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Navegando por Autor "Abreu, Carlos Alexandre Camargo de"

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    Dissertação
    Análise de viabilidade econômico-financeira da produção e exportação de óleo de semente e pó de folha de moringa oleífera
    (2017-10-26) Carvalho Neto, Antônio Santana Ferreira de; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; ; Guerra, Amilton Gurgel; ; Brandão, Glaucio Bezerra; ; Medeiros, Henrique Rocha de; ; Marques Júnior, Sérgio;
    A adoção de hábitos alimentares saudáveis cresce em ritmo acelerado no mundo. A procura do consumidor por produtos que utilizem matérias primas naturais e sustentáveis também cresce a passos largos, mais notadamente nos países desenvolvidos da Europa e América do Norte. A moringa oleífera, árvore originária da Índia e que se adaptou perfeitamente ao semiárido nordestino, é uma planta que vem se mostrando uma das melhores fontes de nutrientes alimentares e de óleo vegetal de alta qualidade. Dois fatos sobre a moringa oleífera foram verificados no estudo para confecção deste trabalho: 1. Não há estudos relevantes sobre a viabilidade econômico-financeira da cultura da moringa no Brasil; 2. A planta não é explorada economicamente no país na escala que poderia ser. Utilizando técnicas abordadas no Mestrado em Inovação da UFRN, tais como Design Thinking e Avaliação Econômica de Projetos, este trabalho foca no estudo da viabilidade econômico-financeira da plantação de moringa oleífera no semiárido nordestino e na produção e exportação de pó de folha e óleo de semente de moringa. Os resultados obtidos são positivos, apontando para um VPL de R$ 1.440.160,00. Como se objetiva também implantação de uma startup para exploração econômica da moringa, este trabalho é apresentado na estrutura de um plano de negócios.
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    Dissertação
    Aplicação do data mining como ferramenta de inovação para decisões estratégicas em vendas em uma empresa de acessórios para moda
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Abreu, Rafael Bezerra de; Cabral, Marco Antônio Leandro; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; http://lattes.cnpq.br/6347994642217646; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Agra Neto, João
    O advento do Big Data tem catalisado uma mudança fundamental nas empresas, exigindo o aprimoramento de sua capacidade de explorar dados. Essa evolução mostra-se essencial para a obtenção de insights valiosos sobre os clientes e para a utilização eficaz da análise na tomada de decisões estratégicas. A partir das informações obtidas por meio de ferramentas de inovação, como o Data Mining, responsável pelo processo de mineração de dados, as empresas têm a possibilidade de criar ações estratégicas que direcionem os esforços para o alcance de metas e objetivos previamente determinados. A pesquisa justifica-se pelos problemas enfrentados pelas empresas no gerenciamento de dados e pelas limitações na gestão da informação. Nesse contexto, o processo de Data Mining apresenta-se como uma alternativa viável para o gerenciamento organizacional. O objetivo do estudo consiste em desenvolver um processo de aplicação do Data Mining como ferramenta de inovação para decisões estratégicas em vendas, no âmbito de uma empresa de acessórios de moda. A questão central da pesquisa é: Como utilizar o Data Mining no apoio à tomada de decisão empresarial? Para responder a essa questão, foi conduzida uma revisão de literatura, seguida de um estudo de caso em uma empresa do setor. A pesquisa utilizou o algoritmo K-Means para realizar a clusterização dos representantes de vendas, permitindo a segmentação em grupos homogêneos com base em variáveis como faturamento, quantidade de pedidos e margem de lucro. Os resultados demonstram que o uso do Data Mining, aliado à clusterização, possibilitou uma análise detalhada dos perfis dos representantes, viabilizando a formulação de estratégias personalizadas para cada grupo. Para o cluster 1, recomendou-se a manutenção do desempenho por meio de estratégias de retenção e incentivo. O cluster 0, por sua vez, foi identificado como alvo de ações corretivas, envolvendo o desenvolvimento de novos treinamentos e a revisão de políticas comerciais. Já o cluster 2 apresentou oportunidades para aumentar o volume de vendas e a margem de lucro, principalmente pela adoção de estratégias como venda cruzada e up-selling. Conclui-se que a aplicação do Data Mining gerou ganhos substanciais para a empresa, otimizando processos e permitindo decisões estratégicas mais assertivas. As recomendações finais sugerem a replicação do processo em outras áreas da organização e em diferentes contextos organizacionais, com o objetivo de ampliar os resultados positivos.
