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    TCC
    A flauta doce como recurso de musicalização e inclusão social na Banda de Cruzeta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Silva, Aline Regina da; Lima, Ronaldo Ferreira de; Araújo, Amandy Bandeira de; Araújo, João Paulo de
    O trabalho tem como foco mostrar a utilização da Flauta Doce como recurso de musicalização, educação e socialização na cidade de Cruzeta, além de fazer um panorama histórico da flauta através dos tempos. Levanta alguns fatos sobre as bandas no Brasil, tendo enfoque a história da Banda de Cruzeta e da Banda de Flauta Doce Prof.ª Margaret Keller. Tem como principal função a observação do ensino na Escola de Música de Cruzeta. Esta Escola mostra-se como pioneira no ensino e no uso da flauta como recurso de musicalização. A flauta doce apresenta se como um instrumento que proporciona aos alunos uma vivência musical, uma integração social, um desenvolvimento motor e educacional. A Banda de Cruzeta apresenta-se como pioneira na formação social e humana de crianças e jovens, destacando-se na utilização da flauta doce como instrumento socializador. O trabalho tem como base entrevistas semiestruturadas com pessoas que fazem parte da Escola, além da abordagem bibliográfica, observações e leituras através de fotografias.
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    TCC
    A importância do ensino de música na educação infantil na Escola Dom Marcolino Dantas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Silva, Anusca Anerita da; Melo, Betânia Maria Franklin de; Mendes, Jean Joubert Freitas; Araújo, João Paulo de
    O trabalho que ora se apresenta tem como objetivo mostrar a importância e benefícios do ensino de Música na Educação Infantil como ferramenta pedagógica no auxílio dos desenvolvimentos cognitivo, motor e afetivo da criança. Adicionalmente, abre-se reflexão sobre a necessidade de inclusão desse ensino em caráter obrigatório na Educação Infantil, pelo fato de a música contribuir à evolução das mudanças comportamentais das crianças. O tema foi abordado com base nos pressupostos metodológicos elaborados por especialistas brasileiros e estrangeiros no ensino de Música, como: Brito (2003), Drummond (2009a, 2011), Rodrigues; Arrais; Rodrigues (2013), Bastian (2011) e Schafer (1991), e também no relato de experiência docente da autora deste trabalho no ensino de Música na Educação Infantil da Escola Dom Marcolino Dantas, da cidade do Natal, Rio Grande do Norte, como contribuição empírica. Na construção deste texto, incluem-se pesquisas realizadas no campo artístico, envolvendo o contexto histórico e cultural da música; no campo educacional brasileiro, sobre a inserção do ensino de Música no currículo, em consulta aos documentos oficiais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais e Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; no campo científico, acerca do desenvolvimento e comportamento da criança no decorrer do processo de musicalização.
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    TCC
    A música como recurso didático nas práticas pedagógicas diversas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Lima, Edjane Cristina do Nascimento; Melo, Betânia Maria Franklin de; Araújo, João Paulo de; Gonzaga, Maria Clara de Almeida
    Este trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre a atuação de professores não especializados em música que trazem para aplicação de conteúdos diversos, a música como suporte metodológico. Por meio de entrevistas semiabertas, o texto relatará a atuação de dois professores pedagogos, o primeiro da rede pública e o segundo da rede privada em diferentes zonas da cidade de Natal. A atuação pedagógica descrita por eles contribuirá para a análise. Além disso, identificaremos profissionais da música hoje - que se tornaram professores da área aplicando a música no contexto elevado do conhecimento acadêmico - que relatam ter experiências quando alunos, nesta mesma linha de conduta pedagógica. Com base nas seguintes questões discorreremos o texto: a música como recurso didático pode auxiliar na atuação pedagógica de professores de outras áreas? Como a musica pode contribuir no desenvolvimento do aluno aplicado por professores de outras áreas do conhecimento como um recurso? Com base nestas questões, a pesquisa é construída nas condutas pedagógicas de professores sem formação na licenciatura em musica, utilizadas em sala de aula. A compreensão destes profissionais de outras áreas sem a formação musical é o eixo desta reflexão. Para tanto, trataremos de um estudo bibliográfico no pensamento do educador francês, George Snyders (2008), e no estudo de artigos sobre a educação musical que tem compromisso com a música nas escolas.
