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Navegando por Autor "Araújo, Márcio Valério de"

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    TCC
    Afiação de bits com ênfase no ensino acadêmico remoto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-17) Araujo, Joilson Bezerra de; Souto, Ulisses Borges; Ferreira, Evans Paiva da Costa; Araújo, Márcio Valério de; Araujo, Marcio
    O artigo visa mostrar todos os procedimentos para afiação de bits na afiadora CLARK AF-1, apresentando todas as possibilidades, capacidades e limitações da referida máquina para futuros alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFRN. O resultado apresentado será uma explanação na variação de ângulos que a afiadora é capaz de fazer, decorrente de seus pontos de articulação e deslocamento possíveis. A referida máquina faz parte do conjunto de equipamentos presentes no laboratório de manufatura da UFRN e raramente é usada para esse fim, uma vez que, a afiadora não mais possui um manual de operação oferecido pelo fabricante. O artigo tem como objetivo preencher essa lacuna.
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    TCC
    Análise de resistência de isolamento em enrolamentos de geradores elétricos síncronos de imãs permanentes antes e após manutenção preditiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Oliveira, Vitor de Lima; Souto, Ulisses Borges; Ferreira, Evans Paiva da costa; Araújo, Márcio Valério de
    Desde o início da revolução industrial até os dias atuais, os geradores desempenham um papel central na produção de eletricidade, sendo peças fundamentais para diversos setores industriais. Nessa perspectiva, a manutenção apropriada não é apenas uma prática sugerida, mas uma exigência intrínseca para garantir a operação ininterrupta e estender a vida útil desses equipamentos cruciais. O presente trabalho aborda a elaboração de um plano de manutenção direcionado a geradores elétricos, visando otimizar a eficiência operacional e reduzir custos associados a paradas não programadas. Fundamentado em técnicas de manutenção preditivas, este trabalho tem como objetivo analisar os índices de polarização e absorção e a resistência de isolação de quatro geradores elétricos antes e depois do tratamento termoquímico com VERNIZ LACKTHERM 1314/40h e posteriormente TINTA EPÓXI WEG. Após esse procedimento, as máquinas foram levadas para estufa, onde foi realizado o tratamento térmico com temperatura controlada, aproximadamente 50ºC, durante 24h. Os índices citados anteriormente, foram obtidos através do ensaio de resistência de isolamento em corrente contínua pelo megômetro fluke 1550C, antes e depois de ser realizada a manutenção nos geradores. Os resultados foram registrados e mostraram-se satisfatórios, pois os valores de resistência de isolamento dos enrolamentos dos geradores melhoraram, bem como a maioria dos índices de polarização e absorção. Ao final, conclui-se que a manutenção empregada nos quatro geradores foi eficaz, pois todos os enrolamentos melhoraram o parâmetro de resistência de isolação.
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    TCC
    Análise do indicador de confiabilidade de máquinas pesadas utilizadas no processo de terraplenagem aplicado em parque eólico do Rio Grande no Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Gonçalves, Antônio Henriel Lima; Alves, Camilo Gustavo Araújo; http://lattes.cnpq.br/1660057404595192; http://lattes.cnpq.br/2962057067332600; Araújo, Márcio Valério de; https://orcid.org/0000-0001-7166-5526; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; Torres, Mateus Barreto; http://lattes.cnpq.br/7314190797891970; Lima, Wisley Denley Moura de
    A energia eólica é uma solução promissora para atender à crescente demanda por energia sustentável, destacando-se por sua capacidade de gerar eletricidade limpa, renovável e com baixas emissões de gases de efeito estufa. A construção de parques eólicos envolve processos complexos, como a terraplenagem, que exige máquinas da linha branca e linha amarela para assegurar eficiência e qualidade. A manutenção adequada desses equipamentos é fundamental para evitar atrasos, reduzir custos e garantir a precisão do cronograma. Este trabalho tem como objetivo principal analisar os indicadores de confiabilidade de máquinas pesadas utilizadas no processo de terraplenagem na construção de um parque eólico no Rio Grande do Norte. A pesquisa abrange quatro famílias de máquinas: motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, tratores de esteira e caminhões basculantes, com base em dados operacionais coletados durante três meses. Foram avaliados indicadores como MTBF, MTTR, taxa de falha, disponibilidade e confiabilidade, além dos impactos financeiros e operacionais das falhas. Os resultados destacam que os custos médios por equipamento improdutivo variaram de R$47.436,48 para motoniveladoras a R$211.067,92 para caminhões basculantes, totalizando R$473.328,52 em perdas operacionais. Além disso, a improdutividade dos operadores devido à manutenção das máquinas somou R$139.967,99. A análise também evidencia a importância da utilização de máquinas de backup, que eliminariam esses custos de improdutividade. Os caminhões basculantes demandaram 12 máquinas reservas, enquanto motoniveladoras precisaram de apenas uma. Isso demonstra, de acordo com os estudos, que os caminhões basculantes tem uma confiabilidade inferior às motoniveladoras, mesmo eles tendo uma grande diferença na quantidade de equipamentos em operação. Com base nos dados analisados, as escavadeiras hidráulicas se destacaram como a família de equipamentos mais confiável no trimestre, com uma confiabilidade média de 92,59%, já os tratores de esteiras desempenharam a menor confiabilidade média, com 83,80%, demonstrando uma necessidade maior de manutenções. Esses dados reforçam a relevância de uma gestão estratégica e preventiva, que mitiguem impactos financeiros e operacionais causados por falhas. A pesquisa sugere que, com os indicadores de confiabilidade, é possível prever falhas e evitar interrupções no cronograma. Conclui-se que uma gestão eficiente de ativos, aliada à implementação de backups, estratégias relacionadas a terceirização da manutenção e substituição programada de equipamentos, são essenciais para assegurar a produtividade e o cumprimento de prazos em projetos de grande escala.