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    Dissertação
    BANDAPP: um contêiner de aplicativos para fidelização de clientes para pequenos negócios
    (2019-07-23) Freire, George André Alves; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; ; Silva Júnior, Edilson Marinho da; ; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; Brandão, Gláucio Bezerra;
    Em tempos de crises financeiras, os negócios têm, basicamente, dois comportamentos possíveis para prosperar ou, no mínimo, sobreviver: adotar uma postura conservadora, através de ações que reconhecidamente dão resultado ou inovar, diferenciando-se do que está estabelecido e, com isso, ganhar vantagem competitiva. Programas de fidelização de clientes se encaixam bem no primeiro perfil e seu uso é universal, indo desde pequenas distribuidoras de água mineral às maiores companhias de aviação ou de cartão de crédito. Prover um aplicativo de smartphone para os clientes, embora não seja exatamente uma novidade, ainda pode ser enquadrado no perfil inovador, especialmente considerando pequenos negócios. O objetivo deste trabalho é apresentar o Bandapp, um contêiner que se propõe a popularizar o uso de aplicativos por pequenos negócios através da modernização de seus Programas Fidelidade. O Bandapp foi desenvolvido pela RN Soft utilizando algumas das técnicas da TRIZ, a Teoria da Resolução de Problemas Inventivos, desenvolvida pelo pesquisador russo Genrich S. Altshuller. O Bandapp hoje é um serviço em expansão que já conta com quase 4 mil usuários, que já experimentaram mais de 50 negócios e geraram um faturamento de mais de R$60 mil.
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    Dissertação
    Bridge: um sistema inovador que facilita o processo de contratação de consultorias de gestão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-22) Pinto, Ramonn Henrique de Oliveira; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; http://lattes.cnpq.br/8210211180121107; Silva Júnior, Edilson Marinho da; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; Cabral, Marco Antonio Leandro
    A competição aquece os mercados como um todo. Os empreendedores precisam se esforçar para sobreviver nesse mundo cada vez mais incerto, e muitas alternativas e estratégias são elaboradas para ganhar vantagens perante os concorrentes. Uma delas é a geração de inovações que facilitem processos de comercialização, mas como gerar essa inovação? Umas das alternativas é contratar profissionais capacitados para auxiliar nessa empreitada. O objeto deste trabalho é apresentar um aplicativo que facilita o processo de contratação de agentes que ajudem nesse processo e após uma pesquisa com os públicos alvos, foi percebido uma aceitação com o público alvo em relação a um sistema que facilite esse processo, depois observar os resultados obtidos todos os processos que envolvem a criação de uma empresa foram feitos. Inicialmente um CANVAS, em seguida o planejamento de Marketing, Financeiro e Operacional. Dois cenários foram elaborados para avaliar a viabilidade do sistema, e após os estudos destes cenários foi possível detectar resultados promissores sobre faturamento, lucratividade e a rentabilidade do projeto de pesquisa empreendedora.
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    Dissertação
    Business Intelligence na formulação de políticas públicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-07-23) Zumba, Felipe Macedo; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; ; ; Silva Júnior, Edilson Marinho da; ; Brandão, Gláucio Bezerra; ; Medeiros, Henrique Rocha de; ; Carvalho, Zulmara Virginia de;
    Haja vista as elevadas taxas de criminalidade no Brasil, que entre 2015 a 2018 só aumentaram, percebe-se que muitas unidades federativas que antes gozavam do status de tranquilidade passaram a sofrer com o aumento dos índices de violência. Um desses casos é o do Rio Grande do Norte (RN), que segundo o relatório elaborado pela ONG Seguridad, Justicia y Paz (2018), Natal é apontada como a cidade mais violenta do Brasil e a 10° mais violenta do mundo. O presente trabalho tem como objetivo geral de estudar essa problemática a partir da percepção da população quanto aos tipos de crimes que mais ocorrem em seu cotidiano. O intuito desse estudo consiste em investigar metodologias de mineração de dados para mitigar os problemas referentes à segurança pública, cujos resultados podem contribuir para futuras políticas públicas a partir de análise de dados que possam fundamentar a tomada de decisão dos agentes públicos. Nessa direção, os dados foram coletados de forma detalhada, focando em cada uma das quatro mesorregiões do estado, com vistas a verificar os principais possíveis gargalos de forma regionalizada, o que termina por facilitar eventuais medidas do governo. Com o propósito de ampliar a coleta de dados, foi feita uma parceria entre a Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte - ADEPOL-RN e a Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados - inPACTA, incubadora de empresas da ECT-UFRN. A metodologia teve a finalidade de extrair ao máximo a percepção da população sobre a segurança pública, as necessidades de cada região, bem como as ações e medidas que são vistas como prioridades na área, foi devidamente coletada por um questionário feito no google forms. Para aumentar a adesão da população a essa pesquisa foi feita uma campanha publicitária amplamente divulgada nos meios de comunicação, entre agosto e setembro de 2018. Foram analisadas mais de 7000 respostas, por meio da aplicação de técnicas de mineração de dados. Por fim, pôde-se concluir que a análise dos dados indicam que a aplicação de técnicas de mineração de dados podem configura-se com elemento-estrurante na formulação de políticas públicas.
