuras do pensamento católico de sua época, como o Padre Antônio Vieira. Este trabalho visa verificar se tais elementos nos permitem realizar uma leitura queer de sua obra. A partir de uma revisão integrativa de literatura, foi possível identificar textos científicos produzidos acerca de categorias importantes para a realização da análise proposta. A escassez de literatura encontrada levou à decisão de acrescentar às leituras obras de Judith Buttler e de Judithe Bennet. A partir das leituras realizadas, identificaram-se categorias e conceitos a serem aplicadas durante a realização da análise literária: teoria queer, lesbian-like, e lugar de fala. Ademais, foram coletados dados biográficos de Sor Juana, igualmente importantes para contempla como uma figura queer. A leitura queer de obras e figuras históricas, além de enriquecer as possibilidades de análises literárias, é importante elemento de ação política para grupos marginalizados. Buscando respeitar o local de fala e reconhecendo a posição de protagonismo feminino nos estudos sobre as mulheres, a sua adoção aponta para possibilidades de estudos futuros, seja pela ampliação do escopo de textos analisados da própria Sor Juana ou pela busca por outras autoras suas contemporâneas.
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    TCC
    EJA na pandemia: a vivência de docentes e discentes em uma escola pública de Natal/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-23) Martins, Maria Rozeane Dezidério; Sampaio, Marisa Narcizo; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803; Sampaio, Marisa Narcizo; http://lattes.cnpq.br/6513575623499803; Carvalho, Letícia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; Aguiar, Alexandre da Silva; http://lattes.cnpq.br/1732985241974213
    Um dos grandes impactos do avanço do coronavírus SARS-CoV-2, o causador da infecção respiratória COVID-19, no contexto educacional, foi a implementação do ensino remoto emergencial. Nesse contexto, este trabalho trata dos desafios que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e professores enfrentam durante o ensino remoto emergencial para acompanhar as aulas remotas, em decorrência das mudanças de cenário que estamos vivenciando, devido aos grandes impactos do avanço do coronavírus SARSCoV-2, o causador da infecção respiratória COVID-19. O objetivo geral desta pesquisa foi conhecer como discentes e docentes da EJA viveram o período da pandemia durante o ensino emergencial em uma escola pública de Natal. Para isso, apresenta e discute dados relacionados às principais dificuldades encontradas por estudantes e professores a respeito das vivências no sistema remoto de ensino. Para levantar os dados foram realizadas entrevistas individuais com os estudantes e professoras, a fim de compreender como foi sua vivência e quais foram as suas percepções durante a realização das atividades escolares neste contexto pandêmico. A discussão desses dados qualitativos proporcionou o entendimento deste cenário de forma geral, e mostrou que foram muitas as dificuldades encontradas por estudantes e docentes, e entre elas houve três principais causas elencadas quanto às razões para o distanciamento da escola: O mundo do trabalho; Restrição aos meios tecnológicos; e a Falta de motivação. Os estudantes e as professoras, durante a pandemia, buscaram aos seus modos enfrentar os obstáculos e reduzir os danos causados pela pandemia no processo de escolarização.
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    TCC
    O ensino de LIBRAS na formação do professor de língua espanhola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Rodrigues, Eliane Santos da Silva; Carvalho, Letícia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/0332737531965473; http://lattes.cnpq.br/5233184716553232; Dourado, Maria Kérsia da Silva; http://lattes.cnpq.br/3927530392741803; Silva, Francisco Geoci da; https://orcid.org/0009-0006-2860-1870; http://lattes.cnpq.br/9602651350365971
    Com o Decreto 5.626/2005, tornando obrigatório o ensino da Libras em cursos de licenciatura, percebeu-se que inserir uma segunda língua num curso que já trata de uma L2 como o espanhol traz uma série de desafios. Portanto com o intuito de descobrir como isso se aplica na prática. Este estudo busca responder a seguinte questão de investigação: qual é o lugar da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação inicial do professor de Língua Espanhola? Para tanto, objetiva-se investigar como a Libras contribui para a formação inicial de professores de Língua Espanhola da FELCS/UFRN. Teoricamente, o trabalho ancora-se nos estudos de Christopher Day (1999), Marcelo García (1999) Villegas-Reimers (2003) e Bredeson (2002), no que se refere ao desenvolvimento profissional de professores. No tocante ao ensino de Libras, os estudos de Capovilla (2000), Rocha (2018) e Carvalho (2007) respaldam as discussões realizadas. Referente ao ensino de língua espanhola, buscou-se como arcabouço as investigações realizadas por Guimarães (2011), Brasil (2005) e Brasil (1991). Metodologicamente, a abordagem é quantitativa e qualitativa com base nos estudos de Minayo (2010) e Michel(2005), foi realizada uma pesquisa de campo com base em Gil (2008), que teve como instrumento a aplicação de questionários digitais (Google Forms) com 17 professores de espanhol em formação inicial, que cursaram a disciplina de Libras na Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN) entre os anos de 2021 e 2024. Em seguida foi realizada uma entrevista individual com 8 participantes. Os resultados indicaram que os futuros docentes têm consciência da necessidade e da importância da Libras para sua formação e suas práticas pedagógicas. Contudo, devido à carga horária reduzida os estudantes não se sentem preparados para lidar com pessoas surdas em sala de aula. Considerando-se a limitação desta investigação, o estudo sugere a continuidade das discussões que envolvem o componente curricular de Libras nos cursos superiores e que a oferta da disciplina de Libras nas licenciaturas, em geral, possa ser repensada para cumprir com seu papel de preparar os futuros professores em sua formação inicial para uma educação inclusiva, de fato.
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