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Navegando por Autor "Carrico, Janaina Speglich de Amorim"

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    TCC
    As diferentes demandas etárias na EJA: os conteúdos programáticos e os centros de interesses
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Sousa, Wendia Mary Barbosa de; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti
    O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca dos impasses e dos avanços no trabalho pedagógico desenvolvido nas turmas do 2º e 3º período de Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Municipal Edinor Avelino, considerando a especificidades dos educandos desta modalidade, principalmente as diferentes demandas pedagógicas em função da diversidade etária dos estudantes de uma mesma turma. Assim, pretende-se refletir sobre a organização curricular em relação aos interesses dos alunos, as metodologias e atividades mais interessantes e significativas na visão dos educandos. Para alcançar tal objetivo, foram realizados os seguintes procedimentos: desenvolvida uma pesquisa de campo qualitativa, pesquisa bibliográfica, entrevista com professores e aplicação de um questionário aos alunos. Além desta coleta de dados foram utilizadas fontes documentais de base legal, como: Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), e O Plano de Educação do Rio Grande do Norte (2015-2025). A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Edinor Avelino, localizada em Macau – RN, com as duas turmas de EJA do 2° e 3° períodos. A partir dos estudos realizados, conclui-se que se faz necessário que a escola repense seu currículo para melhor atender a singularidade de seus alunos, o que a obriga a uma parceria com os próprios alunos (pois estes são os mais interessados no currículo), de forma que a instituição consiga atingir seus objetivos educativos.
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    TCC
    Atendimento educacional especializado na perspectiva inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Mendonça, Érica de Souza Campos; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti; Gomes, Luanna Priscila da Silva
    Discorrer sobre o tema inclusão sempre traz uma série de questionamentos e compreensões diversas, que tendem a aumentar à medida que as mudanças sociais vão acontecendo, as exigências no âmbito escolar são crescentes, especialmente no que se refere ao AEE, que exige uma série de especificações para sua efetivação, dentre as quais – espaço adequado, materiais concretos direcionados para cada tipo de necessidade especial e principalmente formação adequada dos profissionais que trabalham com a educação especial. O principal objetivo deste trabalho foi conhecer os documentos oficiais que norteiam a inclusão escolar e a apresentar uma discussão acerca do conceito de inclusão. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, por meio da qual se estudou documentos que discorrem sobre a obrigatoriedade da inclusão na sala de aula regular, dentre as leituras pode-se citar a Declaração de Salamanca (1994) e BRASIL/LDB (1996, 2004, 2010); além disso, a pesquisa dialoga com autores como: Sassaki (1997), Mantoan (1997, 2006), dentre outros teóricos que pesquisaram a temática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, concluída a partir das leituras feitas, pode-se perceber que embora muitas evoluções tenham acontecido ao longo da história da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais no âmbito da escola e apesar de diversas Leis que defendem a efetiva inclusão, a escola ainda tem muitas limitações no atendimento desse público, o que consequentemente dificulta a inclusão como é prevista na Declaração de Salamanca (1994), todavia há significativo crescimento quando profissionais da educação e família trabalham juntos em benefício da criança.
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    TCC
    A contribuição do estágio não obrigatório no percurso formativo de uma professora sensível a inclusão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-21) Oliveira, Diana Farias; Bortoletto, Denise; Bortoletto, Denise; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Costa, Gilberto Ferreira
    O presente trabalho consiste em um estudo qualitativo e tem como modalidade de escrita o relato de experiência elaborado a partir da realização de um estágio não obrigatório e remunerado, realizado entre meados de 2017 e outubro de 2019, em uma escola da rede pública municipal de ensino, na qual atuei como estagiária acompanhando alunos com necessidades educacionais específicas em séries variadas de acordo com a necessidade da instituição. Foi definido como objetivo geral do relato reflexivo de experiência analisar o percurso formativo de uma professoranda inclusiva e sensível às diferenças, e, como objetivos específicos: compreender o conceito de inclusão na legislação brasileira e na literatura atual; identificar práticas inclusivas e analisar a importância formativa no estágio na constituição do professor inclusivo. O sentido de inclusão adotado é o defendido por Mantoan (2011, 2013, 2017 a, 2017b) que se baseia na ideia de acolhimento a todas as diferenças e não apenas voltado para a deficiência.
