Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação Física por Autor "Almeida, Hélio Franklin Rodrigues de"
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Dissertação O corpo e os fatores psicomotores como agentes intervenientes nas dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita em escolares: contribuições da psicomotricidade em uma perspectiva inclusiva(2019-07-31) Tavares, Sandra Ferreira; Barros, Jonatas de França; ; ; Surdi, Aguinaldo César; ; Oliveira, Marcio Romeu Ribas de; ; Azevedo, Paulo Henrique; ; Almeida, Hélio Franklin Rodrigues de;Introdução: Diversos fatores foram delineados como causadores das Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita (DA), entre esses, os Transtornos Corporais nos mais diversos aspectos e níveis, ou seja, alguns fatores psicomotores encontram-se desviantes ou não possui seu amadurecimento a contento com sua idade cronológica. Neste entremeio, a Psicomotricidade tem papel fundamental, trabalhando tanto na prevenção quanto na intervenção com alunos que tenha Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita contribuindo para que os mesmos entrevejam um desenvolvimento infantil sadio e livre de transtornos nos fatores psicomotores em analogia ao corpo. Nessa perspectiva, esta abordagem justifica-se por sua relevância, tanto para áreas afins como em geral as quais necessitem de embasamento e sugestões para lidar com as situações postas no cotidiano. Objetivo Geral: Quais contribuições a psicomotricidade, por intermédio de intervenções psicomotoras, pode proporcionar aos alunos com dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita e sua influência para melhor organização e maturação dos fatores psicomotores? Metodologia: Foi utilizada uma Pesquisa Ação de natureza básica, de cunho descritiva e exploratória com abordagem qualitativa, com uma amostra não-probabilística. Instrumentos de coleta: Utilizou-se anamnese, com os pais, para conhecer um pouco da história dos alunos; questionários semiestruturados aplicados a professores da escola pública para colher informações do discente sobre suas dificuldades de aprendizagens; a aplicação da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca pré e pós intervenções psicomotoras para avaliar os fatores psicomotores e se houve amadurecimento dos mesmos; Escala de Desenvolvimento Escolar de Rosa Neto, para aferir o nível de leitura e escrita dos discentes com Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita, relatório espontâneo com reflexões sobre a intervenção de psicomotricidade concretizada e foram feitas fotos e vídeos durante as sessões de psicomotricidade. Realizou-se sessões de psicomotricidade que consistem como intervenções e práticas pedagógicas com 8 crianças, do 4º ano B, do Ensino Fundamental I, sendo2 (duas) do sexo feminino e 6 (seis) do sexo masculino que possuíam Dificuldades de Aprendizagem de leitura e escrita. As sessões de psicomotricidade foram realizadas duas vezes por semana, totalizando 7 (sete) sessões, durante 2 (dois) meses; registrando tudo para análise através de fotos e filmagens. Resultados: Observou-se por meio da anamnese que a escolaridade dos pais é baixa, a maioria das mães trabalham como domésticas, cozinheira, assistente de serviços gerais, diarista e 2 (duas) mãe não trabalham, enquanto os pais trabalham de auxiliar de produção, locutor, vendedor, segurança e zelador, o que comprova uma renda familiar baixa. Na gestação 2 (duas) mães tiveram uma gravidez tranquila e saudável, enquanto as outras 6 (seis) tiveram uma gravidez conturbada devido a doenças e ou agressões durante a gestação. Todas as crianças apresentaram comprometimento no seu desenvolvimento motor, no que se refere a firmar a cabeça, sentar-se sem apoio, rolar, engatinhar, andar, falar, ou fizeram tardiamente ou pularam a etapa. Na primeira Bateria Psicomotora, 6 (seis) alunos exibiram Perfil Psicomotor Dispráxico, com ligeiras e específicas Dificuldades de Aprendizagem, somente 2 (dois) discentes demonstraram Perfil Psicomotor Normal. No Manual de Desenvolvimento Escolar, para averiguar as Dificuldades de Aprendizagem de Leitura e Escrita, constatou-se o seguinte, somente 1 (um) aluno consegui finalizar quase todos os níveis