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    Dissertação
    CajuNutriMeat: um alimento funcional isento de glúten como alternativa para dieta humana
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-28) Dantas, Ionne Martins Soares; Matamoros, Efrain Pantaleon; Maciel, Maria Aparecida Medeiros; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/6653000818471540; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Anjos, Gineide Conceição dos; Brandão, Gláucio Bezerra
    O desenvolvimento biotecnológico de novos produtos alimentícios consiste no aprimoramento de processos e métodos em que recursos naturais sejam empregados. Nesta perspectiva, se destaca o vegetal Anacardium occidentale Linn. (Anacardiaceae), conhecido popularmente como cajueiro, que detém grande valor agronômico. O objetivo principal do presente trabalho consiste no aproveitamento do bagaço do pedúnculo do caju (A. occidentale) suplementado com as espécies Pisum sativum (PS) e Manihot esculenta Crantz (ME), para elaboração de uma biomassa isenta de glúten empregada na criação de um alimento funcional. O pedúnculo do caju (PC) utilizado na elaboração da biomassa foi adquirido comercialmente, higienizado com solução clorada, seguido de corte, secagem em estufa com circulação de ar, trituração e peneiramento. A ervilha (PS) foi adquirida comercialmente na sua forma congelada. As análises bromatológicas das biomassas PC e PS desidratadas mostraram respectivamente: 25,3% e 35,23% de umidade; 45,8% e 48,74% de carboidratos; 15,8% e 7,5% de fibras, 6,3% e 7,9% de proteínas; 4,3% e 0,7% de lipídios, 2,5% e 0,53% de cinzas, e 74,7% e 65,37% de sólidos totais. A biomassa PC foi suplementada com PS e com Manihot esculenta Crantz (ME); a partir da biomassa resultante PC:PS:ME preparou-se um tipo de hamburger denominado CajuNutriMeat, tendo como base a criação de uma nova linha de produto vegetariano isento de glúten. A mandioca (M. esculenta) foi utilizada para melhoria da textura e apresentação da mistura PC:PS, resultando em uma biomassa apropriada para produção do produto CajuNutriMeat, cuja análise nutricional mediante variação das proporções da biomassa padrão PC:PS:ME, forneceu: 33,21% a 56,32% de umidade; 33,06% a 41,21% de carboidratos; 3,21% a 11,31% de fibras, 1,93% a 5,56% de proteínas; 3,34% a 6,52% de lipídios, 2,15% a 1,23% de cinzas, e 43,67% a 67,01% de sólidos totais. As características sensoriais do produto CajuNutriMeat (5 g) foram avaliadas com 64 provadores, com resultado de aceitação estatística na ordem 84,4%. De acordo com os achados, o produto CajuNutriMeat pode ser considerado adequado para a produção de alimento funcional. Desta forma, a presente pesquisa está inserida no setor alimentício biotecnológico e se apresenta como uma alternativa eficaz no desenvolvimento de novos produtos alimentícios funcionais isentos de glúten.
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    Cerveja Musa: cerveja artesanal com a utilização de resíduo de pão do processo caseiro para a industrialização em microcervejaria artesanal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-23) Souza, Maria José Silva de; Medeiros, Henrique Rocha de; Zumba, Felipe Macedo; https://orcid.org/0000-0002-4324-3657; http://lattes.cnpq.br/7905026833909254; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Silva Júnior, Edilson Marinho da
    A crescente demanda por cervejas artesanais tem impulsionado inovações no setor, com consumidores cada vez mais exigentes em relação à qualidade, aos aromas e aos sabores. A utilização de ingredientes selecionados e o fato de se tratar de um processo de produção artesanal justificam o alto valor de comercialização desses produtos. Diante dessa problemática, surgiu o questionamento sobre a possibilidade de redução do custo dos insumos com a utilização de um adjunto cervejeiro de baixo valor agregado. Por isso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver a produção e comércio de uma cerveja, usando materiais alternativos, resíduo de pão não comercializado e/ou o excedente industrial na produção cervejeira. Neste estudo, foi abordada a transição do processo de produção de uma cerveja artesanal caseira para a produção em uma microcervejaria artesanal. Durante o estudo, foi elaborado o modelo de negócio por meio de um MVP (Minimum Viable Product), desenvolvido para verificar a proposta de valor do produto no mercado cervejeiro. Após definir os requisitos do negócio, o público-alvo e a proposta de valor do produto, ocorreu a primeira produção em escala industrial em uma cervejaria artesanal registrada no MAPA. O estudo descreve a realização de uma análise sensorial de teste de aceitação do produto, onde obteve 92% de aceitação diante do público participante. A cerveja produzida recebeu uma marca própria, a Musa, que foi comercializada ao preço de R$15,00 por unidade. A estratégia de vendas incluiu uma divulgação intensiva nas redes sociais onde foi possível comercializar toda a produção.Diante disso o trabalho valida que o uso do pão em substituição parcial do malte, não altera a qualidade da cerveja, além de permite a redução dos custos de produção promovendo a sustentabilidade, ao reutilizar resíduos alimentares na indústria cervejeira.
