Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11945
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Autor "Accioly, Denise Cortez da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação A televisão refletida na escola: a compreensão de mães/educadoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-17) Accioly, Denise Cortez da Silva; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; ; http://lattes.cnpq.br/0492540368561302; Carvalho, Ana Maria Sá de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708677P6; Amarilha, Marly; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787000J8O objetivo deste trabalho é analisar as representações sociais da Televisão, por parte de mães/educadoras, enquanto telespectadoras, para compreender o significado dessa mídia no seu cotidiano e que mediações ocorrem entre educador/educando dentro da sala de aula. O objeto de estudo é o papel da Televisão na Educação, que se apóia na abordagem da representação social. Procura-se revelar, através da fala de cinco educadoras que exercem suas atividades pedagógicas no Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino da cidade de Natal, experiências significativas para um avanço da educação para as mídias. Entender qual a representação que as educadoras têm sobre a Televisão contribui também para reflexão e análise crítica sobre a mídia na formação dos professores. Algumas indagações deram origem à investigação como: O que representa a televisão para as educadoras que também são telespectadoras? Como isso se reflete dentro da sala de aula? Será que sua relação com a mídia interfere na prática pedagógica? Sendo a técnica verbal uma das formas mais comuns de acessar as representações, utiliza-se como estratégia metodológica a entrevista aberta, orientada por um roteiro amplo e flexível, dando espaço suficiente às entrevistadas para expor suas idéias, evitando impor preconcepções e categorias, o que possibilitou acesso a um rico material. Através dessa estratégia, foi possível confirmar ou rejeitar algumas inferências levantadas no início da investigação e modificar algumas diretrizes colocadas na fase do planejamento. O estudo tem como pressupostos teóricos a contribuição do mexicano Guillermo Orozco Gómez, pesquisador latino-americano, que, influenciado pelas idéias de Paulo Freire e Jesús Martín-Barbero, estabelece um diálogo entre Educação Popular e as Teorias da Comunicação, sobretudo no que se refere aos estudos de recepção da Televisão, onde desenvolve o enfoque integral da audiência ou modelo das múltiplas mediações. A Escola, assim como a Família, é importante mediadora das informações veiculadas pela mídia. A relação que os docentes estabelecem com a Televisão e a representação que têm dela em suas vidas refletem de forma marcante na sua prática profissional e no diálogo da mídia dentro do espaço escolar, podendo contribuir para a reflexão crítica que os educandos estabelecem com o meio através da mediação das educadorasTese Televisão universitária do RN (TVU): contribuição para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido pela universidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-30) Accioly, Denise Cortez da Silva; Ramalho, Betânia Leite; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3; ; http://lattes.cnpq.br/0492540368561302; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; Sartori, Ademilde Silveira; ; http://lattes.cnpq.br/8452487953594582; Therrien, Jacques; ; http://lattes.cnpq.br/8325025086811885; Nunez, Isauro Beltrán; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763368P8Nesta tese propomos investigar a contribuição que a Televisão Universitária do Rio Grande do Norte (TVU RN) oferece para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a partir da percepção dos próprios alunos da instituição. Adotamos o pressuposto fundamental no qual a TVU RN precisa estar conectada no âmbito do atual contexto da UFRN, pois exerce um papel importante face à política de democratização e inclusão social da UFRN. Defendemos a tese que a TVU RN oferece informações importantes para os que fazem parte dessa cultura acadêmica (COULON, 1995a; 1995b, CHARLOT, 2000; BOURDIEU, 2007, 2005, 1997, 1996, 1975), assim como para a sociedade em que está inserida, pois contribui com a disseminação do conhecimento científico e com informações relevantes sobre a universidade. Consideramos a TVU RN um Espaço Público (HABERMAS, 2002; 2003a, 2003b; 2003c; 1999; 1989) propício ao debate das questões que envolvem o ensino superior. As pesquisas sobre Televisão Universitária são recentes e alguns estudos realizados sobre ela avançaram na direção de conceituá-la e apresentá-la como meio de divulgação do conhecimento científico (ROCHA, 2006; COUTINHO, 2006; CALLIGARO, 2007; AIRES, 1999; PORCELLO, 2002; PRIOLLI, 2003, 2008, 2009; MAGALHÃES, 2002, 2008; RAMALHO, 2008; 2010; CARVALHO, 2006). Para essa investigação optamos pela combinação de métodos quantitativos e qualitativos, ambos igualmente válidos e aceitos por diversos autores (FLICK, 2009; BAUER; GASKELL, 2002; RICHARDSON, 1999; LAVILLE; DIONNE, 1999). Elaboramos um questionário com questões inicialmente fechadas e finalizamos com questões abertas de texto livre. O questionário foi desenvolvido e hospedado a partir de uma ferramenta do Google Docs e enviado por e-mail através de um link pela Comissão Permanente do Vestibular da UFRN, Comperve, para todos os alunos que estavam com suas matrículas (status) ativas no cadastro único da Comperve no segundo semestre de 2010. A análise desse material foi realizada utilizando-se as técnicas da análise de conteúdo e, dentro dessa modalidade foi escolhida a análise temática, considerada apropriada tanto para as investigações qualitativas quanto quantitativas (BARDIN, 2004; MINAYO, 2002). A investigação constatou que apesar da maioria dos alunos considerarem que a TVU RN contribui para a democratização da informação e a difusão do conhecimento científico produzido na Universidade, e ainda despertar o interesse de uma parte da comunidade acadêmica, mesmo assim não se tornou ainda objeto de interesse de toda a academia. Diante disso, a pesquisa destaca a relevância e a abrangência de mais estudos sobre a TVU RN devido ao papel estratégico que ela desempenha nessa nova realidade das universidades públicas do país. Ainda, sugerimos aos gestores da UFRN que coloquem a TVU dentro da pauta de discussões para que possa receber investimentos tão necessários a qualquer órgão da universidade