NEI - Livros eletrônicos
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11880
Navegar
Submissões Recentes
Livro Repertórios Curriculares: por uma escola com/nas/pelas artes(NEI-CAp/UFRN, 2025-06-26) Mosca, Maristela de Oliveira (org.); https://orcid.org/0000-0002-8731-0372O que acontece quando artistas-professoras-pesquisadoras se encontram? O livro materializa alguns dos afetamentos de professoras em formação que, coletivamente, se propuseram a estudar com arte. São os primeiros exercícios de escrita, de registro – de reflexão – a partir das experiências das aulas, dos grupos de estudos, mas, especialmente, dos encontros com as crianças. Experienciar e registrar a potência de um currículo de música, que se pretende interdisciplinar, inclusivo e diverso e, por isso, dialógico e improvisacional. Assim, os registros, em mensagens, cartas e desenhos materializam nosso primeiro registro coletivo com as bolsistas de Iniciação Científica e participantes do Projeto de Pesquisa “Repertórios Curriculares: processos formativos com crianças e professoras nas/com/pelas artes”.Livro O mágico e Oz: adaptação do resumo do livro original(2024) Walter, Elizabeth; Ferreira, Beatriz LemosEsse trabalho é produto do projeto do atendimento educacional especializado (AEE) da Bia. A proposta foi fazer um livro acessível para João Vitor, amigo dela da sala de referência. Foi escolhido "O mágico de Oz" por ser o livro que a turma estava lendo em sala, Este material é uma adaptação do resumo da história original do mágico de Oz, inclui linguagem simples e ilustrações explicativas do texto.Livro Habitar a escola: brincando entre materialidades e sentidos da natureza(UFRN/NEI, 2024-12-12) Cunha, Aysllane Junie Pessoa da (org.); Brandão, Isaura de França (org.); Ramalho, Ivone Priscilla de Castro (org.); Carrico, Janaína Speglich de Amorim (org.); Silva, Julio Cesar Massena da (org.); Coutinho, Karyne Dias (org.); Silva, Maria Clara Alves da (org.); Silva, Ryan Vítor Ferreira da (org.)Habitar a escola: brincando entre materialidades e sentidos da natureza convida o leitor a experimentar a escola como um espaço vivo de encontros, sensações e presenças. Este livro celebra as infâncias e o brincar, experienciando as relações que as crianças tecem com a natureza por meio de composições poéticas, visuais e artísticas. A partir de uma documentação pedagógica sensível, a obra apresenta capítulos que expressam as minúcias do cotidiano escolar, a força criadora do brincar, as narrativas das crianças e o ato de contar histórias como forma de experienciar o mundo. Fotografias, textos e registros poéticos compõem um caleidoscópio, onde a escola é vista como lugar de criação, liberdade e conexão com os elementos da natureza – terra, água, fogo e ar. Esta é uma leitura inspiradora para educadores, pesquisadores e todos aqueles que acreditam na escola como um território de experimentação, sensibilidade e transformação, onde se aprende nos entrelaçamentos com os fluxos de vidaLivro Educação e leitura: debatendo a cor do silêncio(Centro de Educação, 2024) Freitas, Alessandra Cardozo de (org.); Lima, Juliana de Melo (org.); Freitas, Daniela Amaral Silva (org.); Fernandes, Gildene Lima de Souza (org.)A coletânea de textos que se apresenta neste livro reúne uma diversidade de preocupações sobre educação e leitura, em específico à leitura de literatura, a partir da realização do 9º Seminário Educação e Leitura. A obra evidencia, dentre outros temas, o silêncio em sala de aula quanto ao racismo, defendendo a leitura de literatura como forma de debater e fomentar atitudes emancipatórias nessa vertenteLivro O lúdico na educação das infâncias: teoria e prática para a formação de professores(UFRN, 2024-10) Medeiros, Blenda Carine Dantas de (org.); https://orcid.org/0000-0002-4091-3897Este e-book resulta de um conjunto de ações de extensão e de pesquisa desenvolvidas por professoras do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), tornando-se um produto extensionista mediante a coletividade demonstrada pela equipe organizadora dos projetos e cursos, e pelas parcerias estabelecidas com diversas instituições educacionais. O volume 1 deste e-book se propõe a contribuir com a formação inicial e continuada de educadores, a partir da sistematização de fundamentos teóricos e elementos pedagógicos que perpassam a educação das infâncias, o lúdico e temáticas contemporâneasLivro Ensino de Artes na escola(SEDIS-UFRN, 2019-09-12) Vieira, Marcilio de Souza (org.); Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; Pontes, Gilvânia Maurício Dias; Mosca, Maristela de Oliveira; Fonseca, Nayde Solange GarciaEste material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber, bem como REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no BrasilLivro Fotocartografias entre infâncias, artes e naturezas(Caule de Papiro, 2024-07) Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Coutinho, Karyne Dias; https://orcid.org/0000-0002-4786-184XFotocartografias entre Infâncias, Artes e Naturezas é um convite para mergulhar em um universo onde as crianças são protagonistas da experimentação, da criação e da expressão. Organizado por Ivone Priscilla de Castro Ramalho e Karyne Dias Coutinho, este livro é um testemunho poético e visual das experiências vividas na escola, nos parques e nas paisagens naturais, onde a arte se entrelaça com a infância de forma potente e inspiradora. Cada página deste livro é um convite para despertar a potência da infância, onde a imaginação e a criatividade fluem livremente. Com fotografias e ensaios reflexivos, este livro se lança como uma possibilidade de despertar educadores, artistas e todos aqueles que acreditam no poder transformador da arte e da infância a se jogarem em experimentações nos fluxos de vida.Livro Educação das infâncias em tempos de isolamento social: um guia para pais e responsáveis(Insecta, 2021) Carrico, JanainaLonge de querer oferecer “receitas prontas”, este material compila algumas ideias que podem servir de referência para outras práticas possíveis de serem realizadas pelas famílias, mesmo que estas não detenham o conhecimento “pedagógico”. Introduzimos, de início, o entendimento sobre o termo “rotina”, conceito fundamental para se pensar em qualquer ação que envolva a produção de conhecimento. Tratamos também sobre como abordar o tema “COVID-19” com os mais jovens, no sentido de tranquilizá-las sobre a situação. Em seguida, mostramos algumas experiências simples e possíveis de serem executadas junto às crianças.Livro Práticas pedagógicas em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro, Prática Pedagógica em Mídia-Educação, parte do entendimento de que as crianças são sujeitos contemporâneos que habitam em um mundo altamente midiático. Ao considerar e respeitar esses sujeitos, o livro apresenta o trabalho com a mídia desenvolvido nos últimos anos no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), configurando caminhos e alternativas distintos para o uso das mídias nas escolas. Os caminhos criados para o trabalho com o que se nomeia como mídia-educação não se caracterizam pela reprodução ou proibição das mídias na escola. As alternativas apresentadas no livro para o trabalho com a mídia-educação são caracterizadas pela criação, por processos criativos. Criação que acontece por meio de procedimentos coletivos de diálogo entre os pares/professores(as) e com as crianças, e trocas interpessoais e institucionais.Livro XII Seminário de Estágio Supervisionado: caderno de resumos dos trabalhos(Núcleo de Educação da Infância, 2022) Bortoletto, Denise; Silva Júnior, Gilmar Teixeira daAprendemos com Freire (2002, p. 269) que “o aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer”. O estágio supervisionado no NEI permite o “passeio” por diferentes temas de pesquisa, o contato com o estudo de temáticas que aprendemos junto das crianças, por meio da escuta atenta, intencional e sistemática dos seus conhecimentos e saberes, um currículo vivo e em movimento. Por isso, os resumos que apresentamos trazem relatos de experiências diversificadas, vividas em turmas da Educação Infantil ao Anos iniciais do Ensino Fundamental.Livro Almanaque linguagens e afetos: acolhendo emoções e sentimentos(Terceirize, 2020) Sousa, Ana Catharina Urbano Martins deEste é um material que auxilia os adultos a conversares com as crianças sobre emoções e sentimentos. Por meio da vivencia de experiências lúdicas as crianças vão se expressando sobre tudo isso.Livro Caderno de inclusão: orientações(edufrn, 2019) Pimentel, Gilka SilvaEsse caderno, revela diferentes experiências do Núcleo de Educação da Infância, elaboradas por toda uma geração de docentes, que começa nos anos de 1980, e vem se renovando a cada ano. Este documento ilumina parte da história vivida/tecida nessa instituição, a fim de que outros sujeitos, ao ingressarem na escola, tenham a referência de como se organiza o trabalho de inclusão escolar no NEI. Um trabalho pedagógico que se faz em um vai e vem