NEI - Livros eletrônicos

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  • Livro
    Repertórios Curriculares: por uma escola com/nas/pelas artes
    (NEI-CAp/UFRN, 2025-06-26) Mosca, Maristela de Oliveira (org.); https://orcid.org/0000-0002-8731-0372
    O que acontece quando artistas-professoras-pesquisadoras se encontram? O livro materializa alguns dos afetamentos de professoras em formação que, coletivamente, se propuseram a estudar com arte. São os primeiros exercícios de escrita, de registro – de reflexão – a partir das experiências das aulas, dos grupos de estudos, mas, especialmente, dos encontros com as crianças. Experienciar e registrar a potência de um currículo de música, que se pretende interdisciplinar, inclusivo e diverso e, por isso, dialógico e improvisacional. Assim, os registros, em mensagens, cartas e desenhos materializam nosso primeiro registro coletivo com as bolsistas de Iniciação Científica e participantes do Projeto de Pesquisa “Repertórios Curriculares: processos formativos com crianças e professoras nas/com/pelas artes”.
  • Livro
    O mágico e Oz: adaptação do resumo do livro original
    (2024) Walter, Elizabeth; Ferreira, Beatriz Lemos
    Esse trabalho é produto do projeto do atendimento educacional especializado (AEE) da Bia. A proposta foi fazer um livro acessível para João Vitor, amigo dela da sala de referência. Foi escolhido "O mágico de Oz" por ser o livro que a turma estava lendo em sala, Este material é uma adaptação do resumo da história original do mágico de Oz, inclui linguagem simples e ilustrações explicativas do texto.
  • Livro
    Habitar a escola: brincando entre materialidades e sentidos da natureza
    (UFRN/NEI, 2024-12-12) Cunha, Aysllane Junie Pessoa da (org.); Brandão, Isaura de França (org.); Ramalho, Ivone Priscilla de Castro (org.); Carrico, Janaína Speglich de Amorim (org.); Silva, Julio Cesar Massena da (org.); Coutinho, Karyne Dias (org.); Silva, Maria Clara Alves da (org.); Silva, Ryan Vítor Ferreira da (org.)
    Habitar a escola: brincando entre materialidades e sentidos da natureza convida o leitor a experimentar a escola como um espaço vivo de encontros, sensações e presenças. Este livro celebra as infâncias e o brincar, experienciando as relações que as crianças tecem com a natureza por meio de composições poéticas, visuais e artísticas. A partir de uma documentação pedagógica sensível, a obra apresenta capítulos que expressam as minúcias do cotidiano escolar, a força criadora do brincar, as narrativas das crianças e o ato de contar histórias como forma de experienciar o mundo. Fotografias, textos e registros poéticos compõem um caleidoscópio, onde a escola é vista como lugar de criação, liberdade e conexão com os elementos da natureza – terra, água, fogo e ar. Esta é uma leitura inspiradora para educadores, pesquisadores e todos aqueles que acreditam na escola como um território de experimentação, sensibilidade e transformação, onde se aprende nos entrelaçamentos com os fluxos de vida
  • Livro
    Educação e leitura: debatendo a cor do silêncio
    (Centro de Educação, 2024) Freitas, Alessandra Cardozo de (org.); Lima, Juliana de Melo (org.); Freitas, Daniela Amaral Silva (org.); Fernandes, Gildene Lima de Souza (org.)
    A coletânea de textos que se apresenta neste livro reúne uma diversidade de preocupações sobre educação e leitura, em específico à leitura de literatura, a partir da realização do 9º Seminário Educação e Leitura. A obra evidencia, dentre outros temas, o silêncio em sala de aula quanto ao racismo, defendendo a leitura de literatura como forma de debater e fomentar atitudes emancipatórias nessa vertente
  • Livro
    O lúdico na educação das infâncias: teoria e prática para a formação de professores
    (UFRN, 2024-10) Medeiros, Blenda Carine Dantas de (org.); https://orcid.org/0000-0002-4091-3897
    Este e-book resulta de um conjunto de ações de extensão e de pesquisa desenvolvidas por professoras do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN), tornando-se um produto extensionista mediante a coletividade demonstrada pela equipe organizadora dos projetos e cursos, e pelas parcerias estabelecidas com diversas instituições educacionais. O volume 1 deste e-book se propõe a contribuir com a formação inicial e continuada de educadores, a partir da sistematização de fundamentos teóricos e elementos pedagógicos que perpassam a educação das infâncias, o lúdico e temáticas contemporâneas
  • Livro
    Ensino de Artes na escola
    (SEDIS-UFRN, 2019-09-12) Vieira, Marcilio de Souza (org.); Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; Pontes, Gilvânia Maurício Dias; Mosca, Maristela de Oliveira; Fonseca, Nayde Solange Garcia
    Este material é o resultado de um investimento intelectual e econômico assumido por diversas instituições que se comprometeram com a Educação e com a reversão da seletividade do espaço quanto ao acesso e ao consumo do saber, bem como REFLETE O COMPROMISSO DA SEDIS/UFRN COM A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, como modalidade estratégica para a melhoria dos indicadores educacionais no RN e no Brasil
  • Livro
    Fotocartografias entre infâncias, artes e naturezas
    (Caule de Papiro, 2024-07) Ramalho, Ivone Priscilla de Castro; Coutinho, Karyne Dias; https://orcid.org/0000-0002-4786-184X
    Fotocartografias entre Infâncias, Artes e Naturezas é um convite para mergulhar em um universo onde as crianças são protagonistas da experimentação, da criação e da expressão. Organizado por Ivone Priscilla de Castro Ramalho e Karyne Dias Coutinho, este livro é um testemunho poético e visual das experiências vividas na escola, nos parques e nas paisagens naturais, onde a arte se entrelaça com a infância de forma potente e inspiradora. Cada página deste livro é um convite para despertar a potência da infância, onde a imaginação e a criatividade fluem livremente. Com fotografias e ensaios reflexivos, este livro se lança como uma possibilidade de despertar educadores, artistas e todos aqueles que acreditam no poder transformador da arte e da infância a se jogarem em experimentações nos fluxos de vida.
  • Livro
    Educação das infâncias em tempos de isolamento social: um guia para pais e responsáveis
    (Insecta, 2021) Carrico, Janaina
    Longe de querer oferecer “receitas prontas”, este material compila algumas ideias que podem servir de referência para outras práticas possíveis de serem realizadas pelas famílias, mesmo que estas não detenham o conhecimento “pedagógico”. Introduzimos, de início, o entendimento sobre o termo “rotina”, conceito fundamental para se pensar em qualquer ação que envolva a produção de conhecimento. Tratamos também sobre como abordar o tema “COVID-19” com os mais jovens, no sentido de tranquilizá-las sobre a situação. Em seguida, mostramos algumas experiências simples e possíveis de serem executadas junto às crianças.
  • Livro
    Práticas pedagógicas em mídia-educação
    (SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos Santos
    Este livro, Prática Pedagógica em Mídia-Educação, parte do entendimento de que as crianças são sujeitos contemporâneos que habitam em um mundo altamente midiático. Ao considerar e respeitar esses sujeitos, o livro apresenta o trabalho com a mídia desenvolvido nos últimos anos no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), configurando caminhos e alternativas distintos para o uso das mídias nas escolas. Os caminhos criados para o trabalho com o que se nomeia como mídia-educação não se caracterizam pela reprodução ou proibição das mídias na escola. As alternativas apresentadas no livro para o trabalho com a mídia-educação são caracterizadas pela criação, por processos criativos. Criação que acontece por meio de procedimentos coletivos de diálogo entre os pares/professores(as) e com as crianças, e trocas interpessoais e institucionais.
  • Livro
    XII Seminário de Estágio Supervisionado: caderno de resumos dos trabalhos
    (Núcleo de Educação da Infância, 2022) Bortoletto, Denise; Silva Júnior, Gilmar Teixeira da
    Aprendemos com Freire (2002, p. 269) que “o aprendizado do ensinante ao ensinar se verifica à medida em que o ensinante, humilde, aberto, se ache permanentemente disponível a repensar o pensado, rever-se em suas posições; em que procura envolver-se com a curiosidade dos alunos e dos diferentes caminhos e veredas, que ela os faz percorrer”. O estágio supervisionado no NEI permite o “passeio” por diferentes temas de pesquisa, o contato com o estudo de temáticas que aprendemos junto das crianças, por meio da escuta atenta, intencional e sistemática dos seus conhecimentos e saberes, um currículo vivo e em movimento. Por isso, os resumos que apresentamos trazem relatos de experiências diversificadas, vividas em turmas da Educação Infantil ao Anos iniciais do Ensino Fundamental.
  • Livro
    Almanaque linguagens e afetos: acolhendo emoções e sentimentos
    (Terceirize, 2020) Sousa, Ana Catharina Urbano Martins de
    Este é um material que auxilia os adultos a conversares com as crianças sobre emoções e sentimentos. Por meio da vivencia de experiências lúdicas as crianças vão se expressando sobre tudo isso.
