Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina por Autor "Amorim, Erico Gurgel"
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Dissertação Conexões pedagógicas entre atenção hospitalar e atenção básica: proposta de itinerário formativo para trabalhadores(as) - residentes no Seridó potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-11) Santos, Maria Helena de Araújo; Oliveira, Ana Luiza de Oliveira e; Amorim, Erico Gurgel; https://orcid.org/0000-0001-9537-1979; http://lattes.cnpq.br/8648769154718062; http://lattes.cnpq.br/2132050800789218; Solano, Lorrainy da Cruz; Costa, Marcelo Viana da; Sobreira, Maura Vanessa SilvaO Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica (PRMAB) da Escola Multicampi de Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMCM/UFRN) em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de Caicó/RN e Currais Novos/RN, visa oportunizar uma formação de profissionais de diferentes áreas da saúde baseada em práticas reflexivas, críticas, humanísticas e éticas com responsabilidade social no Sistema Único de Saúde (SUS). As Redes de Atenção à Saúde dos municípios de Caicó/RN e de Currais Novos/RN são os cenários de prática para os(as) trabalhadores(as)-residentes do PRMAB. Em Caicó/RN, um dos equipamentos que faz parte do processo de ensinoaprendizagem pelo trabalho é o Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes (HETFF), o qual está posto como rodízio para os(as) trabalhadores(as)-residentes do segundo ano do PRMAB. Este trabalho tem como objetivo produzir uma proposta de itinerário formativo para os trabalhadores(as)-residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica no Hospital Estadual Telecila Freitas Fontes como cenário de prática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória que se vale da pesquisa documental como referencial teórico metodológico. A análise dos documentos foi influenciada pelo lugar social ocupado pela pesquisadora como preceptora e egressa do PRMAB. Por isso, utilizamos como ferramentas de coleta de dados o diário de campo desta pesquisadora, com anotações datadas de 11 de março de 2022 a julho de 2022, bem como a avaliação do rodízio na unidade hospitalar contida nos relatórios de atividades dos residentes que passaram pelo serviço nos anos de 2021 e 2022. Tal proposta é materializada em um guia orientador, o qual dispõe de informações sobre a unidade hospitalar, o PRMAB e o rodízio no HETFF, propondo os objetivos de aprendizagem, as possíveis atividades a serem desenvolvidas (com sugestões de roteiro), o cronograma padrão e a elaboração de um produto final do rodízio. Com isso, esperamos contribuir tanto na qualificação do processo de ensino-aprendizado de trabalhadores(as)residentes que atuam no HETFF como segmento da Atenção Básica, quanto na melhoria da Atenção à Saúde no município de Caicó/RN.Dissertação Construção de um aplicativo para a Biblioteca Setorial Dr. Paulo Bezerra da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-12) Cunha Neto, José da; Braz, Janine Karla França da Silva; Amorim, Erico Gurgel; https://orcid.org/0000-0002-9570-6465; http://lattes.cnpq.br/8667360972582108; http://lattes.cnpq.br/4533659512958654; Oliveira, Juliana Damasceno; Medeiros, João Paulo de Souza; https://orcid.org/0000-0002-5102-2707; http://lattes.cnpq.br/8782777013152714As bibliotecas universitárias, com advento das tecnologias da informação e da mudança de comportamento da sociedade, adquiriram um novo formato: o digital/eletrônico. A biblioteca setorial Dr. Paulo Bezerra está inserida na Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Caicó, RN) e oferece serviços e produtos para a comunidade acadêmica. Apesar de utilizar plataformas informatizadas da Universidade, a mesma possui desafios para divulgar serviços e produtos. Por isso, o objetivo deste trabalho é construir um aplicativo de uso da biblioteca setorial Dr. Paulo Bezerra da Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN. Para isso, essa pesquisa é de caráter exploratória, aplicada, qualitativa e um estudo de caso e que utilizou-se de reuniões com a equipe para levantar informações dos setores e suas atribuições, bem como o registro fotográfico. Em seguida foi utilizado o website Glide apps (http://www.glideapps.com) para a criação da interface. Ao final foi realizada a avaliação do aplicativo com uso