DEDFIS - Departamento de Educação Física
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/1/31
Navegar
Navegando DEDFIS - Departamento de Educação Física por Autor "Castro, Janete Lima de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo La problematización para la capacitación a distancia de los recursos humanos en salud en Brasil(Revista Internacional de Tecnología, Conocimiento y Sociedad, 2018) Castro, Janete Lima de; Vilar, Rosana Lúcia Alves de; Dias, María Aparecida; https://orcid.org/0000-0003-1823-9012Este trabajo analiza el uso del método de la problematización en una experiencia de educación a distancia de profesionales de la salud en Brasil, con la utilización de medios de comunicación integrados. El método de la problematización está dirigido a la adquisición del conocimiento vinculado al contexto social, lo cual permite una comparación entre la práctica vivida y los contenidos propuestos, para una reflexión y comprensión reelaborada de esta práctica. Los resultados obtenidos confirmaron la funcionalidad del método como opción pedagógica mediante la utilización de medios de comunicación conectados entre ambiente virtual, libro impreso y seguimiento del profesor tutor. Al final del curso, los proyectos de intervención elaborados fueron exitosos, indicando un aprendizaje significativo, con posibilidades de cambios efectivos en las prácticasLivro Qualificação da gestão do trabalho no SUS: registro de uma experiência(Una, 2021-12) Castro, Janete Lima de; Villar, Rosana Lúcia Alves de; Dias, Maria AparecidaLivros produzidos em instituições de ensino primam por sua excelência acadêmica, sendo resultado da experiência de pesquisadores e discentes. No presente caso, a obra Qualificação da Gestão do Trabalho no SUS: registro de uma experiência, organizada pelas professoras Janete Lima de Castro, Maria Aparecida Dias e Rosana Lúcia Alves de Vilar, é o resultado de atividades iniciadas em 2012 em todos os estados da federação por meio do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, utilizando as tecnologias de comunicação e informação, que possibilitam a viabilização de cursos a distância. Foram formados ao longo desse ciclo mais de 1.790 especialistas, que estão atuando no Sistema Único de Saúde em todo o território nacional. O Curso de Especialização permitiu o desenvolvimento de ações de extensão e de pesquisa, contribuindo fortemente para o desenvolvimento de conhecimento técnico e científico, com importante impacto na sociedade. O Observatório de Recursos Humanos em Saúde, sediado no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva e no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, albergou o Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e as demais atividades de pesquisa e de extensão com financiamento proveniente do Ministério da Saúde, por meio do Termo de Execução Descentralizada (TED) n. 024/2016, através do projeto Apoio à Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – o título do projeto antecipava o seu propósito, que consistia em fortalecer o campo da gestão do trabalho e da educação na saúde das Secretarias de Saúde estaduais e municipais. O Observatório RH em Saúde permitiu que a UFRN intensificasse sua cooperação com o Sistema Único de Saúde (SUS), reafirmando, assim, o seu compromisso e responsabilidade social com um sistema de saúde criado com a premissa de que todos têm direito à saúde e cabe ao Estado garantir este direito. Isso, na perspectiva de uma sociedade mais justa, mais solidária e democrática. O presente livro, organizado em oito capítulos escritos pelos professores e coordenadores dos cursos, aborda as diversas experiências das turmas dos estados das Regiões Sul e Sudeste do Brasil – esclarece-se que as demais regiões foram objeto de outras publicações. No Capítulo 1, o leitor encontrará um panorama das duas regiões e informações gerais sobre a iniciativa realizada. Em seguida, do Capítulo 2 ao Capítulo 8, são apresentados textos que tratam das experiências do conjunto de turmas por estado. Esses textos foram elaborados a partir dos relatórios de pesquisas desenvolvidas pelo projeto citado, relatórios das turmas por estado, e relatórios enviados para o Ministério da Saúde, assim como os trabalhos de conclusão de curso, que foram apresentados como projetos de intervenção para as instituições as quais os alunos estavam vinculados. A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte traz a público mais uma importante obra, reconhecendo o potencial desta experiência para contribuir com a melhoria dos processos de trabalho e de gestão dos serviços de saúde, além de fortalecer os laços entre as instituições de serviço e de ensino, realizada sob múltiplos e críticos olhares. A produção científica e a formação de recursos humanos devem ser constantes, permitindo avanços nessa promissora e prazerosa caminhada, que culmina com a melhoria diária das ações nos serviços de saúde