Programa de Pós-graduação em Engenharia de Software
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Dissertação Escalonando uma aplicação paralela com demanda variável em ambiente de nuvem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-01-20) Sousa Júnior, Emmanoel Monteiro de; Lopes, Frederico Araújo da Silva; Martins, Idalmis Milian Sardina; ; ; http://lattes.cnpq.br/9177823996895375; ; http://lattes.cnpq.br/5242638322246265; Sampaio, Américo Tadeu Falcone; ; http://lattes.cnpq.br/7958359176708584; Silva, Carlos Eduardo da;Este trabalho propõe uma arquitetura de software responsável pelo escalonamento para processamento de dados com demanda variável em ambientes de nuvem. O sistema construído observa variáveis específicas ao contexto de negócio de uma empresa incubada no Instituto Metropole Digital da UFRN. Tal sistema gera uma estratégia de identificação e utilização de modelos de máquinas disponíveis em um ambiente de nuvem, focando no desempenho do processamento, utilizando-se de estratégias de balanceamento de carga de dados e paralelismo de atividades no fluxo de execução do software. O objetivo é atender a demanda sazonal dentro de um limite padrão de tempo definido pela empresa, controlando os custos operacionais com a utilização de serviços de nuvem na camada de IaaS.Dissertação Jogo digital como ferramenta facilitadora no exercício da matemática fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-04-25) Silva, Álvaro Hermano da; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; ; http://lattes.cnpq.br/9817780529280347; Signoretti, Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/3763622223707127; Madeira, Charles Andryê Galvão; ; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9520477461031645Para alunos que ingressam no primeiro ano de um curso técnico integrado, a matemática é uma das disciplinas de difícil entendimento. Fatores como falta de atenção, problemas com interpretação de texto e problemas no aprendizado no ensino fundamental, colaboram com as reprovações na disciplina, gerando um aumento no desestímulo do aluno no curso. Com base em relatos dos professores da disciplina de matemática feitos ao setor pedagógico da escola sobre as dificuldades desses alunos em resolver as atividades trabalhadas em sala de aula e após a realização de entrevistas com um grupo de alunos, os referidos fatores de dificuldade foram identificados e possíveis soluções foram traçadas. Uma delas é a implementação de um jogo digital, a ser trabalhado no ambiente escolar, que proporcione o exercício da matemática fundamental, como forma de trabalhar aspectos cognitivos e o conhecimento dos conteúdos da disciplina, gerando dados sobre o desempenho do jogador, proporcionando um feedback ao professor sobre dificuldades e/ou facilidades na resolução das questões. Este trabalho apresenta a proposta de jogo concebida.Dissertação Guardião Cloud - plataforma de apoio para internet das coisas(2016-04-27) Cantanhede, Romulo Fagundes; Silva, Carlos Eduardo da; ; ; Xavier Júnior, João Carlos; ; Ferraz, Carlos André Guimarães;A IoT (Internet of Things) propõe que sistemas computacionais sejam formados por diversos dispositivos produtores e/ou consumidores de informação, permitindo o desenvolvimento de diversas soluções baseadas na coleta e análise de dados. Porém, além da coleta e análise de dados, é necessário também tomar decisões e agir com base nas mesmas. Nossa proposta é de desenvolver uma plataforma de suporte para aplicações de IoT permitindo não somente a coleta e análise de dados, mas também seu uso para a tomada de decisão e ação. A plataforma permite que qualquer dispositivo com acesso à Internet possa enviar informações em formato variado, suportando o acompanhamento em tempo real dos dados coletados, assim como a definição de mecanismos de tomada de decisão, como a ativação de um determinado dispositivo ou a geração de alertas. Como estudo de caso, a plataforma foi aplicada para monitorar um ambiente hospitalar. Alguns experimentos controlados foram realizados com o objetivo de avaliar a plataforma, permitindo a definição de alguns parâmetros de dimensionamento para sua implantação.Dissertação Sistema inteligente de controle e monitoramento de ambiente de laboratórios de análises químicas(2016-07-20) Silva, Artejose Revoredo da; Xavier Júnior, João Carlos; Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da; ; http://lattes.cnpq.br/3608440944832201; ; http://lattes.cnpq.br/5088238300241110; ; http://lattes.cnpq.br/9103370350927630; Aquino Júnior, Gibeon Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/1254338144161360; Casillo, Leonardo Augusto; ; http://lattes.cnpq.br/0989177039598049Os laboratórios de análises químicas, por se constituírem em um conjunto de testes e procedimentos, usando produtos e equipamentos específicos para tratar dos resultados nas amostras que são testadas, estão sempre sujeitos aos fatores inerentes ao ambiente. Devido a esse fato, controlar fatores como a temperatura e a umidade relativa do ar é tarefa primordial, para que os processos desenvolvidos dentro de tais ambientes (laboratórios de análises