GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia
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Navegando GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia por Autor "Araújo, Maria Cristina Cavalcanti"
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Dissertação A construção e a aplicação do jogo "Expedição pelo relevo potiguar": uma contribuição para o ensino da geomorfologia escolar(2019-06-21) Nóbrega, André Elias de Oliveira; Troleis, Adriano Lima; ; ; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; ; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti;O presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar o processo de construção e aplicação do jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar”, bem como as suas contribuições para o desenvolvimento de competências e habilidades que facilitem o ensino e a aprendizagem da Geografia no Ensino Médio. A proposta de construção e aplicação do referido jogo, desenvolvido na condição de recurso didático, para abordar a temática referente ao relevo do Rio Grande do Norte, advém de observações e práticas docentes vivenciadas e foi embasada pelas concepções teóricas e metodológicas da Teoria da Aprendizagem Significativa e pelas experiências de outros teóricos que discutem o processo de ensino-aprendizagem, o uso de jogos didáticos e o ensino de Geografia. Em relação aos procedimentos metodológicos, a estruturação e as aplicações do jogo foram precedidas e subsidiadas por pesquisas bibliográficas e pela realização de observações e de aulas expositivas dialogadas em duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Natal/RN. Após as aplicações, os dados obtidos foram sistematizados conforme as impressões do professor e dos alunos, possibilitando verificar e analisar as potenciais contribuições do jogo para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Assim, com base nos resultados e nas experiências vivenciadas durante as aplicações, consideramos que o jogo “Expedição pelo Relevo Potiguar” se mostrou um recurso didático colaborativo e envolvente, que possibilita ao professor direcionar o processo de aprendizagem e mensurar, mediante ao desenvolvimento de competências e habilidades, a assimilação dos conhecimentos geográficos pelos alunos.Dissertação A criação do jogo "Geo Stories" como linguagem para ensinar e aprender geografia através de enigmas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Santos, Igor Silvestre dos; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; https://orcid.org/0009-0004-6012-2197; http://lattes.cnpq.br/0741411002835840; Troleis, Adriano Lima; Moreira, Marianna FernandesA imaginação desempenha um papel importante no cotidiano, sendo utilizada em diversas situações, desde a orientação espacial até a criação de narrativas. Dentro desse cenário, os jogos são amplamente explorados como forma de entretenimento entre amigos, familiares ou em plataformas digitais. Dada essa relevância, estabelecer uma conexão entre imaginação, jogos e educação, por meio de abordagens metodológicas de ensino-aprendizagem, torna-se essencial na escola contemporânea. A Geografia se relaciona naturalmente a esses elementos, porém, muitos educadores ainda aderem a métodos tradicionais de ensino focados na simples transmissão de conhecimento, sem considerar a introdução de linguagens criativas que também promovam a aprendizagem. Este trabalho propõe o desenvolvimento do jogo "Geo Stories" como uma linguagem inovadora para o ensino e a aprendizagem de conceitos e conteúdos geográficos, utilizando enigmas temáticos. Além disso, buscou-se explorar a importância dos jogos com propósitos educacionais no ensino de Geografia e explorar como a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria das Múltiplas Inteligências e as Metodologias Ativas e Cooperativas se relacionam com a utilização de jogos como ferramenta pedagógica. A Metodologia adotada incluiu uma revisão bibliográfica sobre a relação entre jogos e o ensino de Geografia, destacando a relevância das teorias e metodologias de aprendizagem mencionadas. O conteúdo sobre Globalização foi escolhido como tema central das aulas expositivas e, consequentemente, do jogo. Com o plano de aula elaborado, o jogo foi aplicado em sala de aula, sendo posteriormente avaliado em todas as suas etapas. Apesar dos desafios enfrentados, o jogo mostrou-se eficaz no cumprimento de seus objetivos, consolidando o aprendizado sobre Globalização de maneira interativa e ativa, promovendo a interação entre os alunos, o professor e o conhecimento.Dissertação Geodiversidade de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte): guia de orientação docente para a educação básica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-30) Medeiros Neta, Terezinha Neves de; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; http://lattes.cnpq.br/6220673958574165; Moreira, Marianna Fernandes; https://orcid.org/0000-0002-8162-9331; http://lattes.cnpq.br/1647050573272948; Junior, João Correia Saraiva; https://orcid.org/0000-0001-9100-1241; http://lattes.cnpq.br/8701271447000580Dentre as temáticas que emergiram no ambiente acadêmico recentemente, encontra-se ageodiversidade, que corresponde à variedade de elementos e processos integrados ao ambiente abiótico(diversidade geológica, geomorfodiversidade, pedodiversidade, hidrodiversidade, climodiversidade),em quaisquer formas, escalas espaciais e temporais e modos de interação. Desse modo, a presentepesquisa teve como objetivo desenvolver um material digital (guia de orientação), por meio do qual osprofessores compreenderão o conceito de geodiversidade e a sua relação com o currículo de Geografiapara os anos finais do ensino fundamental. Além