do teste, menos a escrita espontânea; os outros 7 (sete) ficaram aquém para sua idade cronológica. A professora, segundo questionário respondido, expõe que todos os alunos estão no nível silábico e são totalmente dependentes para resolver atividades. Após as sessões de psicomotricidade realizou-se uma nova Bateria Psicomotora, através da qual manifestou-se um crescimento por parte dos discentes nos seus fatores psicomotores, passaram do Perfil Psicomotor Dispráxico, para o Perfil Normal e quando ressaltados os fatores psicomotores separadamente observase que houve um crescimento em alguns desses fatores. Conclusão: Conclui-se que houve um crescimento devido o amadurecimento dos fatores psicomotores dos discentes pós intervenções psicomotoras, pois os alunos tiveram uma mudança de perfil psicomotor. Desse modo percebe-se a contribuição da psicomotricidade como recurso pedagógico, através do brincar e do jogo simbólico proporcionando uma aprendizagem através do movimento e envolvendo as relações entre corpo e os fatores psicomotores ocorrendo uma maturação nos mesmos, sendo perceptível nos alunos uma mudança de postura em relação ao objeto, ao espaço, ao outro e ao seu corpo.Dissertação Efeitos das intervenções psicomotoras no desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidades especiais: uma revisão sistemática com metanálise(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-29) Rodrigues, Mônica Giordana Francieli Blau; Barros, Jonatas de França; https://orcid.org/0000-0001-5704-9209; http://lattes.cnpq.br/1275683450218738; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Silva, André Ribeiro da; Costa, Eduardo Caldas; Almeida, Hélio Franklin Rodrigues deIntrodução: O desenvolvimento de crianças com necessidades especiais (CNE), pode ser afetado por uma condição transitória ou permanente que interfira no seu desenvolvimento normal. Dependendo da sua deficiência/limitação, os sintomas podem ser desde circunstanciais, imperceptíveis até níveis mais comprometedores, dificultando a aquisição de habilidades motoras, linguísticas e sociais, causando um impacto significativo no seu progresso do desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Porém, ser uma criança com necessidades especiais permanentes ou transitórias não determina seu processo de desenvolvimento. É possível fomentar seu desenvolvimento com estímulos e um ambiente adequado. Para isso, estratégias de intervenção são potencialmente determinantes. Um programa de intervenção psicomotora (PIP), concebe a possibilidade de atuar no desenvolvimento psicomotor e no desenvolvimento afetivo/social de uma criança e de sua necessidade específica a fim de evoluir/compensar suas deficiências. Objetivo: Sintetizar as evidências sobre os efeitos das intervenções psicomotoras (IP), quais são os benefícios e as possibilidades de implementação em prol do desenvolvimento psicomotor e afetivo/social de crianças com necessidade especial (CNE). Métodos: Este estudo é uma revisão sistemática e metanálise que foi reportada de acordo com as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os estudos incluídos foram os ensaios clínicos randomizados (ECR) publicados de janeiro de 1970 até abril de 2021 nas seguintes bases de dados: PubMed; MEDLINE (OVID), EMBASE, LILACS e Cochrane Central Register of Controlled Trials (CENTRAL), SCOPUS, Web of Science, Redalyc e Science Direct, BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), Google Scholar e Periódicos da Capes. Os critérios de elegibilidade do estudo foram previamente estabelecidos de acordo com o modelo PICO. A ferramenta Cochrane Risk of Bias 2 (ROB2) foi utilizada para avaliar o risco de viés. Já a metanálise foi realizada no Review Manager 5.4.1 (RevMan® 5.4.1). Resultados: Foram incluídos 47 estudos, com amostras entre 06 e 450 participantes, realizados em diferenciados contextos, diferentes abordagens de Intervenções Psicomotoras (IP) e com crianças com variadas deficiências, transtornos ou limitações. O sexo prevalente dos participantes dos estudos foi masculino (64,8%). Os resultados mostraram que crianças com alguma deficiência correm maior risco de inúmeros distúrbios físicos e psicossociais em comparação a crianças com