Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software
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Navegando Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software por Autor "Alencar, Emerson Moura de"
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Dissertação Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a prática docente voltada ao ensino baseado em competências: uma abordagem centrada no usuário(2017-02-03) Alencar, Emerson Moura de; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; ; http://lattes.cnpq.br/2299582336524499; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Nunes, Isabel Dillmann; ; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Martins, Ana Isabel;A metodologia com base em competência visa a formação do profissional com foco nas habilidades em realizar tarefas relativas à sua ocupação no mercado de trabalho. Porém, esta nova proposta trouxe desafios às equipes pedagógicas e docentes, em especial nas tarefas de planejamento. O ato de planejar tem sido uma tarefa árdua, tendo em vista a mudança de paradigma, bem como tantos processos e informações que o docente precisa compreender e desenvolver. Devido a isso, este trabalho propõe simplificar a tarefa de planejamento por meio de uma ferramenta computacional cuja usabilidade será avaliada de forma que minimize os problemas enfrentados e ofereça recursos que facilitem a compreensão de uma metodologia de ensino com base em competências. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com o objetivo de encontrar padrões de dificuldades, através de formulários online e grupo focal foram coletados, com docentes das escolas do SENAI-DR/RN, dados relevantes à formulação de uma proposta de solução. O sistema, denominado MEP - Metodologia de Ensino Profissional, foi elaborado e desenvolvido em várias etapas, seguindo uma abordagem centrado no usuário, ou seja, envolvendo docentes e pedagogos durante o processo de concepção e desenvolvimento da ferramenta. Para verificar a facilidade do uso do sistema e a diminuição das barreiras que impeçam o usuário de atingir seus objetivos foi aplicado testes de usabilidade denominado teste de protótipo, onde foi possível aferir os pontos que foram facilitador e barreias no uso da ferramenta. O presente trabalho apresenta o processo de elaboração, desenvolvimento da ferramenta e os resultados de testes de usabilidade.