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    TCC
    Aplicação das metodologias DFMA na otimização do projeto de um exoesqueleto robótico denominado Ortholeg 2.0
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-20) CELONE, MATTEO; Araújo, Márcio Valério de; Araújo, Márcio Valério de; Ferreira, Evans Paiva Da Costa; Souto, Ulisses Borges
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    Tese
    Controle inteligente de sistemas subatuados com aplicações em problemas de mecânica do contato
    (2017-06-28) Fernandes, Josiane Maria de Macedo; Bessa, Wallace Moreira; http://lattes.cnpq.br/3256782908311485; http://lattes.cnpq.br/3438701343488110; Costa Júnior, João Carlos Arantes; http://lattes.cnpq.br/5028446242533356; Melo, Júlio César Paulino de; http://lattes.cnpq.br/2930421117873633; Araújo, Márcio Valério de; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; Farias, Aline Cristina Mendes de; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Dantas, André Felipe Oliveira de Azevedo; http://lattes.cnpq.br/8684342148910073
    Neste trabalho é desenvolvida uma estratégia de controle não linear baseada no controle por modos deslizantes com compensação neural para estabilização de sistemas subatuados sujeitos a vibrações torcionais. No intuito de analisar o desempenho da abordagem proposta, a lei de controle foi implementada em uma coluna de perfuração. As colunas de perfuração são discretizadas em n partes. A atuação é dada no top drive, ou na mesa rotativa na extremidade superior da coluna, e todo o restante da coluna não recebe atuação. As vibrações torcionais abordadas neste trabalho são do tipo stick-slip, que é o caso mais crítico desse tipo de vibração, cuja não linearidade é geralmente causada pelo atrito entre a coluna e a formação, podendo ocorrer em qualquer ponto ao longo da coluna e deve ser levado em consideração na modelagem. O controle por modos deslizantes apresenta robustez frente a incertezas paramétricas e perturbações. A estratégia adotada não requer o conhecimento prévio de incertezas e não linearidades do sistema. No entanto, a função descontínua utilizada na lei de controle pode gerar o fenômeno de chattering, que em atuadores mecânicos é indesejável. Para atenuar o chattering, uma função suave é utilizada no lugar da descontínua, sendo essa abordagem ocasionadora de diminuição no desempenho do controlador. Nesse ponto, técnicas de inteligência artificial podem contribuir na lei de controle para devolver o desempenho ou parte dele ao sistema. Duas arquiteturas de rede são empregadas para estimar a compensação, uma rede do tipo perceptron de múltiplas camadas e uma rede de funções de base radial. As superfícies de controle são definidas como uma combinação linear dos erros dos estados do sistema e uma rede neural é adicionada para compensar a formação de ciclos limites, comumente apresentados após a perda de eficácia. Resultados são apresentados para demonstrar a performance do sistema de controle proposto.
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    Tese
    Controle inteligente de vibrações utilizando amortecedor magneto reológico
    (2017-06-27) Tanaka, Marcelo Costa; Bessa, Wallace Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/3256782908311485; ; http://lattes.cnpq.br/6047363406977714; Farias, Aline Cristina Mendes de; ; http://lattes.cnpq.br/9603161534939649; Dantas, André Felipe Oliveira de Azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/8684342148910073; Melo, Julio Cesar Paulino de; ; http://lattes.cnpq.br/2930421117873633; Costa Júnior, João Carlos Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/5028446242533356; Araújo, Márcio Valério de; ; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599
    Amortecedores que utilizam fluido magneto reológico são amplamente utilizados em aplicações industriais, tais como no controle de vibrações de máquinas ferramentas e em construções sujeitas a abalos sísmicos, na indústria automobilística em suspensões ativa ou semiativa, bem como sistemas de embreagens e freios, e na área de biomecânica em próteses inteligentes e interfaces hápticas na qual simulam o sensoriamento tátil. Eles apresentam diversas características desejáveis como alta controlabilidade de força, baixo consumo energético, estabilidade, ampla faixa operacional de temperatura, tempo de resposta rápido e tamanho compacto. No entanto, o controle preciso desse dispositivo, devido à sua inerente característica não linear, não pode ser facilmente obtido com os controladores lineares convencionais e até mesmo por controladores mais robustos na ausência de uma perfeita modelagem do seu comportamento dinâmico. Hoje em dia, graças ao desenvolvimento da Teoria da Estabilidade, proposta pelo matemático russo Lyapunov, e com os avanços da tecnologia computacional, as técnicas de controle não linear vêm sendo cada vez mais utilizadas. Questões ecológicas, social e econômicas têm levado a indústria automobilística a uma crescente demanda por metodologias e tecnologias eficientes no controle de vibrações em suspensões semiativas. Desta forma, este trabalho descreve o desenvolvimento de um controlador não linear, baseado no método de controle por modos deslizantes com a inclusão de uma estratégia de compensação utilizando a lógica fuzzy, implementada matematicamente na dinâmica do modelo de um sistema de amortecimento de um quarto de veículo, utilizando amortecedor magneto reológico. Resultados numéricos são apresentados para demonstrar o desempenho do sistema de controle.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de Uma Órtese Ativa Para os Membros Inferiores Com Sistema Eletrônico Embarcado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-26) Araújo, Márcio Valério de; Alsina, Pablo Javier; Medeiros, Adelardo Adelino Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/6787525856497063; ; http://lattes.cnpq.br/3653597363789712; ; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; Siqueira, Adriano Almeida Gonçalves; ; http://lattes.cnpq.br/2935052598064187; Araújo, Fábio Meneghetti Ugulino de; ; http://lattes.cnpq.br/5473196176458886
    Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um protótipo de órtese ativa inteligente para membros inferiores com um sistema eletrônico embarcado. A órtese proposta é um dispositivo ortopédico com o principal objetivo de proporcionar a capacidade de caminhar para pessoas com parcial ou total perda dos movimentos nos membros inferiores. A fim de determinar a cinemática, dinâmica e as características mecânicas do protótipo, foi analisada a biomecânica do corpo humano. A órtese foi projetada para reproduzir alguns dos movimentos da marcha humana como andar em linha reta, sentar, levantar, subir e descer degraus. O acionamento das articulações da órtese é realizado por motores CC equipados com caixa de redução, cujo objetivo é reduzir a velocidade de rotação e aumentar o torque, gerando assim, movimentos suaveis. O sistema eletrônico embarcado é composto por duas placas controladoras de motores com dois canais que se comunicam com um computador embarcado, sensores de posição e de fim de curso. O movimento de marcha da órtese é controlado por comandos de alto nível fornecidos através da interface homem-máquina do sistema. O sistema eletrônico embarcado é utilizado para interpretar os comandos de alto nível, gerar as referências angulares para as juntas da órtese, acionar e controlar os atuadores da órtese de forma a executar os movimentos desejados pelo usuário
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    TCC
    Desidratador híbrido com controle de temperatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-22) Feitosa, Alailson; Araújo, Márcio Valério de; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; Severino, Alcemy Gabriel Vitor; http://lattes.cnpq.br/7324129312150435; Amorim, Breno Meira Moura de
    O objetivo desse trabalho é projetar e construir um desidratador híbrido munido de um sistema de controle. É iniciado apresentando os projetos já conhecidos e suas características especificas como fonte de calor, gasto energético, médias de temperaturas e temperaturas máximas. A seguir apresento alguns equipamentos que fazem parte do projeto, como sensores de temperatura e sensores de umidade, controladores e atuadores. A partir da elaboração do projeto em solidworks, parto para a sua construção e em sequência a análise dos dados produzidos com o equipamento projetado. A partir da análise dos dados, foi possível verificar que o projeto se fez eficaz ao poder reproduzir trabalhos científicos já existentes.
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    TCC
    Dispositivo IOT para máquina remadora com biofeedback
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Silva, Samara Revoredo; Araújo, Márcio Valério de; 0000-0001-7166-5526; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; https://lattes.cnpq.br/5322208991098929; Souto, Ulisses Borges; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4777955T9; Ferreira, Evans Paiva da Costa; http://lattes.cnpq.br/6994798590609919
    O biofeedback é uma técnica que permite às pessoas aprenderem a monitorar e controlar suas próprias funções fisiológicas. Em relação à área da saúde, o monitoramento fisiológico do corpo através de sensores pode auxiliar no tratamento e diagnóstico de doenças. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de biofeedback para uma máquina remadora que monitora a distância e a força exercida por um paciente. O sistema consiste em um dispositivo eletrônico portátil que utiliza IoT para publicar informações relevantes do usuário e fornece um feedback visual através de um jogo. O usuário pode interagir com um monitor através do movimento da cadeira. O sistema foi desenvolvido usando técnicas de engenharia eletrônica e programação. O dispositivo portátil é baseado em um dispositivo IoT microcontrolador que mede a distância utilizando um sensor ultrassônico e a força utilizando uma célula de carga. O feedback visual é fornecido por uma API Python que utiliza a biblioteca Pygame. O sistema foi testado no protótipo de uma máquina remadora que está sendo desenvolvida no laboratório de manufatura da UFRN. Os resultados obtidos sugerem que a ideia é eficaz para o tratamento e diagnóstico de doenças através de um gráfico gerado pelo matplotlib da API Python.
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    TCC
    Dispositivo para controle Inteligente de reservatórios de água e sistemas de Irrigação via aplicativo mobile
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-14) Brito Filho, Márcio Carvalho de; Araújo, Márcio Valério de; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; Cunha, Eduardo Nogueira; http://lattes.cnpq.br/7628513373242513; Amorim, Leonardo Gomes de Paiva
    A escassez de água é um desafio crescente em todo o mundo. Diversas fontes de pesquisa indicam que nos próximos anos uma parcela significativa da população mundial pode estar sujeita à escassez de água. Isso se deve a uma combinação de fatores, incluindo mudanças climáticas, desmatamento, aumento da demanda causado pelo crescimento populacional, urbanização e principalmente pela gestão inadequada de recursos hídricos. O potencial da automação residencial para mitigar este problema está cada vez mais em foco. Através do uso da tecnologia e da Internet das Coisas (IoT), é possível otimizar o uso de água nas residências, contribuindo para a sua economia, tendo uma gestão melhor desse recurso e consequentemente uma longevidade maior dele para aS próximas gerações. Com sistemas de automação é possível controlar e monitorar o uso de água em tempo real. Eles podem identificar padrões de consumo, limitar o fluxo de água em chuveiros e torneiras, estipular um tempo programado para alguma determinada tarefa, tudo isso a fim de garantir que a água só seja usada quando e onde for necessária. Por exemplo, os irrigadores automáticos podem ser programados para regar jardins durante os momentos mais secos do dia, podem ser desligados automaticamente quando estiver chovendo ou até serem programados para ligarem apenas por um determinado período. Outra opção é para controle de água em reservatórios, no qual é possível determinar o quanto de água deve ter em um determinado reservatório com o auxílio por exemplo de sensores de vazão, ou qual o limite máximo de um reservatório com um sensor de nível, indicando que só poderá adicionar água até um certo ponto evitando o transbordamento da água e consequentemente o desperdício. Todos esses pontos definem o objetivo o trabalho, aliar o problema de escassez mundial com a automação residencial através de um dispositivo de baixo custo. Com o protótipo desenvolvido será possível aplicá-lo para diferentes situações, dois exemplos delas já foram citados, a automação na irrigação de plantações e o controle de água em reservatórios. Com ele, através de uma aplicação no smartphone e uma conexão WiFi, será possível determinar vários parâmetros de uso, como o volume a ser utilizado, por quanto tempo em uma determinada hora deve ser ligada uma bomba/eletroválvula ou um simples acionamento manual, tudo através da comunicação de radio-frequência. Além de visualizar em tempo real várias informações como vazão em l/min, volume total, se o limite do reservatório foi atingido e qual o status atual de uma bomba por exemplo. Neste trabalho será descrito toda a fundamentação teórica do protótipo, a metodologia do desenvolvimento bem como o desempenho do protótipo nos testes realizados.