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    Contract reset: consultoria para análise de reequilíbrio econômico-financeiro de contratos - proposta de metodologia analítica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-08) Soares, Judson Joris da Silva; Santos, Herculana Torres dos; Cunha, Paulo Eduardo Vieira; http://lattes.cnpq.br/8375470571725379; http://lattes.cnpq.br/9285165063900970; http://lattes.cnpq.br/3373144797992620; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Amorim, Enio Fernandes; Vasconcelos, Karolyne Santana Costa
    A indústria da construção civil vem passando por muitas modificações, em procedimentos, metodologias construtivas, formas de contratação e diversas outras vertentes. Uma dessas vertentes é a que está diretamente relacionada com a gestão de contratos, tendo vários temas imbuídos nessa ciência, seja reajustamento contratual, equilíbrio econômico financeiro e a própria gestão contratual. A maior dificuldade das empresas não está na compra do material, ou na contratação de pessoal e sim nas metodologias utilizadas e na gestão da saúde financeira do contrato. Sempre que o País ou o mundo passam por grandes dificuldades que refletem na economia, no caso atual podemos destacar a COVID 19, essas dificuldades afetam todas as vertentes econômicas, em especial a construção civil, pelo fato de usar insumos de diferentes naturezas e que possuem grande variação e impacto. Pensando nisso, com a finalidade de proporcionar às empresas a possibilidade de analisar, de forma fiel à legislação, a saúde financeira do contrato, demonstrando a questão do equilíbrio econômico financeiro do contrato, que a CONTRACT RESET desenvolveu uma metodologia simples e eficiente para promover tal análise e colocou o serviço no mercado como uma contratação de consultoria técnica especializada. Isso proporcionará às empresas uma visão real da situação contratual fazendo com que possam voltar a manter as condições iniciais contratadas através de procedimento: chamada de reequilíbrio econômico financeiro do contrato.
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    Controli: aplicativo para gestão e consolidação financeira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-08) Lucena, Francisco Antônio Oliveira; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Brandão, Gláucio Bezerra; ; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; ; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; ; http://lattes.cnpq.br/0023671851401189; Matamoros, Efrain Pantaleon; ; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; Silva Júnior, Edilson Marinho da; ; http://lattes.cnpq.br/5756262238802260
    Inovar não é uma opção, tornou-se uma necessidade eminente em todos os setores e nos dias de vida de uma empresa. Se uma organização que não inova morre, uma sociedade que não é inovadora tampouco tende a sobreviver em um mundo de constantes mudanças. Diante desta perspectiva, o presente trabalho tem como foco desenvolver um negócio de base tecnológica escalável, replicável e competitivo, relacionado ao sistema financeiro. Para tanto, faz-se necessário um aplicativo móvel para gerenciamento de vendas realizadas com maquinetas de cartão, denominado Controli. Como visto, esse processo de consolidar manualmente informações de vendas dificulta o controle real da utilização dos dados financeiros, como exemplo, o fato do gestor não gerar relatórios precisos em relação às vendas e também não acompanhar o real fluxo financeiro. Para atingir o objetivo, ferramentas estratégicas de estímulo à criatividade e inovação foram aplicadas ao Controli. Assim, foi elaborada uma startup alinhada com as necessidades do segmento de clientes e, principalmente, com todas as análises possíveis de validação de mercado. Diante do estudo, o Controli mostrou-se eficiente, principalmente em relação a reais necessidades dos clientes. Demonstrou que é possível alcançar um melhor gerenciamento de vendas realizadas em cartão e trazer uma melhor transparência de informações para os estabelecimentos comerciais e aos gestores, especialmente em se tratando das taxas cobradas pelas operadoras de cartão.
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    Desenvolvimento de bioprodutos inovadores derivados da moringa (Moringa oleifera Lamarck)
    (2017-08-25) Castro, Rafael Peron; http://lattes.cnpq.br/5812839550558639; Guerra, Amilton Gurgel; http://lattes.cnpq.br/7302240018756047; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Brandão, Gláucio Bezerra; http://lattes.cnpq.br/0050402182466103; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254
    O presente trabalho procurou desenvolver um modelo de negócios Canvas utilizando os fundamentos de inovação tecnológica e empreendedorismo ministrados nas disciplinas no âmbito do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação – MPI/UFRN. Tais conceitos foram aplicados em sistemas de produção agrícola com a cultura da Moringa oleifera, realizados em diferentes regiões do Rio Grande do Norte. Houve o reflorestamento de áreas degradadas, que passaram a ser destinadas à produção de alimentos oriundos das folhas cultivadas, bem como óleo vegetal e bioprodutos obtidos a partir do processamento de suas sementes. Com o intuito de diversificar as fontes de renda, foram desenvolvidos e elaborados produtos de potencial inovador com derivados desta planta. Os modelos propostos foram adequados a diferentes regiões edafoclimáticas e procuraram atender aos três pilares da sustentabilidade: viabilidade econômica, responsabilidade social e conformidade ambiental. A prática da agricultura orgânica é uma atividade que concerne a estes parâmetros e depende da aplicação de compostos orgânicos, geralmente residuais, de origem animal e vegetal. Esta prática, quando certificada por instituições autorizadas, valoriza o produto em relação àqueles provenientes da agricultura convencional. Para alcançar os objetivos pretendidos, foram desenvolvidas duas ações de extensão junto a pesquisadores da UFRN, trabalhos de assistência técnica e implantação de cultivos adensados e agroflorestais durante estágio gestor realizado na empresa agrícola “Hortaviva Produtos Orgânicos”, localizada na Zona Rural de Nísia Floresta/RN e certificada pelo Instituto Biodinâmico – IBD. Durante o estágio gestor, a propriedade expandiu sua área cultivada para que fosse introduzida a cultura da moringa em consórcio com hortaliças e leguminosas, em diferentes modalidades de plantio. No que se refere aos produtos desenvolvidos, as folhas e flores desidratadas foram comercializadas nas formas de farinha, chá e cápsulas. As sementes oleaginosas foram processadas e deram origem a um óleo vegetal utilizado na fabricação de biodiesel em escala laboratorial. O coproduto das sementes, denominado “torta de moringa”, foi desenvolvido em purificador de águas (biocida) natural. Deste coproduto foi desenvolvido um bioproduto inovador denominado Biolarv – Larvicida Natural, cuja marca foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI pelo Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT/UFRN. O “Biolarv” é um produto de baixo custo que foi desenvolvido para atuar no extermínio de larvas do mosquito Aedes aegypti.
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    Desenvolvimento de ferramenta tecnológica para sistematização da metodologia business process management (BPM) no varejo alimentar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Julião, Rodrigo Bessa; Cabral, Marco Antônio Leandro; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; http://lattes.cnpq.br/8868194485542826; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Agra Neto, João
    No âmbito das consultorias em gestão, é natural que sejam identificadas lacunas no dia a dia das operações. A falta de entendimento dos principais processos é um sintoma latente das organizações, que culmina na dificuldade de controle desses processos e consequentemente em galgar maiores patamares de maturidade gerencial. Nesse contexto aliado ao projeto de pesquisa intitulado “Desenvolvimento e implantação de ferramentas BPM em uma empresa de alimentos”, tem-se a oportunidade de aplicar os conceitos de BPM aliado a transformação digital em gestão por meio da metodologia de pesquisa aplicada. O objetivo geral desse trabalho, portanto, engloba a identificação dessas lacunas, desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta tecnológica empregando a metodologia pesquisa aplicada em um departamento de uma empresa do varejo alimentar. Com o apoio de plataformas abertas de gestão de projetos e utilizando por base a perspectiva das principais áreas de atuação da metodologia business process management (BPM) que são: pessoas, negócios e processos, o resultado alcançado revela a elevação do nível de maturidade gerencial da empresa do nível mais baixo da escala adotada para o nível intermediário, levando a efeitos em cascata na operação para a aplicação recursiva da metodologia BPM nos demais setores da operação. Ao final deste trabalho, foi aconselhado aos gestores da empresa que agora com a identificação e entendimento dos principais processos da organização, sejam realizados treinamentos internos e novas rodadas de avaliação dos processos da organização para que a organização atinja patamares mais elevados de maturidade gerencial.
