Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional
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Navegando Programa de Pós-Graduação Química - Rede Nacional por Autor "Colares, Regilany Paulo"
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Dissertação Desenvolvimento de sequência didática para o ensino de Dispersões(2019-08-02) Almeida, Regina Amanda França; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; ; Fernandes, Nedja Suely; ; Colares, Regilany Paulo;Diante das dificuldades de compreensão do conteúdo de Dispersões, relatados na literatura para os alunos do ensino médio e, com o intuito de auxiliar no processo de ensino aprendizagem deste conteúdo, esta dissertação teve como objetivo o desenvolvimento de um produto educacional, o qual é caracterizado por uma sequência didática que utiliza a Teoria da Aprendizagem Significativa (desenvolvida por David Ausubel) – TAS – em suas etapas de aplicação. O público-alvo foi uma turma, que contém 40 alunos, pertencentes à 2ª série do Ensino Médio com modalidade de estudo em Tempo Integral, localizada na cidade de Fortaleza, Ceará. Durante a realização das atividades foram preservadas as identidades dos alunos. A sequência didática consta de cinco momentos: o primeiro é um questionário para levantamento de conhecimentos prévios dos estudantes junto a um texto; o segundo é uma aula expositiva (a qual foi construída partindo dos resultados do levantamento prévio); o terceiro é a utilização de simuladores para fixação e aprofundamento de conhecimentos; o quarto é a elaboração de mapas conceituais; o quinto e último foi a discussão destes mapas conceituais e elaboração de novos. Durante a aplicação da primeira etapa da sequência didática foi observada, como resultado, bastante participação dos alunos nas discussões iniciais. Em relação às respostas dos questionários, foi possível perceber que muitos estudantes possuíam dificuldades relacionadas à interpretação de dados matemáticos. Também foi notório que alguns, além de apresentarem dificuldades matemáticas, mostraram-se confusos no que diz respeito a conceitos ligados aos termos “mistura homogênea” e “mistura heterogênea”. No segundo momento, os estudantes foram bastante participativos durante a explicação do conteúdo sobre dispersões, de modo que durante a explanação faziam colocações lembrando o questionário e o assunto que no momento estava sendo explanado. No terceiro momento os alunos demonstraram empolgação para participar dos simuladores on-line. Durante a realização do primeiro simulador, a Tarefa de João, foi possível perceber algumas dificuldades conceituais, porém a maioria da turma apresentou bom aproveitamento. No segundo simulador, também se observou bom desempenho e participação para trabalhar com diferentes concentrações de substâncias e suas respectivas interpretações. O terceiro simulador, percebeu-se que a maior parte da turma apresentou dificuldade para realizar. Esse fato foi possivelmente devido a presença de alguns cálculos e interpretações necessárias para concluir a atividade. No momento quatro, foi notória a dificuldade na confecção dos primeiros mapas conceituais. Os discentes tiveram muitas dúvidas em relação a estrutura destes desenhos. No quinto momento, durante a reconstrução dos mapas de conceitos, foi possível perceber uma melhor desenvoltura na elaboração dos mapas conceituais, de forma que os estudantes conseguiram acrescentar mais conceitos, interligá-los por meio de conectivos e respeitaram a hierarquia conceitual. Foi possível perceber que a sequência didática teve grande importância na estimulação dos alunos ao estudo de Dispersões e, também, um bom desempenho cognitivo sobre o entendimento deste conteúdo durante as etapas de aplicação. Há um destaque para a etapa de construção dos mapas conceituais, uma vez que eles possibilitam trabalhar conceitos e instrumentalizar a Aprendizagem Significativa.Dissertação Uma proposta de sequência didática para abordagem de cinética química utilizando redes sociais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Souza, Paulo Victor Alves de; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; Malcher, Grazielle Tavares; https://orcid.org/0000-0001-9047-2068; http://lattes.cnpq.br/4519960290535334; https://orcid.org/0000-0003-3895-1808; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; http://lattes.cnpq.br/0667490718990974; Gomes, Fabiano do Espirito Santo; Colares, Regilany PauloO uso das tecnologias da informação, em particular, as redes sociais, se apresentam como um meio de distração dentro da estrutura escolar. Normalmente, a primeira ação para resolver os problemas causados pelo desvio