da técnica de nuvem de palavras das impressões do usuário do aplicativo através do Mentimeter (http://www.mentimeter.com). O produto foi um aplicativo que está disponível para download gratuito e que possui uma página de login e três abas internas com as seções "home", "equipe técnica" e "fale com a biblioteca". Em cada aba há recursos de acesso facilitado a busca de informações de referências e da biblioteca. O aplicativo foi avaliado por 52 pessoas com funções diversas na instituição (docentes, discente e equipe técnica) e demonstrou ser “intuitivo”, “prático” e “necessário”. Dessa maneira, o aplicativo aproxima os usuários dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, facilitando a sua integração acadêmica.Dissertação Construção de um programa de simulação clínica em um curso de medicina do sertão paraibano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Toledo, Miguel Aguila; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Costa, Marcelo Viana da; https://orcid.org/0000-0002-3673-2727; http://lattes.cnpq.br/1801687907907663; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/1996437579544775; Mazzo, Alessandra; Amorim, Erico Gurgel; Lucena, Eudes Euler de Souza; Almeida, R0drigo Guimarães dos SantosAs exigências sociais relacionadas às especificidades do novo profissional da saúde conduziram para as transformações na educação médica. Portanto, as Diretrizes Curriculares Nacionais sugerem que os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Medicina contemplem a adoção de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, em que o estudante deve ser protagonista e autônomo em seu processo de ensinagem e o docente um facilitador, além de garantir uma formação cidadã, (re)conhecendo-se como um agente de transformação social e de garantia de direitos e deveres. Ante as possibilidades metodológicas, destaca-se a simulação clínica, a qual prepara o discente para a aprendizagem em ambiente clínico. Assim sendo, objetivou-se construir e propor um programa de simulação clínica para o ensino médico em nível de graduação. Para tanto, foi adotado um estudo de pesquisa-ação educacional. O levantamento de dados ocorreu em Patos, cidade do interior da Paraíba, a partir de informações coletadas em documentos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos (UNIFIP), bem como de docentes dos eixos de Humanidades Médicas (HM) e Atenção Primária à Saúde (APS). Como resultado, obteve-se o mapeamento das competências do curso, a caracterização da estrutura laboratorial do UNIFIP para apoiar as práticas de simulação clínica, conteúdos programáticos e as experiências de simulação clínica dos eixos HMeAPS. A partir desses resultados, foi possível delinear um programa de simulação clínica para o ensino médico, com ênfase na atenção primária à saúde e nas habilidades de comunicação clínica, a partir das experiências de simulação existentes no Curso de Graduação em Medicina do UNIFIP.Dissertação Construção e validação de instrumento para avaliação e acompanhamento de feridas em portadores de Diabetes Mellitus na atenção primária à saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-01-23) Nóbrega, Ivânia Raquel Medeiros da; Morais, Hecio Henrique Araújo de; Amorim, Erico Gurgel; https://orcid.org/0000-0003-3473-2077; http://lattes.cnpq.br/6778491993760686; https://orcid.org/0000-0002-6450-1483; http://lattes.cnpq.br/9568109998934778; Lucena, Eudes Euler de Souza; http://lattes.cnpq.br/6969519171915250; Farias, Thalyne Yuri AraújoO Brasil apresenta uma alta prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, especialmente o diabetes mellitus, que é um importante problema de saúde pública que compromete a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde. Esse estudo objetiva construir e validar um instrumento de avaliação e acompanhamento de feridas para portadores de diabetes mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde do município de Caicó. Trata-se de um estudo metodológico dividido em duas grandes etapas: construção de instrumento e validação de conteúdo. Para a construção foi realizada revisão integrativa da literatura por meio de artigos selecionados nas bases de dados nacionais e internacionais. A população do estudo foi composta por experts voluntários, que após orientações, esclarecimentos, autorização e assinatura do registro de