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    TCC
    O coordenador pedagógico do NEI/CAp- UFRN: um mediador de práticas inclusivas na escola da infância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-19) Fonseca, Silvia Cristiane Vieira; Almeida, Cibele Lucena de; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Figueiredo, Milene dos santos
    O artigo em questão originou-se de dez observações realizadas durante a disciplina “Atividade Especial Coletiva Estágio Supervisionado III, em Coordenação Pedagógica”, realizada no Núcleo de Educação da Infância/NEI, Colégio de Aplicação/CAp da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN em outubro de 2018. A pesquisa tem por finalidade compreender qual o papel do coordenador pedagógico na efetivação de práticas inclusivas realizadas na escola da infância, considerando a diversidade apresentada na instituição educativa. Para tanto, realizou-se um estudo de caso de natureza qualitativa, adotando-se como instrumentos para a construção dos dados, a observação e o registro em diário de campo. O referencial teórico consultado centralizou-se em Almeida (2005), Freire (1996), Mantoan (2015) e Orsolon (2005). Como resultado, verificou-se que as ações desenvolvidas pelas coordenadoras de ensino da escola campo de investigação - remanejamento entre professores em caso de ausências, planejamentos com professoras e professores; atendimento aos pais; observações das turmas; reuniões com a diretora da instituição; elaboração de calendários das atividades e eventos; organização de eventos; recebimento de turmas das graduações em visitas técnicas e supervisões de estágio obrigatório, possuem uma perspectiva inclusiva, pois os sujeitos da instituição (crianças e servidores) têm seus direitos e subjetividades considerados desde o planejamento até a execução das experiências pedagógicas. As coordenadoras pesquisadas desempenham, portanto, um papel fundamental como mediadoras na efetivação das práticas inclusivas no NEI.
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    TCC
    Dislexia: apoio no processo de aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12) Rezende, Francisca Clédina Leite; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos
    Este estudo aborda a dislexia como um transtorno de aprendizagem que impacta a maneira de processar a linguagem escrita e que, embora comum, ainda é pouco compreendido, afetando a autoestima e a motivação dos alunos. A pesquisa tem como questão central: como os professores pedagogos podem promover o apoio na aprendizagem de alunos com dislexia nos anos iniciais? O objetivo é identificar as principais dificuldades enfrentadas por essas crianças, refletir sobre práticas pedagógicas eficazes e a importância da formação continuada dos educadores para promover a inclusão. O estudo é enriquecido com a experiência pessoal da autora, que, vivendo a dislexia, oferece uma perspectiva prática e empática. A metodologia inclui revisão bibliográfica de fontes teóricas e a reflexão sobre vivências pessoais. O estudo destaca a importância da empatia e da formação contínua dos pedagogos, assim como a utilização de tecnologia e materiais adaptados como aliados no processo de ensino, para criar um ambiente inclusivo e estimulante que valorize e desenvolva o potencial de cada aluno.
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    TCC
    Ludicidade e inclusão: processos formativos na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Andrade, Maria da Luz; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Cavalcanti, Adriana de Vasconcelos; Paiva, Amon Evangelista dos Anjos
    O presente estudo analisa as contribuições e as possibilidades da ludicidadecomoum fator inclusivo dento da escola, evidenciando a importância e a necessidadedautilização de jogos e brincadeiras. Dessa forma, o objetivo dessapesquisaéobservar a importância da ludicidade no processo da educação inclusivaparaaeducação infantil. A ludicidade desenvolve o potencial das crianças, dessamaneiraela se torna uma importante aliada do educador, no ambiente escolar, paratrabalhare favorecer a inclusão, pois atividades lúdicas bem planejadas e mediadaspelodocente podem trazer resultados benéficos no desenvolvimento dos educandos,propiciando autonomia e confiança. Notar-se que, em relação à educaçãoinclusiva,é indispensável que a escola possua um corpo docente preparado, espaçosadequados e qualificado com um espaço físico flexível às necessidadesdosestudantes. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, afim de organizar uma revisão de literatura. O referido estudo permitiuapreciardiferentes teóricos e pensadores que pesquisaram acerca da temáticaesobreaimportância do lúdico para a formação social e o como favorece umespaçoinclusivona educação infantil. Desse modo, são propostas que devemestar presentesnasala de referência, não podendo ser descartadas ou dispensadas pelo professordaeducação infantil.