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    Dissertação
    Dispositivo portátil para análise cinemática da marcha de indivíduos pós Acidente Vascular Cerebral em ambiente ambulatorial: um estudo prova de conceito
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-28) Cardoso, Daiane Carla Rodrigues; Ribeiro, Tatiana Souza; https://orcid.org/0000-0002-9611-1076; http://lattes.cnpq.br/6868962363056590; http://lattes.cnpq.br/3082862853508189; Araújo, Márcio Valério de; Holanda, Ledycnarf Januário de
    Introdução: Os sensores vestíveis vêm sendo utilizados na análise cinemática da marcha hemiparética, se mostrando uma alternativa mais acessível e mais simples de usar. Antes que essa tecnologia alcance o mercado, é necessário fazer um estudo de usabilidade deste dispositivo. Objetivo: Este estudo propôs verificar viabilidade e a eficácia preliminar de um dispositivo portátil para análise parâmetros cinemáticos da marcha de indivíduos pós AVC em ambiente ambulatorial. Métodos: Este estudo prova de conceito testou um dispositivo chamado DAMA, constituído de dois sensores inerciais usados para medir parâmetros angulares do tornozelo durante a marcha. A testagem foi realizada em 5 indivíduos sem AVC e em 5 indivíduos pós-AVC, utilizando como medida de referência o sistema de análise de movimento Qualisys Motion Capture System®. Durante a testagem do dispositivo, a viabilidade foi avaliada a partir de desfechos relacionados ao usabilidade operacional do dispositivo (utilizando questionário autoral) e à satisfação dos usuários (usando o questionário Quebec User Evaluation of Satisfaction with Assistive Technology 2.0 - Brazilian version). O teste de Mann-Whitney foi utilizado para comparar os resultados dos dois grupos em relação aos desfechos de usabilidade operacional e a satisfação dos usuários. O teste de Wilcoxon foi utilizado para comparar as medidas angulares do tornozelo do dispositivo DAMA e do Qualisys®. Resultados: A maioria dos participantes foram homens adultos (média 59 anos). A usabilidade operacional e a satisfação dos usuários do dispositivo foram considerados satisfatórios para os dois grupos (usabilidade operacional: pós AVC: 4,5 - sem AVC: 4,12; satisfação dos usuários: pós AVC: 4,45 - sem AVC: 4,57). Nos dados angulares, foram diferentes entre DAMA e Qualisys® o contato inicial (p=0,006), pico de dorsiflexão (p<0,001) e pico de flexão plantar (p<0,001) no grupo pós AVC; também foi diferente o pico flexão plantar (p<0,001) no grupo sem AVC. Conclusão: O dispositivo se mostra viável, devido aos satisfatórios índices de usabilidade operacional e de satisfação dos usuários. Em uma análise preliminar de eficácia, alguns dados angulares tornozelo mostraram-se discordantes entre os dispositivos, indicando a necessidade de possíveis ajustes nesse sentido.
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    TCC
    Estudo de caso: diminuições em frequências de interrupções num sistema de amarrações de materiais na indústria de aço
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Mota Júnior, Marcelo Ferreira; Araújo, Márcio Valério de; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774475T0&tokenCaptchar=03AFcWeA5CYfnyXuebYOe7G0hyUGworbiQ8CCK91_pWmz8JkLwtjpuGjAb-_Be3PrhOlsy7rFUkLBZ46QivnXB6harGCzetgXtvt45A5Fas1j8uQ0DV2euhkwAqdhwWC7tgB9FjgE7pxEfwO8WIMcQC2weImTxvqrZeXvcKCsptyx2txusklGUPc1JFSPr2nBx8ccVs96xFLqZ7M-DlagiDxlGh6gxy76j17EnpUcaCWE8HfU_cy9doBd2PDifLytoGVfbFuvBT9Jt9HuaPQChtU2scPuz-HV_xlf0wtQWK8SkLNFHzpO0A1CCJH9DPb2AVI9FrFoEERzf9LqZtJFuc0J5Md1G5MTf_5ZDBtc9Ae6btbVBRGyj31eeGekr1nvjUM9u4gw88ox9J3z5RquNxzJ3_LLk7qQFJBH7SWvj9Oxuriswd1LhPUZr1oaA_h4-1QpcENRTesrndpuTiMaMrXb0__fp7wrMaLzwCWen5NQp3u-0RfQXPNgxMR3L3O_EIm5A65J__mIYXNy-gnf6x-hJ5OE97Md4TR0CpOTUgyL5WKDKw7YG69TcBQ5BR7FcPdkHrJJZ_p_ENTl-q8zR9FvPlneoEVRh9WORy1C1PeAjzrk9yhb0bcr8jyaOwGyNZOzbFYQfpHvm7GaBlP5C_5nHqbQUMELUJUVvawbIRSdngrb_I5ZoM8GcAGadg3vjvRsq4cB0VW9AfizCsHx90b9SOG5O9FIrpBCjYjVTapr4ztGqg5EquMwq7fwOND6B8ktm60jOKAIuD3GUXI2yVAAkdHQlFph9wO-bwTECdQvjiOG4clvvGzwxvWaZ3-WV5pnbjzfMbDLovylQ38pmm_Y3w8m6LN9InKcUbTwpkbul5u_5XojuuwyVDMcptiSnna2wM4CWuQQdmsMnR__3lD1Etr02HXP7GF_JKjy8Q6u-znp18p6y6HMbIJsoXX4qG3eCrWLBDwDpVgaNfgaFHu8hjNN95hqZyB8QPPpkPAJVpiY2KReaChmDYYrVUrcwb0ghWk6Iu-PE; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4897072D8&tokenCaptchar=03AFcWeA6mrWH7pJCsBfFxd2J9DE2SV9-lHB_2O5CvyCqWbF6kObEv-8ejAAFeSTKpKVWYUmxEPVs8Ldg8SxlMs5ricUqKgC5RzKgWpw05Mtd4nU8jse6rjorU6hYPGGeABaVyTUYcxZ5Xv0jA4m0_e81ZubE6eKvyD9fGSAew6GXusQdcEdqRfUp3hA2auZ4lvoDN-x7zilOnflFMHssR1saq5zqbfXhsnj1issPKaWYuaK-_bbwiBGFhUT34sXJSXutUW581qDudq4VDtLlRcoyiUGS5hOrvWBmyLs3uHh-d1YBLv4Qt8TJlTmpt1opyjJ0ak9sTIk02wUISkcFDpQD1iLi2OxKnrJZufGruH8_B2a7S05Uog0kXLiRO8WssPVp4kj4GIWRE4TCcy6k57atjxR18dWEbTshVycoHRLGqX79ahoWxpc1zrHPbM7Z37456cWZ7HlWh1DtfuR5s1mAx8JoAd2Jbb06pPf_Lzpxz0jlBtqIIzvfNapf659X_H6Gsfq0AXGlojof9IPm3BaApol998CAi16Zi5O8j23TGCML4-0VY4ps2Re5XtqqqilRDn4N8tcSOPAL0uBt0mFY0DoCaEzzBe331phX6qadlRwdZ_io5eHaunUjhKpChrPACU3OjVe8EXkSfDdrPnogOLbcxwhijv7RGbDWh-hFGknyl254LYOmTBKxCP9vCCIzd62A9gWOQgpjQtVvR_EtFhASSjx7lB3SW37KIkkEY0vqOcyfaIyfRa1g4EOGx2GKTLZOSHuoj-Thx_tFsV64MGCBQJkMzA6OMjKl4SpdlkuhQ2_Xit7TrYvGoPB6fT2zxa-lq3ShF31yhm6HtyuvXobU6c4NL31qXOAjB3CKAEZSbFAYNvWwSGCQARpzT2EQq2vciFva8Xk3EeMTSM5HwP27FoqgH2RVHIypf-jZ7KEKROwjWTmkLnwacT05N96mQk8w9O73KSuLXB7OMLC2VzFU9Xs3JLNFN6ZwXXjZ57CIju3WB16XQJ8aAKb1oOp-qmuYpWo6o; Alves, Camilo Gustavo Araújo; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4038246E7&tokenCaptchar=03AFcWeA6qVHdFSpff8vTLxa9a1SLA0jj9KuHSNFXBHIhy7kv6_t2TuqMTQ4i11Y8Z0_mIcODUkJ2w-l2eHbtHQg93p08tIt2eXQy0O7nQWRk4yg0SZexzjcx6fe0bfzEEBBIydInVSYRzOeLccEo_zAG4wEMvtOYTBA0sMHT_-sRc8KNbO05r1ObJNxf0ZDXiEVK8H9VlIQ-KW_22Pl93I9Xb3EmRW0_HIjcWqTTgHnUUuuqYwqUJanciSnlDHQ2zkEpx182LMCD4ZoprOoPQSpf1c2Lmn9y6zF372QFoVsw4nMn66zX2i8BVENjpd9MlHeJP3kDZkXwwQ6qZADcPADLiM2RMtwE48_kRJP-_MpbM_X_UlA5AM5sWLF8QDr3lQbSacLmwA7LNPTk1UuPoPXkUnwXgClbWc-sT6k5fnbYxFuimxBVy0VR0PvKS_NSdgr8UpDaJKlHwLo2ZfFYT-eagFMIbIe93JXHqF4OCk_m1XTai34Dq8lTtEJvzdgmrlpsYuJiQWNZV-w8x_ERiGuV8P2SDdLhtZEhWsjw6K4WPxnPGrnQcu1CA_X1EboUqFkCgtomLXfXlGQ6GguZFNtOAJpgaqg9Pe-0aQYSQXihozkv8jTWLGMheaQbWz-1AuH7CgIXks6_5K1cMoJFVsMjGQiOZ57FnBZ80whvSTj50XXehzZ8bPMHcOLCkgfHzgddrrqvRE9HL-C5mDyeLOPMoke7hPGGggCNiJT5oM_cx5gsNwfQr-r0QPBsm1omYPbJY_ZggTwgQOQbv4DvDgsbHtHU9_u8CX-UK7fHN7prfVez0x5CiU7sCSnItnPLtzE00_rzFsEq2XxddBoLk_RybeVloml-hDJZuY0rUb_7L5fPVaEc8r0Sh9p4TWf43ORiYMi_H5M_WUT30Nn8L13IwaVn01B-Sq3V1NAP5qltvuXRsKum0d4dm7T_DGy5kK9v2a83insvn6BbBLtrSjp3MLbEM0oW4NpgBO7_b0frx8dVh0DDLM5i-vYCChBQBdsRqrggTJMW4; Souto, Ulisses Borges; https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777955T9&tokenCaptchar=03AFcWeA4SQ7maY0qc-rWp7onFFNGyTMX9uw4oM0vTD4bArLVlQMusyCR8YrVbwtSLqHPKgHiicweEi4YoKCt2a6lQO97I66M3H599B7HOXyWFnnQFJsd-msQwLIBpHdgU2zyNnaJ3oJJ1XczRTyDjV-Op_QTgnB13SSoWBJiBw7hybbp1wMDKMxBb2R8OEhThOyql6RTrOLxZs3C2yZNJ6LEwnR3BNQ1tfze8BqCI98NeFiIjK7sT61qtu7JgyOL8TN1i7b0e1L16iL76gxXUB8NCSSWjXZpE-E5xGGi_lRZbRiMBqeLQDzM5UwuLxsQ6CtPVcUP9__oOCdN45M_TWTJtHBEle_-G3phA0B5uDEfcVuDx70JNS7vI81ZZXJX595IXjiIEYKTp-Cp4rEXp4Xdoggh7BENZR2l18NsuUWJyqY-unHFNVOzf9WvvRNgr2FX-1zwbiq5bqtvWVQQft9i1CvHPVjW-yKLFuDzTSKTTgVffEurAI3exPxiEPt5YQlPbo67UG_2m6HWdUfMDDPrcuedVi2LYyACWX075ofOeWNj9g2EME52Wod3ZK0B5hmkxruepAxd0xX0VDsU5_Ra8I5JtYyKZh00wS0xodQSeX8iDWsvrfc6qQyCKmNemg62q1KiZuVfTs55zGKUdOd5K30bEF7r-f01gCbiD9W0NXk_eWLASaL9Y2LH8ktLlDTvP2tLHGIgB4FQpazeTk7hQiRGAOjdUiuRuRq1kS1-w4giAuRnjEPQbfIXoH0MzoFIOlLQyF1VPEgjD6-49rLr0FBTql2Y4cOMQU1VrDpdEHghsscch8n7PX7_XiHNlfhFi7O34fxF0FiWYMY5p55g8zmnoADy0dbdZNB6oc_caRQMYxZrq10_x1xdaiojJ7iynkOvu98CPxmHhaoU9briygpG1Y06r_k0u7sLszvRzdc2N3yJagGyTGLxV17Tbbvf-74menj93bzKfVJd3V6RL2Qusr6c-TjInFYcDBaeOHEaZs_mCx2B72w8sfIGmq4GZTRdWM1_V