consentimento livre e esclarecido, validaram o conteúdo do instrumento. Os dados coletados foram inseridos no Microsoft Excel 2021 e tabulados manualmente. Para a análise dos dados foi utilizado o Índice de Validação de Conteúdo, calculado através da concordância dos juízes de acordo com cada item do instrumento. Observou-se que todas as juízas têm experiência na assistência com feridas em diabéticos. Além disso, de 25 subitens do instrumento, apenas 5 deles (20%), tiveram IVC inferior a 1, sendo que o restante teve atribuição de IVC igual a 1. Assim, todas as juízas estabeleceram conceitos “relevante” ou “muito relevante” aos itens, sendo dessa forma, um excelente resultado para o instrumento. Após realizada a validação do instrumento proposto e finalização do estudo, presume-se que o município de Caicó terá subsídio para implantação de uma Comissão de Pele, que irá prestar uma assistência sistematizada para a realização de curativos e o tratamento do paciente com lesão.Dissertação Educação em saúde para o autocuidado e a invisibilidade do cuidado feminino: um estudo com mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-03-10) Vasconcelos, Gilvânia Medeiros; Bastos, Raquel Litterio de; Amorim, Erico Gurgel; http://lattes.cnpq.br/2505245644909676; http://lattes.cnpq.br/5748376486647441; Braga, Liliane Pereira; http://lattes.cnpq.br/7975322428279245; Garcia, Tulia Fernanda Meira; https://orcid.org/0000-0003-1746-4808; http://lattes.cnpq.br/2867509345838688Introdução: O trabalho de cuidar tem sido, historicamente, uma atividade realizada pelas mulheres no interior das famílias, com pouco apoio do Estado. A forma de organização social dos cuidados acaba prejudicando de modo desproporcional as pessoas que se encontram em situação de pobreza, assim como ocorre com muitas das mulheres situadas na Região do Seridó. São elas as que mais horas dedicam aos trabalhos de cuidado devido a insuficiência de equipamentos públicos de cuidado. Com isso, a pesquisa investiga a invisibilidade do cuidado feminino e o papel das mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo. Objetivo: Este estudo tem como objetivo compreender a dinâmica relacional do cuidado e os desafios inerentes no processo das mulheres mães que assumem o papel de cuidadoras. O estudo se fundamenta nas teorias da interseccionalidade dos marcadores sociais que envolvem esse universo, como Gêneros, Raça e Classe Social. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa, a partir de grupos focais, buscando compreender as experiências vivenciadas por essas mães, incluindo os aspectos emocionais, físicos e cognitivos do cuidado, bem como as interações estabelecidas com os serviços de saúde e as estratégias de autocuidado adotadas. Para conhecer a realidade das mulheres mães, realizamos dois encontros com o grupo focal que aconteceram em dois momentos durante o ano de 2024. O público alvo do estudo foram as mulheres mães de crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro do Autismo que são acompanhadas no Centro Especializado em Reabilitação – CER III, Caicó/RN, no Sertão do Rio Grande do Norte. Utilizamos para coleta de dados o uso de gravador para registro das narrativas, posteriormente transcritas pela pesquisadora. Na análise de dados foi adotado o método interpretativo analítico hermenêutico, que buscou compreender os significados subjacentes às práticas culturais e sociais. Resultados: Como resultados, identificamos a sobrecarga das mulheres mães que realizam o trabalho do cuidado, a ausência do Estado em desenvolver políticas e práticas de cuidado que incluam as mulheres, a “naturalização” da tarefa de cuidar delegado à família majoritariamente prestado pelas mulheres e a indisponibilidade de tempo para o autocuidado. Considerações finais: Espera-se que os achados deste estudo fomentem reflexões sobre a invisibilidade do cuidado feminino das mulheres mães de crianças e adolescentes com TEA e possam contribuir para a qualificação do serviço ofertado no CER III no município de Caicó-RN. Corroborando com a premissa de que é necessário oferecer intervenções para fomentar novas práticas de cuidado, reduzir a desigualdade de gênero, combater a invisibilidade da sobrecarga das mães e avançar em modelos inovadores capazes de melhor estruturar a rede formal e informal de cuidados às crianças e adolescentes com TEA.