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    TCC
    Autoaprendizagem musical: Alternativas de ensino e aprendizagem do aluno de Licenciatura em Música fora do âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Silva, Raniel Kennedy Alves da; Mendes, Jean Joubert Freitas; Araújo, João Paulo de; Carvalho, Valéria Lázaro de
    A autoaprendizagem musical constitui-se em um fator que contribui no aprendizado do estudante de música, pois esse estudo do instrumento externo do âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do NorteEMUFRN busca trazer ferramentas que propicia a obtenção de informações ampliando os seus conhecimentos dentro do Curso de Licenciatura em Música. Desse modo o presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de uma pesquisa através de coletas de dados sobre a autoaprendizagem musical com os alunos do Curso de Licenciatura de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com isso, essa pesquisa foi elaborada mediante um questionário e entrevista semiestruturada, que terá como caráter fundamental a descrição quantitativa sobre aspectos do aprendizado e desenvolvimento do discente que na sua maioria que busca conciliar os seus estudos acadêmicos com essa prática. Como também, constatar qualitativamente esse processo de autoaprendizagem dentro de sua rotina de estudo. Essa pesquisa objetiva a descrição e a observação, explanando as características gerais do desenvolvimento do aluno dentro da sua autoaprendizagem. A finalidade desse trabalho é de apresentar a importância dessa autoaprendizagem na vida acadêmica do aluno Curso contribuindo para a sua formação musical. Como também, registrar a importância do professor dentro dessa prática.
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    TCC
    Bacharelado em Música e mercado de trabalho: perspectivas de bacharelandos/as e bacharéis/las em música da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-05) Rodrigues, Iatagam Ribeiro; Oliveira, Mário André Wanderley; Veras, Alan Rommel Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7581254197729582; https://orcid.org/0000-0001-8349-0380; http://lattes.cnpq.br/3051960153236945; http://lattes.cnpq.br/5214770722052941; Carvalho, Tiago de Quadros Maia; http://lattes.cnpq.br/0064848908794311; Araújo, João Paulo de; http://lattes.cnpq.br/7218905098672299
    Este trabalho trata de uma pesquisa qualitativo-quantitativa, sobre a formação de bacharel em Música frente ao mercado de trabalho. Tem como objetivo principal: investigar a relação entre o Curso de Bacharelado em Música da UFRN e o mercado de trabalho local na perspectiva de estudantes e egressos do curso. Como objetivos específicos: apresentar desafios enfrentados pelos músicos após a formação; evidenciar as perspectivas de bacharelandos e bacharéis sobre sua realidade profissional; e identificar as relações que percebem entre o curso e o cenário profissional atual. Por meio de um questionário, foram obtidas respostas de 21 alunos/as e 14 egressos/as, considerando o período de 2014 a 2024. Os resultados apontam, por exemplo, que muitos músicos trabalham na informalidade; exercem atividades alternativas, nem sempre relacionadas à sua habilitação, para complementar a renda; a maioria são brancos e pardos; as mulheres representam aproximadamente um terço dos participantes; algumas habilitações apresentam situações mais desafiadoras, considerando as oportunidades de trabalho; muitos consideram que a formação apresenta lacunas para lidar com os desafios da profissão. Considerando as discussões presentes na literatura consultada, estes resultados parecem apontar para um possível desalinhamento entre o curso e o mercado de trabalho. Contudo, compreende-se que há uma complexidade de fatores acerca desse tema e que é necessário ampliar o debate. Dessa forma, as reflexões trazidas neste trabalho talvez possam servir de motivação para outras pesquisas que colaborem para uma visão mais clara deste quadro.
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    TCC
    Banda de música Mestre João Roberto Paz e União de Santa Cruz/RN: um estudo sobre educação musical e o papel da banda na sociedade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, José Washington da; Gaulke, Tamar Genz; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira de
    Esta monografia constitui-se em um estudo sobre a Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União da cidade de Santa Cruz/RN – BMMJRPU, tendo como objetivo discutir a relevância do trabalho realizado pela BMMJRPU e relatar as suas práticas musicais, educacionais e sociais. Abordam-se aspectos históricos da cultura de bandas de música no Brasil e no Rio Grande do Norte e a relação da banda para a formação pessoal dos indivíduos. São relatadas algumas considerações sobre a música no processo educacional e a necessidade do reconhecimento da identidade musical a partir do que é realizado na banda: ensaios, apresentações e concertos. Quanto à metodologia, optou-se por desenvolver um estudo de caso através de uma abordagem com enfoque qualitativo. Os dados deste trabalho foram coletados através de questionário com os integrantes da banda, os pais e familiares dos integrantes, e também por meio de entrevistas semiestruturadas com o maestro da Banda e pessoas da comunidade representantes de instituições santa-cruzenses. Por meio deste estudo, foi possível concluir que uma banda de música pode proporcionar a formação musical, profissional e pessoal de seus integrantes, configurando-se, assim, como uma ação social.
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    TCC
    Caminhos, amizades e desafios: Recital de conclusão de curso Bacharelado em saxofone popular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-14) Silva, Silvio Henrique Bezerril da; Pessoa, Anderson Oliveira; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4302298T2; Araújo, João Paulo de; Medeiros, Raimundo Ranieri Santos de
    O recital proposto, busca mostrar a diversidade na música contemporânea brasileira e no jazz americano trabalhando conexões harmônicas e melódicas em comum entre os gêneros brasileiros e americanos, contextualizando o desenvolvimento no processo criativo da improvisação na performance ao vivo, dentro do universo da música popular com improvisação. O recital consiste em uma apresentação de sete obras musicais, dos seguintes compositores: Arthur Maia (Brasil) Oswaldinho do acordeon (Brasil) Toninho Horta (Brasil) Marcus Miller (EUA) Miles Davis(EUA) Roy Hargrove (EUA) Bob Berg (EUA) As Composições escolhidas foram relacionadas de acordo com critérios técnicos pré-estabelecidos como: nível de execução técnica do tema e harmonia, e importância dos gêneros musicais escolhidos voltado ao estudo do saxofone popular brasileiro. Abertura: Forró feroz- gênero: baião (Oswaldinho do Acordeon) Snakes – gênero: jazz fusion (Bob Berg). Segundo momento do recital, fala e convidados para participações, músicos convidados: Wanderley Amaro (trompete) Sâmela Ramos (voz Kleyton Luan Felix de Souza (voz) Dii Lourenço (voz) Músicas: Hannibal gênero: Jazz (Miles Davis) Crazy Race gênero: jazz (Roy Hargrove). Terceiro momento, apresentação dos músicos convidados (banda). Música: Arthur e o gigante – gênero: Latin-jazz (Arthur Maia) Agradecimentos finais e encerramento: Músicas Detroit: jazz pop (Marcus Miller) Aquelas coisas todas Gênero: samba (Toninho Horta).
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    TCC
    Clima organizacional: uma análise de pesquisas no ambiente de trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-10) Araújo, João Paulo de; Carvalho, Anne Emília Costa; Andrade, Dalliane Vanessa Pires; Carvalho, Anne Emília Costa; Dantas, Cláudio Bezerra; Bastos, Evangelina de Mello
    O presente estudo se propõe a analisar os resultados das pesquisas acerca do ambiente de trabalho no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada para entender os resultados foi a pesquisa documental e, no que se refere ao procedimento, a análise estatística descritiva. O trabalho foi focado na análise dos resultados das pesquisas de clima organizacional realizadas entre os servidores, nos anos de 2017 e 2019. No que se refere à análise da influência do clima organizacional no ambiente de trabalho do TRE/RN, observa-se que, em geral, os servidores do órgão identificaram um bom clima organizacional em seu ambiente de trabalho. Na dimensão “Organização do Trabalho” foi constatada a necessidade de um maior aprofundamento no dimensionamento da força de trabalho no âmbito da instituição, a fim de que o número de colaboradores seja suficiente para a execução das tarefas. Quanto à dimensão “Estilos de Gestão” foi constatada a necessidade de que o TRE/RN realize processos seletivos para a ocupação de cargos em comissão e funções comissionadas, com critérios objetivos e abertos à participação de todos os servidores. Ademais, considerando a revisão de literatura e tomando como base o modelo IMCO apresentado por Coda et. al (2009) e o modelo de clima organizacional publicado por Lima (2018), foi formulado um novo modelo de pesquisa de Clima Organizacional a ser aplicado no âmbito do TRE/RN, conforme o Apêndice B. Por fim, é recomendável que pesquisas futuras sejam realizadas, considerando as dimensões propostas no questionário apresentado no Apêndice B, com o intuito de se confirmar os achados aqui expostos, ou visualizar novos aspectos do ambiente organizacional da referida instituição.
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    TCC
    Contribuições da formação docente para o ensino de música do Centro de Treinamento Teológico Harland Grahan
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Viegas, Roberval da Silva; Carvalho, Valéria Lázaro de; Melo, Betânia Maria Franklin de; Araújo, João Paulo de
    Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as contribuições da minha preparação acadêmica musical no curso de Licenciatura em Música na EMUFRN na formação de alunos adultos em seu chamamento vocacional no ministério eclesiástico. Apresento um relato sobre o Centro de Treinamento Teológico Harland Graham como seminário teológico evangélico para cumprir os propósitos do Senhor Jesus no que concerne a preparar a Sua Igreja para a Missão que lhe foi confiada, preparando líderes para Ministérios eclesiásticos, buscando desenvolver nestes uma profunda compreensão da Palavra de Deus e um profundo desejo de utilizar esse conhecimento a serviço do Criador. Seus padrões doutrinários estão pautados na crença de que as Escrituras Sagradas é a Palavra de Deus divinamente inspirada, infalível e autoridade máxima de regra de fé e prática. Discorro sobre a minha história de vida musical, de como foi o seu começo no estudo de música até chegar em uma formação acadêmica. Faço também um estudo sobre o desenvolvimento do ensino de música para adultos na contemporaneidade, visando compreender o contexto musical em que os alunos estão inseridos.
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    TCC
    Ensino coletivo de instrumentos de sopro: um estudo sobre o processo de ensino de música através da flauta doce na igreja evangélica Assembleia de Deus em Jaboatão - PE
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Leite Filho, Aldair; Santos, Cláudio Ananias Alves dos; Araújo, João Paulo de; Melo, Betânia Maria Franklin de
    A presente pesquisa aborda a necessidade do ensino coletivo como identificador do desenvolvimento do aluno a partir da ótica que transita pelas diversas formas de interação com a música e não apenas com a restrição ao domínio de habilidades específicas e técnicas instrumentais. A observação do ensino coletivo de flauta doce aliada a faixa etária do aluno, é uma das combinações em que esta abordagem de ensino transita a fim de identificar as relevantes diferenças em seu aprendizado. Realizada na escola de música da igreja assembleia de Deus em Jaboatão - PE, a pesquisa fez a experimentação com crianças e adolescentes a partir do ensino de alguns instrumentos de sopro (flauta doce, flauta transversal, clarinete e sax-alto). A experiência de investigação da musicalização infanto-juvenil considerou o aprendizado dos alunos e teve como objetivo a inclusão de músicos na orquestra dareferida denominação evangélica. Pensando na avaliação das aulas de flauta doce em grupo, observando o ensino coletivo levado aos alunos na forma de uma experiência onde a coletividade assegura o aprendizado e a possibilidade de autoanálise quanto aos erros e acertos individuais e coletivos, observou-se e elencou-se características que mostraram a importância do ensino coletivo de forma pensada e planejada, onde se faz necessário manter o equilíbrio entre aluno, conteúdo e faixa etária.
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    TCC
    Ensino da clarineta na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Santos, Fernanda Cristina dos; Souza, Catarina Shin Lima de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira de
    O trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do ensino da clarineta especificamente vivenciada na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira, localizada no município de Parnamirim-RN. A metodologia utilizada foi desenvolvida em formato de aulas coletivas e apresentam fragmentos de experiências anteriores e posteriores tecidas durante minha atuação como professora de clarineta na Escola em questão entre os anos de 2012 e 2013. Para enriquecer a reflexão trar-se-á comentários de profissionais da área como Joel Barbosa, Rosa Barros e Jacob Furtado fazendo uso de artigos, entrevistas, métodos e monografias. Para obter um panorama que se apresente mais amplo, exponho as falas de alguns alunos para identificar, nas suas visões, a eficácia das aulas coletivas de clarineta. De uma forma mais ampla, também é abordado o ensino como uma ferramenta que proporciona e capacita o individuo fazendo-o dialogar saberes na sua forma mais aberta, ou seja, transdisciplinar. Porém, sem se afastar do seu objetivo central: o ensino da clarineta. Por meio deste registro pretendo colaborar para que outras pesquisas se desenvolvam sobre os assuntos aqui abordados.
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    TCC
    Escola Cônego Jonas Taurino: lar da Banda Sinfônica Juvenil de Pernambuco e o maestro Geraldo José dos Santos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010) Miranda, Osiel Lôbo de; Araújo, João Paulo de; Farias, Ranilson Bezerra de; Araújo, Amandy Bandeira de
    Esse trabalho é um relato de experiência vivida pelo próprio autor, no qual é abordado o modelo de ensino/aprendizagem musical realizado pela Escola Estadual Cônego Jona s Taurino através da Banda Sinfônica Juvenil de Pernambuco. Trata-se de um modelo considerável na periferia de Olinda e que formou inúmeros músicos e apreciadores musicais ainda na década de 1970.
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    TCC
    Escola de Música Municipal Maestro Claudionor de Oliveira: prática e o ensino de música através do teclado
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Coelho, Vagner Emanuel Saraiva; Araújo, João Paulo de; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; Yamaguchi, Regiane Hiromi
    O presente trabalho apresenta um relato de experiência sobre o ensino de música através de teclado eletrônico no âmbito da Escola de Música Municipal Maestro Claudionor de Oliveira (EMMMCO) localizada no município de Goianinha no estado do Rio Grande do Norte. O trabalho se apóia teoricamente no modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de Keith Swanwick e no Método T.E.C.L.A. Os dados Empíricos foram coletados a partir de aulas em grupo orientadas durante o período de junho à dezembro de 2011. Os sujeitos foram crianças, com idades entre 9 e 11 anos de idade, adolescentes e adultos. Todos, alunos matriculados na oficina de teclado eletrônico da Escola de Música Municipal Maestro Claudionor de Oliveira Goianinha / RN. O trabalho descreve as atividades metodológicas desenvolvidas durante o período mencionado acima e o desenvolvimento dos alunos no aprendizado musical. Os resultados demonstram que, apesar dos desafios encontrados ao longo do processo, os recursos e estratégias utilizadas levam os alunos à operatividade desejada, facilitando a aprendizagem musical.
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    TCC
    Música em projetos sociais: uma prática significativa no PETI - Nova Parnamirim/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Assis, Gleydson Rossiny Silva de; Araújo, João Paulo de; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; Cunha, Cláudia Roberta de Oliveira
    Esse estudo objetivou analisar a prática de música em projetos sociais tendo como base ações desenvolvidas no PETI – Nova Parnamirim/RN. O local foi escolhido por apresentar uma filosofia de trabalho que foge aos comuns padrões de assistencialismo em instituições semelhantes. Como metodologia o estudo desenvolveu uma pesquisa teórica e um relato prático experiencial. A pesquisa teórica teve como base literaturas especificas sobre o tema, visando estruturar os seguintes tópicos referenciais: a visão da música em projetos sociais, as experiências da música em projetos sociais e suas repercussões educacionais e a abordagem do programa PETI. O relato prático experiencial foi adquirido através de um estágio realizado pelo próprio pesquisador no período Setembro/2007 a Outubro/2008, com um trabalho de prática musical com alunos de 07 a 14 anos. Os resultados práticos mostraram importantes significados. Para o educador as significações foram de percepção das potencialidades humanas, com aprendizagens em possíveis contextos vivenciais adversos, com trocas substantivas de ensino e aprendizagem. Para os alunos a prática musical desenvolvida no PETI teve significação social, educacional e cultural, com cooperação e sociabilidade na sala de aula, com aprendizagem e capacitação musical e aquisição cultural através dos diferentes estilos musicais aprendidos. As considerações finais pontuam sobre a condição transformadora da música, assinalando o seu valor prático e referenciando o estudo para outras pesquisas na área, pela importância do tema que visualizou os sujeitos dos projetos sociais com necessidades de sociabilidade, cultura e educação.
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    TCC
    A orquestra potiguar de clarinetas e sua colaboração para a formação de seus integrantes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-05) Nascimento, Alanderson Maxson Ferreira do; Araújo, Amandy Bandeira de; Araújo, João Paulo de; Silva, Paulo Roberto da
    Este trabalho ancora-se na temática da Formação Profissional em Música e tem como objetivo analisar a contribuição da Orquestra Potiguar de Clarinetas/OPC à formação técnica e artística dos clarinetistas que a integram. No tocante aos aspectos metodológicos, destacamos a análise do processo de aprendizagem musical através da prática da música em grupo a partir das observações de Beineke (2003) e Joly e Joly (2011), da prática de conjunto universitária e suas características, segundo Salgado e Aragão (2011). Como estávamos inseridos no grupo durante o processo do trabalho caracterizamos o mesmo enquanto uma pesquisa-ação. Com o intuito de perceber de modo direto as contribuições do grupo à formação dos seus integrantes, realizamos uma pesquisa estruturada com cinco integrantes do grupo buscando identificar aspectos quanto a relação dos mesmos com o grupo, a convivência entre os integrantes e o estudo técnico do repertório. O Grupo de Músicos criado em 2008 vinculado à Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-EMUFRN, por meio de sua coordenação composta por docentes efetivos da instituição e dos membros vinculados aos cursos de formação ou concluintes. Inicialmente, teve suas ações vinculadas aos projetos de extensão, submetidos aos editais institucionais. Com seu desenvolvimento ao longo dos anos, intensificou-se a participação em eventos institucionais, locais, regionais, nacionais chegando a participação por dois anos seguidos no maior Encontro de Clarinetistas do mundo o Clarinetfest. Isto se deu, sobretudo, devido à construção do repertório do grupo e sua relação com o desenvolvimento técnico dos músicos e da identidade sonora do projeto. Entre os anos de 2008 e 2018 inúmeros clarinetistas integraram o grupo em análise e vivenciaram seus momentos de formação musical através da prática da música em conjunto. Desse fato resulta uma intensa contribuição do grupo em análise à formação profissional do músico no Rio Grande do Norte.