  • Livro
    Caderno de inclusão: orientações
    (edufrn, 2019) Pimentel, Gilka Silva
    Esse caderno, revela diferentes experiências do Núcleo de Educação da Infância, elaboradas por toda uma geração de docentes, que começa nos anos de 1980, e vem se renovando a cada ano. Este documento ilumina parte da história vivida/tecida nessa instituição, a fim de que outros sujeitos, ao ingressarem na escola, tenham a referência de como se organiza o trabalho de inclusão escolar no NEI. Um trabalho pedagógico que se faz em um vai e vem constante, de idas e vindas, nunca de maneira linear e uniforme.
  • Livro
    Caderno faça e conte
    (SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da Silva
    Nos anos 1980, as equipes de profissionais, a partir de estudos e análises das práticas desenvolvidas, decidiram orientar suas ações com as crianças por meio do Tema de Pesquisa na Educação Infantil. Entre 2010 a 2015, o NEI/CAp avança na escrita desse projeto, voltado agora para as turmas do Ensino Fundamental. Para tanto, foi constituída uma Comissão, com docentes do Centro de Educação e do NEI/CAp, para articular os debates sobre a implantação do Tema de Pesquisa nessa etapa de ensino. Nesse debate, a preocupação com a construção de um Projeto Curricular com organicidade e unidade é central, uma vez que a Educação Infantil já seguia as orientações do trabalho com tema de pesquisa. Dessa feita, estabelecer a necessária coerência interna com o ensino fundamental torna-se preponderante para as equipes dos profissionais da educação que interagem com as crianças, sejam professores, professoras, gestores, coordenadores, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Dessa forma, uma publicação sobre o Tema de Pesquisa trará importantes contribuições para pensar sobre suas possibilidades didático-pedagógicas no ensino, mas, também, sobre a política educacional para a infância, o currículo nessas etapas, a formação docente, as contribuições teórico-metodológicas para a produção de conhecimentos sobre as escolas que atendem às crianças com até 10 anos de idade. Investigar e construir currículos requer considerar as crianças como sujeitos de direitos, como seres criativos e imaginativos que se desenvolvem em sua integralidade, articulando dimensões cognitiva, sócio afetiva, psicomotora e cultural. Requer pensar a experiência da educação escolarizada como processo de permanente reinvenção e articulação com a sociedade, a cultura e a história em seu espaço/tempo de produção e realização. O ensino, como ação pedagógica intencional e sistemática, visa contribuir para o avanço no desenvolvimento dos alunos e alunas, que evoluem dos seus conhecimentos prévios, ou do senso comum, para a sistematização de conhecimentos produzidos nas ciências, nas artes, na filosofia, na cultura e nas tradições sociais.
  • Livro
    Educação das infâncias em tempos de esperança: entre telas, desafios e invencionices.
    (2022) Bezerra, Ana Karla Ana Karla Pessoa Peixoto; Souza, Danielle Medeiros de; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Melo, Murilo Oliveira
    Este ebook possui diferentes temáticas que refletem os avanços e as dificuldades do trabalho docente. Diferentes vozes, ideias e perspectivas são articuladas e refletem a competência dos professores e das professoras que compartilham um mesmo desejo: esperançar por uma educação das infâncias de qualidade.
  • Livro
    Quando o NEI esteve em casa: relatos de experiências de ensino remoto
    (RN EDITORA,, 2022) Rezende, Marianne da Cruz Moura; Souza, Danielle Medeiros de; Fernandes, Gildene Lima de Souza; Carrico, Janaina Speglich de Amorim
    Apresenta recortes de práticas pedagógicas desenvolvidas no Núcleo de Educação da Infância, em um tempo pandêmico e circunscrito, no qual a instituição adotou o ensino remoto. Os registros são resultados da Pesquisa “Ser e estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI: o que nos dizem as crianças”, coordenada pela professora Marianne da Cruz Moura Rezende e colaboradores, com o objetivo de compreender os sentidos e modos de ser e de estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, mediante as falas e percepções das crianças que constituem o corpus da investigação.
  • Livro
    Histórias, memórias e afetos
    (SEDIS-UFRN, 2020) Cordeiro, Sandro da Silva; Campos, Rebeca Ramos
    Este livro, escrito por várias mãos, expressa fragmentos de uma história construída a duras penas, fruto de lutas, de entraves, de suor, de dedicação de um grupo de professores e funcionários, que tinham/tem um propósito em comum: construir uma escola pública e de qualidade. A organização deste livro mostra, em palavras, a relevância do NEI enquanto espaço formativo, de produção do conhecimento na Educação da Infância.
  • Livro
    Prática pedagógica em mídia-educação
    (SEDIS-UFRN, 2021) Cordeiro, Sandro da Silva; Figueiredo, Milene dos Santos
    Este livro é fruto das experiências acumuladas pelos professores do Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Há 40 anos, a equipe do NEI vem se dedicando a construir uma proposta inovadora de ensino