NEI - Livros eletrônicos
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Navegando NEI - Livros eletrônicos por Autor "Cordeiro, Sandro da Silva"
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Livro Caderno faça e conte(SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da SilvaNos anos 1980, as equipes de profissionais, a partir de estudos e análises das práticas desenvolvidas, decidiram orientar suas ações com as crianças por meio do Tema de Pesquisa na Educação Infantil. Entre 2010 a 2015, o NEI/CAp avança na escrita desse projeto, voltado agora para as turmas do Ensino Fundamental. Para tanto, foi constituída uma Comissão, com docentes do Centro de Educação e do NEI/CAp, para articular os debates sobre a implantação do Tema de Pesquisa nessa etapa de ensino. Nesse debate, a preocupação com a construção de um Projeto Curricular com organicidade e unidade é central, uma vez que a Educação Infantil já seguia as orientações do trabalho com tema de pesquisa. Dessa feita, estabelecer a necessária coerência interna com o ensino fundamental torna-se preponderante para as equipes dos profissionais da educação que interagem com as crianças, sejam professores, professoras, gestores, coordenadores, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Dessa forma, uma publicação sobre o Tema de Pesquisa trará importantes contribuições para pensar sobre suas possibilidades didático-pedagógicas no ensino, mas, também, sobre a política educacional para a infância, o currículo nessas etapas, a formação docente, as contribuições teórico-metodológicas para a produção de conhecimentos sobre as escolas que atendem às crianças com até 10 anos de idade. Investigar e construir currículos requer considerar as crianças como sujeitos de direitos, como seres criativos e imaginativos que se desenvolvem em sua integralidade, articulando dimensões cognitiva, sócio afetiva, psicomotora e cultural. Requer pensar a experiência da educação escolarizada como processo de permanente reinvenção e articulação com a sociedade, a cultura e a história em seu espaço/tempo de produção e realização. O ensino, como ação pedagógica intencional e sistemática, visa contribuir para o avanço no desenvolvimento dos alunos e alunas, que evoluem dos seus conhecimentos prévios, ou do senso comum, para a sistematização de conhecimentos produzidos nas ciências, nas artes, na filosofia, na cultura e nas tradições sociais.Livro Histórias, memórias e afetos(SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da Silva; Campos, Rebeca RamosEste livro, escrito por várias mãos, expressa fragmentos de uma história construída a duras penas, fruto de lutas, de entraves, de suor, de dedicação de um grupo de professores e funcionários, que tinham/tem um propósito em comum: construir uma escola pública e de qualidade. A organização deste livro mostra, em palavras, a relevância do NEI enquanto espaço formativo, de produção do conhecimento na Educação da Infância.Livro Prática pedagógica em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro é fruto das experiências acumuladas pelos professores do Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Há 40 anos, a equipe do NEI vem se dedicando a construir uma proposta inovadora de ensinoLivro Práticas pedagógicas em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro, Prática Pedagógica em Mídia-Educação, parte do entendimento de que as crianças são sujeitos contemporâneos que habitam em um mundo altamente midiático. Ao considerar e respeitar esses sujeitos, o livro apresenta o trabalho com a mídia desenvolvido nos últimos anos no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), configurando caminhos e alternativas distintos para o uso das mídias nas escolas. Os caminhos criados para o trabalho com o que se nomeia como mídia-educação não se caracterizam pela reprodução ou proibição das mídias na escola. As alternativas apresentadas no livro para o trabalho com a mídia-educação são caracterizadas pela criação, por processos criativos. Criação que acontece por meio de procedimentos coletivos de diálogo entre os pares/professores(as) e com as crianças, e trocas interpessoais e institucionais.