químicas) possam ser repetidos dentro dos parâmetros exigidos. Buscando propor mecanismos de controle para ambientes, mais especificamente para laboratórios de análises químicas, neste trabalho, apresentamos um sistema baseado em rede de sensores e reconhecimento de padrões para controle inteligente de ambientes. Nosso protótipo utiliza os próprios dados gerados pelos sensores distribuídos pelo ambiente, para identificar um padrão de comportamente. Através da utilização de algoritmos de aprendizado de máquina, identificam-se as classes contidas nos dados (agrupamento), treina-se e testa-se o sistema (algoritmos de classificação), para que o mesmo consiga generalizar o que foi aprendido. Por último, criam-se regras de controle associadas as classes previamente identificadas, para controlar os aparelhos de ar condicionado, tanto o principal quanto o reserva, e mais o desumificador. Dessa forma, o protótipo mantém temperatura e umidade estaveis de forma inteligente.Dissertação Estudo exploratório da atividade de testes num sistema de acompanhamento de obras(2016-08-04) Sousa, Luciano Antônio Cordeiro de; Silva, Bruno Santana da; ; http://lattes.cnpq.br/7239490390098173; ; http://lattes.cnpq.br/4849762361895891; Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/4724141474353962; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646Apesar da área de testes de software estar bem estabelecida na academia, algumas equipes de desenvolvimento de software no mercado acabam não dando atenção necessária a esta atividade. Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre chamados e testes ao longo de 3 anos de um sistema de controle de obras de uma empresa de energia. Buscou-se identificar relações entre chamados dos usuários, funcionalidades, testes automatizados e modificações no código-fonte, para compreender algumas consequências de decisões tomadas e identificar oportunidades de melhorias no processo de desenvolvimento do sistema analisado.Dissertação Comparação entre métodos de avaliação de IHC durante o projeto de um sistema jurídico para smartphone(2016-08-08) Santos, Rafael Dias; Silva, Bruno Santana da; ; ; Nunes, Isabel Dillmann; ; Zaina, Luciana Aparecida Martinez; ; Bim, Silvia Amélia;Qualidade e tempo são fatores importantes no processo de desenvolvimento de software, pois se espera entregar um produto de qualidade com custo e prazo aceitáveis. Esses fatores são ainda mais relevantes em um ambiente de inovação e de pequenas empresas, como em startups. Muitas empresas ainda não desenvolvem atividades para melhorar a qualidade de uso dos softwares que desenvolvem. O desconhecimento sobre métodos de avaliação e a expectativa de grande aumento no custo e nos prazos têm sido argumentos para manter a cultura atual em algumas empresas. Este trabalho compara três métodos de avaliação de interface bem difundidos na literatura: método de avaliação heurística, método de avaliação de comunicabilidade e teste de usabilidade. Buscou-se compreender como eles contribuem para o trabalho do designer durante a concepção da solução de interação e interface com usuário. Comparou-se as atividades realizadas, o tempo de execução, os materiais utilizados, perfil e quantidade de avaliadores e usuários envolvidos, os resultados e as dificuldades do avaliador durante a execução dos métodos. Tal comparação foi realizada por um designer, como parte do projeto do sistema jurídico da SoftUrbano para smartphone. Os resultados dessa comparação podem informar melhor os profissionais sobre a prática de avaliação de interface com usuário e contribuir para mudar a cultura de desenvolvimento de software em muitas empresas, principalmente pequenas e startups.Dissertação Beehiveior - Sistema de monitoramento e controle de colmeias de produção apícola(2016-08-08) Dutra, Thiago Fernandes Silva; Dantas, Rummenigge Rudson; ; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; ; http://lattes.cnpq.br/4192101532117582; Aroca, Rafael Vidal; ; http://lattes.cnpq.br/9262228584082064; Medeiros, Sergio Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784As abelhas são animais de grande importância para manter o ecossistema global, principalmente pelo seu papel ativo no processo de polinização de diversas plantas no planeta. A apicultura, definida atualmente como a criação racional de abelhas, é uma importante atividade econômica mundial que movimenta anualmente um mercado milionário. O desenvolvimento eficiente da atividade apícola envolve inúmeros desafios de diversas áreas de atuação e conhecimento, que vai desde operações cotidianas de manutenção do apiário até o monitoramento comportamental das abelhas e do ambiente no qual o apiário esta inserido. A UEPA-EAJ (Unidade de Extração de Produtos Apícolas, da Escola Agrícola de Jundiaí) é um centro de atividades, estudos e pesquisas apícolas do RN. Esse trabalho propôs então o desenvolvimento de uma ferramenta com recursos computacionais de automação e controle com os objetivos de auxiliar e dar um maior embasamento aos estudos e pesquisas realizadas pela UEPA-EAJ, bem como o de facilitar atividades cotidianas presentes no manejo do apiário