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    Dissertação
    Desenvolvimento de sistema de gerenciamento de manutenção de extintores de incêndio
    (2017-07-17) Saldanha, Artur Henrique Souza; Lima, Carlos Magno de; ; http://lattes.cnpq.br/2682764296612645; ; http://lattes.cnpq.br/2845031630833781; Costa Júnior, João Carlos Arantes; ; http://lattes.cnpq.br/5028446242533356; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Silva, Edjane Fabiula Buriti da; ; http://lattes.cnpq.br/1736653643786951
    Os extintores de combate a incêndio são equipamentos importantes que auxiliam no combate ao fogo. No intuito de maximizar a prevenção e minimizar os impactos oriundos de possíveis sinistros, os extintores devem se encontrar com a recarga válida e não devem possuir nenhum tipo de avaria ou irregularidade que possa afetar seu desempenho durante o uso. Atualmente a maioria das indústrias, comércios, laboratórios e entre outros, não possuem um controle eficiente de todos os extintores de incêndio, pois ainda se utilizam como maneira de controle o auxílio de planilhas manuais. A partir de estudo realizado, foi caracterizada a necessidade de se criar um sistema que fosse capaz de gerenciar as manutenções dos extintores quanto a: vencimento das recargas, validade do teste hidrostático, irregularidades encontradas e que otimizasse o tempo de inspeção. O software S.G.I realiza o gerenciamento das manutenções dos extintores, utilizando-se de tecnologias Web e Mobile associadas a uma base de dados de geolocalização dos extintores. A programação da parte Web foi desenvolvida através da linguagem PHP, com uso do framework gratuito denominado CakePHP. Já para o desenvolvimento do aplicativo mobile, foi utilizado a linguagem HTML5, CSS3 e JavaScript em um ambiente de desenvolvimento híbrido, que permite a construção e utilização do aplicativo para multi-plataformas, sem que haja perda de desempenho para o usuário. Para realizar o teste do sistema desenvolvido, foi escolhido o laboratório de produção de medicamentos NUPLAM localizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em virtude do grau de risco existente devido a manipulação de compostos inflamáveis.
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    Dissertação
    Do campo à mesa: sistema de comercialização e logística para pequenos produtores rurais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-23) Macedo Neto, Francisco Belarmino de; Matamoros, Efrain Pantaleon; https://orcid.org/0000-0002-4052-5739; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/2217066292788967; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Pimenta, Handson Cláudio Dias
    Em um mercado concorrido como o do agronegócio, por exemplo, cujas dinâmicas são de commodities, agregar valor aos produtos é uma saída para o pequeno produtor rural se manter na atividade e a solução pode ser investir na verticalização da cadeia de produção e atender diretamente o consumidor final. A logística de escoamento da produção e comercialização estão entre os maiores gargalos para o pequeno produtor rural. Diante desse contexto, o presente trabalho objetiva desenvolver uma plataforma de marketplace para pequenos produtores rurais e agroindústrias no atendimento direto ao consumidor final permitindo que receba em casa um produto de qualidade, fresco e de procedência. A metodologia utilizada no estudo foi realizada por meio de uma pesquisa exploratória bibliográfica, buscando as principais tendências desse mercado para consolidá-las na plataforma de marketplace. Diante do estudo, na plataforma foi observado a integração das cadeias produtivas, proporcionando o fair trade e a agregação do valor aos produtos rurais verificada na entrega em domicílio de produtos selecionados e embalados. Evidenciou-se como uma ferramenta importante para implementação de uma nova forma de comercializar os produtos rurais se utilizando do compartilhamento de recursos, análise de padrões e previsão de produção através de mineração de dados e inteligência artificial. Contudo, proporciona a interação entre produtor e consumidor para melhorar cada vez mais os produtos fornecidos e ao mesmo tempo, possibilita alternativas de logística para o escoamento da sua produção, trazendo previsibilidade, rastreabilidade com soluções que permitam até a programação de produção.
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    Ecoinbusiness: soluções sustentáveis e ecoinovadoras para ambientes
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-18) Dutra, Francemberg Ferreira; Matamoros, Efrain Pantaleon; Silva, Cristiano Alves da; 14013349892; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/0615606528016064; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Cabral, Marco Antonio Leandro; http://lattes.cnpq.br/5534453101318814; Silva Júnior, Edilson Marinho da; http://lattes.cnpq.br/5756262238802260
    No cenário atual sobre a sustentabilidade nos negócios, existe uma parcela dos empreendedores que citam como principais empecilhos para adoção de ações sustentáveis nas suas respectivas organizações: a falta de informações sobre sustentabilidade, as dificuldades para encontrar parceiros dispostos no trabalho em conjunto e também o valor a ser pago pelas medidas de sustentabilidade. No entanto, há um crescimento de empresas, nos diferentes tamanhos, com a entrega de soluções ecoinovadoras para atuarem nessa lacuna do mercado. A metodologia fundamentada no desenvolvimento de soluções sustentáveis e ecoinovadoras para ambientes desenvolvida pela Ecoinbusiness surgiu a partir de uma adaptação do modelo de atuação proposto na cartilha “Ecoinovação nos pequenos negócios” do SEBRAE, orientada em nove etapas, iniciando com a apresentação do plano de trabalho e finalizando com a implantação das soluções sustentáveis e o monitoramento contínuo do desempenho de cada proposta. Entre as ferramentas, técnicas e metodologias aplicadas para a criação da Ecoinbusiness e o desenvolvimento do modelo de negócio, utilizou-se a TRIZ, o Framework Cralves, o Canvas da Proposta de Valor, o Business Model Canvas, entre outras. Diante disso, existe o propósito de desenvolver soluções ecoinovadoras e sustentáveis para ambientes, por meio da criação da startup cleantech Ecoinbusiness, o qual propõe ao mercado um modelo de negócio através de parcerias, com a formalização de contrato por performance ou com valores fixados previamente de acordo com o serviço, culminando na redução dos custos dos clientes à medida que diminui os passivos ambientais, proporcionando aumento da competitividade do negócio (quando empresa) ou reduzindo os custos do condomínio (para esse segmento de mercado), conforme o estudo de caso. Portanto, o modelo de negócio atual demonstrou ser eficaz para as necessidades presente de quem busca o desenvolvimento sustentável, onde foi possível mensurar na sua validação da proposta de valor, ganhos econômico, socioambiental, socioeconômico e na governança.
