Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação, trabalho e Inovação em Medicina por Autor "Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos"
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Dissertação Construção e validação de um guia para o treinamento de habilidades clínicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-29) Estrela, Yoshyara da Costa Anacleto; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://orcid.org/0000-0003-1565-2741; http://lattes.cnpq.br/8587707343856829; Lucena, Eudes Euler de Souza; Almeida, Rodrigo Guimarães dos SantosIntrodução: Em 2001, o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC) criaram as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina (DCN), visando melhorar a formação em saúde. Com isso, surgiu o uso das metodologias ativas de aprendizagem, que incentivam a participação ativa dos alunos e o desenvolvimento de autonomia. Nesse sentido, a utilização do treinamento de habilidades como estratégia de ensino em laboratórios de habilidades e simulação clínica oferece aos estudantes a oportunidade de cometer acertos e erros durante o processo de aprendizagem, ajustar padrões e identificar fragilidades, contribuindo para a segurança e tomada de decisões nas práticas propostas. Objetivo: Construir e validar um guia para uso em treinamento de habilidades clínicas. Método: Pesquisa metodológica composta por quatro etapas: definição dos objetivos, revisão da literatura, elaboração do conteúdo e validação do guia. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética e contou com 18 juízes especialistas. Resultados: Foi desenvolvido um guia estruturado em cinco dimensões: 1) Identificação; 2) Caracterização de competências e habilidades; 3) Recursos humanos e materiais; 4) Conteúdo; 5) Avaliação; e 6) Informações complementares. A amostra foi predominantemente composta por especialistas do sexo masculino, com idades entre 35 e 39 anos. Em termos de área de atuação, 44,4% (n=8) eram enfermeiros e 44,4% (n=8) médicos. A maioria dos participantes possuía título de especialista e mestrado, com 50% (n=9) também possuindo doutorado. Na análise dos índices relativos à "Identificação", a representatividade dos itens foi alta, com valores gerais de 0,90 para IVC e IVF, e 0,81 para CVC. Quanto à importância, os itens foram avaliados como extremamente relevantes, com valores de 0,95 para IVC e IVF e 0,85 para CVC. A clareza dos itens também foi bem avaliada, com valores de 0,96 para IVC e IVF, e 0,87 para CVC. Os índices de confiabilidade (ICC) variaram entre 0,751 (bom) e 0,856 (muito bom), indicando boa a excelente consistência nas medições. Para o fator "Caracterização de competências e habilidades", a representatividade também foi alta, com valores de 0,90 para IVC e IVF e 0,85 para CVC. A importância foi considerada muito alta, com valor geral de 0,99, e a clareza dos itens obteve valor de 0,97, evidenciando sua alta clareza. No fator "Recursos humanos e materiais", a representatividade foi boa, com valores de 0,92 para IVC e IVF, e 0,83 para CVC. A representatividade do fator "Conteúdo" foi muito boa, com índices de 0,96 para IVC e IVF, e 0,90 para CVC. A importância foi igualmente alta, com valores de 0,99 para IVC e IVF, e 0,93 para CVC. A confiabilidade interna dos itens foi excelente, com ICC de 0,945 e Alpha de Cronbach de 0,945. Os dados relacionados ao fator "Avaliação" indicaram boa consistência em termos de representatividade, importância, clareza e pertencimento ao fator. Por outro lado, os itens do fator "Informações complementares" apresentaram inconsistências significativas. A representatividade foi muito baixa, com ICC de 0,181 e Alpha de Cronbach de 0,176, sugerindo que esses itens podem não estar adequadamente alinhados com a avaliação proposta. A importância também foi considerada baixa (ICC = 0,386; Alpha de Cronbach = 0,376), embora com uma leve melhora em comparação à representatividade. No fator clareza, os índices (ICC = 0,761; Alpha de Cronbach = 0,767) mostraram consistência moderada, enquanto o pertencimento ao fator apresentou boa consistência (ICC = 0,790; Alpha de Cronbach = 0,790), indicando maior coerência e adequação dos itens. Esses resultados sugerem que o guia apresenta alta qualidade e confiabilidade nas dimensões fundamentais, embora o fator "Informações complementares" exija ajustes para melhorar sua consistência e alinhamento com os objetivos do treinamento.Dissertação Podcasts sobre desenvolvimento humano embrionário e fetal e modificações fisiológicas e anatômicas no organismo materno: validação de conteúdo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-25) Saldanha, Fábio Henrique Pereira; Costa, Raphael Raniere de Oliveira; Câmara, Rafael Barros Gomes da; https://orcid.org/0000-0001-5109-1991; http://lattes.cnpq.br/9200036511632745; https://orcid.org/0000-0002-4199-9696; http://lattes.cnpq.br/4311190570015694; http://lattes.cnpq.br/1653297016595825; Almeida, Rodrigo Guimarães dos Santos; Braga, Liliane PereiraO processo gestacional é complexo, dinâmico e multidimensional para a mulher e sua família, devido às características clínicas, sociais, culturais, caracterizando um processo de transformações, percepções, medos e inseguranças perante o que será vivenciado, incluindo a aquisição de novas responsabilidades. Assim, com o propósito de assegurar a qualidade no atendimento à gestante é importante que os profissionais de saúde façam uso de diferentes tecnologias, materiais e métodos. Entre essas tecnologias, cita-se o Podcast. O uso do Podcast como tecnologia digital pode auxiliar nas orientações para as gestantes e profissionais de saúde. Nessa perspectiva, o estudo teve por objetivo geral desenvolver e validar o conteúdo de podcasts sobre as mudanças fisiológicas da gravidez e as fases do desenvolvimento humano embrionário e fetal. Trata-se de um estudo metodológico. Seguiu-se as seguintes etapas: definição do conjunto de objetivos para o podcast; revisão da literatura científica; planejamento e elaboração do podcast; construção do podcast; validação do conteúdo do podcast. Foi planejado como um podcast educativo-informativo. O podcast é no formato de áudio, com duração de cinco a dez minutos por episódio. Após essa etapa, foi realizada uma revisão narrativa da literatura. Não houve recorte temporal nem limitação de idiomas para a busca do referencial teórico. Após este processo, os conteúdos foram organizados em sequencias lógicas e montado o instrumento com o conteúdo a ser validado. O conteúdo foi organizado em duas partes. A parte um, sobre humano embrionário e fetal. Já a parte dois versa sobre mudanças fisiológicas da gravidez. Participaram do processo de validação onze juízes. A idade média dos juízes foi de 36 anos. Em relação ao tempo de exercício profissional, a média foi de 8,6 anos. A maioria é do sexo feminino (81,8%), da Enfermagem e Ciências Biológicas (27,3%), com doutorado (72,7%), com mais de uma ocupação profissional (63,6%). Na parte um, na primeira rodada de avaliação, 28 itens foram validados com o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) maior que 0,80. Na parte dois, 9 itens foram validados com IVC > 0,80. Dois itens não atingiram a concordância esperada. Portanto, foi iniciada uma segunda rodada de avaliação. Após a segunda rodada de avaliação, todos os itens, das duas partes, foram validados com IVC > 0,80. Posteriormente, os podcast serão gravados e distribuídos para as unidades de saúde local.