desenvolvimento normal precisando de intervenções terapêuticas a fim de auxiliar em seu desenvolvimento. A metanálise realizada com 15 estudos mostrou os efeitos das diferentes abordagens de intervenções psicomotoras (IP) sobre os desfechos psicomotores e afetivo/social em crianças com necessidades especiais (CNE). Nos estudos com intervenções psicomotoras (IP) com abordagem TECNOLÓGICA, dentre as variáveis, a destreza manual (P=0.32) e equilíbrio (P=0.70) mostraram uma tendência de favorecimento ao grupo intervenção quando comparado ao grupo controle, mas sem diferenças estatísticas significativas. Semelhantes resultados foram encontrados nas intervenções psicomotoras (IP) com abordagem SENSORIAL que promoveram mudanças favoráveis na integração visomotora (P=0.01) e na integração sensorial (P=0.27), mas sem significância estatística. A variável funções cognitivas (P=0.003), alcançou escores mais significativos para a abordagem SENSORIAL. Por fim, as intervenções psicomotoras (IP) com abordagem PRÁTICAS CORPORAIS promoveram mudanças significativas na responsividade social (P<0.00001) indicando melhorias no desenvolvimento afetivo/social. Conclusão: Os resultados sugerem os benefícios das intervenções psicomotoras (IP) no desenvolvimento de resultados psicomotores e afetivos/sociais em crianças com necessidades especiais (CNE), especificamente, nas funções cognitivas e na responsividade social, as quais apresentaram melhores resultados. Número de registro PROSPERO: CRD42021249292.Dissertação A psicomotricidade relacional como prática educativa para inclusão de adolescentes com deficiência intelectual na educação física escolar(2017-09-11) Morais, Maryana Pryscilla Silva de; Barros, Jonatas de França; ; ; Surdi, Aguinaldo Cesar; ; Almeida, Hélio Franklin Rodrigues de;Introdução: A Psicomotricidade Relacional (PR) foi desenvolvida na década 70 do século XX, pelos professores de educação física franceses André Lapierre e Bernard Aucouturier. É uma prática educativa que utiliza o jogo simbólico na ação do brincar espontâneo em prol do desenvolvimento integral e da autonomia do sujeito. Objetivo: Analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual na educação física escolar, por intermédio da prática educativa da PR. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho “participante” de forma não probabilística, e um tipo de amostragem por conveniência. As coletas de dados foram realizadas com um grupo de 36 estudantes do 7º ano do ensino fundamental II de uma escola pública municipal de Natal-RN, e tendo 3 estudantes com deficiência intelectual. Os instrumentos de coletas desta pesquisa, foram 1 máquina fotográfica digital SONY Cyber-shot, 2 filmadoras digitais NAVCITY esportiva NG-100, anamnese de Sampaio (2010), os relatórios espontâneos dos discentes, os relatórios espontâneos e reflexivos dos professores. Foram realizadas 8 aulas de educação física com o jogo simbólico da Psicomotricidade Relacional, uma vez por semana, durante um bimestre letivo. Foi realizada uma análise qualitativa dos dados, incluindo codificação, decodificação, interpretação e construção do referencial teórico. Resultados: Nas oito aulas o processo inclusivo aconteceu gradualmente de forma espontânea não diretiva, ilustrado nas fotografias e audiovisuais. Os alunos puderam perceber a inclusão pedagógica e/ou social e vivenciá-la. Nos relatórios espontâneos e reflexivos dos professores, a inclusão pedagógica e/ou social aconteceu livremente. No que tange os relatórios espontâneos dos alunos, foram expressos os conteúdos vividos pelos estudantes com deficiência intelectual na relação com os demais colegas e professores. Os alunos com deficiência intelectual expressaram a relação com o outro e com os objetos por meio do grafismo. Conclusão: A abordagem da Psicomotricidade Relacional como vivência da prática pedagógica educativa nas aulas de educação física possibilitou a inclusão dos estudantes com deficiência intelectual, propiciando a eles à aceitação das diferenças corporais, intelectuais, morais, emocionais e a compreensão da relevância do processo inclusivo.Dissertação Relação entre aptidão cardiorrespiratória e desempenho das funções executivas e atenção sustentada de meninos e meninas de 11-16 anos: um estudo transversal(2018-03-09) Cabral, Ludmila Lucena Pereira; Barros, Jonatas de França; ; ; Costa, Eduardo Caldas; ; Costa, Filipe Ferreira da; ; Elsangedy, Hassan Mohamed; ; Almeida, Hélio Franklin Rodrigues de;Durante a adolescência, as meninas iniciam a maturação puberal mais cedo do que os meninos da mesma faixa etária. Os hormônios sexuais contribuem nas mudanças estruturais e funcionais do cérebro, podendo afetar substancialmente a capacidade cognitiva nesse período. Embora hajam evidências de que a aptidão cardiorrespiratória está positivamente relacionada a capacidade das funções executivas na infância, essa relação na adolescência e sua especificidade do sexo é limitada. Portanto, o objetivo foi analisar a relação entre aptidão cardiorrespiratória e desempenho das funções executivas e atenção sustentada de escolares de 11‒16 anos. Os participantes neste estudo transversal incluíram 57 meninas e 75 meninos, de uma escola privada da cidade de Natal‒RN, Brasil. Cada participante completou um teste de corrida progressivo para determinar o consumo de oxigênio pico (VO2pico), testes computadorizados cognitivos, questionário de sonolência diurna e outros fatores com potencial para influenciar o desempenho físico e cognitivo (idade, estágio puberal e índice de massa corporal). Os resultados são expressos em betas não-padronizados e intervalos de confiança de 95%. Entre as meninas, 73,7% apresentaram uma aptidão cardiorrespiratória na zona de saúde e, entre os meninos, 72%. Após ajustamento para as covariáveis, um maior VO2pico foi associado com melhor desempenho sobre a flexibilidade cognitiva nas meninas, verificado pelas categorias completas (β = 0,174; IC 95% 0,035, 0,314; P = 0,015) e erros persistentes (β = -0,710; IC 95% -1,265, -0,155; P = 0,013) na tarefa de classificação de cartas de Berg. Já nos meninos, um maior VO2pico foi associado com melhor desempenho sobre o planejamento e resolução de problemas, verificado pelo tempo de planejamento na tarefa de torre de Londres (β = -105,7; IC 95% -206,9, -4,5; P = 0,041). Em conclusão, os achados deste estudo transversal sugerem que a relação entre aptidão cardiorrespiratória e funções executivas em escolares de 11-16 anos é específica do sexo. Maiores níveis de aptidão cardiorrespiratória relacionaram-se a melhor desempenho da flexibilidade cognitiva nas meninas, e a melhor desempenho do planejamento e resolução de problemas nos meninos.Dissertação Relação entre memória de trabalho e capacidade física: um estudo com idosos praticantes de hidroginástica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-09) Lima, Flávio Anselmo Silva de; Barros, Jonatas de França; Oliveira Neto, Leônidas de; ; ; ; http://lattes.cnpq.br/7506532088253804; Costa, Eduardo Caldas; ; Silva, André Ribeiro da; ; Almeida, Hélio Franklin Rodrigues de;O envelhecimento normalmente traz consigo perdas funcionais, cognitivas e físicas prejudicando a independência nas tarefas do dia a dia. Portanto, temos como objetivo analisar se há associação entre a memória de trabalho com as capacidades físicas de idosos praticantes de exercícios multicomponentes realizados no meio aquático. Foi realizado um estudo transversal, analítico, descritivo com uma amostra de 77 indivíduos, sendo 20 homens (faixa etária entre 61 e 88 anos), e 57 mulheres (faixa etária entre 60 e 94 anos) participantes do projeto de extensão vinculada ao Departamento de Educação Física “Minha Melhor Idade” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sendo avaliado a memória de trabalho e as capacidades físicas dos participantes. Os resultados foram tratados por estatística descritiva e inferencial usando o software Jamovi versão 1.2, para realização das análises. Os resultados deste estudo demostram significância estatística em nível de p< 0,05 apenas na Memória de Trabalho (MT) correlacionada com as Força Isométrica Absoluta de Preensão Manual - FIAPM (p= 0,017), e Velocidade de Aceleração Global Cíclica – VAGC (p= 0,013), bem como também no Equilíbrio Dinâmico Recuperado Simples - EDRS (p= 0,010), com o mesmo perfil não se revelando nos outros escores das demais variáveis intervenientes na capacidade física da amostra aqui avaliada.