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    Artigo
    Estimating the optimal market price to sell an apartment
    (Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC, 2018-10) Abreu, Carlos Alexandre Camargo de
    This paper demonstrates an investment economic analysis model based on Real Option Valuation Theory applied to decision-making of individual real estate investors. The model captures the valuation of flexibilities caused by expected market trend and uncertainty and offers an optimized value for the investment opportunity. A Real Option for investment delay is used applied to the case of postponing the selling of an apartment until the estimated “best” optimal market price and option value. Application of the model is made using market data from three Brazilian major cities’ real estate market. As an important finding we have the estimation of an expanded Net Present Value for the investment when apartment selling is exercised at the optimal market price defined. It is possible to use this model to forecast what would be the optimal price and moment to sell an apartment in an investor point of view
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    TCC
    Estudo para o desenvolvimento de modelo de negócio destinado a reciclagem de resíduos sólidos têxteis em pequenas empresas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-13) Rocha, Itailza Gomes da; Matamoros, Efrain Pantaleon; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/3911294950846889; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538
    A indústria brasileira, do setor têxtil e do vestuário, se caracteriza como um dos maiores produtores mundiais, sendo o quinto maior produtor de vestuário do mundo. Diante desse cenário, a indústria de confecção gera, por consequência, resíduos dos seus processos produtivos, esse tipo de resíduo se caracteriza como um problema de poluição enfrentado pela sociedade e pelas indústrias. Entretanto, as organizações precisam desenvolver alternativas sustentáveis, relacionando processos, estratégias, e tecnologias que sirvam de alternativas na busca por soluções para reduzir impactos ambientais. No Brasil o processo de reciclagem têxtil ainda é deficiente com poucas opções de postos que atendam a este tipo de material, tornando inviável para pequenas empresas. Nesse contexto, a pesquisa visa estudar a necessidade de pequenos empreendimentos de confecção e moda em relação a geração, descarte e reciclagem de resíduos sólidos têxteis, com o objetivo de propor soluções digitais alinhadas com as necessidades do mercado. O desenvolvimento de negócios digitais se justifica pela necessidade de conectar pessoas e empresas do setor que estejam alinhados com o propósito de praticar uma moda sustentável. A metodologia foi baseada em pesquisas quantitativas e qualitativas, voltadas para reconhecimento dos hábitos de descarte relacionando dores e necessidades e sugestões. Através dos resultados obtidos nas pesquisas, foi sugerido um modelo de negócio, através da prestação de serviço, que integre pequenas empresas com coletas e pontos de reciclagem através de um aplicativo de fácil usabilidade, que será desenvolvido na continuidade da pesquisa.
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    Dissertação
    Gestão de ciência, tecnologia e inovação em startup de desenvolvimento tecnológico: modelo de negócio Bluhpass
    (2018-09-24) Araújo Júnior, Vanderli Dantas de; Correa, Edgard de Faria; ; ; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; ; Brandão, Gláucio Bezerra; ; Martins, Rodrigo Siqueira; ; Sampaio, Silvio Costa;
    O texto tem como objetivo descrever a relação da Gestão da Inovação em startup de base tecnológica com o perfil do Gestor em Ciência, Tecnologia e Inovação. Esse, se fundamenta em estudo de caso próprio, onde o gestor em CTI comanda e dirige a startup BluhPass, que desenvolve um sistema de software e hardware para gestão em controle de acessos. Desenvolvido sob a área de concentração da Gestão da Inovação, o projeto tem caráter dinâmico, investigativo e interdisciplinar, uma vez que, ao buscar a satisfação das necessidades do projeto, o gestor concentrou esforços além da sua área de concentração, envolvendo conhecimentos específicos da grande área de Tecnologia da Informação. A pesquisa feita nesse estudo é do tipo explicativa, que, objetiva identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Os resultados demonstram que, a startup em questão, ainda que em estágio de desenvolvimento inicial de um produto mínimo viável, apresenta um bom desenvolvimento de seus produtos e serviços, tendo evoluído substancialmente durante o período de estudos e aprendizado do Mestrado em Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, finalizando a presente pesquisa com resultados satisfatórios em software, hardware e propriedade intelectual.
