CCS - TCC - Fonoaudiologia
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TCC Como a pandemia de COVID-19 impactou a vida de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Monteiro, Thays Alves; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; 0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; 0000-0002-6772-7023; http://lattes.cnpq.br/6452682356086368; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; 0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Silva de Souza, Lidia; 0000-0002-1806-7268; http://lattes.cnpq.br/4756029009138507Objetivo: o presente estudo teve como objetivo descrever como os pais de crianças com TDL perceberam o impacto da interrupção da intervenção fonoaudiológica, devido ao distanciamento social na pandemia de COVID-19, e caracterizar sua qualidade de vida neste período. Métodos: a amostra foi composta pelos responsáveis de oito crianças diagnosticadas com TDL que eram atendidas em um projeto de extensão universitária. Para responder aos objetivos da pesquisa foram consideradas as respostas obtidas dos pais em um questionário elaborado especificamente para esse fim e um segundo relacionado à qualidade de vida dos responsáveis, o WHO Quality of Life-Bref Questionnaire (WHOQOL-bref). Os resultados obtidos foram tratados estatisticamente por meio de análise descritiva. Resultados: a maioria dos responsáveis (87,5%) observou que a pandemia afetou o desenvolvimento da linguagem de seus filhos. A avaliação geral sobre a qualidade de vida e a satisfação com a saúde, bem como todas as facetas dos domínios físico e de relações pessoais tiveram média classificada como regular. Conclusão: a maioria dos responsáveis das crianças com TDL apresentaram resultados negativos em relação a QV, e perceberam um impacto negativo ocasionado pela interrupção da intervenção fonoaudiológica, devido a pandemia de COVID-19, demonstrado por estagnação na evolução terapêutica anterior e surgimento de novas queixas, relacionadas especialmente com aprendizagem escolar.