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a redução da frequência de interrupções no sis- tema de amarração de materiais na indústria do aço, aplicado a amarradeira de feixe dobrado dentro do processo de laminação. O objetivo é propor soluções para diminuir as frequências de interrupções a partir da análise e identificação das principais causas de falhas e sugerindo ações imediatas e futuras. A metodologia envolve a coleta de dados operacionais durante o ano de 2023, seguida de investigações para compreender os fatores que impactam a confiabilidade do equipamento. Foram realizadas inspeções no sistema hidráulico do maquinário, testes de resistência ôhmica das bobinas de solenoide, verifica- ções das fontes de alimentação, permitindo assim identificar falhas recorrentes, além do rearme do cabeçote de torção e também da calha de guia fio, sendo estes responsáveis pela maiores oportunidades de melhoria no setor. Com base nos resultados, a pesquisa evidencia que uma gestão eficiente da manutenção, associada à aplicação de metodolo- gias estruturadas e à capacitação da equipe técnica, reduz significativamente a ocorrência de falhas. A implementação desse projeto levou a uma melhora na disponibilidade do equipamento, sendo registrada a menor taxa de interrupções em dezembro de 2023.
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    Tese
    Geração de padrão de marcha adaptável para uma órtese ativa de membros inferiores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-31) Araújo, Márcio Valério de; Alsina, Pablo Javier; ; http://lattes.cnpq.br/3653597363789712; ; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599; Nagem, Danilo Alves Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/5934458385325202; Bessa, Wallace Moreira; ; http://lattes.cnpq.br/3256782908311485; Dias, Anfranserai Morais; ; http://lattes.cnpq.br/2522861105234810; Frizera Neto, Anselmo; ; http://lattes.cnpq.br/8928890008799265
    Atualmente com o crescente aumento de dispositivos robóticos destinados para aplicação na área de mobilidade de pessoas que sofreram algum tipo de lesão medular, se faz necessário desenvolver novas ferramentas para tornar tais equipamentos mais adaptáveis, seguros e autônomos. Para que as órteses robóticas que auxiliam na locomoção de pessoas paraplégicas possam desempenhar sua função, estas devem ser capazes de reproduzir os movimentos perdidos com o máximo de fidelidade e segurança em ambientes que eventualmente possam conter obstáculos de diferentes tipos como buracos, escadas e calçadas. As órteses robóticas para membros inferiores têm a capacidade de caminhar, subir e descer degraus, todavia, esses movimentos, na maioria das vezes, não se adaptam ao ambiente, sendo assim, para uma órtese robótica que foi projetada para subir um degrau com uma determinada altura ao se deparar com um degrau maior provavelmente não conseguirá realizar essa tarefa com a mesma segurança. Para solucionar esse e outros problemas, esse trabalho apresenta um Sistema de Auxílio à Locomoção (SAL) dotado de um planejador de passos e um gerador de referências angulares com características antropomórficas para a órtese robótica Ortholeg. O SAL utiliza dados antropométricos do usuário para gerar um padrão de marcha personalizado, dessa forma, a órtese em questão é capaz de adaptar o tamanho do passo para não colidir com obstáculos presentes no ambiente e transpor buracos com diversos tamanhos, subir e descer escadas e calçadas com diferentes valores de altura e comprimento. Para desenvolver o sistema de auxílio à locomoção foram adaptadas técnicas de planejamento de caminho, usadas a princípio em robôs bípedes. São apresentados vários experimentos que mostram a órtese Ortholeg realizando alguns movimentos com características antropomórficas para diferentes distâncias de caminhada e três tipos de obstáculos: degrau, buraco e calçada. A autonomia adquirida com a utilização do sistema de planejamento apresentado facilita a utilização de órteses robóticas como também garante uma maior segurança ao usuário.
