Programa de Pós-Graduação em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46466
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Gestão, Trabalho, Educação e Saúde por Autor "Alves, Emmanuele de Jesus Balata Sousa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Educação permanente em saúde no Maranhão: uma análise histórica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-19) Alves, Emmanuele de Jesus Balata Sousa; Almeida Júnior, José Jailson de; https://orcid.org/0000-0001-7448-0703; http://lattes.cnpq.br/8768677759534396; http://lattes.cnpq.br/8382899134316067; Carvalho, Maria de Lourdes; Telles, Mauricio Wiering Pinto; https://orcid.org/0000-0002-5568-6877; http://lattes.cnpq.br/3146268167204989Introdução: A Educação Permanente em Saúde pode ser entendida comoaprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidianodas organizações e ao trabalho, baseia-se na aprendizagem significativa e napossibilidade de transformar as práticas profissionais. Objetivo: Analisar a trajetóriada EPS no estado do Maranhão no período de 2012 a 2022, a partir da identificaçãoe mapeamento das formações profissionais técnicas de nível médio e qualificaçõesprofissionais desenvolvidas pela ETSUS/ESP e demonstrar as ações de EPS nocenário maranhense através de um protótipo de aplicativo. Metodologia: Trata-sede um estudo de caráter descritivo, com investigação documental e abordagemquali-quanti. O cenário de estudo para esta pesquisa foi definido considerando ocaráter institucional público e as formações profissionais desenvolvidas naETSUS/MA e da ESP/MA. Análise: Os dados foram analisados a partir dacategorização de: natureza da oferta; instituição formadora/ regional de saúde/município; oferta educacional e o quantitativo de alunos formados/capacitados.Resultados: Foram encontradas 67 ofertas educacionais, sendo 7 ofertas deformações técnicas de nível médio e 60 ofertas de qualificação profissional,alcançando um total de 3.247 alunos formados nas formações técnicas e 45.346alunos capacitados nas qualificações profissionais, com um total de 48.593capacitados no decênio. Conclusão: Observou-se nos documentos fragilidade nasistematização dos dados e a necessidade de mecanismos de monitoramento. Oaplicativo é um instrumento potente e inovador que alcança as dimensõesgerenciais, tecnológicas e de tomada de decisão neste processo. Para conduzir aEPS no estado do Maranhão é necessário compreendê-la e fazê-la protagonistaneste SUS que se aprende, neste SUS que se ensina.