PPGSCOL/CCS - Doutorado em Saúde Coletiva
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Navegando PPGSCOL/CCS - Doutorado em Saúde Coletiva por Autor "Albuquerque, Olga Maria Ramalho de"
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Tese Construção de indicadores para avaliação de centros de especialidades odontológicas via técnica de consenso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Machado, Flávia Christiane de Azevedo; Ferreira, Maria Ângela Fernandes; Albuquerque, Olga Maria Ramalho de; http://lattes.cnpq.br/1773184737080514; Maciel, Shirley Suely Soares Veras; http://lattes.cnpq.br/882352565203815; http://lattes.cnpq.br/4036539286429296; http://lattes.cnpq.br/0790763211909338; Rodrigues, Maísa Paulino; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553; Costa, Íris do Céu Clara; http://lattes.cnpq.br/9903762680376103Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são serviços responsáveis pela assistência pública odontológica de média complexidade cuja missão organizacional é apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) dentro deste nível de atenção. Assim, com a finalidade de facilitar o alcance desta missão, uma matriz de indicadores para uma avaliação de desempenho de CEOs foi construída e a seguir, validada via técnica de consenso tipo grupo nominal. Para subsidiar a construção da matriz, um modelo lógico para representar como o serviço deveria funcionar foi delineado. Neste sentido, os elementos constituintes do modelo buscaram identificar o que um CEO deveria ter (recursos), realizar (atividades) e produzir (produtos e resultados) para efetivar sua missão organizacional. Por conseguinte, a matriz continha indicadores distribuídos em componentes (Apoio a Atenção Primária à Saúde; Avaliação Planejamento e Monitoramento; Assistência centrada no usuário; Gestão orgânica; Educação e Comunicação em Saúde) que pretendiam viabilizar informações acerca dessas questões. No intuito de validá-la, um grupo nominal (n=6) composto por professores, gerentes e gestores atribuíram pontos de 0 a 9 a cada uma das sete pretensas características dos indicadores propostos: validade; sensibilidade; especificidade; relevância; simplicidade; custo-efetividade e oportunidade. Após análise estatística, os indicadores que apresentaram mediana ≥7 (denotando importância) e distância entre os quartis ≤ 2 (denotando consenso) compuseram a matriz final de indicadores deste estudo. Ressalte-se que houve dois momentos de avaliação da matriz, um anterior às discussões em grupo e um posterior. Desta forma, ao final dessas duas avaliações, a matriz inicialmente composta por 82 indicadores foi reduzida a 63 indicadores, sendo 43 originais da matriz construída anteriormente à discussão em grupo (modificados ou não) e 20 construídos após a discussão. Tais indicadores, de forma geral, estão relacionados à motivação para o trabalho; ao absenteísmo às consultas; ao clima organizacional; segurança do paciente; gestão participativa; recursos financeiros; produtividade; educação em saúde e à interação CEO/APS. A perspectiva deste estudo é que esses indicadores possam subsidiar processos avaliativos nos CEOs, que viabilizem o alcance de sua missão organizacional, e, por conseguinte, auxiliem na construção de uma Rede de Atenção à Saúde Bucal.