dessa unidade. A ferramenta concebida, denominada Beehiveior, foi dividida em dois módulos independentes: uma central de automação e controle, responsável pela coleta e envio de dados das colmeias, e um aplicativo Web, com a função de processar, armazenar e exibir os dados coletados. Foi utilizado hardware de baixo custo, reciclado e/ou de fácil obtenção para construção da central. O projeto possui como resultados o aplicativo Web, os códigos-fontes e esquemas de automação, o relato dos experimentos realizados e um comparativo do Beehiveior com os trabalhos relacionados. Atualmente a ferramenta é capaz de monitorar variáveis da colmeia (ex.: temperatura e umidade), enviar os dados coletados via rede cabeada Ethernet ou através da transferência dos dados armazenados localmente em cartão de memória e exibir esses valores, na forma de gráficos e tabela, no aplicativo Web.Dissertação Integra: uma solução para integração de sistemas de HelpDesk com sistemas de Issue Tracking em ambientes heterogêneos(2016-08-10) Ribeiro, Eduardo Lima; Martins, Idalmis Milian Sardina; Lopes, Frederico Araújo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9177823996895375; ; ; http://lattes.cnpq.br/3257906914445098; Kulesza, Uira; ; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; Maciel, Cristiano;Independente da área de atuação e devido às necessidades de negóciodado o ritmo das inovações, organizações públicas e privadas vêm seadaptando constantemente às mudanças tecnológicas, seja com asmelhores práticas de mercado ou com a atualização de suas tecnologias.Estas mudanças frequentes muitas vezes acabam criando na empresa umambiente bastante heterogêneo, onde os sistemas envolvidos no negócioe que foram desenvolvidos em diversas plataformas (por exemplo,linguagem de programação e/ou banco de dados) operam de maneiraisolada. Em situações como esta, a empresa precisa adotar estratégiaspara prover a interoperabilidade entre seus sistemas e assim garantiruma devida comunicação, visando propiciar o intercâmbio de informaçõesentre os departamentos e a integração das regras do negócio. Oobjetivo central deste trabalho foi propor e desenvolver estratégiasque permitam a integração de sistemas nestes ambientes heterogêneos,independente da plataforma e linguagem de desenvolvimento dossistemas. Com o objetivo de resolver os problemas atuais decomunicação e performance entre os diferentes sistemas de informaçãona Secretaria de Ensino a Distância (SEDIS) da Universidade Federal doRio Grande do Norte (UFRN), foi desenvolvido um middleware denominadoINTEGRA, concebido em uma arquitetura orientada a serviços. A propostafoi criada para a SEDIS, entretanto pode ser estendida a outrasinstituições públicas de ensino superior. Uma das vantagens daarquitetura proposta é a de proporcionar a adição de novos sistemassem causar fortes impactos de adaptações e mudanças, garantindo amanutenibilidade geral do software. O middleware comunica diferentessistemas help desk e issue tracking oferecendo uma gama de serviçosmediante um protocolo de comunicação que padroniza a troca e oroteamento das mensagens. Através da estratégia proposta como mostra oestudo de caso, foi possível chegar a um equilíbrio entre o princípiodo desacoplamento e o princípio da distribuição de responsabilidade demaneira uniforme, garantindo assim um baixo acoplamento e uma altacoesão, princípios desejáveis na engenharia de software.Dissertação Domótica de baixo custo usando princípios de IoT(2016-08-11) Souza, Marcelo Varela de; Campos, André Mauricio Cunha; Silva, João Moreno Vilas Boas de Souza; ; ; ; Signoretti, Alberto; ; Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da;A procura por soluções domésticas abriu caminho para a automação residencial por meio de sistemas que se propõe a melhorar a qualidade de vida e economizar recursos. O presente trabalho faz um breve estudo sobre domótica e os componentes eletrônicos necessários para sua aplicação. Descreve ainda o método para o desenvolvimento de um projeto de automação residencial usando conceitos de IoT e a plataforma Arduino. O sistema proposto possui, além do baixo custo, uma interface de fácil utilização, e é composto por uma aplicação para smartphones e sensores de controle para equipamentos domésticos, como lâmpadas e condicionadores de ar. O desenvolvimento deste sistema se deu através da utilização de emissores e receptores infravermelhos, módulos de radiofrequência XBee e plataformas microcontroladas Arduino, nas versões Mega e Uno e microcontroladores ESP8266.Dissertação Um estudo de avaliação e documentação de arquiteturas de software na indústria(2016-08-25) Silva, Júlio César Leôncio da; Kulesza, Uira; Pinto, Felipe Alves Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/6163607072712192; ; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; ; http://lattes.cnpq.br/6687140805305537; Guerra, Eduardo Martins; ; http://lattes.cnpq.br/3413978291577451; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646Muitas vezes o arquiteto de software responsável pela definição e avaliação da arquitetura de software não consegue estabelecer quais requisitos