Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem por Autor "07106335487"
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Dissertação Projetos de letramento nos anos iniciais do ensino fundamental: língua portuguesa e matemática em uma perspectiva interdisciplinar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Apolinário, Milton César; Marques, Ivoneide Bezerra de Araújo Santos; https://orcid.org/0000-0003-3667-0674; http://lattes.cnpq.br/9947435577598028; http://lattes.cnpq.br/0441436536270212; Oliveira, Maria Do Socorro; 07106335487; Chagas, Patricia Carla De Macedo; 47802170672Nas escolas brasileiras, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, são notórias as dificuldades de ensinar e aprender a ler e a escrever para agir socialmente nos diversos contextos em que circulam as práticas de linguagem. A falta de domínio dos estudantes das práticas de leitura e da escrita podem ser decorrentes, entre outros fatores, da fragmentação do conhecimento, embora a discussão acerca da necessidade de interligar saberes na escola seja antiga se considerarmos que a superação da fragmentação dos saberes na sala de aula foi proposta desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A discussão acerca do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita evidencia os desafios no que concerne a motivar e a facultar aos estudantes a construção do conhecimento, tendo a leitura e a escrita como práticas sociais que instrumentam tal atividade. Partindo dessa problemática, nós entendemos a necessidade de ser repensadas as práticas pedagógicas desenvolvidas em salas de aula. Nesta pesquisa, que se insere no domínio da Linguística Aplicada, considerando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997) no que tange ao ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, temos por objetivo geral investigar o papel dos projetos de letramento no desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos (i) analisar o papel dos projetos de letramento como alternativa metodológica para viabilizar a interdisciplinaridade nos anos iniciais do Ensino Fundamental; (ii) observar como se desenvolvem práticas de letramento matemático em uma perspectiva interdisciplinar, a partir da interligação de saberes dos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa; (iii) identificar como se caracteriza o trabalho com a leitura e a escrita como eixos estruturantes de práticas interdisciplinares nos projetos de letramento. A pesquisa está ancorada nos Estudos do letramento de vertente sociocultural, na Teoria da complexidade, na Pedagogia Crítica e nos estudos do Círculo de Bakhtin. Metodologicamente, o estudo se configura como uma pesquisa-ação de natureza crítica. Os dados foram gerados no ano de 2023, na Escola Municipal Pedro Justino dos Santos, no município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental, e serão analisados em uma abordagem qualitativa e interpretativista. As análises indicam que trabalhar com projetos de letramento favorece a interligação de saberes e a construção de conhecimentos em uma vertente interdisciplinar, rompendo com a segmentação do conhecimento na sala de aula. No desenvolvimento do projeto de letramento, embora o foco das atividades recaia sobre as práticas de leitura e escrita, trabalhar os multiletramentos, com diferentes gêneros discursivos, usando diferentes tecnologias e mídias digitais, proporcionou aos estudantes a ampliação do domínio das práticas letradas, formando leitores e escritores na escola com uma noção mais ampla de sustentabilidade e uma maior consciência planetária, além de ampliar os múltiplos letramentos de alfabetizandos que se encontram no Ciclo de Sistematização, melhorando, particularmente, a competência leitora e escritora deles nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, mas também nas diferentes áreas do currículo.