IMD - Artigos publicados em periódicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/11833
Navegar
Navegando IMD - Artigos publicados em periódicos por Autor "Carvalho, Rodrigo Lacerda"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores com suporte das tecnologias digitais(2016) Carvalho, Rodrigo Lacerda; Castro Filho, José Aires de; Maia, Dennys Leite; Pinheiro, Joserlene LimaA cada vez que os computadores chegam nas escolas, fica evidente que o ponto crucial é a formação de professores para que possam integrar as tecnologias aos processos pedagógicos. Nesta pesquisa utilizaremos estes recursos no ensino do campo conceitual das estruturas multiplicativas. Assim, o nosso objetivo é analisar o conhecimento matemático dos futuros professores, para o ensino de estruturas multiplicativas com suporte das tecnologias digitais. Para tanto, elegemos a pesquisa colaborativa para conduzir os passos metodológicos deste trabalho. Na análise dos dados constatamos as contribuições do campo conceitual das estruturas multiplicativas para a compreensão do conceito de função linear e evidenciamos que o objeto de aprendizagem “Equilibrando Proporções” é relevante para o entendimento do conceito de grandezas diretamente proporcionais e de função linearArtigo Formação de professores que ensinam matemática no contexto da cibercultura: estudo em uma escola UCA(2014) Maia, Dennys Leite; Carvalho, Rodrigo Lacerda; Castro Filho, José Aires; Junqueira, Eduardo Santos RodriguesNas últimas décadas, com o advento das tecnologias digitais, a sociedade tem passado por uma reconfiguração. As relações entre tais tecnologias e a cultura contemporânea é definida como Cibercultura. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo analisar de que forma as interações mediadas pelas tecnologias digitais contribuem para o desenvolvimento profissional do professor de Matemática, particularmente sobre o laptop educacional, do Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Como método de pesquisa, utilizamos elementos da Pesquisa Colaborativa. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental, participante do Projeto UCA, localizada em Fortaleza-CE