não-funcionais devem ser priorizados no desenvolvimento de seus sistemas. Com isso, falhas podem ocorrer durante a execução do sistema demandando mais tempo e recursos para que seja corrigido. Em muitos casos, com a inexperiência dos arquitetos ou a necessidade de disponibilização rápida de um sistema, os requisitos não-funcionais não são considerados durante a definição da arquitetura de software e também não é feita a devida documentação da arquitetura, tornando difícil o acesso e entendimento da arquitetura pelos demais integrantes da equipe e dificultando a manutenção de componentes/módulos da arquitetura e respectivos relacionamentos. Este trabalho buscou levantar junto às empresas de software, públicas e privadas, quais as principais estratégias utilizadas na definição e avaliação da arquitetura, principalmente na obtenção e cumprimento dos requisitos não-funcionais, e documentação arquitetural. Nosso estudo contou com a participação de 17 arquitetos de software para responder o questionário proposto. Com a realização do questionário identificamos que os requisitos não-funcionais de desempenho e confiabilidade são os mais importantes a serem atendidos pela arquitetura e que mesmo com a existência de algumas abordagens para a avaliação de arquiteturas, elas não parecem estar bem difundidas e/ou utilizadas entre os arquitetos. Ao tratar especificamente o requisito de desempenho, os arquitetos julgaram que em uma análise de desempenho de um sistema de software a informação mais importante a ser exibida deve ser o tempo de resposta das requisições a um determinado cenário, acompanhado do tempo de execução dos métodos que fazem parte desse cenário. Em relação à documentação arquitetural, a maioria dos entrevistados afirmaram utilizar, no mínimo, algum tipo de documentação no momento de criação de um sistema de software, destacando-se a utilização de diagramas de classe e de componentes como as formas mais comuns de documentação utilizadas pelos arquitetos. Além disso, o trabalho propõe a utilização de um guia que busca auxiliar arquitetos de software na atividade de avaliação do cumprimento dos requisitos não-funcionais pela arquitetura durante a evolução do sistema, priorizando o requisito não-funcional de desempenho. Ao avaliar a aplicação do guia, os entrevistados apontaram a abordagem de análise de logs para identificar os cenários prioritários numa avaliação de desempenho como uma das principais contribuições do guia e que poderia facilitar na identificação e comparação das versões dos seus sistemas.Dissertação GoldBI: uma solução de Business Intelligence como serviço(2016-08-26) Silva Neto, Arlindo Rodrigues da; Lima, Gleydson de Azevedo Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4986614168117334; ; http://lattes.cnpq.br/6469524509136271; Lopes, Frederico Araújo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/9177823996895375; Medeiros Neto, Francisco Dantas de; ; http://lattes.cnpq.br/5525562330158282Este trabalho consiste em criar uma ferramenta de BI (Business Intelligence) disponível em nuvem (cloud computing) através de SaaS (Software as Service) utilizando técnicas de ETL (Extract, Transform, Load) e tecnologias de Big Data, com a intenção de facilitar a extração descentralizada e o processamento de dados em grande quantidade. Atualmente, constata-se que é praticamente inviável realizar uma análise consistente sem o auxílio de um software para geração de relatórios e estatísticas. Para tais fins, a obtenção de resultados concretos com a tomada de decisão exige estratégias de análise de dados e variáveis consolidadas. Partindo dessa visão, enfatiza-se neste estudo o Business Intelligence (BI) com o objetivo de simplificar a análise de informações gerenciais e estatísticas para propiciar indicadores através de gráficos ou listagens dinâmicas de dados gerenciais. Assim, é possível inferir que, com o crescimento exponencial dos dados torna-se cada vez mais difícil a obtenção de resultados de forma rápida e consistente, tornando necessário atuar com novas técnicas e ferramentas para tratamentos de dados em larga escala. Este trabalho é de natureza técnica de criação de um produto de Engenharia de Software, fundamentado a partir do estudo da arte da área, e de um comparativo com as principais ferramentas existentes no mercado, evidenciando vantagens e desvantagens da solução criada.Dissertação Uma linguagem específica de domínio para geração de testes de performance(2016-08-30) Marinho, Thiago David dos Santos; Kulesza, Uira; Pinto, Felipe Alves Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/6163607072712192; ; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; ; http://lattes.cnpq.br/5558236729546117; Ramalho, Franklin de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/2469816352786812; Medeiros, Sérgio Queiroz de; ; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784Este trabalho apresenta a ferramenta GenMeter, composta por: (i) uma linguagem específica de domínio utilizada para descrever textualmente testes de performance; e (ii) um componente que utiliza os testes descritos para gerar projetos em diferentes plataformas de execução de testes de performance. O objetivo é utilizar os conceitos definidos na linguagem para abstrair os conceitos de cada plataforma, que muitas vezes são modelados diferentemente, quanto à nomenclatura e/ou estrutura, e até dependentes da ferramenta, ao invés de apenas do domínio. A ferramenta proposta oferece suporte para testes de serviços SOAP, REST e de aplicações web para JMeter e Silk Performer. Ela também permite a customização para novos tipos de testes e plataformas alvo. Foram feitos estudos para avaliar o uso da ferramenta: 3 testes de aplicações Web, REST e SOAP foram reescritos na linguagem específica de domínio (DSL - domain specific language) e então foram gerados projetos nas plataformas de destino, para que fossem executados. A partir dos ajustes e novas implementações necessários para a geração dos projetos, obteve-se feedback referente a capacidade de customização da ferramenta em relação aos tipos de aplicações e características de plataformas e organizações. Além disso, os scripts também foram avaliados em relação à sua concisão: além dos testes implementados com a DSL e com o Silk Performer, foram criados testes com a ferramenta Gatling.io (também baseados no teste da empresa). Comparou-se o total de palavras necessárias para a definição de cada teste, além da relação entre o número de palavras reservadas e o total de palavras, e a relação entre o número de palavras reservadas fora do contexto e o total de palavras reservadas. Os testes criados com a DSL GenMeter possuem, em média, 59,15% menos palavras em relação aos testes de Silk Performer e 39,43% em relação aos testes de Gatling.io, com exceção de um tipo de teste, em que a especificação com a DSL ficou com pouco mais que o dobro (138,35%) de palavras. Na segunda comparação, em média, os testes com a GenMeter apresentaram um percentual de 56,33% de palavras reservadas em relação ao total, contra 39,98% do Silk Performer e 67,03% do Gatling.io. Esta comparação pode ser interpretada como a quantidade de informação adicional que o usuário precisa fornecer pra cada linguagem, além das estruturas fornecidas pela mesma. Já na terceira comparação, que pode ser interpretada como o quanto a sintaxe da linguagem hospedeira pode interferir na visualização das informações dos testes, a GenMeter teve em média 23,57% de palavras reservadas fora do contexto em relação ao total de palavras reservadas, contra 53,38% do Silk Performer e 54,60% do Gatling. Dessa forma, foi possível observar os benefícios de utilizar a DSL para diferentes tipos de aplicações, customizando-a de acordo com determinados conceitos e características de plataformas e organizações.Dissertação Avaliação da capacidade antioxidante do óleo vegetal oriundo da extração de astaxantina a partir da farinha e do resíduo de camarão (Litopenaeus Vannamei)(2016-12-12) Silva, Denise Maria de Lima e; Assis, Cristiane Fernandes de; ; http://lattes.cnpq.br/0034694007210837; ; http://lattes.cnpq.br/0862884051325167; Passos, Thais Souza; ; http://lattes.cnpq.br/9685790797554876; Andrade, Samara Alvachian Cardoso; ; http://lattes.cnpq.br/7326960816119539A astaxantina é encontrada naturalmente em resíduos de camarão e pode ser extraída de diversas formas, dentre elas tem-se a extração com óleo vegetal, o qual contribui para a estabilidade, retardando a oxidação. O óleo de soja por sua vez apresenta como vantagens a excelente otimização de extração e o baixo custo. Objetivou-se com esse estudo, avaliar as características físicas e físico-químicas e a capacidade antioxidante de óleos vegetais pigmentados, oriundos da extração da astaxantina a partir do resíduo de camarão (Litopenaeus vannamei). Os óleos pigmentados do resíduo de camarão (OR) e da farinha do resíduo de camarão (OF) obtidos foram avaliados quanto ao teor de astaxantina, características físicas e físico-químicas e capacidade antioxidante. As amostras de OR e OF apresentaram um teor de astaxantina respectivamente de 70,9 e 264,7 μg/g, sendo a desidratação a responsável por esse aumento de 3,7 vezes. Do mesmo modo, seu poder antioxidante está diretamente associado com o teor de astaxantina. No teste da Capacidade de Absorção de Radicais de Oxigênio (ORAC), OR e OF exibiram uma atividade antioxidante de 0,4957 e 0,4840 μmol eq trolox/g, respectivamente. Entretanto, algumas caraterísticas físicas e físico-químicas de OF apresentaram alterações. Diante do exposto, os óleos pigmentados oriundo dos resíduos de camarão apresentam um significativo potencial para uso em alimentos como um antioxidante natural devido ao poder antioxidante, e ao baixo custo de obtenção.Dissertação Desenvolvimento de uma ferramenta de apoio a prática docente voltada ao ensino baseado em competências: uma abordagem centrada no usuário(2017-02-03) Alencar, Emerson Moura de; Campos, André Mauricio Cunha; ; http://lattes.cnpq.br/7154508093406987; ; http://lattes.cnpq.br/2299582336524499; Figueira Filho, Fernando Marques; ; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Nunes, Isabel Dillmann; ; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Martins, Ana Isabel;A metodologia com base em competência visa a formação do profissional com foco nas habilidades em realizar tarefas relativas à sua ocupação no mercado de trabalho. Porém, esta nova proposta trouxe desafios às equipes pedagógicas e docentes, em especial nas tarefas de planejamento. O ato de planejar tem sido uma tarefa árdua, tendo em vista a mudança de paradigma, bem como tantos processos e informações que o docente precisa compreender e desenvolver. Devido a isso, este trabalho propõe simplificar a tarefa de planejamento por meio de uma ferramenta computacional cuja usabilidade será avaliada de forma que minimize os problemas enfrentados e ofereça recursos que facilitem a compreensão de uma metodologia de ensino com base em competências. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com o objetivo de encontrar padrões de dificuldades, através de formulários online e grupo focal foram coletados, com docentes das escolas do SENAI-DR/RN, dados relevantes à formulação de uma proposta de solução. O sistema, denominado MEP - Metodologia de Ensino Profissional, foi elaborado e desenvolvido em várias etapas, seguindo uma abordagem centrado no usuário, ou seja, envolvendo docentes e pedagogos durante o processo de concepção e desenvolvimento da ferramenta. Para verificar a facilidade do uso do sistema e a diminuição das barreiras que impeçam o usuário de atingir seus objetivos foi aplicado testes de usabilidade denominado teste de protótipo, onde foi possível aferir os pontos que foram facilitador e barreias no uso da ferramenta. O presente trabalho apresenta o processo de elaboração, desenvolvimento da ferramenta e os resultados de testes de usabilidade.Dissertação Auto-gerenciamento de recursos em infraestruturas baseada em contêineres para Desktop-as-a-service: um estudo de caso nos laboratórios de informática da ECT/UFRN(2017-06-22) Bandeira, Geomerez Raduan de Oliveira; Silva, Carlos Eduardo da; http://lattes.cnpq.br/9544047483816492; Pinheiro, Marcos César Madruga Alves; http://lattes.cnpq.br/1682925222063297; Maia, Paulo Henrique Mendes; http://lattes.cnpq.br/7227955029154651Uma alternativa viável para instituições que possuem múltiplos usuários com necessidade de acessar aplicações desktops é o Desktop-as-a-Service (DaaS), que caracteriza-se pela entrega de um ambiente desktop que executa remotamente. A virtualização de recursos em conjunto com o balanceamento de carga são amplamente utilizados em infraestruturas que hospedam serviços com demandas sazonais, replicando instâncias e distribuindo as requisições entre elas para alcançar elasticidade. Entretanto o balanceamento de carga não é a solução mais adequada para o DaaS, uma vez que sessões nesse serviço são de longa duração e não são migradas para um novo servidor que seja adicionado ao balanceador, permanecendo a lentidão percebida pelos usuários já conectados a um servidor sobrecarregado. Neste contexto, o redimensionamento dinâmico de recursos em uma instância virtual se mostra como a abordagem mais apropriada. Contudo, soluções tradicionais de virtualização exigem a reinicialização do servidor afetado, e consequentemente, finalizando as sessões DaaS com seus respectivos usuários. Por outro lado, virtualização baseada em contêineres permitem tal redimensionamento, porém exige intervenções manuais do administrador para ajustar a quantidade de recursos mediante à demanda. Este trabalho apresenta o ConManager, um controlador autoadaptativo para ambientes baseados em contêineres, que tem como propósito o redimensionamento dinâmico de recursos virtualizados para lidar com sobrecargas sazonais. A proposta foi aplicada como estudo de caso nos laboratórios de informática da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O ConManager monitora a utilização de recursos nos laboratórios, detectando cenários de sobrecarga, e propondo planos de adaptação que são aplicados na infraestrutura de suporte ao serviço DaaS, efetivamente redistribuindo recursos de contêineres subutilizados para os sobrecarregados. A ferramenta se encontra em uso e isso trouxe ganhos perceptíveis como diminuição do tempo de adaptação de recursos e a simplificação do gerenciamento do ambiente, beneficiando a equipe de tecnologia da informação da instituição, responsável por manter o serviço e à comunidade acadêmica que desfruta de um ambiente computacional mais estável.Dissertação Arquitetura de comunicação entre AVAs e objetos de aprendizagem dinâmicos utilizando a especificação IMS LTI(2017-08-17) Rufino, Saulo; Dantas, Rummenigge Rudson; http://lattes.cnpq.br/1868960602254610; http://lattes.cnpq.br/5529105476719984; Madeira, Charles Andrye Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo; http://lattes.cnpq.br/4724141474353962Os Objetos de Aprendizagem (OAs) são recursos modulares reutilizáveis importantes para a Educação a Distância (EaD) e integram os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), compondo o leque de opções que podem ser utilizadas pelos professores em seu projeto de ensino. Os OAs podem ficar diretamente hospedados em um AVA ou armazenados em um Repositório de Objetos de Aprendizagem (ROA), que são próprios