Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cândido, Camila Brito de Lima"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Desafios no ensino da unidade temática “números”: percepções de professoras de São João do Sabugi/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Cândido, Camila Brito de Lima; Lautenschlager, Etienne; https://orcid.org/0009-0005-0623-1867; https://lattes.cnpq.br/5581440575733975; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Silva, Jammerson Yuri da
    Este estudo tem como objetivo identificar e analisar a percepção de professores que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual de Ensino de São João do Sabugi, RN, acerca das dificuldades no ensino do objeto de conhecimento relacionado à unidade temática de “Números”, conforme diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida mediante a aplicação de questionários a docentes responsáveis pelas turmas de alfabetização, com o intuito de identificar e compreender as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem. Como questão norteadora, propôs-se a seguinte indagação: quais são as principais dificuldades enfrentadas por professores no ensino dos diferentes significados da adição e subtração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A partir de uma revisão da literatura, identificaram-se possíveis causas para essas dificuldades, dentre as quais se destaca a formação inicial do pedagogo em Matemática, frequentemente considerada insuficiente para atender às exigências da prática docente, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que as dificuldades podem estar relacionadas à falta de compreensão e ao aprendizado superficial dos conceitos matemáticos e evidenciam a necessidade de investimentos públicos em programas de formação continuada que contemplem não apenas metodologias de ensino de Matemática, mas também a compreensão dos processos de aprendizagem e das dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto escolar.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM