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Navegando por Autor "Albuquerque, Fabiola da Silva"

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    Tese
    Abordagem da educação para a sustentabilidade em cursos de licenciatura em Biologia da região amazônica paraense: perspectivas teóricas e metodológicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-04-30) Silva, Natanael Charles da; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; https://orcid.org/0000-0001-5261-3691; http://lattes.cnpq.br/0422893512401315; Britto, Diselma Marinho; Albuquerque, Fabiola da Silva; Albino, Maria da Glória Fernandes do Nascimento; Severo, Thiago Emmanuel Araújo
    A pesquisa centrou esforços de investigação no contexto educacional da formação em Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense, contribuindo com a valorização e entendimento do cenário de atuação, vivências e perspectivas de cursos de formação docente em uma região que, além da vasta biodiversidade, dispõe de significativa importância na formação sociocultural do país. O objetivo principal foi caracterizar as abordagens teórico-metodológicas da Educação para a Sustentabilidade em cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense sob vários aspectos: relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC), os princípios da Educação para a Sustentabilidade na prática docente, na percepção dos discentes e nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Para tanto, o estudo adotou uma perspectiva metodológica qualitativa e quantitativa, assumindo aspectos da pesquisa bibliográfica, documental, de campo e uma abordagem narrativa com trajetória dividida em quatro fases que abrangeram ações desde a análise dos PPCs, até aplicações de questionários com docentes e discentes. A análise qualitativa ocorreu por meio do software Iramuteq, versão 0.7 alpha 2 associado a análise de conteúdo. Já a quantitativa se deu por meio dos softwares Past, versão 4.07b e Excel 2017. Os resultados demonstraram que os ODS 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 15 (vida terrestre) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes) estão presentes em todos os PPCs das cinco instituições de ensino estudadas. Em oposição, os ODS 5 (igualdade de gênero) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis) não foram abordados em nenhum dos documentos investigados. Dos 145 TCCs analisados, 71,72% revelaram que as categorias mais representadas foram a 2 (direito à educação) e a 7 (direito à biodiversidade). Com relação a abordagem docente, os professores dão maior ênfase aos princípios: “direito à vida”, “direito à igualdade” e “direito ao respeito”. De modo contrário, o princípio “direito à cultura” foi o que apresentou menor índice de abordagem pelos docentes. Em termos gerais, os docentes mostram perspectivas de atuação que priorizam a formação crítica, contextualizada e prática para seus estudantes. Entretanto, há indicações de que necessitam de uma atenta reformulação e atualização da prática docente, principalmente no que diz respeito a aspectos relativos à inclusão e ao fortalecimento das dimensões cultural, social e ambiental. A percepção dos discentes se mostra em conformidade com os achados nos documentos norteadores dos cursos e com as perspectivas teórico-metodológicas apresentadas pelos professores. Todavia, embora eles abordem todos os princípios da Educação para a Sustentabilidade em suas respostas ao questionário aplicado, em alguns casos ainda demonstram insegurança nas relações estabelecidas entre os temas e a formação que estão tendo acesso. As lacunas apresentadas convergem com os achados na pesquisa bibliográfica ao revelar a pouca existência de estudos que investigam a influência, inserção e consequências da integração entre os princípios da Educação para a Sustentabilidade e a formação inicial em Licenciatura em Biologia. Os dados, de modo geral, evidenciam, em certo grau, a carência de associação de temas complexos e interligados com a humanidade, e que, portanto, fazem parte da vida e história de formação cultural das pessoas, com o curso que está sendo ofertado. Isso implica considerar que os princípios da Educação para a Sustentabilidade na formação docente vão além de currículo e disciplinas, uma vez que estão intimamente relacionados com a formação de profissionais que atuarão na educação para a cidadania das pessoas.
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    Dissertação
    Avaliando a cognição na perimenopausa e menopausa cirúrgica: a qualidade do sono, estados de humor e queixas próprias da menopausa predizem o desempenho cognitivo
    (2017-06-09) Aguiar, Júlia Albuquerque; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de; http://lattes.cnpq.br/3755215219167404; Albuquerque, Fabiola da Silva; ttp://lattes.cnpq.br/9612689594246296; Maranhão, Tecia Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/3755215219167404
    O aumento da expectativa de vida tem proporcionado a mulheres em todo o mundo viver cerca de metade de suas vidas adultas após a menopausa, com deficiência de estrógenos. A privação hormonal evidenciada a partir desse período de vida traz consigo um grande número de consequências, incluindo déficit cognitivo, mudanças nos estados de humor, incluindo depressão e ansiedade, redução de qualidade do sono e sintomas característicos tais como ondas de calor, sudorese noturna, entre outros. O déficit cognitivo pode apresentar relação com os demais sintomas durante esse período da vida. O objetivo desse estudo foi avaliar o desempenho cognitivo de mulheres perimenopáusicas em função de transtornos de humor, comorbidades, sintomatologia climatérica e ovariectomia cirúrgica. Sessenta e nove mulheres foram recrutadas na Maternidade Escola Januário Cicco, Natal-RN. O desempenho cognitivo foi avaliado utilizando testes cognitivos para memória verbal episódica, e função executiva, incluindo memória operacional, além de questionário para queixas de memória. Foram também investigados os transtornos de humor (depressão e ansiedade) e a qualidade do sono. A presença de comorbidades e sintomatologia climatérica foram obtidos através dos prontuários das participantes. As queixas de climatério foram mensuradas por meio do Índice de Blatt-Kupperman. Todas estas variáveis, incluyindo a ovariectomia cirúrgica foram utilizadas como preditores do desempenho cognitivo por meio da análise estatística de modelo linear generalizado, considerando p < 0,05. Maiores sintomas de ansiedade e depressão e qualidade de sono, foram preditores do desempenho cognitivo para função executiva. Além disso, a sintomatologia climatérica e os sintomas de depressão foram preditores das queixas de memória, mas as comorbidades não predisseram o desempenho cognitivo. A ovariectomia cirúrgica, mas não a perimenopausa natural, predisse o desempenho cognitivo dominuído para memória episódica. O hipoestrogenismo agudo vivenciado por mulheres ovariectomizadas cirurgicamente sugere uma rápida alteração cognitiva, provavelmente decorrente do efeito degenerativo do déficit hormonal. Nestes casos, a terapia de reposição hormonal, desde que observados os critérios para a sua prescrição, possivelmente reduziria essa alteração, como sugere a hipótese da janela crítica de oportunidade. Portanto, no período de transição perimenopáusica ocorrem alterações fisiológicas próprias desta condição, além das repercussões do hipoestrogenismo sobre a cognição, estados de humor e qualidade do sono, de forma que abordagem integrada destes fatores pode favorecer a qualidade de vida das pacientes.
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    Artigo
    Behavioral strategies and hormonal profiles of dominant and subordinate common marmoset (callithrix jacchus) females in wild monogamous groups
    (Wiley, 2005) Sousa, Maria Bernadete Cordeiro; Rocha, Ana Claudia Sales da; Albuquerque, Fabiola da Silva; Souza, Arrilton Araújo de; Yamamoto, Maria Emilia; Arruda, Maria de Fatima
    New insights into the mating systems of common marmosets suggest that they are mainly monogamous, although polygyny and polyandry occasionally occur. Long-term monitoring of wild common marmosets has shown that some reports of polygynous groups (i.e., groups that contain more than one reproducing female) in fact indicate an unbalanced reproductive output associated with extragroup copulation. In this study we describe the behavioral and hormonal profiles of common marmoset (Callithrix jacchus) females living in three wild monogamous groups (Q, PBf, and T), varying from five to 11 individuals, at Nı´sia Floresta field station, RN, Brazil. The mating system of the groups was previously characterized in terms of affiliative, sexual, and mate-guarding behaviors. Behavioral data were collected once a week, and fecal samples were collected at least twice a week for 10–16 months, depending on the group. A preferential allogrooming relationship was recorded between dominant males and females. Under field conditions the reproductive inhibition of subordinate females appears to be more behavioral than hormonal, since subordinate females of the three groups ovulated and two conceived during the study. In these cases, the subordinate and dominant females reproduced 1 month apart, and infanticide (one case confirmed and one suspected) appeared to be part of the reproductive strategy of dominant females. Following the infanticide, ovarian inhibition (group T) or emigration and return to the natal group (group PBf) were observed. In the third group (Q) the subordinate female, showed hormonal profiles compatible with pregnancy, but no infants were seen. These findings reflect the different alternatives that wild subordinate common marmoset females use to reproduce.
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    Dissertação
    CajaDB: uma plataforma para dados moleculares de Sagui comum (Callithrix jacchus) e análises de transcriptoma
    (2017-12-14) Nogueira, Viviane Brito; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de; Souza, Sandro José de; ; ; ; Albuquerque, Fabiola da Silva; ; Lima, João Paulo Matos Santos;
    O sagui comum (Callithrix jacchus), um pequeno primata de novo mundo, tem sido amplamente empregado como modelo biológico, não apenas para decifrar disfunções em transtornos neuropsiquiátricos como também para compreender circuitos neurais envolvidos no comportamento social humano. A este respeito, a disponibilidade de dados de expressão gênica advindos de tecnologias nextgeneration sequencing (NGS) representam uma oportunidade para novos estudos aprofundados na genética e na epigenética desta espécie. Uma das fronteiras na neurociência é manusear esses dados em larga escala a fim de conectar vias moleculares ao comportamento do sistema nervoso. Para tornar esses dados mais acessíveis para a comunidade científica sem formação em bioinformática, foi criado o CajaDB, um banco de dados que fornece uma interface web para dados de genômica, expressão gênica e splicing alternativo, incluindo ferramentas para análises biológicas. Com os dados processados para esta plataforma foram realizadas duas análises distintas: (1) Expressão diferencial de genes nos hemisférios direito e esquerdo, uma vez que lateralização é um aspecto crucial do funcionamento da arquitetura cerebral para habilidades cognitivas, onde foram encontrados 49 genes diferencialmente expressos, sendo 24 para o hemisfério esquerdo e 25 para o hemisfério direito; (2) Expressão diferencial de genes entre machos e fêmeas, com foco em córtex frontal e comparação com dados equivalentes de humanos. Neste último caso, foi verificado que genes com expressão enviesada para machos são conservados e enriquecidos para funções de manutenção celular. Já genes com expressão enviesada para fêmea foram relacionados a funções de plasticidade neural, envolvidos com remodelamento dos circuitos sinápticos, cascatas de estresse e comportamento visual. Com base em conhecimentos sobre dimorfismo comportamental entre sexos de saguis, é sugerido que estas expressões diferenciais podem estar relacionadas a determinadas circuitarias neurais associadas às estratégias adaptativas de sobrevivência e reprodução para cada sexo. Diante do exposto, espera-se que os dados disponíveis no banco de dados associados às ferramentas biológicas disponíveis facilitem a geração de hipóteses e a interpretação de resultados sobre o funcionamento cerebral nesta espécie que é um modelo biológico largamente utilizado, abrindo perspectivas de investigação e desenvolvimento de novos tratamentos para doenças neuropsiquiátricas no futuro. CajaDB está disponível em cajadb.neuro.ufrn.br.
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