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    TCC
    Percepções de ensino-aprendizagem de alunos na Orquestra Potiguar de Clarinetes: uma perspectiva de ensino não formal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Lima, Jonathas Marques Pereira de; Morais, Pollyanna Guimarães da Silva de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira de
    Levando em conta as diversas modalidades de ensino, a educação não formal apresenta conceitos que estão de acordo com o aprendizado ocorrente nos ensaios e apresentações da Orquestra Potiguar de Clarinetas (OPC). Ao evidenciar as práticas ocorridas nas atividades do grupo, nota-se que a intenção está manifesta em uma relação não formal de ensino e, consequentemente, resulta em experiências musicais não-formais. Os conhecimentos desses alunos, além de serem produzidos pela aquisição de conteúdos estabelecidos previamente, são obtidos também através das próprias dificuldades que vão surgindo, das necessidades que vão se mostrando a cada ensaio e principalmente pela troca de informações entre os componentes. Diante disso, o principal objetivo desta pesquisa foi investigar como ocorrem os processos de ensino e aprendizagem musical não formais nas atividades da OPC. Para tomar conhecimento sobre o que os alunos e professores pensam sobre as práticas da orquestra, foram elaboradas entrevistas para ambas partes. Os questionamentos feitos para os alunos buscavam identificar o posicionamento deles em relação às contribuições que a prática musical da orquestra os oferece, enquanto as perguntas direcionadas aos professores tinham a finalidade de analisar suas perspectivas em relação ao processo de aprendizado do grupo, assim como relatos sobre a experiência docente e a importância da escolha do repertório da orquestra. A pesquisa constatou que as atividades do grupo proporcionam, além do aperfeiçoamento na leitura musical e a prática de conjunto, experiências extramusicais de valores para a vida pessoal, como: respeito, criação de laços de amizade e oportunidades de vivenciar momentos de descontração. Concluindo, por mais que os ensaios do grupo sejam realizados em um espaço de ensino formal, o aprendizado adquirido pelos alunos caracteriza uma relação não formal de ensino, que permite a aquisição de conhecimentos e vivências que estão além dos esperados para um grupo instrumental.
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    TCC
    Projeto Cultura Sertaneja nas cidades de Acari, Jardim do Seridó e Caicó: uma experiência com alunos 8º ano do Colégio CEI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Silva, Janilson Batista da; Souza, Catarina Shin Lima de; D'amore, Ticiano Maciel; Araújo, João Paulo de
    Esta monografia descreve considerações, reflexões e relatos de experiências musicais com alunos do 8º ano do Ensino FundamentalII do Colégio CEI - Centro de Educação Integrada, na cidade de Natal – RN a partir do Projeto Cultura Sertaneja, desenvolvido por este colégio anualmente, buscando compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem em música na perspectiva da interdisciplinaridade e da pedagogia de projeto.
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    TCC
    Projeto Som do Coração: um relato de experiência na musicalização infantil, como primeira prática docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-19) Santos, Suzana Maiara Costa dos; Gaulke, Tamar Genz; Bezerra, Edibergon Varela; Araújo, João Paulo de
    Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo relatar minha experiência dentro do projeto social Som do Coração, como primeira prática docente dentro da musicalização para crianças de 2 a 6 anos de idade. A estruturação e organização do projeto ocorreu, na Escola Municipal Prof.ª Francisca de Canindé Batista Avelino, Parnamirim-RN, desde o ano de 2015, com destaque na condução da turma do nível 6 no ano, de 2018. A pesquisa objetiva-se, então, descrever detalhadamente como foi a preparação dessa turma para o recital de final de ano, o qual culminou na passagem dos discentes para o 1.º ano do ensino fundamental. Descrevo, além disso, sobre os desafios encontrados, avanços e resultados finais de toda essa minha trajetória como primeira professora dentro dessa faixa etária na musicalização infantil. Por fim, busco refletir sobre a importância de estar inserida numa instituição acadêmica, algo que ajudou de forma positiva no processo de ensino aprendizagem, na relevância da troca de experiências com outros colegas e professores e na construção de minha própria prática docente. O projeto mencionado é importante na formação das crianças que se encontram em situação de risco, visto que a realização dos projetos sociais relacionado à música, sejam, em contextos formais ou não formais, auxiliam na educação, autoestima e crescimento delas.
