Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Alcântara, Hellen França"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Artigo
    Bibliometric analysis of the literature on phonological awareness in bilingual children
    (Revista Cefac, 2022) Azoni, Cíntia Alves Salgado; Messias, Bárbara Louise Costa; Medeiros, Ana Carolina Dantas de; Cunha, Élison Rixadson Araújo; Azevedo, Anna Irenne de Lima; Rocha, Thayane Amanda de Lima; Alcântara, Hellen França; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676
    Purpose: to characterize the profile of scientific production in the international literature on phonological awareness in bilingual children between 2011 and 2020. Methods: a bibliometric analysis was made with the search for articles in ERIC, LILACS, MEDLINE, and SciELO databases, using descriptors in English. The articles were selected based on the eligibility criteria, by reading the titles, then reading the abstracts, and lastly, reading the full-text articles. Results: a total of 1,167 articles were analyzed, 1,152 of which were excluded for not meeting the inclusion criteria. Hence, 15 articles were selected for full-text reading and bibliometric analysis. The United States was the country with most publications, followed by Brazil, Singapore, and China. The approach of the studies was predominantly quantitative, followed by qualitative; the most common type of study was crosssectional, with samples of more than 100 participants. Conclusion: there was a greater number of publications in the last 3 years, most of them cross-sectional ones, presenting better phonological awareness performance among bilinguals, with positive results in reading
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Leitura e escrita em crianças de baixa renda: estudo de follow-up após a pandemia da Covid-19
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-23) Alcântara, Hellen França; Azoni, Cintia Alves Salgado; https://orcid.org/0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; https://orcid.org/0000-0002-6220-9630; http://lattes.cnpq.br/0989294298192686; Delgado, Isabelle Cahino; Navas, Ana Luiza Gomes Pinto
    Introdução: O início da pandemia do novo coronavírus suscitou reflexões sobre os efeitos do fechamento das escolas e a influência na aprendizagem dos estudantes. Tais efeitos podem ser mais pronunciados em crianças de baixa renda. Objetivo: Verificar se houve mudanças no desempenho em linguagem escrita de estudantes de baixa renda que foram submetidos a um processo de intervenção prévia ao surgimento da pandemia da Covid-19 e avaliar a leitura e escrita deste grupo no 5o ano do ensino fundamental. Metodologia: Esta dissertação tem dois estudos, nos quais o estudo 1 é de caráter longitudinal, qualitativo e quantitativo e, o estudo 2 é transversal, ambos aprovados pelo comitê de ética em pesquisa número 4.704.128. No estudo 01 e 02 participaram, respectivamente, 21 e 27 crianças com escolaridade entre o 2º e o 5º ano do ensino fundamental. O estudo 01 foi a partir de dados de avaliação antes e após a pandemia, de crianças que participaram de sessões de estimulação das habilidades de consciência fonológica e vocabulário antes da pandemia. As habilidades de reconhecimento de letras, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, acesso ao léxico mental e decodificação leitora foram avaliadas. No estudo 02, foram analisados o desempenho após a pandemia das habilidades de leitura, velocidade, compreensão e fluência leitora e escrita. Resultados: No estudo 1 observamos avanços em consciência fonológica, subteste silábico e escore total; memória de trabalho fonológica, subteste de pseudopalavras e dígitos na ordem direta; acesso ao léxico mental, subtestes de números, letras e objetos; e decodificação leitora. Apesar da melhora no desempenho, esses valores ainda não atingiram o patamar esperado para a idade e escolaridade dos participantes. No artigo 02, a fluência, compreensão, leitura e escrita, encontram-se aquém do esperado para idade e escolaridade das crianças. Conclusão: Os prejuízos nas habilidades de linguagem escrita evidenciam a relevância na compreensão da realidade educacional das crianças de baixa renda no Brasil, bem como na formulação de futuras ações destinadas a minimizar possíveis atrasos na alfabetização dos estudantes.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM