CCS - TCC - Fonoaudiologia
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Navegando CCS - TCC - Fonoaudiologia por Autor "0000-0002-0322-6641"
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TCC Autopercepção de queixas de linguagem e de memória em idosos com doença de Parkinson(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Dantas, Ana Caroline Lourenço; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; 0000-0003-1716-1575; http://lattes.cnpq.br/0498921258146252; 0009-0006-4286-6517; http://lattes.cnpq.br/0136613150012133; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Campos, Patrícia Dominguez; 0000-0001-8275-0697; http://lattes.cnpq.br/0098318724440923Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade neurodegenerativa progressiva com causa idiopática. O declínio cognitivo é um dos comprometimento provocados pelo Parkinson, prejudicando a memória, linguagem e funções executivas. Induzindo a questionar acerca da percepção desses sintomas nos idosos com Doença de Parkinson. Objetivo: Investigar a autopercepção das queixas de linguagem e de memória de idosos com Doença de Parkinson. Métodos: Estudo de caráter quantitativo, observacional, descritivo e transversal, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Foram coletados 17 participantes, por conveniência, de forma não-probabilística. A amostra foi composta por 9 homens e 8 mulheres, com média de idade de 68 anos (±6,90). Os dados foram obtidos através de um questionário de autopercepção elaborado pelos autores, contendo 31 questões, divididas em etapas: queixas de linguagem e queixas de memória. Os dados foram analisados de forma descritiva e inferencial, por meio do teste exato de Fisher e Correlação de Pearson, atingindo o nível de significância de 5%. Resultados: Nas questões de linguagem, foram sinalizadas as dificuldades na escrita de textos e mensagens, dificuldades na fala, de encontrar palavras certas para expressar, fala lenta e bloqueios na fala. Foram indicadas dificuldades de memória e na recordação de recados. Destaca-se a correlação moderada entre as queixas de linguagem e as de memória. Conclusão: Os idosos com Doença de Parkinson apresentam queixas de memória e linguagem. Contudo, os dados exibiram resultados semelhantes entre si. Revelou-se a interface entre os domínios da linguagem e memória.TCC Como a pandemia de COVID-19 impactou a vida de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Monteiro, Thays Alves; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; 0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; 0000-0002-6772-7023; http://lattes.cnpq.br/6452682356086368; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; 0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Silva de Souza, Lidia; 0000-0002-1806-7268; http://lattes.cnpq.br/4756029009138507Objetivo: o presente estudo teve como objetivo descrever como os pais de crianças com TDL perceberam o impacto da interrupção da intervenção fonoaudiológica, devido ao distanciamento social na pandemia de COVID-19, e caracterizar sua qualidade de vida neste período. Métodos: a amostra foi composta pelos responsáveis de oito crianças diagnosticadas com TDL que eram atendidas em um projeto de extensão universitária. Para responder aos objetivos da pesquisa foram consideradas as respostas obtidas dos pais em um questionário elaborado especificamente para esse fim e um segundo relacionado à qualidade de vida dos responsáveis, o WHO Quality of Life-Bref Questionnaire (WHOQOL-bref). Os resultados obtidos foram tratados estatisticamente por meio de análise descritiva. Resultados: a maioria dos responsáveis (87,5%) observou que a pandemia afetou o desenvolvimento da linguagem de seus filhos. A avaliação geral sobre a qualidade de vida e a satisfação com a saúde, bem como todas as facetas dos domínios físico e de relações pessoais tiveram média classificada como regular. Conclusão: a maioria dos responsáveis das crianças com TDL apresentaram resultados negativos em relação a QV, e perceberam um impacto negativo ocasionado pela interrupção da intervenção fonoaudiológica, devido a pandemia de COVID-19, demonstrado por estagnação na evolução terapêutica anterior e surgimento de novas queixas, relacionadas especialmente com aprendizagem escolar.TCC Comparação do desempenho da fluência verbal de adultos e idosos com alta escolaridade do Rio Grande do Norte(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Emmily Raissa de Paiva; Lima, Ivonaldo Leidson Barbosa; http://lattes.cnpq.br/0498921258146252; 0009-0006-6070-7368; Gonçalves, Maria de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641Objetivo: Comparar o desempenho de fluência verbal de adultos e idosos do Rio Grande do Norte com alta escolaridade Método: Estudo descritivo, observacional, transversal e quantitativo, aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Participaram 60 indivíduos com alta escolaridade, sendo estes divididos em três grupos iguais por faixa etária: o Grupo 1 de 20 a 39 anos, o Grupo 2 de 40 a 59 anos e o Grupo 3 de 60 a 79 anos. Todos os participantes assinaram o termo de consentimento e realizaram o teste de fluência verbal semântico e fonológico, sendo analisada a quantidade total de evocações, a quantidade de evocação por blocos de segundos, os clusters e switches. Os dados foram analisados estatisticamente, com nível de diferença estatística de 5%. Resultados: Em fluência verbal semântica, a média do escore total do G1 foi 29,00 (± 5,91), do G2 foi 25,45 (±8,27) e do G3 foi 18,85 (±5,84). Na fluência verbal fonológica, a média do escore total do G1 foi 19,70 (± 4,33), do G2 foi 19,25 (±7,27) e do G3 foi 10,95 (±4,27). Em todos os parâmetros analisados, não se observou diferença estatística no desempenho de G1 e G2, já o G3 obteve resultado inferior ao dos outros grupos. Conclusão: Idosos com alta escolaridade apresentam um menor desempenho em fluência verbal semântica e fonológica do que os adultosTCC Comparação dos efeitos da eletroterapia com TENS de baixa frequência e da corrente de média frequência alternada (BMAC) em mulheres disfônicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-06) Silva, Caio Mateus da; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; 0009-0004-1931-738X; http://lattes.cnpq.br/2249414093150374; Siqueira, Larissa Thais Donalonso; 0000-0001-9728-8108; http://lattes.cnpq.br/5662828817405226; Godoy, Juliana Fernandes; 0000-0002-2116-1378; http://lattes.cnpq.br/5648779547231305Objetivo: Verificar e comparar os efeitos imediatos das eletroterapias com a corrente TENS de baixa frequência e da corrente de média frequência modulada (BMAC) nos parâmetros acústicos e autopercepção vocal em mulheres disfônicas. Métodos: Este é um estudo de intervenção, antes e após, aprovado pelo CEP da instituição (5.498.402). Participaram dez mulheres adultas com disfonia comportamental. Todas fizeram os dois tipos de intervenção com eletroterapia TENS (Intervenção A) e BMAC (Intervenção B), com duração de 20 minutos cada, em semanas alternadas. A ordem de aplicação das eletroterapias foi realizada por randomização simples. O Grupo 1 recebeu aplicação de uma sessão de eletroterapia com TENS de baixa frequência (10Hz) e duração de pulso em 200µs, no limiar motor. O Grupo 2 recebeu aplicação de uma sessão de eletroterapia com a corrente BMAC com 4KHz de frequência, modulação de 100 Hz e 4ms de curta duração. Em ambos os grupos, foi colocado um par de eletrodos nas lâminas da cartilagem tireoide. Antes e após cada intervenção, as participantes tiveram suas vozes gravadas (vogal sustentada /a/ e contagem de 1 a 11) para posterior análise acústica. Foram extraídos os seguintes parâmetros acústicos: frequência oscilatória (Fo), Acoustic Voice Quality Index (AVQI), Acoustic Breathiness Index (ABI), Cepstral Peak Prominence Smoothed (CPPS), Jitter, Shimmer e Harmonics-to-noise ratio (HNR). As participantes também responderam ao questionário de autopercepção da qualidade vocal de acordo com a escala numérica de 0 a 10: "O quão limpa está sua voz agora?" (0 mais "suja possível" e 10 "mais limpa possível") e "O quão fácil está para produzir sua voz agora?" (0 "mais difícil possível" e 10 "mais fácil possível"). Os dados foram analisados por meio do teste ANOVA de medidas repetidas e post hoc com teste Tukey (p<0,05). Resultados: Não houve mudanças significativas nas medidas acústicas após intervenções e sem diferenças entre os grupos. Para autopercepção vocal observou-se diferença significativa para “voz mais limpa” (p<0,001) e voz mais fácil (p<0,014) após TENS e BMAC, sem diferença entre os grupos. Conclusão: Uma sessão da eletroterapia com a corrente TENS ou com a corrente BMAC melhora a autopercepção da qualidade vocal e do conforto fonatório em mulheres com disfonia comportamental, porém não modifica parâmetros acústicos da voz. É necessário que mais estudos sejam realizados, com maior número amostral e um tratamento a longo prazo, para que possa determinar a eficácia das eletroterapias no tratamento vocalTCC Impactos da epilepsia e suas comorbidades nas alterações de linguagem em escolares: estudos de casos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-10) Silva, Tayeni Ellen Matias da; Azoni, Cintia Alves Salgado; Azevedo, Anna Irenne de Lima; 0000-0003-0805-2799; http://lattes.cnpq.br/8650558570204410; 0000-0003-2175-9676; http://lattes.cnpq.br/4935645902363577; 0009-0008-2020-1607; https://lattes.cnpq.br/1815308277617046; Barbosa, Alexandre Lucas de Araújo; 0000-0003-1493-3429; http://lattes.cnpq.br/1211558003207410; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096Os efeitos da epilepsia podem acarretar comprometimento no desenvolvimento linguístico de crianças e adolescentes que impactam na aprendizagem e desempenho acadêmico. O estudo explora as dificuldades enfrentadas por estudantes com epilepsia, associada a comorbidades como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI). A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, analisa casos clínicos detalhadamente quanto a competências e habilidades como vocabulário, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, leitura, escrita, discurso narrativo oral e escrito. Os resultados evidenciam que crises epilépticas frequentes e mal controladas prejudicam significativamente o desempenho acadêmico e social, afetando memória, organização discursiva e processamento linguístico. Ademais, o impacto da epilepsia varia conforme o tipo de crise e a presença de comorbidades. Casos com controle adequado das crises e ausência de comorbidades graves apresentaram desempenhos mais próximos ao esperado. O estudo conclui que há déficits em linguagem nos aspectos de vocabulário, processamento fonológico, consciência sintática, leitura, escrita e discurso, encontrados nos pacientes com comorbidades. Além disso, ressalta a importância do diagnóstico precoce, associado a intervenções terapêuticas personalizadas e estratégias educacionais adaptadas, essencial para reduzir os prejuízos causados pela epilepsia. Por fim, destaca-se a necessidade de ampliar as investigações sobre a relação entre epilepsia e desenvolvimento linguístico, visando avanços no tratamento e na qualidade de vida dos indivíduos afetadosTCC Percepção dos pais sobre o desenvolvimento da fala e da audição dos filhos com queixas de linguagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-11-25) Santos, Ana Beatriz Silva; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; https://lattes.cnpq.br/9136109531257260; Gonçalves, Maria de Jesus; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; Oliveira, Maria Taiany Duarte de; http://lattes.cnpq.br/3069595979455776Introdução: no ambiente da clínica escola, a formação de listas de esperas é algo recorrente e as questões de audição e linguagem são alterações fonoaudiológicas muito presentes no público infantil. Objetivo: realizar uma análise descritiva e qualitativa dos aspectos auditivos e desenvolvimento da linguagem, mais especificamente a aquisição fonológica, a partir da percepção dos responsáveis pelas crianças com queixas de linguagem. Método: estudo do tipo descritivo e transversal. A amostra da pesquisa foi por conveniência a partir da seleção de pacientes da lista de espera da clínica escola, que consta com pacientes das diferentes áreas da fonoaudiologia, sendo estas: Linguagem adulto (18) e infantil (295), Disfagia (12), Motricidade Orofacial (15) e Voz (190). O público alvo da pesquisa foram os pacientes que buscavam por atendimento na área de linguagem infantil. Resultados: as questões de audição evidenciaram a excelente percepção dos pais quanto a importância da audição para o desenvolvimento da linguagem e a presença de otites recorrentes no período da infância. Além disso, demonstraram que na população estudada, existiu uma boa cobertura na realização da Triagem Auditiva Neonatal. A aquisição fonológica, evidenciou a percepção dos responsáveis quanto a presença de alterações no desenvolvimento da fala, com um alto índice de crianças que possuem dificuldade na aquisição, principalmente, dos fonemas [s], [z], [ʃ], [Ʒ], [l], [ɳ], [ʎ], [ɾ] e [R]. Conclusão: Portanto, destaca-se uma adequada percepção dos responsáveis, quanto aos aspectos de audição e aquisição fonológica, principalmente, com relação a influência da audição na linguagem e aquisição fonológica das consoantes estudadas.TCC Transtornos de linguagem em pessoas que se comunicam por língua de sinais: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Silva, Natalia de Sousa Leal; Cáceres-Assenço, Ana Manhani; 0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; 0000-0002-6210-3174; http://lattes.cnpq.br/0551873697696172; Giacchini, Vanessa; 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Santos, Paulo Roberto de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2913358456829546Objetivo: Identificar e analisar a produção científica que aborda a ocorrência de transtornos de linguagem em pessoas surdas que se comunicam por língua de sinais. Estratégia de pesquisa: Levantamento da literatura nacional e internacional nas bases de dados, Embase, ERIC, LILACS, PubMed e Scielo. A pergunta norteadora foi “Como a Fonoaudiologia aborda os casos de pessoas surdas usuárias de língua de sinais e que são acometidas por transtornos de linguagem nessa modalidade?”. Critério de seleção: Artigos que abordavam práticas fonoaudiológicas em quadros de transtorno de linguagem em população usuária de língua de sinais. Resultados: Foram identificados 295 artigos, após aplicar os critérios de elegibilidade oito foram incluídos na análise. O intervalo de tempo de publicação encontrado foi de 12 anos (de 2007 até 2018), estudos majoritariamente do Reino Unido, de delineamento observacional e ainda com amostra restrita. Conclusão: Há escassez de estudos que abordem os transtornos de linguagem em crianças surdas sinalizadoras, principalmente no âmbito nacional. Esse achado chama atenção para a necessidade de estudos que abordem práticas fonoaudiológicas de intervenção nesses transtornos, viabilizando a formação dos fonoaudiólogos quanto às práticas clínicas.