CCS - TCC - Fonoaudiologia
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TCC Análise dos recursos do ambiente familiar de crianças com deficiência auditiva em diferentes regiões do país(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-19) Souza, Mikaele Luane Fernandes; Brazorotto, Joseli Soares; http://lattes.cnpq.br/8038447445698925; 0000-0001-8906-2053; http://lattes.cnpq.br/7645512208136888; Assenço, Ana Manhani Cáceres; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; Gomes, Larissa Fernandes; http://lattes.cnpq.br/0425021545238395Objetivo: caracterizar os recursos do ambiente familiar de crianças com deficiência auditiva em diferentes regiões do país. Métodos: estudo descritivo-analítico, aprovado em CEP institucional, sob o número 3.440.683. Participaram noventa e sete famílias de crianças com deficiência auditiva usuárias de serviços de reabilitação auditiva de quatro regiões do país. Foi aplicado eletronicamente, sob a forma de questionário, o Inventário de Recursos do Ambiente Familiar (RAF). Os dados foram analisados de forma descritiva e indutiva por meio de correlação simples. Resultados: a pontuação média do RAF foi 4,3 entre diferentes regiões do Brasil, com relativa homogeneidade nos recursos familiares promotores de desenvolvimento, apesar das diversidades culturais e econômicas. Em relação aos recursos protetores dos processos proximais, as famílias relataram brinquedos de locomoção, materiais escolares, livros físicos, além de celulares e tablets, como recursos frequentes no ambiente doméstico. Entre as variações regionais, destacou se uma maior oferta de livros no sudeste e menor uso de telas no sul. A proximidade das famílias e crianças nas atividades diárias, como brincar e assistir a filmes ou TV foi uniforme e a estabilidade na vida familiar, quanto aos horários e rotinas foi observada em 61% da amostra. Contudo, há sobrecarga nas mães em relação ao vínculo com a escola. Houve correlação entre a pontuação geral do RAF e a escolaridade materna e entre a pontuação de rotinas e a idade da criança. Conclusão: observou-se uma relativa uniformidade nos recursos do ambiente familiar para crianças com deficiência auditiva em diferentes regiões do Brasil