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    TCC
    Influência da geometria da ferramenta de corte na usinagem de aço Sae 1020 visando a contribuição para modelo de ensino à distância
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-17) Lopes, Matheus Moreira; Souto, Ulisses Borges; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4777955T9; http://lattes.cnpq.br/4485636795644614; Ferreira, Evans Paiva da Costa; http://lattes.cnpq.br/6994798590609919; Araújo, Márcio Valério de; http://lattes.cnpq.br/0827462439273599
    A usinagem é um dos processos de fabricação mecânica mais utilizados na indústria metalúrgica sendo este o processo mais popular no mundo. A partir da busca incessante pelo aprimoramento dos processos de usinagem é necessário o entendimento da influência que cada um dos parâmetros envolvidos exerce sobre o produto final usinado, mais especificamente a geometria da ferramenta de corte. Entendendo as particularidades dos ângulos que compõem a cunha cortante da ferramenta, pode-se chegar ou refinar as condições ideais de corte na fabricação de peças que obedeçam, com maior proximidade, as atribuições especificadas em projeto. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência dos ângulos que compõem a ferramenta de corte, no tipo e forma dos cavacos e na rugosidade média da superfície usinada de um aço SAE 1020. Para isso, foram selecionadas três ferramentas de corte, com o intuito de usinar três corpos de prova preparados a partir de um tarugo de aço SAE 1020. Definidas as condições de corte, os corpos de prova foram processados por torneamento e os cavacos resultantes, bem como a rugosidade média das superfícies foram coletados e submetidos à avaliação. Ao final das análises concluiu-se que os cavacos formados foram na grande maioria do tipo contínuo, devido a baixa dureza do aço SAE 1020, na forma tubular; a redução do ângulo de saída apresentou efeito benéfico na formação dos cavacos, enquanto que o aumento do ângulo de inclinação apresentou efeito maléfico, forçando o cavaco a se direcionar contra a superfície do corpo de prova; alterando o ângulo de posição de 60° para 90°, houve aumento da rugosidade conforme esperado; houve sucesso na coleta de material audiovisual o qual, posteriormente, será utilizado para a confecção de uma videoaula com o intuito de contribuir com o modelo de ensino atual.
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    TCC
    Modelagem e fabricação parciais da suspensão frontal de um veículo leve híbrido (VLH)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-03) Silva, Judson Cruz da; Melo, Anderson Clayton Alves de; Araújo, Márcio Valério de; Souto, Ulisses Borges
    Este trabalho de conclusão de curso trata da modelagem e fabricação parciais da suspensão dianteira de um Veículo Leve Híbrido que vem sendo desenvolvido no Laboratório de Manufatura (LabMan) do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Destaca-se a necessidade de um sistema de suspensão dianteira robusto e eficiente, algo frequentemente ausente em trikes comerciais devido a fatores relacionados a design e custo. Diante das desvantagens referentes à complexidade e ao peso dos sistemas de suspensão convencionais (MacPherson e Duplo A) e à inviabilidade de aquisição de kits comerciais (devido ao elevado custo de importação), o objetivo central deste trabalho foi a modelagem e fabricação de um sistema de suspensão com base em um design de trike convencional, utilizando técnicas simplificadas de engenharia reversa. A metodologia empregada consistiu em uma abordagem de engenharia reversa baseada em imagens, tendo como base um elemento padrão, como o diâmetro do pneu de bicicleta, para estimar as demais dimensões através de proporções e relações geométricas (paralelismo, proporcionalidade entre pixels e triangulação), culminando na construção de um modelo geométrico em software CAD. Uma modificação estratégica em uma das peças do conjunto (denominada 'Peça 1') foi realizada para otimizar o processo de fabricação, resultando numa usinagem mais simples e um ganho de tempo significativo, mesmo com uma perda de 12 mm no curso da suspensão. Os resultados obtidos confirmaram a eficácia da medição por imagens, com o curso da suspensão modelada apresentando resultados satisfatórios e próximos aos parâmetros fornecidos pelo fabricante. A suspensão fabricada demonstrou ser estruturalmente robusta, articulando como esperado e sem travamentos, apesar de pequenas folgas e desalinhamentos observados. A rigidez do conjunto indica que os carregamentos do sistema de direção serão efetivamente transmitidos, assegurando uma resposta imediata. Finalmente, o resultado obtido validou a aplicabilidade da técnica de engenharia reversa baseada em imagens para a reprodução de componentes mecânicos essenciais como a suspensão, resultando em um sistema funcional, robusto e adaptável às necessidades do projeto VLH, com um processo de fabricação ágil e eficiente. Futuras melhorias, como a usinagem da 'Peça 1' para otimização do curso, poderão ser implementadas conforme o desenvolvimento do projeto avance, com a avaliação final de sua eficácia condicionada aos testes em campo no veículo completo.
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    TCC
    Odometria baseada em unidade de medida inercial para andador robótico inteligente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Bezerra, Rodrigo Rodrigues; Alsina, Pablo Javier; Araújo, Márcio Valério de; Nogueira, Marcelo Borges
    Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento da parte eletrônica e de calibração de odometria de um andador robótico inteligente, do inglês Smart Walker, para que se locomova em ambientes conhecidos e colete os dados de localização da forma mais precisa possível em um sistema de sensores inerciais presentes em um microchip de Unidade de Medidas Inerciais, da sigla IMU (do inglês, Inertial Measurement Unit) . A composição da arquitetura eletrônica inclui um microcomputador embarcado, chamado de Beaglebone Blue, e o microcontrolador, Arduino Uno, assim como motores de corrente contínua e seu driver, composto de duas pontes H, em formato de shield. Por fim é realizado testes com algorítimos de controle manual do robô para coleta de dados em percurso para cálculo de erros de precisão no sistema de localização odométrico.