para hospedá-los de forma centralizada, descrevendo suas características e utilizando metadados padronizados com mecanismo de busca eficiente para encontrar o objeto solicitado. Para que os objetos sejam acessados e utilizados em mais de um AVA, é necessário a existência de mecanismos que os tornem interoperáveis. Este artigo trata da proposta de uma arquitetura e interface para integração dos objetos de um repositório com o AVA Moodle utilizando a especificação LTI.Dissertação Hermod: uma plataforma de e-mail para apoiar a comunicação institucional(2017-08-24) Dutra, Henrique André Barbosa Bittencourt; Medeiros, Sérgio Queiroz de; Kulesza, Uira; http://lattes.cnpq.br/0189095897739979; http://lattes.cnpq.br/0310395336626784; http://lattes.cnpq.br/6740303400503489; Silva, Carlos Eduardo da; Silvestre, Bruno Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9449437915418534As organizações que oferecem serviços à sociedade, sejam elas públicas ou privadas, precisam com frequência estabelecer um canal de comunicação para enviar conteúdo, tais como notícias, ofertas de serviços ou outros tipos de informações. Entre as diversas formas de comunicação institucional, o serviço de e-mail possui papel predominante. Os Sistemas SIG – como são chamados os sistemas desenvolvidos pela SINFO/UFRN que utilizam a Arquitetura SIG como base — tornaram a tecnologia de e-mail como padrão para a comunicação institucional, devido ao baixo custo, facilidade de uso e a popularidade. A preocupação da SINFO em prover a comunicação institucional decorre das metas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), onde uma das metas é prover os meios para melhoraria da comunicação institucional. Apesar do esforço da SINFO/UFRN, constantemente os usuários reclamavam que e-mails não estavam sendo entregues, o que gerou dúvida se os sistemas realmente conseguiam cumprir seu papel na comunicação institucional. Esta dissertação fez um estudo sobre o módulo de envio de e-mail da Arquitetura SIG onde foi possível expor os problemas deste módulo. Esta dissertação também apresenta o Hermod, uma plataforma de e-mail criada para apoiar as necessidades da comunicação institucional da UFRN. Essa plataforma propõe resolver os problemas que foram encontrados na solução de e-mail da Arquitetura SIG, atuando como um middleware oferecendo para outros sistemas (incluindo os Sistemas SIG) serviços de envio e rastreio de e-mail, por exemplo. A plataforma foi modelada pensando nos seguintes requisitos: interoperabilidade, alta disponibilidade, tolerância a falhas e elasticidade. Os experimentos atestaram que o Componente de envio de e-mail com a configuração de uma thread o tempo de envio é linear em relação ao número de mensagens. Este componente foi implementado através de um pool de threads, impedindo que o consumo de memória (monitorado pelo Zabbix) aumente na mesma proporção que a carga que o sistema recebe, fazendo com que o Hermod escale bem mesmo em situações de alta carga. Cada nó do cluster é independente e mesmo após falha em algum nó, o cluster continua disponível e recebendo requisições. Com a elasticidade através da análise da carga recebida, foi possível aumentar a vazão de e-mails enviados através da criação de instâncias em tempo de execução.Dissertação Level up: uma proposta de processo gamificado para a educação(2017-08-25) Brito, André Luiz de Souza; Madeira, Charles Andrye Galvão; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; Figueira Filho, Fernando Marques; http://lattes.cnpq.br/6874649375434646; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; http://lattes.cnpq.br/7686896980904000; Freitas, Sérgio Antônio Andrade de; http://lattes.cnpq.br/0395549254894676; https://orcid.org/0000-0003-3996-4985A tecnologia é um grande transformador da cultura de uma sociedade. Essa transformação cultural induz, por sua vez, a uma necessidade de revoluções em várias áreas do conhecimento. Uma dessas áreas é a educação, que conta com uma geração de jovens que estão sempre conectados, possuem acesso a grandes quantidades de informação e podem rapidamente compartilhá-las. Como consequência, os modelos tradicionais de ensino-aprendizagem nos quais o professor assume um papel centralizador e o aluno se encontra passivamente recebendo as informações, passam a ser cada vez mais ineficazes. A inadequação dessas práticas diminui a conexão do aluno com o ambiente escolar e as disciplinas, levando-o mais facilmente a uma desmotivação pelos estudos. Um campo de pesquisa que tem se destacado nos últimos anos quando tratamos da motivação no contexto educacional é o da Gamificação. No entanto, um problema comum ainda persiste na construção de soluções gamificadas para a educação, que consiste na falta de um processo de design claro que norteie de forma eficaz a elaboração de soluções a fim de que os resultados obtidos pela aplicação das mesmas não sejam superficiais e ineficazes e não gerem impacto negativo na motivação dos alunos. Para contribuir com a solução desse problema, este trabalho propõe um processo de gamificação, denominado Level-Up, alicerçado na abordagem do Design Thinking para