BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11883
Navegar
Navegando BDTD - Biblioteca Digital de Teses e Dissertações por Autor "00011494385"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese O complexo de animação como indicador do desenvolvimento infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-09) Paula, Artemis Paiva de; Pires, Izabel Augusta Hazin; Solovieva, Yulia; 00011494385; http://lattes.cnpq.br/5496201609189471; http://lattes.cnpq.br/8844810620473878; Anauate, Carla; http://lattes.cnpq.br/3687479051453259; Facci, Marilda Gonçalves Dias; http://lattes.cnpq.br/2222738235813129; Lyra, Pompeia Villachan; http://lattes.cnpq.br/7469258355920698; Maranhão, Samantha Santos de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/1212503242593311A presente pesquisa tem como objetivo aprofundar o conhecimento existente sobre o conceito de complexo de animação e suas possíveis contribuições enquanto indicador do desenvolvimento infantil. O conceito de complexo de animação é empregado pela psicologia histórico-cultural para abordar o desenvolvimento psicológico de lactentes. Nesta abordagem, ele indica a passagem do período de crise ‘pós-natal’ para o período de maior estabilidade do ‘primeiro ano’ e sinaliza para a emergência da forma mais evoluída da atividade principal desta fase, que é a comunicação emocional direta. A manifestação do complexo de animação ocorre por volta dos dois a três meses de vida quando, em resposta a interação com o adulto, o bebê apresenta um conjunto de comportamentos que indicam seu interesse na atividade comunicativa: movimentos corporais animados, sorriso, sons e concentração do olhar no adulto. Assim, complexo de animação assume o papel de indicador do desenvolvimento do lactente e, portanto, é importante compreender como ele e seus componentes se desenvolvem para pensar em ferramentas de avaliação e intervenção nesta fase. Para alcançar o objetivo proposto por esta pesquisa, foram delineados três estudos teóricos que pretendem contribuir para ampliar a compreensão acerca do complexo de animação. O primeiro deles busca traçar a gênese do conceito de complexo de animação e sua inserção na psicologia histórico-cultural, o segundo estudo compila como o conceito de complexo de animação tem sido compreendido e utilizado e o último sumariza a compreensão sobre o complexo de animação a partir de revisão das publicações mais recentes acerca do processo de desenvolvimento de seus componentes.