PPGED - Doutorado em Educação
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Navegando PPGED - Doutorado em Educação por Autor "Albino, Giovana Gomes"
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Tese Jovens estudantes em processo de transformação na travessia pelo ensino superior(2019-03-25) Ribeiro, Gisele Rogéria Penatieri; Ferreira, Adir Luiz; ; ; Lira, André Augusto Diniz; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Albino, Giovana Gomes; ; Aquino, Maria Sacramento; ; Domingos Sobrinho, Moisés; ; Silva, Rosália de Fátima e;O trabalho tem por objetivo geral analisar a relação entre ser jovem (condição juvenil) e ser graduando (condição estudantil) a partir das vivências de jovens estudantes do IFRN-Campus Ipanguaçu. O aporte teórico atrela-se à sociologia da educação e sociologia da juventude. O estudo está fundamentado epistemologicamente no olhar fenomenológico, com embasamento na etnometodologia. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, cujo trabalho de campo se concretizou com técnicas e instrumentos variados que proporcionaram um arranjo flexível entre a observação, a aplicação de questionários, as entrevistas individuais, as fotografias e os depoimentos, inclusive via redes sociais. Partindo do entendimento de que a condição juvenil se entrelaça a outros contextos de vida do jovem – aqui em relevo a condição de ser estudante acadêmico –, algumas categorias foram delineadas para aprofundamento, a saber: a temporalidade; a linguagem; a espacialidade; e a afetividade. As discussões dessas categorias, articulando teoria e empiria, possibilitaram-nos avançar na explicação da proposta de tese, que defende que o acesso e a permanência no Ensino Superior proporcionam vivências aos jovens estudantes que provocam/produzem variados movimentos de transformações nas dimensões da condição juvenil e estudantil, constituindo um novo processo estruturante na vida dos sujeitos. Assim, tendo como um dos pressupostos que a condição estudantil é uma das faces da condição juvenil, e que ambas se interpenetram, buscamos a compreensão multifatorial dos sentidos e significados voltados à condição do jovem estudante, cuja vivência acadêmica se constrói no IFRN, em um Campus do interior, o que se mostra como um dos caminhos possíveis para o desvelamento do novo público e da nova realidade do Ensino Superior no Brasil.Tese A representação social de disciplinas didático-pedagógicas no contexto da formação inicial docente: um entremear de saberes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-07-28) Albino, Giovana Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; ; http://lattes.cnpq.br/8658394012221292; Lira, André Augusto Diniz; ; http://lattes.cnpq.br/8891017471432810; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779910U0; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; Machado, Laêda Bezerra; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792784Y4; Porto, Rita de Cassia Cavalcanti; ; http://lattes.cnpq.br/6379742024980515Buscamos, através do presente estudo, analisar a representação social que os licenciandos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN têm de disciplinas didático-pedagógicas. Para isso, utilizamos a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 2009; 2012; JODELET, 2001) como aporte teórico-metodológico e tivemos, como objetivos, identificar essa representação social e compreender como ela é influenciada pela formação desses licenciandos. Assim, desenvolvemos a pesquisa no âmbito dos sete cursos presenciais de licenciatura ofertados pelo IFRN, a saber: Biologia, Espanhol, Física, Geografia, Informática, Matemática e Química, abrangendo unidades localizadas tanto na capital quanto no interior do Estado. Enquanto percurso metodológico fizemos uso do Procedimento de Classificações Múltiplas PCM (ROAZZI, 1995), cuja realização carece de um conjunto de vocábulos alcançado através da Técnica de Associação Livre de Palavras TALP (ABRIC, 1998). Para essa realização contamos com um total de cento e vinte (120) participantes, sendo trinta (30) na TALP e os demais na efetivação das etapas de classificação livre e dirigida que correspondem ao PCM. Alcançados os dados empíricos, utilizamo-nos das análises de conteúdo (BARDIN, 2011; FRANCO, 2007) e multidimensional (ROAZZI, 1995) para o decorrer de sua interpretação. Por fim, identificamos a representação social de disciplinas didático-pedagógicas centrada na ideia de que é por meio dessas disciplinas que se pode alcançar o perfil do bom profissional enquanto aquele que reúne conhecimentos e atributos necessários ao pleno desenvolvimento da docência, envolvendo nisto capacidades e características que demarcam o sentido da profissionalização. Ademais, constatamos a ancoragem dessa representação social no entendimento de que as referidas disciplinas ensinam a ser professor e sua objetivação na imagem do bom professor , ou seja, aquele que alcança, através do processo formativo e das experiências vivenciadas, qualidades que o tornam singular e capacitado para o pleno proceder profissional. Percebemos ainda que a atuação do professor formador repercute na maneira como os estudantes apreendem, assumem e se envolvem no estudo das disciplinas didático-pedagógicas e que isto reflete significativamente na representação social então criada