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    Dissertação
    Gestão de inovação em startup de rede de coleta de dados sem fio, multipropósito e modular: estudo de caso de um spin-off de pesquisa da Plataforma Samanaú
    (2017-07-25) Souto, Moisés Cirilo de Brito; http://orcid.org/0000-0003-3467-4225; http://lattes.cnpq.br/3203095904238280; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Brandão, Gláucio Bezerra; Carvalho, Zulmara Virginia de; http://lattes.cnpq.br/3598201636024281; Carvalho, Manoel Jozeane Mafra de; Araújo, Silvio Roberto Fernandes de; http://lattes.cnpq.br/5111916887378777
    Neste trabalho será discutida a gestão de inovação baseada em spin-off acadêmico de pesquisa. Será apresentada a startup resultante, COIoT, da Plataforma Samanaú, um projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte em conjunto com o Centro Regional do Nordeste do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Além disso, serão descritos também os artefatos de propriedade intelectual desenvolvidos e que foram introduzidos no mercado por essa startup, modelada durante o presente mestrado e objeto deste trabalho. Serão discutidos os resultados em termos desses artefatos e como os mesmos serão explorados comercialmente pela startup, resultando em retorno na forma de royalties às instituições de pesquisa envolvidas.
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    Dissertação
    INBusiness: inovação para pequenos negócios
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-07) Reinaldo, Joseane de França; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; http://lattes.cnpq.br/4827318749308538; Liberato, Antônio Carlos Teixeira; Brandão, Gláucio Bezerra; Carvalho, Zulmara Virginia de
    A gestão da inovação é fundamental para as organizações se posicionarem de forma competitiva diante de um mercado dinâmico e turbulento. Por meio de soluções com métodos ágeis para favorecer a promoção de uma cultura organizacional inovadora, criativa e capaz de mitigar os riscos, e a criação de metodologias para medir maturidade tecnológica, surge a INBusiness, um método que tem como missão de inserir Pequenos Negócios e transformá-los em Negócios Inovadores. Neste trabalho foi criada, aplicada e testada uma ferramenta de mensuração do nível de inovação de Pequenas Empresas com menos de cinco anos de existência no mercado, para mitigar riscos, melhorar a gestão da inovação e promover maior competitividade entre essas empresas. Através de uma consultoria aplicada, e feitas orientações técnicas, projetou-se a evolução das empresas para um nível de maturidade intermediário em inovação. Mostrando efetividade satisfatória da ferramenta.
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    Dissertação
    Inovação e valorização do queijo artesanal: creme de queijo de manteiga
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-25) Oliveira, Sâmara Monique da Silva; Medeiros, Henrique Rocha de; Matsui, Katia Nicolau; https://orcid.org/0000-0003-2434-904X; http://lattes.cnpq.br/3253316004789881; https://orcid.org/0000-0002-4324-3657; http://lattes.cnpq.br/7905026833909254; http://lattes.cnpq.br/8145257434608908; Abreu, Carlos Alexandre Camargo de; Zumba, Felipe Macedo; Masaoka, Tatiana Guinoza Matuda
    Este trabalho teve como objetivo desenvolver um creme de queijo de manteiga, a partir da produção artesanal; foi mapeado todo o processo de produção do queijo de manteiga e identificado onde se poderia promover a inovação, o produto foi fabricado em uma Queijaria Artesanal, na Mesorregião Central do Rio Grande do Norte (RN), toda a produção foi acondicionada em embalagens comerciais, já usadas na indústria, para a validação da sua formulação, foi realizada avaliação sensorial com 79 avaliadores não treinados, entre 18 e 69 anos de ambos os sexos na qual obteve um índice de Aceitabilidade maior que 70% em todos os atributos; o acompanhamento da vida útil do produto foi realizado com análises sensoriais, físico-químicas e microbiológicas, na qual atingiu uma validade de 45 dias, se mantida sob refrigeração, o que atende os padrões adequados para este tipo de produto lácteo; em seguida foi desenvolvido uma estimativa de custos de produção, o produto foi aprovado na avaliação sensorial, seus custos de produção e rendimento são semelhantes ao de outros produtos lácteos artesanais e tem potencial de comercialização no mercado local; foi realizada uma pesquisa de mercado com os proprietários das Queijeiras e Laticínios no Estado do RN, que indicou o interesse desses em fabricar um novo produto lácteo; assim, o creme de queijo de manteiga, poderá resultar em uma alternativa para além de inovar, agregar renda as queijarias artesanais e valorizar os produtos lácteos.
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