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    TCC
    O pedagogo e os distúrbios de aprendizagem: dislexia; discalculia; disgrafia; disortografia e a hiperatividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-01) Souza, Francisco Robson Graciano de; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Batalha, Esthephania Oliveira Maia; Peixoto
    Este trabalho trata dos principais distúrbios de aprendizagem, a Dislexia, a Discalculia, a Disgrafia, a Disortografia e a Hiperatividade. Quanto as suas características, apresentando o profissional pedagogo, nas atividades laborais intra e extra de sala de aula, como profissional habilitado, capaz de reconhecer, em seus alunos, sinais de possíveis distúrbios de aprendizagem e assim pode-lo encaminhar, ou orientar que seja, ao setor e/ou profissional responsável para seu possível diagnóstico. Temos por objetivo apresentar os principais distúrbios de aprendizagem, e oferecer aporte teórico aos profissionais da educação. Este estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, fundamentando-se no material já produzido sobre o assunto e pautado na atuação e possibilidades de atuação do profissional pedagogo junto a alunos com distúrbios de aprendizagem. Acentuamos da importância do pedagogo saber diferenciar dificuldades de aprendizagem dos distúrbios de aprendizagem, de modo que seu planejamento e atuação vá ao encontro das necessidades de seu aluno, oportunizando o desenvolvimento de suas potencialidades maximizando a plasticidade através de atividades e experiências. Os estudos corroboram na asserção de que ainda há, por parte das escolas e dos professores, um alto índice de desconhecimento dos distúrbios, sinais característicos, persistindo a intervenção inadequada ao aluno que apresenta dificuldade(s) de aprendizagem (o que pode ser característico do Distúrbio de Aprendizagem); que esses atribuem causas diversas às dificuldades de aprendizagem. Fato que pode estar relacionado, em muitos casos, a uma formação acadêmica deficitária que tem sequência nas formações continuadas. Concluímos que é essencial, ao exímio trabalho docente, que o professor, bem como os demais profissionais da educação, conheça os sinais referentes aos Distúrbios de Aprendizagem, para auxílio ao encaminhamento a um possível diagnóstico e atuação junto ao aluno. E que a intervenção dada aos alunos com Distúrbios de Aprendizagem precisa fazer jus às necessidades que eles apresentam.
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    TCC
    Os desafios da inclusão dos alunos com deficiência em turmas de 7º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Monsenhor Júlio Alves Bezerra, do município de Assú/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Costa, Layanne Carla; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Carrico, Janaina Speglich de Amorim; Peixoto, Vanessa Alessandra Cavalcanti; Gomes, Luanna Priscila da Silva
    A inclusão dos alunos com deficiência nas escolas está em debate no âmbito da educação mundial e implica em uma série de desafios. Os sistemas educacionais e as práticas pedagógicas que os englobam continuam com as mesmas características e mecanismos de ensino, impossibilitando a inclusão de fato, em muitos casos. As dificuldades para que se efetive a inclusão são de fato existentes e pertinentes. Diante disto este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma pesquisa com a finalidade de investigar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores na inclusão dos alunos com deficiência das turmas de 7º anos de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Norte. Para isso, foram aplicados questionários/entrevistas com quatro professores, que ministram aulas nessas turmas. Buscou-se analisar quais os aspectos que dificultam e/ou impossibilitam a inclusão dos alunos com deficiência nas salas de 7º ano. Para a elaboração deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: Matoan (1988), (1993), (2003), (2006); Lourenço e Mori (2009); Morin (1996); Silva (2011); Marchesi (2004). Como objetivos específicos buscou-se refletir sobre a prática docente em uma escola pública, no que se refere a aprendizagem de alunos com deficiência, almejando entender a relação entre professor X aluno com deficiência, no processo de ensino-aprendizagem e nas relações interpessoais (amizade, afetividade, parceria, disponibilidade para ouvir, etc). Por meio da análise dos questionários/entrevistas, percebemos as inúmeras dificuldades dos professores no que se refere a inclusão dos alunos deficientes em suas salas de aula. Contudo percebemos que a inclusão não é algo impossível ou muito distante, pois os professores reconhecem as suas dificuldades e limitações, e demonstram disposição para superar essas dificuldades. Ressaltamos que os desafios da inclusão estão além das salas de aula e do domínio dos professores, pois abrange questões ligadas a esfera administrativa dos setores municipal e estadual, no que se referi as Secretarias de Educação. Os professores necessitam de condições melhores de trabalho, para assim poderem sanar ou minimizar os problemas com a inclusão em suas salas de aula.
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    Livro
    Quando o NEI esteve em casa: relatos de experiências de ensino remoto
    (RN EDITORA,, 2022) Rezende, Marianne da Cruz Moura; Souza, Danielle Medeiros de; Fernandes, Gildene Lima de Souza; Carrico, Janaina Speglich de Amorim
    Apresenta recortes de práticas pedagógicas desenvolvidas no Núcleo de Educação da Infância, em um tempo pandêmico e circunscrito, no qual a instituição adotou o ensino remoto. Os registros são resultados da Pesquisa “Ser e estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI: o que nos dizem as crianças”, coordenada pela professora Marianne da Cruz Moura Rezende e colaboradores, com o objetivo de compreender os sentidos e modos de ser e de estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, mediante as falas e percepções das crianças que constituem o corpus da investigação.
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