de atenção agravado pelo uso dessas tecnologias é a proibição ou a limitação do uso. As novas tecnologias de comunicação possuem sincronicidade e permitem que os alunos troquem informações em tempo real, possibilitando o compartilhamento de informações de interesse mútuo. As redes sociais twitter, facebook, instagram e tiktok são novas formas de comunicação ainda pouco exploradas pela escola e que possuem grande potencial para divulgação científica e de comunicação com os jovens estudantes. O objetivo desse trabalho é avaliar se a utilização das redes sociais contribui para o ensino de cinética química através do desenvolvimento de uma sequência didática. Essa pesquisa se baseia nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural, principalmente da visão de Vygotsky para quem a linguagem é um instrumento cultural complexo e por onde pode-se refletir sobre as práticas escolares e como pode-se contribuir para melhorar a comunicação e incentivar as diferentes formas de expressão no processo de ensino. A pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação e terá como participantes os estudantes da 2° série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Deputado Carlos Pessoa Filho, localizada na cidade de Aroeiras, pertencente a região metropolitana de Campina Grande, na Paraíba. A coleta dos dados foi realizada através de questionários na escala likert e por meio da análise de conteúdos digitais produzidos pelos estudantes. Os estudantes participantes da pesquisa indicaram que os recursos digitais são motivadores e que podem ser utilizados no processo de ensino aprendizagem da cinética química de forma positiva, colocando o estudante em uma posição mais ativa na construção do seu conhecimento.Dissertação Sequência didática no Ensino de Termoquímica: experimentos investigativos desenvolvidos em grupo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-30) Lima, Francisca Reginaria Gomes; Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/0435570420479356; ; http://lattes.cnpq.br/0368364420381516; Silva Júnior, Carlos Neco da; ; http://lattes.cnpq.br/0917006004895117; Colares, Regilany Paulo; ; http://lattes.cnpq.br/1996515095612007A experimentação investigativa tem sido considerada por diversos pesquisadores como uma alternativa para melhorar a aprendizagem e intensificar o papel ativo do educando nas atividades, possibilitando, assim, uma maior participação deste em todos os processos de investigação, ou seja, desde a interpretação do problema a uma possível solução para ele. Nessa abordagem, os alunos têm a oportunidade de discutirem e questionarem suas hipóteses e ideias iniciais à luz do quadro teórico, coletar e analisarem dados para encontrar possíveis soluções da situação-problema apresentada. Neste sentido, a presente pesquisa buscou desenvolver uma sequência didática, acompanhada de orientações e roteiros experimentais investigativos, fazendo uso do conteúdo de termoquímica, com aplicação das atividades referentes aos fenômenos. O estudo desenvolvido como pesquisa qualitativa foi aplicada com alunos do 2º ano do ensino médio da E.E.M. Gonzaga da Fonseca Mota, localizada na cidade de Quixadá, Ceará. A coleta de dados foi realizada a partir da análise de dois questionários likert e por meio dos roteiros experimentais investigativos desenvolvidos pelos educandos. Comparando os dois questionários referente aos conhecimentos termoquímicos, no qual, o primeiro foi aplicado após as aulas teóricas e o segundo após aula teórica e prática, os quais possibilitou observar uma evolução considerável nas assertivas. Observamos também um crescimento no quantitativo de alunos que conseguiram correlacionar os conteúdos teóricos às atividades experimentais, bem como associar esses conceitos s situações em seu cotidiano. Os educandos ainda confirmaram que a utilização de atividades experimentais investigativas como recurso didático facilitou a compreensão do tema central na qual foram os protagonistas da situação. Por fim, destacamos que durante a elaboração e execução da Sequência Didática, os educandos conseguiram desenvolver a capacidade de refletir acerca dos eventos que fazem parte de fenômenos termoquímicos, além de desenvolverem técnicas básicas laboratoriais, deixando de lado a tradicional “receita” na tentativa de realizar a articulação dos conhecimentos já adquiridos conjuntamente com a formação de novas concepções, colocando-se diante de situações-problema nas quais eles poderão usar o raciocínio lógico, conhecimentos teóricos e a criatividade para propor suas próprias hipóteses, argumentações e explicações, e, deste modo, enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.