Navegando por Autor "Cândido, Camila Brito de Lima"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desafios no ensino da unidade temática “números”: percepções de professoras de São João do Sabugi/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Cândido, Camila Brito de Lima; Lautenschlager, Etienne; https://orcid.org/0009-0005-0623-1867; https://lattes.cnpq.br/5581440575733975; Vieira, Arthur Cassio de Oliveira; Silva, Jammerson Yuri daEste estudo tem como objetivo identificar e analisar a percepção de professores que atuam no 2º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal e Estadual de Ensino de São João do Sabugi, RN, acerca das dificuldades no ensino do objeto de conhecimento relacionado à unidade temática de “Números”, conforme diretrizes estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida mediante a aplicação de questionários a docentes responsáveis pelas turmas de alfabetização, com o intuito de identificar e compreender as principais dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem. Como questão norteadora, propôs-se a seguinte indagação: quais são as principais dificuldades enfrentadas por professores no ensino dos diferentes significados da adição e subtração nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? A partir de uma revisão da literatura, identificaram-se possíveis causas para essas dificuldades, dentre as quais se destaca a formação inicial do pedagogo em Matemática, frequentemente considerada insuficiente para atender às exigências da prática docente, especialmente na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados apontam que as dificuldades podem estar relacionadas à falta de compreensão e ao aprendizado superficial dos conceitos matemáticos e evidenciam a necessidade de investimentos públicos em programas de formação continuada que contemplem não apenas metodologias de ensino de Matemática, mas também a compreensão dos processos de aprendizagem e das dificuldades apresentadas pelos alunos no contexto escolar.