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    TCC
    Recital de conclusão de curso: bacharelado em clarinete 2023
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-20) Silva, Antonio Wendel André da; Araújo, Amandy Bandeira de; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; http://lattes.cnpq.br/5871165276434203; Araújo, João Paulo de; http://lattes.cnpq.br/7218905098672299; Santos, Alexandre dos
    Nascido em Caraúbas (RN-Brasil) em 1997, e tendo passado toda sua infância e adolescência em Campo Grande (RN-Brasil), iniciou seus estudos musicais aos 10 anos de idade na Casa de Cultura Popular Cleto de Souza, atualmente Instituto Gentil. Teve aulas de flauta doce com os professores Cláudio Jales e José Wilson, seguiu na área de sopros quando aos 13 anos iniciou no clarinete, com o professor José Wilson, um dos primeiros incentivadores a ingressar profissionalmente na área musical. Participou de inúmeros Master-Classes com professores de clarineta do cenário nacional e internacional, como, Sergio Burgani (OSESP/UNESP), Luis Afonso Montanha (USP), Jorge Montilla (Venezuela), Robert Dilutis (Estados Unidos), Henri Bok (Holanda), Javier Llopis (Espanha), Cristiano Alves (UFRJ), Joel Barbosa (UFBA), Jonathan Cohler (Estados Unidos), Milan Rericha (virtuoso e professor de clarinete internacionalmente respeitado), entre outros. Participou do I Encontro Paraibano de Clarinetista, I Encontro Nacional Juvenil Mundial no Brasil em São José dos Campos (SP), II Encontro de Claronistas em Maceió (AL), XVIII Festival Eleazar de Carvalho, Fortaleza (CE), do XI Encontro Brasileiro de Clarinetistas e do III Encontro Brasileiro de Claronistas, Poços de Caldas (MG), do ClarinetFest 2017 (Orlando, Estados Unidos), ClarinetFest 2018 (Oostende, Bélgica). Em 2016 foi convidado a participar do II Encontro Juvenil Internacional de Música, em Assunção (Paraguai), onde tocou com a Orquestra Internacional da EMAP (OSEMAP). Em 2017 foi convidado pela segunda vez a participar do III Encontro Juvenil Internacional de Música na Ciudad de Panamá (Panamá), no mesmo ano foi convidado para o Lançamento Internacional OSEMAP (Orquesta Sinfónica de la Embajada Mundial de Activistas por la Paz), em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia). Em 2018 foi convidado pela terceira vez a participar do IV Encontro Juvenil Internacional de Música na Ciudad de Guatemala (Guatemala). Em 2022 foi convidado para dar aulas de música brasileira em Aarhus - Dinamarca, onde esteve participando do Evento Internancional GlomusCamp 2022, representando o Brasil, fazendo concertos e ministrando workshops sobre música brasileira. É integrante da Orquestra Potiguar de Clarinetes e da Filarmônica UFRN. Técnico em música com habilitação em clarineta, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é aluno do professor Dr. Amandy Araújo no curso de graduação em música, com habilitação em clarineta, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
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    TCC
    Recital de Conclusão de Curso: Bacharelado em Clarinete/Concerto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-13) Silva, Liliane Felix; Araújo, Amandy Bandeira; http://lattes.cnpq.br/9613214603580512; Araújo, João Paulo de
    Recital de Conclusão de Liliane Felix da Silva, do curso de Bacharelado voltado para clarinete de concerto. Peça Solo: Hommage a De Falla - Béla Kovacs; Sonata n°1 para Clarinete e Piano Op. 120 em F menor - J. Brahms; Sonatina para Clarinete e Piano - Bohuslav Martinu
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