educadores, que tem como princípio básico o conhecimento prévio profundo sobre a problemática do desinteresse dos alunos a ser tratado antes que qualquer solução venha a ser projetada. Além disso, o framework Octalysis é utilizado para auxiliar na análise dos aspectos motivacionais tratados no cenário do problema e direcionar a escolha dos elementos de jogos para tornar esse cenário agradável e atingir os objetivos almejados com a gamificação. Para validar o processo proposto, um estudo de caso foi efetuado em uma disciplina introdutória de programação de um curso de ensino superior, no qual resultados promissores foram obtidos.Dissertação Uma abordagem para sistema de firewall distribuído auto-adaptativo(2017-08-25) Costa Júnior, Edmilson Pereira da; Silva, Carlos Eduardo da; Pinheiro, Marcos Cesar Madruga Alves; http://lattes.cnpq.br/1682925222063297; http://lattes.cnpq.br/9195117150002829; Kulesza, Raoni; http://lattes.cnpq.br/6272616721722861; Sampaio, Silvio Costa; http://lattes.cnpq.br/3526197867529103O firewall de borda desempenha um papel fundamental para segurança das redes corporativas, agindo como primeira barreira de defesa ao delimitar um perímetro seguro. Entretanto, a cultura do Bring Your Own Device dificulta a noção de domínio seguro, contribuindo para a criação de vetores de ataques dentro do perímetro seguro. Os sistemas de firewall distribuído surgiram com a proposta de prover proteção de hosts individuais a ataques originados na própria rede interna. Em tais sistemas, as regras são criadas de modo centralizado e então distribuídas e aplicadas em todos os servidores que compõem o firewall, restringindo quais serviços devem estar disponíveis. Não obstante, vulnerabilidades em software podem tornar os serviços de rede vulneráveis a ataques, uma vez que firewalls usualmente não analisam os protocolos de aplicação. Neste sentido, a partir da descoberta da vulnerabilidade até a publicação e aplicação dos patches de correção existe uma janela de exposição que deve ser reduzida. Dado este cenário, o presente trabalho apresenta uma proposta de um sistema de firewall distribuído auto-adaptativo. Esta proposta é baseada no monitoramento de hosts e no uso de um sistema de avaliação de vulnerabilidades para detectar serviços vulneráveis, integrado com componentes capazes de decidir e aplicar regras de firewall nos hosts afetados. Desse modo, esta abordagem é capaz de responder a vulnerabilidades descobertas nesses hosts, contribuindo para mitigar o risco de exploração da vulnerabilidade. Nosso sistema foi avaliado no contexto de um estudo de caso que simula um ambiente de rede corporativa, onde os resultados alcançados demonstram sua viabilidade.Dissertação Um método para extração e evolução de linhas de produto de software a partir de sistemas Web existentes(2017-08-25) Pontes, Erick Sharlls Ramos de; Kulesza, Uira; Silva, Carlos Eduardo da; ; ; ; Barbosa, Eiji Adachi Medeiros; ; Cirilo, Elder;Uma Linha de produto de software (LPS) representa uma família de sistemas relacionados que compartilham similaridades e variabilidades visando atender às necessidades de um segmento de mercado específico. A adoção de LPS tem sido aplicada em diversas áreas na indústria de software devido aos benefícios alcançados, tais como, redução dos custos no desenvolvimento, aumento da qualidade e redução do tempo de comercialização. No entanto, cenários distintos podem ser encontrados para implementação de uma linha de produtos, caracterizando 3 abordagens para adoção de LPS: (1) abordagem proativa: não existe softwares em produção, e uma LPS é desenvolvida do zero; (2) abordagem reativa: já existe uma LPS em produção que vai sofrer incremento para atender novos requisitos; (3) abordagem extrativa: a LPS é desenvolvida a partir dos artefatos de um sistema ou conjunto de sistemas relacionados que já estão em produção. No contexto de abordagens extrativa e reativa, este trabalho propõe um método de extração e evolução de LPSs a partir de sistemas existentes implementados na linguagem Java. O método foi extraído a partir da condução de um estudo empírico de desenvolvimento de uma LPS para o domínio de sistemas de controle de espaços físicos utilizados em diferentes centros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e define três atividades que apresentam um conjunto de diretrizes para refatoração e modularização de features em sistemas implementados em Java: (i) Modelar features da LPS, (ii) Projetar e implementar LPS através da refatoração de um sistema existente, e (iii) Realizar testes para cada um dos produtos atuais existentes. Em seguida, o método foi avaliado por meio da sua aplicação durante evoluções da LPS para atender novos requisitos demandados pelos clientes. Por fim, foi constatado um aumento de linhas de código dos produtos da LPS, no entanto, o núcleo da LPS possui uma quantidade de linhas de código menor que qualquer produto antes e depois da extração da LPS. Com isso, os artefatos da LPS ficaram melhor modularizados em termos de features, o que pode facilitar a evolução tanto do código do núcleo quanto dos artefatos variantes de cada aplicação.