Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas por Autor "Andrade, Carolina Romano de"
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Dissertação A dança-jogo como possibilidade no ensino da dança(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-18) Oliveira, Lívia Camille Maciel de; Alves, Teodora de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3465675149039835; http://lattes.cnpq.br/3788369179988468; Andrade, Carolina Romano de; http://lattes.cnpq.br/4599957552906588; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396Esta dissertação é uma pesquisa qualitativa, que segue uma abordagem metodológica pelo olhar da fenomenologia. Os objetivos deste estudo são: refletir sobre a prática do jogo no ensino da dança em uma escola pública; pensar em como fazer uma aula de dança em que os alunos se motivem a participar e investigar outras possibilidades de movimentação no ensino da dança. A coleta de dados ocorreu no ano de 2019, na Escola Municipal Deputado Erivan França, em Pirangi do Norte, no município de Parnamirim (RN); e no Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com base no registro em vídeos, fotos e diário de bordo. Os participantes desta pesquisa foram: alunos do quinto ano da Escola Municipal Deputado Erivan França; discentes da disciplina Poéticas e Estéticas Descoloniais, ofertada em curso de pós-graduação em Artes Cênicas; e graduandos na disciplina de Dança e Educação, ofertada na Licenciatura em Dança. Para isso, tem por base as pesquisas de alguns autores da área de dança educação, com o intuito de reflexão, como Carolina Andrade e Kathya Godoy (2018), Teodora Alves (2019), Márcia Strazzacappa (2001), Karenine Porpino (2006) e Lara Machado (2017). Como resultado, aponta que os alunos da escola, lócus da pesquisa, em fase inicial, participavam ativamente de jogos propostos em sala de aula que envolviam movimentação corporal, mas não dançavam. Nesse sentido, este estudo desenvolveu o termo dança-jogo, com o intuito de transformar o jogo em uma proposta dançante, de modo que os participantes continuam as ações repetitivas de um jogo previamente escolhido e improvisam a partir deste na cena criada pela dança-jogo com o auxílio de um propositor externo. É necessário considerar que esta pesquisa deixa em aberto a possibilidade de desdobramentos desse termo a partir de novas experimentações em seus diversos espaços, como sala de aula, quadra esportiva, laboratórios de criação, praças, ruas e onde mais for possível ser realizada.Dissertação Tocados pela dança, dançando pelo toque: experiências no contexto da Escola de Arte e Cultura PRO-ARTE - Guamaré-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-30) Freitas, Pricila Morais de; Porpino, Karenine de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; http://lattes.cnpq.br/6090303134353154; Andrade, Carolina Romano de; http://lattes.cnpq.br/4599957552906588; Marques, Larissa Kelly de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2272256149121710O presente trabalho busca discutir sobre a importância do tocar no contexto do ensino da dança dialogando com algumas práticas corporais que utilizam o toque como referência, tais como o Contato Improvisação de Steve Paxton e a Eutonia de Gerdar Alexander. A abordagem metodológica tem como base a Fenomenologia de Maurice Merleau-Ponty e parte das experiências vividas pela pesquisadora e por seus alunos da Escola de Arte e Cultura PRO-ARTE da cidade de Guamaré-RN-Brasil. Para a discussão se aproxima de autores como: Ashley Montagu, Maturana e Varela, Jorge Larrosa, Karenine Porpino, Petrucia Nóbrega, dentre outros. As reflexões apontam para possibilidades de ensinar dança partindo das sensações proporcionadas pelo tocar e consideram que o toque na pele também atravessa o invisível sendo capaz de despertar a consciência do indivíduo para sua dança. Embora a origem sensorial do toque seja percebida na pele, suas consequências vão além do que é sentido pelo tato e pelo visível, e favorece a sensibilização para a criação em dança.