Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11949
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação por Autor "03553729406"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Atratividade visual em roteamento de veículos através de otimização bi-objetivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-03) Lima, Diego Rocha; Aloise, Daniel; Aloise, Daniel; 03553729406; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; http://lattes.cnpq.br/5093210888872414; http://lattes.cnpq.br/1572005971689857; Subramanian, Anand; http://lattes.cnpq.br/2752210156480636; Pessoa, Bruno Jefferson de Sousa; http://lattes.cnpq.br/8578684012230031; Silva, Ivanovitch Medeiros Dantas da; http://lattes.cnpq.br/3608440944832201; Ferreira, LucianoNesta tese abordamos um problema de roteamento de veículos cujo o sistema de distribuição das rotas deve considerar tanto o seu custo efetivo como sua atratividade visual. Os métodos de agrupamento em princípio não são feitos para o Problema de Roteamento de Veículos, mas sendo utilizados, podem prover soluções atrativas visualmente e possivelmente boas em relação ao custo. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é integrar em um método bi-objetivo a minimização do custo da rota e a otimização de um critério de agrupamento, fazendo assim com que os clientes sejam melhor particionados nas diferentes rotas. Para isso, fazemos uso de um algoritmo evolucionário multi-objetivo baseado em ordenação por não-dominância, a fim de aproximar sua Fronteira de Pareto. Mostramos através de experimentos computacionais que nosso modelo é capaz de gerar soluções para roteamento de veículos que possuem um baixo custo e ao mesmo tempo são atrativas visualmente de acordo com as métricas propostas na literatura. Além disso, o modelo foi testado com um grupo de instâncias baseado em dados de uma malha viária real.