disso, verão como abordar tal temática em sala deaula, por meio de propostas de atividades que são evidenciadas ao longo do material, dando ênfase aomunicípio de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte). Para tanto, foram delimitados osseguintes objetivos específicos: expressar a importância da geodiversidade para o ensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental; analisar como a geodiversidade está inserida no currículo doensino de Geografia nos anos finais do ensino fundamental; discutir como a geodiversidadecompreende um conteúdo que contribui para a aprendizagem significativa dos alunos; caracterizar, doponto de vista ambiental, o município de São Gonçalo do Amarante (Rio Grande do Norte); eexemplificar propostas didáticas que possam ser construídas em sala de aula ao abordar ageodiversidade nos anos finais do ensino fundamental. Algumas das atividades foram aplicadas emturmas da Escola Municipal Genésio Cabral de Macêdo, localizada no bairro Golandim (São Gonçalodo Amarante). Espera-se que o material desenvolvido possa contribuir para a melhoria da qualidade doensino de Geografia, fornecendo subsídios teóricos e práticos para os professores no que diz respeito àabordagem da geodiversidade nos anos finais do ensino fundamental.Dissertação GEOTECH: o ensino híbrido em geografia nos anos finais do ensino fundamental por meio da utilização de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-15) Matias, Ellano Jonh da Silva; Salvador, Diego Salomão Cândido de Oliveira; https://orcid.org/0000-0001-5119-1888; http://lattes.cnpq.br/5656990960651016; https://orcid.org/0000-0002-0762-8082; http://lattes.cnpq.br/8374957138972984; Young, Regina Santos; http://lattes.cnpq.br/5770219050751344; Araújo, Maria Cristina CavalcantiNo atual estágio da Globalização, a sociedade passa por constantes transformações emvários ramos das atividades humanas e sociais, tendo em vista a inovação e utilizaçãodas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Dentre estes ramos, destacamos a Educação, no qual se busca o incremento do ensino-aprendizagempor intermédio da utilização destas tecnologias como estratégias para o desenvolvimentodemetodologias para melhorar o processo educacional. A metodologia do ensino híbridomescla o ensino presencial e o ensino remoto ou a distância, apresentando-se comoumatendência destacada após o período da pandemia da Covid-19. Assim, este trabalhotemcomo objetivo geral produzir uma cartilha acerca do ensino híbrido emGeografia nosanos finais do Ensino Fundamental, conforme as competências e habilidades orientadaspela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com propostas de utilizaçãodasTDIC no ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo educacional em Geografia com a utilização das TDIC, naperspectiva do ensino híbrido; analisar o desenvolvimento de ensino híbridoemGeografia no 6º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Mossoró (RN); eelaborar cartilha sobre o ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do EnsinoFundamental por meio da utilização das TDIC. Para alcançar estes objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica para a realização de reflexões teóricas sobre o ensino híbrido e as TDIC no ensino-aprendizagem de Geografia. Ademais, buscou-se e analisou-se os documentos oficiais de orientação da Educação nacional, mirando para as competências e habilidades condizentes com o objeto de estudo da pesquisa. Foi realizada pesquisa de campo com a aplicação de questionário junto a docentes da rede municipal de Educação da cidade de Mossoró, a fim de compreender as suas compreensões e práticas no que tange à temática em questão. Os resultados alcançados fundamentaram a produção de cartilha didática acerca do ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental por intermédio da utilização das TDIC para viabilizar o ensino híbrido.Dissertação Sequência didática: um guia para trabalhar a mobilidade urbana e o acesso à escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-13) Santos, Regina Maria Vieira dos; Araújo, Maria Cristina Cavalcanti; https://orcid.org/0000-0002-3566-9914; http://lattes.cnpq.br/7923020450041188; http://lattes.cnpq.br/5695611902130800; Fernandez, Pablo Sebastian Moreira; Silva, Judson Jorge daA educação geográfica desempenha um papel essencial na formação dos estudantes, capacitando-os a compreender e analisar questões ambientais e sociais contemporâneas. Este estudo investiga a relação entre mobilidade urbana e acesso à escola, utilizando o ensino de Geografia como ferramenta para desenvolver uma compreensão crítica das dinâmicas socioespaciais. A pesquisa foi realizada na Escola de Ensino Médio Prefeito Antônio Conserva Feitosa, em Juazeiro do Norte/CE, a partir da constatação dos desafios diários enfrentados pelos estudantes em termos de mobilidade urbana. O objetivo central é elaborar e implementar uma sequência didática para as aulas de Geografia, focada na exploração da relação entre mobilidade urbana e acesso à escola. Essa proposta visa promover o desenvolvimento crítico e analítico do raciocínio geográfico dos estudantes, integrando teoria e prática para enriquecer a compreensão dos conceitos espaciais e sociais em seu cotidiano. Espera-se que essa sequência didática ofereça ao professor de Geografia uma ferramenta pedagógica, que se apresente além da simples transmissão de conteúdos, incentivando o debate sobre as desigualdades no acesso ‡ cidade e à educação. Além disso, busca-se promover o exercício da cidadania de forma consciente e transformadora, discutindo políticas públicas que atendam às necessidades de mobilidade dos jovens, fortalecendo o direito à cidade e à educação.