constante, de idas e vindas, nunca de maneira linear e uniforme.Livro Caderno faça e conte(SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da SilvaNos anos 1980, as equipes de profissionais, a partir de estudos e análises das práticas desenvolvidas, decidiram orientar suas ações com as crianças por meio do Tema de Pesquisa na Educação Infantil. Entre 2010 a 2015, o NEI/CAp avança na escrita desse projeto, voltado agora para as turmas do Ensino Fundamental. Para tanto, foi constituída uma Comissão, com docentes do Centro de Educação e do NEI/CAp, para articular os debates sobre a implantação do Tema de Pesquisa nessa etapa de ensino. Nesse debate, a preocupação com a construção de um Projeto Curricular com organicidade e unidade é central, uma vez que a Educação Infantil já seguia as orientações do trabalho com tema de pesquisa. Dessa feita, estabelecer a necessária coerência interna com o ensino fundamental torna-se preponderante para as equipes dos profissionais da educação que interagem com as crianças, sejam professores, professoras, gestores, coordenadores, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Dessa forma, uma publicação sobre o Tema de Pesquisa trará importantes contribuições para pensar sobre suas possibilidades didático-pedagógicas no ensino, mas, também, sobre a política educacional para a infância, o currículo nessas etapas, a formação docente, as contribuições teórico-metodológicas para a produção de conhecimentos sobre as escolas que atendem às crianças com até 10 anos de idade. Investigar e construir currículos requer considerar as crianças como sujeitos de direitos, como seres criativos e imaginativos que se desenvolvem em sua integralidade, articulando dimensões cognitiva, sócio afetiva, psicomotora e cultural. Requer pensar a experiência da educação escolarizada como processo de permanente reinvenção e articulação com a sociedade, a cultura e a história em seu espaço/tempo de produção e realização. O ensino, como ação pedagógica intencional e sistemática, visa contribuir para o avanço no desenvolvimento dos alunos e alunas, que evoluem dos seus conhecimentos prévios, ou do senso comum, para a sistematização de conhecimentos produzidos nas ciências, nas artes, na filosofia, na cultura e nas tradições sociais.Livro Educação das infâncias em tempos de esperança: entre telas, desafios e invencionices.(2022) Bezerra, Ana Karla Ana Karla Pessoa Peixoto; Souza, Danielle Medeiros de; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Melo, Murilo OliveiraEste ebook possui diferentes temáticas que refletem os avanços e as dificuldades do trabalho docente. Diferentes vozes, ideias e perspectivas são articuladas e refletem a competência dos professores e das professoras que compartilham um mesmo desejo: esperançar por uma educação das infâncias de qualidade.Livro Quando o NEI esteve em casa: relatos de experiências de ensino remoto(RN EDITORA,, 2022) Rezende, Marianne da Cruz Moura; Souza, Danielle Medeiros de; Fernandes, Gildene Lima de Souza; Carrico, Janaina Speglich de AmorimApresenta recortes de práticas pedagógicas desenvolvidas no Núcleo de Educação da Infância, em um tempo pandêmico e circunscrito, no qual a instituição adotou o ensino remoto. Os registros são resultados da Pesquisa “Ser e estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI: o que nos dizem as crianças”, coordenada pela professora Marianne da Cruz Moura Rezende e colaboradores, com o objetivo de compreender os sentidos e modos de ser e de estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, mediante as falas e percepções das crianças que constituem o corpus da investigação.Livro Histórias, memórias e afetos(SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da Silva; Campos, Rebeca RamosEste livro, escrito por várias mãos, expressa fragmentos de uma história construída a duras penas, fruto de lutas, de entraves, de suor, de dedicação de um grupo de professores e funcionários, que tinham/tem um propósito em comum: construir uma escola pública e de qualidade. A organização deste livro mostra, em palavras, a relevância do NEI enquanto espaço formativo, de produção do conhecimento na Educação da Infância.Livro Prática pedagógica em mídia-educação(SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos SantosEste livro é fruto das experiências acumuladas pelos professores do Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Há 40 anos, a equipe do NEI vem se dedicando a construir uma proposta inovadora de ensino