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    TCC
    Projeto de fabricação de um kit de robótica educacional multidisciplinar adequado para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Andrade, Jose Lindenberg de; Araújo, Márcio Valério de; https://orcid.org/0000-0002-0150-2243; http://lattes.cnpq.br/8823342043920921; Souto, Ulisses Borges; Ferreira, Evans Paiva da Costa
    Devido ao crescente desenvolvimento tecnológico da sociedade atual, a robótica educacional tem crescido como uma ferramenta que vem auxiliando vários estudantes, professores e entusiastas da área, a estudarem e desenvolverem projetos para solucionar problemas, dentre eles os presentes no mundo atual. Existem na atualidade diversos kits de robótica educacional no mercado, alguns nacionais e outros importados, no entanto, poucos são adequados para o uso nas escolas, no que diz respeito as habilidades de ensino definidas pela Base Nacional Comum Curricular. Com isso, o presente trabalho tem por finalidade, a criação de um kit de robótica educacional com três módulos, considerando essas habilidades da BNCC, ao que se refere o ensino fundamental, das matérias de matemática, artes, ciências, geografia e história. O kit é composto por três módulos denominados: Day- Night, EcoMusic e CarSun. O primeiro módulo trabalhando com conceitos de dia e noite, o segundo com músicas e o terceiro com movimentos de um carrinho utilizando energia solar. Os kits são compostos basicamente por componentes eletroeletrônicos, materiais reciclados e peças produzidas por impressão 3D.
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    TCC
    Projeto e fabricação de joelheira mecânica para auxilio na extensão e flexão do joelho
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-04) Corradi, Matheus Ribeiro; Araújo, Márcio Valério de; Andrade, Igor Lopes de; Silva, José Carlos Gomes da
    A expectativa de vida no Brasil tem aumentado gradativamente nas últimas décadas. Contudo, ainda que o fato deva ser comemorado, o envelhecimento populacional tem gerado aumento nas doenças relacionadas a idade, como a osteoartrite, que consiste em uma doença relacionada aos ligamentos, principalmente do joelho e causa dificuldades de movimentação e dores. Ante essa realidade, foi desenvolvido um protótipo de joelheira que facilite o movimento de flexão ou extensão do joelho, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. O protótipo desenvolvido apresenta características diferentes das usuais, encontradas no mercado. Nesse dispositivo há a presença das molas de torção, cujo papel consiste em amenizar os esforços dos ligamentos dos joelhos quando solicitados; apresenta limitadores de angulação responsáveis por limitar os movimentos de flexão; e possuem um sistema de acoplamento entre o dispositivo do lado direito com o do lado esquerdo, visando obtenção de melhores resultados em exercícios de reabilitação. Ademais analisou-se as molas utilizadas no protótipo em testes de laboratório, para obter o seu comportamento e valores de rigidez, as quais apresentaram um comportamento não linear com sua rigidez variando entre valores de 1,9 N.m/rad a 3 N.m/rad.
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    TCC
    Projeto e fabricação de um suporte parcial de peso de baixo custo com protótipo de um instrumento para medição de massa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-13) Bezerra, João Victor Alves Pinto; Araújo, Márcio Valério de; Ferreira, Evans Paiva da Costa; Andrade, Igor Lopes de
    Este trabalho tem como finalidade a elaboração de um projeto para a construção de um suporte parcial de peso de baixo custo. A primeira etapa foi realizar um levantamento de preços e da disponibilidade dos materiais que podem ser encontrados no comercio local. Após essa etapa foi realizado o desenho da estrutura no software SolidWorks, para assim, definir suas dimensões. Com a modelagem do suporte feita no CAD, foi realizada uma simulação de esforços no SolidWorks simulation, onde foi possível analisar as tensões e deformações máximas as quais a estrutura será submetida sendo possível assim calcular o coeficiente de segurança da mesma. Com a verificação de que o projeto irá atendar as solicitações exigidas foi realizada a fabricação da estrutura. A construção do equipamento foi feita no laboratório de Manufatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para sua fabricação foram realizados processos como: corte, soldagem, furação, abertura de rosca interna, dobramento. Também foi desenvolvido um protótipo de um dinamômetro de mola de baixo custo para a realização de testes preliminares. Ao final do projeto foi possível chegar a um suporte parcial de peso que atendesse as necessidades desejadas e com um custo menor do que os vendidos no mercado.
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    TCC
    Projeto e implementação do sistema mecânico e do acionamento eletrônico de potência de um Andador Robótico Inteligente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-27) Oliveira, Alberto Tavares de; Alsina, Pablo Javier; Araújo, Márcio Valério de; http://lattes.cnpq.br/3590924317362509; Nogueira, Marcelo Borges
    Muitas vezes, pessoas com dificuldades de locomoção fazem uso de equipamentos para auxiliar em seu movimento e deslocamento físico. Tais equipamentos podem ser desde os mais comuns, como bengalas e cadeiras de rodas, até os mais elaborados, como andadores motorizados e os chamados smart walkers. Tendo em vista tais equipamentos e dada as dificuldades enfrentadas por pessoas com tais dificuldades de locomoção, neste Trabalho de Conclusão de Curso foi feito a construção do sistema mecânico de um andador inteligente. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento do projeto mecânico e construção física de um andador inteligente usado para auxiliar pessoas com dificuldades de locomoção. O projeto envolve a criação de um modelo virtual em 3D, fabricação e usinagem de peças, montagem, desenvolvimento do sistema de potência microcontrolado e testes preliminares do funcionamento básico do equipamento.
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